SIMCA

1 ... 14151617181920 ... 22

Re: Simcas no Facebook

Gtx, segundo o Irapuã Pereira, são carros de associados do Veteran de Curitiba e o Ronaldo Pal poderia convidá-los para participarem do 10ª Exposição Anual de Autos Antigos e Especiais de São Caetano do Sul – SP. O conversível ficaria junto aos Simcas do 2º Encontro, que o Jimy Loeuilleux diz ser um Simca Ariane V8 Made in France. Lembre-se, não existem  Simcas Vedettes conversíveis de fabrica, os que foram utilizados pelo governo francês  e por alguns particulares foram  “convertidos”  pela Chapron, e atualmente, alguns carros são convertidos por “restauradores”.

Re: Simcas no Facebook

gtx escreveu
conversível ou convertido ?
Nenhum destes... sendo fiel à pátria-mãe, "cabriolet"... rs

Esse da foto deve ser aquele que o Marcelo mencionara como "em transformação" no cadastro original: imagino que ou foi o próprio Hay que terminou o serviço ou o vendeu a outrem, ainda incompleto. O Hay deve saber detalhes sobre o carro.

Re: Simcas no Facebook

em materia de historia, jeitinho brasileiro e' jogo duro. n~ao sei sobre o caso em tela, mas usualmente h'a sempre muitas est'orias, normalmente sem estrutura para, sequer, provocar as d'uvidas da veracidade.

Re: SIMCA

Simca Violet Cyclecar- 1924

Re: SIMCA

Re: SIMCA

que interessante esta trapizonga mecânica. nada tem a ver com a simca aqui dona do pedaço. quem era esta ?

Re: SIMCA

Rui, só mesmo você para encontrar uma relíquia como essa. Deve ser emocionante andar nessa geringonça, anda mais com a marca Simca!

Re: SIMCA

Re: Simcas no Facebook

O Rubens teve um trabalho danado para fazer esse conversível preto. Acho que foi um feito. Ele procurou fazer o mais próximo possível do que era feito na época, consultando todas as fotos disponíveis que conseguiu obter. Trabalho louvável.

Obviamente o carro é um conversível convertido.

Eu o convidei para o I Encontro em Poços de Caldas, mas ele não teve como prestigiar. Agora para o II Encontro também descartou a presença. Hoje não está fácil vencer e pagar tantos quilômetros. Recebi notícias de que Araxá está bem vazio e talvez a atual situação econômica do país seja um dos motivos.

A minha ex verde 63 continua linda e marcando presença! Que as atuais não vejam esse comentário ...

Re: Simcas no Facebook

Fernanda Pujol Guedes adicionou 3 novas fotos · Santo André / SP

Re: Simcas no Facebook

Eduardo Batelli adicionou 6 novas fotos · São Paulo / SP

Fotos dos demais carros presentes ao 37º Almoço dos Veteranos CHRYSLER - 2016

https://goo.gl/photos/FG4vP9tQvEgxAEuZ9

Re: Simcas no Facebook

Três ótimos representantes: o muito original Chambord do Ronaldo Pal, a linda Jangada do Guedes que merecidamente foi premiada agora, em Araxá, e o Esplanada do Paoluccio que tira o fôlego da gente.

Esses almoços dos veteranos são ótimos, já tive a felicidade de comparecer em um e pretendo voltar.

Re: Simcas no Facebook

A Jangada do Guedes, em Araxá:
Foto postada por Fernanda Pujol Guedes: "-É realmente um LUXO! Mérito do Papai."

Re: SIMCA

Essa foto que o Nasser achou é bem interessante: mostra uma Chambord bem no início de Brasília.

Da mesma época:

Re: Simcas no Facebook

Ótimas pessoas, maravilhoso o carro e os chapéus ficaram bons demais.

Grande Guedes!

Re: SIMCA

pela correção.
primeira foto em torno de 1961, pela andorinha aposta ao para lama frontal esquerdo e pela numeração da placa. em frente ao estacionamento do palácio do planalto, de onde nos geria nossa lídera. segunda, anterior, tipo 1959/60, avenida w3 sul, em torno da quadra 707.

Re: SIMCA

matéria sobre simca no ótimo autoentusiastas. alguns percalços, engano quanto a datas, mas de muito interesse, em especial por curiosa foto de modelo 1961, adquirido pela então líder willys-overland, para compará-los ao seu produto mais vendido no segmento, o aero-willys. outra, a mim desconhecida, a supressão de uma válvula termostática para os motores no brasil, apesar de ser equipamento nos similares franceses.
os da técnica manifestem-se tecnicamente ante a afirmação. está aqui: http://www.autoentusiastas.com.br/2016/06/belo-antonio/

Re: SIMCA

Esta mensagem foi atualizada em .
Nasser, quando eu disse fotos da mesma época, quis dizer início de Brasília. Não tive a sua precisão cirúrgica.

