Notícias

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
275 mensagens Opções
1 ... 45678910 ... 14
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Jipe Centaurus e outros brasileiros misteriosos

Morre Márcio Piancastelli, pai da Brasilia e do SP-2


Designer fez história ao projetar alguns dos mais emblemáticos modelos brasileiros dos anos 70


Piancasteli posa com a maquete da Brasília em 1982 (dez anos após a conclusão do projeto) - Heitor Hui/Reprodução


Um SP-2 exposto pela Volkswagen na Alemanha, em 2013 - Terceiro / Divulgação

Por Jason Vogel - O GLOBO
18/06/2015 21:49 / ATUALIZADO 19/06/2015 14:47
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/carros/morre-marcio-piancastelli-pai-da-brasilia-do-sp-2-16488234#ixzz3f22lZhDF 

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

Em resposta à esta mensagem postada por Leon
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

Volkswagen: marca de baixo custo chega em 2018 para mercados emergente

Carplace

O presidente do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn confirmou que uma nova marca de baixo custo enfim será lançada no mercado em 2018. A ideia do grupo alemão é ter uma abordagem de baixo custo para competir nos chamados “mercados emergentes”.
A fabricante de baixo orçamento da Volkswagen, que ainda não tem nome oficial, será lançada inicialmente na China. Mais tarde, a marca chegará à América Latina, Índia, África e Europa Oriental. Não existem planos para oferece-lo na Europa Ocidental.
Em declarações ao jornal alemão Bild, Winterkorn confirmou que o plano do Grupo VW é estar presente em todos os nichos de mercado. No mercado chinês, onde o projeto é conhecido como “loVW-Cost”, espera-se que os preços dos modelos oscilam entre 8 mil e 11 mil euros.
“A gama de `carros populares´ consistirá de um SUV, um sedã e um hatchback”, explicou Winterkorn. O objetivo desta nova divisão do grupo é reduzir os custos internos de produção e melhorar as margens de lucro da empresa. Winterkorn não deu detalhes sobre os padrões de qualidade ou de segurança que esses modelos oferecerão. (Carplace)

GTX, tens ideia do nome? Seria o retorno do DKW?

SIMCA TEMPESTADE
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: EVENTOS DE VEÍCULOS ANTIGOS

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq

Campos do Jordão perde o Encontro de Autos Antigos, que será em Vinhedo em 2016


Nos últimos dois anos, o Encontro Paulista de Autos Antigos foi realizado em Campos do Jordão. A vinda do encontro foi bastante questionada pelo seu formato, ocupando as avenidas principais do centro turístico e a preocupação era com um possível “caos” no trânsito.

Todos os investimentos possíveis foram feitos para que a cidade pudesse sediar este evento, contando inclusive com o custeio por parte da Prefeitura dos custos de instalações e estrutura. O evento também era tido como uma das principais apostas e marcas do executivo municipal para combater a sazonalidade e trazer eventos na baixa temporada, inclusive pelo volume de pessoas que este evento trazia para a cidade no mês de abril.

Recentemente a organização do evento lançou em sua página oficial as datas em que o evento será realizado o ano que vem (21 à 24 de abril), bem como o local: O Parque da Uva, em Vinhedo. Segundo esta mesma nota, o novo local foi escolhido por atender 100% a logística do evento.

Para os amantes de carros antigos, só resta lamentar. Para toda a população e comércio que se esforçaram para se adaptar ao evento e incorporar o mesmo na cidade, também. Para a Prefeitura refletir no que esta dando errado: Megacycle, Encontro de Autos Antigos….

http://www.conexaocampos.com/2015/07/campos-do-jordao-perde-o-encontro-de-autos-antigos-que-sera-em-vinhedo-em-2016/

Salvo melhor juízo, não obstante a crítica velada desse jornal à prefeitura jordanense (mas reconhecendo o empenho desta na viabilização do evento), penso que a mudança teve outros motivos...
ammatias ammatias
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: EVENTOS DE VEÍCULOS ANTIGOS

E na mesma data haverá o III Encontro Brasileiro de Águas de Lindóia
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: EVENTOS DE VEÍCULOS ANTIGOS

BRIGA DE CACHORRO GRANDE...

