MARCELO - Postado em 07/11/2010 16:32:00 - ForumNow
Vejam a correspondência que recebi. Quem puder colabora, habilite-se!
"Sou filha de dr. Juljan Czapski, que aparece na segunda edição da revista Simca (não sei se em outras), idealizador da Policlínica Central, que prestou serviços médicos para os funcionários da empresa.
Adorei rever a revista numero 2, que meu pai guardou. Ele ficou muito amigo de um diretor da Simca, francês, cujo nome até gostaria de saber escrever corretamente - Sapin Ligniere. Frequentou muito a fazenda que meu pai comprou no interior, enquanto morou no Brasil. Acho até que tive facilidade de aprender francês, de tanto ouvi-los falar nesse idioma, pois eu era muito criança.
Quem sabe, com todo esse conhecimento, possa me ajudar a informar o nome correto e a função dele na empresa. Lamentavelmente Dr. Juljan faleceu antes de fechar o projeto do livro e não sei onde encontrar a informação.
Parabéns pelo site!"Em seguida:
"Veja que incrivel, encontrei a filha nesse fim de semana - na verdade o apelido era "fanoute", um diminutivo carinhoso de Stephanie. Mora no Brasil. Pelo Facebook. Ainda não conversamos pessoalmente, só trocamos algumas mensagens pelo próprio facebook. Ela mora no RJ e já corrigiu o sobrenome - Sapin-Ligneres".----------------------------------------------------------------------------------
gtx - Postado em 07/11/2010 23:01:00 - ForumNow
do arquivo do nasser.
o nome correto é victor sapin-ligneres, e tem história curiosa com o brasil. não era da indústria automobilística, mas o francês que teve a argélia sob comando uma semana - não conheço a história, mas sei que os pés pretos o detestavam - aliás, mais que isto, queriam matá-lo.
não deu certo, voltou para a frança e, como não se dava com o de gaulle, soluções políticas tiraram-no do território francês, mandando-o para ser diretor na simca no brasil, onde desambarcou, alegre e feliz com uma mala de dólares como investimento exterior. o método genérico causou um problema para ser legalizado.
a complicação da argélia e a dificuldade com o de gaulle pesaram muito na decisão do presidente em não-passar pela simca em sua visita pelo brasil, e uma das condições para a exceção que se conhece, foi que o sapin-ligneres não estivesse na festa.
mandaram-no para curtas e secretas férias em campos de jordão - na espectativa que alguém na comitiva quisesse aproveitar a ocasião para um acerto de contas.
não me lembro até quando durou a saison-promenade brésilienne, mas se de gosto posso olhar.
espero que a informação sirva.
marcelo, pergunte para a moça se ela não tem documentação, informações, fotos da única ambulância feita sobre jangada, e que foi prestar serviços à área do pai dela.
----------------------------------------------------------------------------------
Silvia - Postado em 31/01/2011 16:27:00 - ForumNow
Obrigada pela dica, não tenho foto da ambulância a que se refere. Os Sapin Ligneres eram mesmo fortes inimigos de Charles De Gaulle e isso decorre, de fato, do tempo em que Victor Sapin Ligneres serviu na Argélia. Tem uma longa história que a filha me contou, bem diferente da acima exposta, que não me sinto autorizada a relatar, mas que motivou, sim, a vinda dele para o Brasil.
Lembro deles visitando meus pais, foram amigos. Mas o contato se perdeu, quando eles voltaram para a França.
O livro "Cavaleiro da Saúde" se atém ao início - contando os bastidores de como o contrato foi firmado. Não consegui saber quem foi o diretor da Simca que participou disso. Foi em 1960, a única coisa que Dr. Juljan me disse foi que se tratava de outro francês que tomou a resolução. Abordarei um pouco disso no blog, um pouco mais para frente, e deixarei a dica aqui.
Caso encontre outros documentos, colocarei à disposição, também!
(Marcelo, obrigada pelas dicas, não sei por que nao conseguia entrar no fórum)
Silvia
----------------------------------------------------------------------------------
MARCELO - Postado em 09/02/2011 10:56:0 - ForumNow
Silvia, está perfeita a sua postagem. Vamos aguardar novas notícias sobre fatos tão distantes. Acho que, na verdade, possuímos um pouco de historiadores e nessa definição você é bem credenciada a trazer informações.
Penso que essa história de Jangada ambulância não passou de expectativa, de sonho e de uma tentativa com certeza válida. Mas o carro não apresentava as menores condições para isso. Talvez o exemplar da foto tenha sido submetido a um processo de reversão às condições originais, quando chegaram à conclusão de inviabilidade do projeto, e obviamente vendido.
----------------------------------------------------------------------------------
Dr. Juljan Czapski, o "Cavaleiro da Saúde" :
http://doutorjuljan.blogspot.com.br/----------------------------------------------------------------------------------
A SIMCA DO BRASIL apresentou, recentemente, no II Salão de Ciências e Aplicações Médicas, realizado em São Paulo [nota: no Parque do Ibirapuera, de 25 a 30/3/1965, organizado pela Alcântara Machado]
, um novo tipo de ambulância, adaptado do Simca Jangada, que oferece, ao mesmo tempo, conforto, maciez de suspensão, estabilidade, rapidez e funcionalidade. O veículo é dotado de vidros corrediços, separando a cabine do motorista, maca com cintos de segurança e rodas de borracha, maca sobressalente dobrável, caixa fixa para medicamentos, acomodação para o médico acompanhante, suporte para o tubo de oxigênio, etc.. A ambulância é forrada em vinil lavável. Sua apresentação se constituiu num grande sucesso, tendo despertado a atenção de todos os médicos que a conheceram.