Dei uma olhada na matéria que você indicou. É muito extensa, depois vou ler com mais calma. Entrei em contato com o autor pedindo oportunidade de comentar via email.

Sobre as válvulas termostáticas o autor da matéria comete um erro ao afirmar que elas foram retiradas. Não é verdade. Aquele primeiro gráfico não é da literatura da fábrica. Além disso, ele mostra a válvula termostática perto do "V" da mangueira, o autor da matéria comeu mosca.

O catálogo de peças indica a válvula termostática nos 3 motores: Aquillon, Tufão e Emi-Sul.

Além disso, tenho detalhadíssimo relato pessoal do José Newton, responsável pelos 5 laboratórios de qualidade da Simca desde o dia em que entrou na fábrica, quando o Chambord nº 1 estava no final da linha de produção, até 1961 ou 1962. Ele disse que foi o segundo ou terceiro engenheiro contratado. Não tinha praticamente nada, ele começou do zero.

Ele me contou que havia uma reunião semanal e em uma delas alguém deu a brilhante sugestão de suprirmir as válvulas termostáticas para reduzir custos. Ele foi radicalmente contra, então o Pasteur, que estava presente à reunião, deu a ele o prazo de uma semana para justificar o seu ponto de vista, pois foi o único a defender a manutenção da válvula.

Ele chamou um piloto de provas da sua confiança e passou a seguinte instrução: pegue um carro sem válvulas termostáticas, vá para Santos e desça toda a serra em 2ª marcha. Quando chegar no plano, pise fundo, pra valer. Repita esse percurso o dia inteiro.

Eu, Marcelo, não me lembro se o José Newton comentou sobre instruções para subir a serra, mas pelo que entendo imagino que ele tenha mandado o cara subir a serra com força e no plano ou na descida baixar o sapato, com o objetivo de causar choque térmico.

O José Newton disse que passou o dia inteiro esperando alguma notícia, muito ansioso, pois sabia da importância das válvulas. No final do dia recebeu um telefonema pedindo guincho, o motorista telefonou dizendo que o motor tinha estourado.

As válvulas não foram retiradas pela fábrica.

Eu te falo que 80 a 90% dos vários blocos de Simca Aquillon e Tufão que tenho aqui em casa - cheguei a ter uns 20 - estão com trincas nos rebaixamentos feitos para passagem dos gases do cilindro para a admissão.

Falar nisso, vejam essa foto de um motor francês com detalhe para o rebaixamento que menciono. Ao contrário do que pensei durante anos, esse rebaixamento já existia exatamente igual na França, não foi melhorado no Brasil. Lá esse melhoramento foi introduzido no Chambord em 1958 e durou até 1961. Reparem ainda no número do bloco, bem alto para os "padrões brasileiros":

Quem tirava as válvulas eram os mecânicos de oficinas não credenciadas ou até mesmo os proprietários, não a fábrica.
Adalberto Adalberto

Re: SIMCA

Amigos,

A única coisa que achei interessante nesse artigo foram as fotos do Chambord 61 no pátio da Willys, porque de resto, apenas ajudou a perpetuar uma fama de frágil que não corresponde à realidade, fora vários erros de datas e números de produção. O 50.000º SIMCA foi produzido em 66 por exemplo, antes da Chrysler encampar tudo...

Além de criar outro mito, o da "válvula termostática inexistente", algo que uma simples consulta aos catálogos de peças e mesmo proprietários poderia esclarecer. O que o Marcelo disse é a pura verdade, mecânicos fajutos e mesmo proprietários é que arrancavam a dita cuja, mas isso causava mais prejuízos que benefícos, mais ou menos o que ocorre hoje com motores modernos e alguns donos enfiarem óleo lubrificante mais barato achando "que tudo é a mesma coisa".

Mas o que fechou o artigo mesmo com chave de ouro foi a "homenagem à VW, que adquiriu a Chrysler com toda a sua tecnologia e soube aproveitá-la devidamente, com relevância no segmento dos pesados."
Essa é para chorar de rir, ou para chorar de verdade mesmo.

Outra história mais para confundir do que para iluminar o assunto...

Abraços,

Adalberto

Re: SIMCA

Bem observado, Adalberto. Eu questiono as intenções desse pessoal. Pesquisam um pouco e acham que está bom. Eu passo um e-mail fundamentado, aponto falhos, digo que tenho informações sobre um equívoco que cometeram, mostro que no próprio diagrama que colocaram tem a válvula que, no texto, eles disseram que não existia, e eles não se dão ao trabalho de responder.
1 ... 14151617181920 ... 22