SIMCA

Re: Simcas no Facebook

Tenho dúvidas se é de fato importado...

Está registrado com o chassi ...C1161 (se fosse C01161 seria coerente com o ano e o sequencial usado pela Simca do Brasil); além disso, não é nada, não é nada (e não é nada mesmo), está registrado no Detran como "CHRYSLER/SIMCA" e não como "IMP/SIMCA", mas isto pode ser explicado facilmente como um descuido do despachante.

Também acho - não tenho certeza - que a calota do kit Continental, em sendo a francesa, não seria aquela instalada...

Ainda que eu esteja certo, não acho que isso desmereça o carro, de muito bom gosto.

Re: Simcas no Facebook

Leon, tire suas dúvidas.. Entre em contato com o Miguel Magalhães, o proprietário do carro.
Vocês participam do grupo Simca do Brasil no Facebook portanto, basta uma mensagem...

Re: Simcas no Facebook

Leon, com certeza essa carro não é importado. Mesmo sendo nacional, ficou bonito demais. Foi feito com muito capricho.

Re: Simcas no Facebook

nada contra o serviço, mas placa preta, in casu, é placa treta. desmerece o veículo, depõe contra proprietário e clube emissor

Re: Simcas no Facebook

Leandro Comiotto - Bento Gonçalves/RS (http://migre.me/v3P0r)
-

Re: Simcas no Facebook

Re: SIMCA

De vez em quando, surgem controvérsias sobre o nome que a Simca adotou no Brasil. Agora, consegui localizar a inscrição da empresa na Junta Comercial de São Paulo, onde se vê que o nome oficial (razão social) era INDUSTRIAL DE MOTORES, CAMINHÕES E AUTOMÓVEIS S/A

Aliás, faz sentido o nome não se iniciar com SOCIEDADE, já que S/A é abreviação de sociedade anônima.

Re: SIMCA

leon,
muito interessante. não consegui ver a data, mas marcelo e eu localizamos a escritura de constituição da empresa no famoso e oficial 05.maio.1958, em belo horizonte. nela consta Sociedade Anônima Industrial de Motores,Caminhões e Automóveis. imagino, se não houve alteração na razão social - inexistem razões para isto -, continua valendo o s.i.m.c.a.
curiosidade, lendo a escritura dei de cara de um engenheiro, depois banqueiro, o clito bokel como um dos sócios. conheci-o há uns 30 anos. um cliente meu queria comprar um banco e fiz a ponte - que não ligou as margens.

Re: SIMCA

Simca Chambord Tufão V8 - 1965

Veículo funcionando, com mecânica orignal, bancada de couro recuperada, documentação OK,
necessitando apenas de alguns detalhes.
João Pessoa - PB

Re: SIMCA

Nasser, você foi mais rápido do que eu no gatilho. Eu dia dizer justamente isso. Sem dúvida é interessantíssimo esse documento do nosso Sherlock Leon, mas eu penso que é apenas um detalhe. Nesse documento da Junta Comercial a gente vê o S.A. no final, quando o correto, de acordo com a escritura que você mencionou e toda a literatura, é Sociedade Anônima (por extenso) na frente.

Ou seja, alguém da Junta escreveu o S/A no final e eu penso que foi por hábito ou equívoco mesmo, pois o cara deveria ter observado a grafia completa e correta da escritura de fundação da empresa, tal como consta no registro que certamente lhe foi disponibilizado.

Reparem inclusive que no campo destinado ao objeto está escrito da marca "Simca Vedette", que na realidade não existiu porque Vedette era um modelo da marca Simca.

Mas é mesmo um detalhe muito curioso.

Leon, você sucedeu o Tio Lin com todos os méritos!

Re: Simcas no Facebook

Não é no facebook mas, por estar numa rede social (youtube), coloco aqui o vídeo do canal Carangas do Brasil, do apresentador Ivo Morganti, sobre o Chambord '62 DUM1962, de Odair Stamboni:

Re: SIMCA

Esta mensagem foi atualizada em .
Boa matéria, Leon. Apresentador simpático, o dono do carro mais ainda. Deram uma geral de forma bem leve. Bom demais!