 X 

SIMCA TEMPESTADE
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: EVENTOS DE VEÍCULOS ANTIGOS

Da página do Encontro Brasileiro de Águas de Lindoia:

Caros amigos antigomobilistas, acreditamos que o Encontro Brasileiro de Autos Antigos, tem sido um grande sucesso, desde a primeira edição, devido ao apoio de todos os antigomobilistas, expositores, vendedores de peças e antiguidades, empresas de vendas de veículos, apoiadores e patrocinadores, devido ao apoio da Prefeitura e da população de Águas de Lindóia, e principalmente, devido a transparência em que realizamos cada passo do Evento.
Portanto, acreditamos que devemos esclarecer alguns fatos que estão meio duvidosos com relação a escolha da DATA da realização do III ENCONTRO BRASILEIRO DE AUTOS ANTIGOS DE ÁGUAS DE LINDÓIA.

Pois bem, a ESCOLHA DA DATA foi feita pela cidade, o Prefeito de Águas de Lindóia acha conveniente a realização no primeiro semestre, e devido a um acordo com a Organização do Encontro de Araxá, não iremos realizar o evento no feriado de Corpus Christi.
A data do III Encontro Brasileiro foi definida e protocolada no início de 2015, e no dia 28 de maio de 2015, em uma reunião na cidade de Águas de Lindóia, com o Exmo. Prefeito e a Organização do ENCONTRO PAULISTA , foi exposto que realizaríamos em Abril, sendo assim, eles poderiam repensar na mudança da data deles, visto que não tinham lugar firmado ainda, mas decidiram publicar a data antes mesmo de ter um lugar certo para realizar o Evento, mesmo já sabendo que o Encontro Brasileiro seria de 21 a 24 de abril de 2016.

Não divulgamos nossa data antes, porque havíamos programado a realização de um Evento de Lançamento do III Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia, este que foi realizado ontem e obteve grande sucesso.

Esperamos poder contar com o Apoio e compreensão de todos.


https://www.facebook.com/pages/Encontro-de-Águas-de-Lindoia/607558096005836?fref=nf

Ressalte-se a menção a uma reunião entre o prefeito lindoiense e a organização do Encontro PAULISTA...
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

Ficará a FBVA "em cima do muro"?

FBVA Antigomobilismo
Em evento de lançamento do III Encontro Brasileiro de Águas de Lindoia/SP com patrocinadores, antigomobilistas e empresas dedicadas a comercialização e importação de veículos antigos, auto-pecas e de restauração, o Presidente da FBVA, Roberto Suga, falou da importância da cidade de Águas de Lindoia no calendário de eventos do antigomobilismo nacional e dos indicadores de crescimento deste hobby.
Na foto, (esq. para dir.) o Diretor Regional da FBVA da Região Metropolitana de São Paulo, Pedro Bergaro; o Presidente Roberto Suga; o Prefeito Municipal de Águas de Lindoia, Toninho Nogueira e os organizadores do evento, Junior Abonante e Humberto Domingos Abonante.


SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

Elegance Car Show 2015, o segundo encontro em Águas de Lindóia...


http://www.elegancecarshow.com.br/

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia
+ Turismo confirma a data de três grandes eventos para 2016 em Águas de Lindóia

Os eventos Encontro Brasileiro de Lions Club, Encontro Brasileiro de Autos Antigos e Elegance Car Show já tem data definida e estão confirmados para acontecer em Águas de Lindóia no próximo ano. Segundo a diretoria de Turismo e Lazer do município com esta definição é possível realizar, em conjunto com os organizadores, um planejamento antecipado no intuito de preparar a cidade da melhor forma possível para receber os eventos.
 