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

pessoal,

                   da coleção do Museu Nacional do Automóvel, o resiliente, resgatei este texto do suplemento carros, aviões e náutica d'o Globo, 1966.
Trata do lançamento e impressões em conduzir o Emi sul.
Pelo visto o carro turbinava entusiasmo, pois o texto de meu velho e passado amigo zé lago apresenta um dado surpreendente: a aceleração de 0 a 100 km/h abaixo de impossíveis 8s.

Creio ter sido erro de datilografia - aos moderninhos era a maneira de tocar teclas com os dedos num equipamento chamado máquina de escrever, a grosso modo uma espécie de computador com teclado mecânico e sem tela ... . não sei o dado real entretanto me arrisco a projetar tal medida acima dos 15s.

Com entusiasmo ou sem, veja-se a velocidade final pouco acima de 160 km horários, o que me parece dado verdadeiro, em especial por ser veículo com todas as especificações de fábrica e medido nas cntp.
eis aí. Divirtam-se. Nasser

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Esta mensagem foi atualizada em .
Boa matéria, Nasser.

Realmente deve ter sido erro de datilografia indicar que o carro chegava a 100 km/h em menos de 8 segundos.

O manual de apresentação técnica do Emi-Sul indica 12,5 segundos para o Rallye 6M e pouco mais de 13 segundos para o Rallye normal e Chambord.

Testando o Esplanada Chrysler quando lançado, a Revista Mecânica Popular alcançou 100 km/h em 14,5 segundos, mesmo tempo que havia conseguido com o Rallye Emi-Sul.

A MP alcançou a mesma velocidade máxima, 163 km/h, o que faz pensar sobre o velocímetro indicando 200 km/h.

Curioso o comentário do Zé do Lago sobre a piora em termos de conforto dos bancos Emi-Sul. Sempre achei isso também. Além de ficar mais espartano, o carro perdeu mesmo algum conforto no dimensionamento dos bancos que ele apontou. Ele explicou bem o motivo, no qual eu nunca tinha reparado: assento mais curto e encosto menos inclinado.

Re: SIMCA

Gtx, esta faltando uma pagina ou folha para completar este texto.
Veja: Conforto
*
*
* De resto, a cabina é... É o que?

SIMCA TEMPESTADE
MCS MCS

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Nasser,

muito bom o registro!

Abs.,
MCS.

Re: SIMCA

Para quem puder acompanhar o facebook do Mário Buzian, "Traga o Guincho" (https://pt-br.facebook.com/tragaoguincho), ele vai pingar algumas informações sobre um Chambord '64:

Se o pessoal do Sul tiver mais notícias... não consegui identificar se faz parte do SIMCAdastro etc.

SIMCA CHAMBORD 1964 - PLACA PRETA
2 anos de restauração.
Novo Hamburgo - RS

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

"Há mais coisas entre o céu e a terra que nossa vã filosofia..."

Não faz nem uma semana que o confrade GTX mencionou o Zé Lago e hoje, 29.3.2017, matéria do Jason Vogel n'O Globo relembra o teste por ele feito na Simca Jangada em 28.6.1963 (http://oglobo.globo.com/economia/carros/retrovisor-simca-jangada-no-balanco-de-um-teste-revolto-21126106):

No tempo em que os carros tinham nomes poéticos e fáceis de serem pronunciados por brasileiros, a linha Simca ganhou uma elegante caminhonete: era a Jangada, uma versão nacional da francesa Marly.

Era 1963 e Mauro Salles, pioneiro dos testes de carros no Brasil, começava a se afastar do GLOBO (pedira licenças para ocupar cargos no governo João Goulart). Com isso, José Lago, repórter da revista “Aconteceu”, assumiu de vez a seção de automóveis do jornal.

Pelas negativos guardados no arquivo, pode-se notar que os testes feitos por Lago eram demolidores. Em 28 de junho de 1963, ele publicou sua avaliação da Simca Jangada e, nas fotos, quase se pode ouvir o grito torturado dos pneus diagonais submetidos a curvas em velocidades muito além do limite do bom senso... Mas a suspensão dianteira McPherson — uma inovação da Simca no Brasil — mostrou seu valor.