Para o diretor de Turismo, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, essa antecipação só traz benefícios, pois com as datas definidas a administração poderá se organizar melhor e realizar reuniões estratégicas junto aos departamentos municipais envolvidos, como por exemplo, saúde, trânsito, segurança, fiscalização, obras, entre outros. “A definição do calendário de eventos também favorece a divulgação junto aos munícipes, turistas, empreendimentos e o trade turístico como um todo”, salientou.
 
Sobre as datas a Diretoria de Turismo anunciou que o maior encontro Brasileiro de Lions Club realizado pelo do Distrito LC/4 acontecerá de 6 a 10 de abril. O evento deverá reunir aproximadamente 1200 participantes em Águas de Lindóia.
 
Já no feriado de Tiradentes, de 21 a 24 de abril de 2016, está confirmada a realização do tradicional Encontro Brasileiro de Autos Antigos. Repetindo o sucesso desse ano a estimativa dos organizadores é de que o Encontro reúna aproximadamente meio milhão de pessoas entre os dias de sua realização.
 
E entre os dias 12 a 16 de outubro do próximo ano um outro encontro de Autos Antigos, denominado Elegance Car Show, está confirmado e deverá trazer para a cidade um público estimado em 250 mil pessoas.
 
Rodrigo salienta ainda que diversos outros eventos deverão integrar o calendário municipal. “Adianto a todos que também estamos em contato com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo visando a captação de novos eventos que tragam turistas de qualidade para Águas de Lindóia, tornando a cidade mais movimentada e fomentando ainda mais a economia local”, finalizou o diretor da pasta.
 
Notícia postada em: 2015-06-26 16:56:00



SIMCA TEMPESTADE
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

Rusiq, talvez você esteja sabendo dos bastidores... do que vi no site, esse Elegance Car em Águas de Lindoia é promovido pelo Clube de Autos Antigos de Piracicaba!?
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

Leon, não sei de nada... Alias, achei estranho o CVAP estar metido nesta empreitada, pois ja promovem o "Encontro de Veículos Antigos de Piracicaba". O Engenho Central de Piracicaba poderia receber um evento deste porte sem nenhum problema.


Engenho Central

SIMCA TEMPESTADE
gtx gtx
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

simquistas, simqueiros,

sobre o "Elegance Car Show", a ser realizado em águas de lindóia, fui informado por Agnaldo Lorandi, antigomobilista há três décadas, ser o responsável pelo evento, cabendo-lhe responsabilidade sobre partes administrativa, financeira, recursos humanos e marketing. o clube de veículos antigos de piracicaba, cvap, o apóia através de seus sócios, auxiliando na organização do pátio de exposições, divulgação com outros clubes, colecionadores, programação, etccc. ou seja, entram com o "know how" e o "know who".
para lastrear a colaboração, os antigomobilistas sérgio rolim, caetano carmignani e josé luiz bisson, fundadores e membros da atual diretoria, participam ativamente.

o "Elegance" tem apoio da prefeitura, associação dos hoteleiros, e o hotel monte real, base do encontro, faz sua parte cedendo espaços para realização do forum, confraternizações, divulgação no "mailling" de sua especialidade, e pretende ser diferenciado pelo espírito de concurso de elegância, no qual a originalidade é fator principal de admissão. segundo explicou, "por sentir falta de mais técnica e imparcialidade na premiações, nossa proposta é que o concurso de elegância fique a cargo do fórum dos especialistas, constituído democraticamente e imparcialmente, e a organização do evento propicie as condições para tal."

o forum será formado por especialistas indicados por clubes.
pessoalmente torço para o êxito. a única forma de sairmos desta bolha sub tropical, isolados do antigomobilismo mundial, é termos exigências sérias quanto aos veículos inscritos, e premiações com base nas regras da fiva. infelizmente nem a federação brasileira de veículos antigos ou os clubes a ela filiados respeitam a regra. assim, com uma premiação "a la brasil" nossos carros não alcançam referência internacional, pois qualificados de acordo com critérios os mais variados - e menos antigomobilísticos.

pessoalmente apenas uma vez levei um automóvel ao antigo encontro de lindóia. era um fnm 2000 timb, o melhor do país - conhecidos restaram apenas dois, e o outro não tem pintura na cor original. um dos juízes entendeu ser um fnm 2000 com adereços de timb e, desqualificado para a função, desconhecia inteiramente o fato de motor e chassis terem outra seriação de números. e a centena de prêmios diminuía o valor de cada um. assim, sob critério de seriedade, carro original ganhar prêmio em lindóia, em meio a carros sem preocupação com originalidade, apenas é nivelado por baixo. espero que a nova iniciativa mude, mas sei difícil porquanto, sem orientação da fbva, a quem cabe a responsabilidade de seguir as referências traçadas pela entidade maior, à qual é filiada, ficamos presos aos julgamentos sem base antigomobilística, com influência amigável. é uma óptica torta. prêmios devem reconhecer o esforço do antigomobilista em preservar ou restaurar a originalidade, e o congraçamento é consequência. nós fazemos o contrário: louva-se o encontro e não o automóvel antigo.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

gtx escreveu
...mas sei difícil porquanto, sem orientação da fbva, a quem cabe a responsabilidade de seguir as referências traçadas pela entidade maior, à qual é filiada, ficamos presos aos julgamentos sem base antigomobilística...
É aí que eu não entendo... independentemente de filiação a federações, não seria possível aos organizadores de um evento adotarem o padrão Fifa, digo, padrão Fiva? Ou há "direitos autorais" envolvidos?

E também é de se supor que o evento em questão, por meio do CVA Piracicaba, pretenda a chancela da FBVA, do que depreendo ao constatar que o sítio do Elegance apresenta o logotipo da federação.

Por fim, é forçoso reconhecer que falta ao Brasil um evento que, realmente, observe integralmente as regras da FIVA... mesmo Araxá já cometeu alguns pecadilhos. Em não sendo um evento para "esvaziar" o trabalho dos Abonante, tudo bem.
gtx gtx
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

não creio haver limitação, restrição, cerceamento a quem quiser que seja em adotar o padrão fifa. a fundação memória dos transportes e seu museu nacional do automóvel fizeram todas as edições do "carro do brasil" aplicando tais conceitos e limitando os prêmios a apenas 11, valorizando quem os recebeu.
sem modéstia, foi quem inventou o critério de premiar carros não restaurados, depois seguido pelo pebble beach concours d'elegance, e depois pela fiva.
não sei onde li, mas seguindo o caminho já trilhado pelos outros, você chega, sempre, ao mesmo lugar. assim, variar é mais que válido. será obrigatório se você quiser fazer algo novo.
quanto a esvaziar o trabalho dos abonante, mingo e jr, novos promotores do encontro de lindóia, abril, feriado de tiradentes, não creio. o movimento antigomobilista respira expansão, e há espaço para um por semestre, como no caso. e a concorrência, incluindo a do casal carratu, ex-lindóia e agora em campos do jordão, permitirá excelência para quem trilhar outro caminho fora da bolha tropical.

Em 3 de agosto de 2015 13:39, Leon [via FÓRUM SIMCA] <[hidden email]> escreveu:
gtx escreveu
...mas sei difícil porquanto, sem orientação da fbva, a quem cabe a responsabilidade de seguir as referências traçadas pela entidade maior, à qual é filiada, ficamos presos aos julgamentos sem base antigomobilística...
É aí que eu não entendo... independentemente de filiação a federações, não seria possível aos organizadores de um evento adotarem o padrão Fifa, digo, padrão Fiva? Ou há "direitos autorais" envolvidos?

E também é de se supor que o evento em questão, por meio do CVA Piracicaba, pretenda a chancela da FBVA, do que depreendo ao constatar que o sítio do Elegance apresenta o logotipo da federação.

Por fim, é forçoso reconhecer que falta ao Brasil um evento que, realmente, observe integralmente as regras da FIVA... mesmo Araxá já cometeu alguns pecadilhos. Em não sendo um evento para "esvaziar" o trabalho dos Abonante, tudo bem.