“A mais de 100km/h, os pneus sofrem e cantam, mas o carro segura bem. (...) Com uma só pessoa a bordo, a Jangada entrou e saiu de curvas com apetite assustador. A torção verificada, que esperávamos fôsse grande em conseqüência da suavidade de suas molas, nos surpreendeu. Portou-se muito bem.”

O fato de a Jangada ser um veículo “cidade-campo” fez Lago ir ao deserto Recreio dos Bandeirantes em busca de pisos com costelas-de-vaca e crateras: “a estrutura monobloco, bastante robusta para enfrentar a tradição dos enormes buracos das estradas do interior brasileiro, está montada em uma suspensão muito dócil, apesar de forte, que garante o confôrto do passageiro no asfalto, na pedra ou na terra”, descreveu o repórter.

O motor V8 Aquilon, de 2,3 litros e 98cv (SAE), atrelado ao câmbio de três marchas sincronizadas, foi elogiado pelas boas respostas e ausência de superaquecimento. Na cidade, o consumo de gasolina ficou em 7km/l. Na estrada, a 90km/h constantes, a marca foi de bons 10km/l. E incrível: segundo Lago, o V8 Aquilon não gastou óleo (contrariando uma característica notória dos Simca nacionais).

Como pontos fracos, o repórter apontou os ruídos da estrutura, bem como o sistema de fecho da porta traseira basculante, com um trinco só, que exigia muita força muscular.

Houve ainda críticas a detalhes do acabamento e ao sistema de segurança, com uma chave para a ignição e outra para liberar a alavanca de câmbio. E olha que, na época, os furtos de automóveis já eram corriqueiros.

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Leon, não é sempre que eu vejo tantas coisas interessantes em um texto tão curto sobre Simca. Normalmente é o contrário: reportagens com textos grandes, repetitivos e cheios de erros.

O cara quase tirou a roda dianteira direita do chão, levando a traseira esquerda ao máximo de compressão.

A foto fala por si, mas o texto foi muito feliz: "os testes feitos por Lago eram demolidores ... nas fotos, quase se pode ouvir o grito torturado dos pneus diagonais submetidos a curvas em velocidades muito além do limite do bom senso... Mas a suspensão dianteira McPherson — uma inovação da Simca no Brasil — mostrou seu valor".

[...]

Os ruídos reclamados pelo Zé do Lago eu também ouvia na minha Jangada, ao contrário do Chambord que roda silenciosamente. Sumiram todos depois que fiz o serviço dos feixes de molas traseiros em uma boa oficina especializada. Depois que ajustei o cabo de freio de mão apareceu um ruído que me parece ser nele, vou tentar resolver.

Ele elogiou o motor pelas suas respostas, o que me parece incrível principalmente porque se trata do Aquillon.

A observação de que não gastou óleo, contrariando a fama dos motores brasileiros do Simca, reforça o que sempre afirmo: a Simca padecia do mal de controle de qualidade deficiente, pois um motor bem feito não consome óleo acima do normal.

Putz, dizer que o sistema de fecho da porta traseira basculante exigia muita força muscular só pode, na minha opinião, significar uma coisa: a porta estava desregulada, pois é muito simples, fácil e macio fechar e abrir.

Não entendi porque não seria bom, em termos de segurança, ter uma chave para travar a direção e outra para a ignição.

Leon, achei tão boa que te pergunto: você não tem mais sobre essa matéria, não encontrou as fotos tiradas dos outros negativos mencionados no início da matéria?

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Vou ficar te devendo, Marcelo: precisa ser assinante d'O Globo para visualizar o acervo digital (http://acervo.oglobo.globo.com/consulta-ao-acervo/?navegacaoPorData=196019630628).

O Jason Vogel é, de fato, um jornalista "fora da curva" em relação aos coleguinhas: além de uma excelente redação, fica evidente que ele procura pesquisar e conhecer sobre os assuntos de que trata. Poucos iriam escarafunchar o acervo do jornal para escrever uma matéria, seria mais fácil CTRL+C CTRL+V dos textos do www.simca.com.br...
1 ... 16171819202122