Se você responder a este email, a sua mensagem será adicionada à discussão abaixo:
http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Noticias-tp4148658p4645344.html
Para remover sua inscrição de Notícias, clique aqui.
NAML

Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

ALELUIA!!! APÓS 13 ANOS, DERAM UMA DENTRO!!!

Contran decide tornar facultativa a utilização do extintor em automóveis e caminhonetes


O uso de extintor de incêndio em automóveis passa a ser optativo no Brasil. Essa decisão foi tomada por unanimidade dos membros do Conselho Nacional de Trânsito – Contran durante reunião na manhã de hoje. A mudança na legislação ocorre após 90 dias de avaliação técnica e consulta aos setores envolvidos, e torna facultativo, também, em utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. O equipamento será obrigatório para todos os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos. A obrigatoriedade do uso do equipamento foi estabelecida em 1968 e passou a vigorar em 1970.

Segundo o presidente do Contran e diretor do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran, Alberto Angerami, a prorrogação da data para a obrigatoriedade do extintor ABC para 1º de outubro, teve como objetivo dar prazo para reuniões com os setores envolvidos. “Tivemos encontros com representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor”, explica Angerami.

Dos fabricantes, o Denatran, órgão do Ministério das Cidades, ouviu que era necessário um prazo maior, cerca de 3 a 4 anos, para atender a demanda. Porém, segundo o presidente do Contran, essa justificativa já estava sendo dada pelas indústrias há 11 anos. A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, informou que dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros, 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, apenas 24 informaram que usaram o extintor, equivalente a 3%.

Estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.

O uso obrigatório do extintor em automóveis é mais comum nos países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e Chile. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias não existe a obrigatoriedade, pois as autoridades consideram a falta de treinamento e despreparo dos motoristas para o manuseio do extintor geram mais risco de danos à pessoa do que o próprio incêndio. “Além disso, nos “test crash” realizados na Europa’ e acompanhados por técnicos do Denatran, ficou comprovado que tanto o extintor como o seu suporte provocam fraturas nos passageiros e condutores”, explica Angerami.  

Validade - Os extintores automotivos só serão do tipo ABC, destinados a combater fogo da classe A (sólidos combustíveis) B (líquidos e gases combustíveis) e C (equipamentos elétricos energizados). Sua durabilidade mínima e a validade do teste hidrostático são de cinco anos da data de fabricação, e ao fim deste prazo, o extintor será obrigatoriamente substituído por um novo.

As autoridades de trânsito ou seus agentes deverão fiscalizar os extintores de incêndio, nos veículos em que seu uso é obrigatório. A punição para quem não estiver com extintor ou se estiver com validade vencida, é de multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação.


fonte: http://www.cidades.gov.br/component/content/article?id=3855
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Volkswagen Dieselgate



Imagem de Daniel Uebrick

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

O escândalo da Volkswagen em nove pontos
LETÍCIA FERREIRA | www.jn.pt

Nove pontos sobre o escândalo da falsificação dos gases de escape da gigante alemã Volkswagen.



---------------------------------------------------------------------------

Mecânico explica (em vídeo) como foi feita a fraude nos motores da Volkswagen
LIAM ZANARDI - Utilidades | autovideos.com.br

Foi descoberto, nos Estados Unidos, um dos maiores escândalos da história automotiva. O caso envolve uma alteração, considerada como fraudulenta, relativa à emissão de poluentes em motores a diesel da Volkswagen. O Grupo VW admite, inclusive, que 11 milhões de veículos, em todo o mundo, equipados com o motor 2.0 TDI EA189, possuíam um software que era capaz de causar leituras equivocadas nos testes que medem os níveis de poluição.
A descoberta foi revelada pela Agência deProteção Ambiental americana. Após essa revelação, a fabricante pretende tomar diversas atitudes para superação e recomposição dos danos provocados. Além disso, logo após a divulgação, houve a renúncia do senhor Martin Winterkorn, CEO do Grupo Volkswagen.
O caso promete ter ainda uma série de desdobramentos. É possível ainda que outras marcas também tenham problemas semelhantes. Agora se você quer entender melhor essa história de uma forma rápida e simples, descobrindo como isso tudo foi feito na prática nos carros, recomendamos assistir ao vídeo a seguir, feito por uma TV dePortugal. Veja e fique por dentro do caso.


https://youtu.be/LoKsypuAkH8

SIMCA TEMPESTADE
Marcelo Viana Marcelo Viana
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

Sobre o extintor: De Gaulle tinha toda a razão, o Brasil não é um país sério. Penso que caberia ação na justiça a ser ajuizada pelo consumidor que foi literalmente obrigado a gastar à toa e dos comerciantes que investiram para ter o extintor que foi exigido por período tão curto e depois dito desnecessário.

Cabe aqui lembrar do FEBEAPA, o FESTIVAL DE BESTEIRAS QUE ASSOLA O PAÍS. Foi criado no século passado, mas está sempre na moda.

Sobre a VW alemã: é bom para algumas pessoas verem que a desonestidade não é exclusividade do brasileiro. Aqui ela é institucionalizada, mas sem dúvida se encontra espalhada ao redor do mundo.

rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Notícias

Volkswagen já é acionada na Justiça brasileira para explicar fraude

Ação cautelar na Justiça do Distrito Federal (DF) foi feita pelo Instituto Brasileiro de Política e Direto da Informática
07/10/2015 às 18:46 - Atualizado em 07/10/2015 às 21:19



Esta é a primeira ação contra a empresa na Justiça comum (VEJA.com/AP)

A Volkswagen está sendo acionada na Justiça comum brasileira a prestar esclarecimentos sobre a possibilidade de veículos no país possuírem o mesmo software que alterou motores a diesel da marca nos Estados Unidos e na Europa para torná-los mais eficientes durante testes de emissões de gases. O Instituto Brasileiro de Política e Direto da Informática (IBDI) entrou com ação cautelar na Justiça do Distrito Federal (DF) contra a Volks, pedindo que a companhia seja obrigada a prestar informações detalhadas sobre o assunto no Brasil.
De acordo com o Tribunal de Justiça do DF, a ação foi impetrada na última segunda-feira, e já foi distribuída para um juiz da 6ª Vara Cível de Brasília. Ainda não há nenhuma decisão.
"O que queremos é tranquilizar os consumidores. A Volkswagen precisa informar se realmente usou o mesmo equipamento aqui no Brasil e o que vai fazer para corrigir o erro, se houver", explicou o advogado Sérgio Palomares, que representa o IBDI no processo. Segundo ele, esta é a primeira ação contra a empresa na Justiça comum. "A empresa precisa se pronunciar com a mesma correção que admitiu ter falhado nos EUA", cobrou.
À Agência Estado, o advogado disse que o IBDI decidiu ingressar com a ação porque a possível fraude praticada pela Volks interfere em três áreas de interesse do instituto: direito ao consumidor, proteção ao meio ambiente e direito à informática. Segundo ele, a ação cautelar tem o objetivo de obrigar a montadora a prestar os esclarecimentos para que essas informações possam basear, no futuro, eventual ação coletiva indenizatória de consumidores brasileiros afetados pela fraude.

Ibama - Em 24 de setembro, o Ibama informou que iria notificar a montadora alemã no Brasil a prestar esclarecimentos sobre o caso. De acordo com a autarquia, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, a empresa foi notificada no dia seguinte. Caso a violação das regras brasileiras seja comprovada, o Ibama afirma que a companhia poderá ser multada em até 50 milhões de reais e obrigada a corrigir o problema em todos os veículos que eventualmente possuam o software.
À noite, a montadora informou que ainda não foi notificada oficialmente e, portanto, "não tem condições de se manifestar". Mais cedo, a companhia havia confirmado apenas que já tinha sido notificada pelo Ibama "sobre o tema das emissões" e informado que "fornecerá os esclarecimentos necessários dentro do prazo estipulado pela entidade".

(Com Estadão Conteúdo)

SIMCA TEMPESTADE
1 ... 45678910 ... 14