Dicas e Dúvidas

Re: Dicas e Dúvidas

Confrades, o que vocês costumam usar como aditivo do líquido de arrefecimento dos Simcas (e de outros antigos)? Óleo solúvel? Aditivo inorgânico (etilenoglicol)? Aditivo com polímeros, comum nas marcas de baixo custo, mas não previsto nas normas ABNT (13705, 15297 e 14261)?

Pergunto isso pois estava procurando na internet opções de aditivo inorgânico, indicado pela Fiat para meu Palio 99: pouquíssimas possibilidades, mas incontáveis alternativas desses tais aditivos polimerizados.

O Inmetro fez um teste com aditivos para arrefecimento em 1997 (há 17 anos!), como se vê neste link: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/aditivos.asp . À época, o Inmetro constatou que houve um índice satisfatório de cumprimento das normas ABNT, mas hoje há poucos produtos no mercado que as atendem. A ABNT, por sua vez, até tem revisado algumas dessas normas, mas não estipulou uma nova norma que regulamente os aditivos com outras formulações químicas.

Talvez - quero crer - que, independentemente da normatização da ABNT, o Inmetro poderia/deveria exigir a certificação dos aditivos para arrefecimento quanto às suas funções (prevenção de corrosão, superaquecimento, congelamento), sem se ater à composição química.

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, há um tópico que sintetiza o extenso tema em http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=15&t=28952

Re: Dicas e Dúvidas

Boa Noite Leon,

Olha, taí mais um assunto polêmico. Ao longo dos anos, eu já testei e usei muita coisa. O óleo solúvel eu abandonei a muito tempo, já que ele trás o inconveniente de atacar as partes de borracha do motor (mangueiras). Hoje em dia eu estou utilizando tanto no radiador de alumínio (F100) como nos de cobre/latão (Simca e Stude) um aditivo da Visconde, de cor rosa e cujo nome é RV Extra. Ele é a base de monoetilenoglicol concentrado. Não lembro ao certo, mas se não me engano ele é utilizado na proporção de 40/60, ou seja, 4 l de RV-Extra para 6 l de água. Estou satisfeito com o resultado, pois não tenho problemas de corrosão (principalmente nos radiadores de cobre/latão) e nem de sujeira. Todos os radiadores permanecem  limpos por muito tempo. Leia-se mais de ano.

Re: Dicas e Dúvidas

Leon, desde o lançamento do FIAT 147, que veio com Paraflu no radiador até os dias de hoje eu só utilizo esta marca em todos os meus carros, indiferente de quem os tenha fabricado.
https://www.reparadorfiat.com.br/Pagina/497/sistema-de-arrefecimento-do-motor.aspx

Re: Dicas e Dúvidas

Esta mensagem foi atualizada em .
MagiFlux é uma bomba de sucção revolucionaria, criada para resolver um velho problema.
Patenteada no Brasil, a ponta da bombinha MagiFlux utiliza um sistema mecânico para ativar a transferencia de liquidos sem força física, sem eletricidade e com uma vazão de 10 litros por minuto.

 http://www.intellpro.com.br/magiflux.html

SIMCA TEMPESTADE
AL AL

Re: Compra e Venda de Peças e Acessórios Simca

bom dia:
-possuo CENTENAS DE PEÇAS (peças/acessórios) para SIMCA
POR EXEMPLO:
2 espelhos INTERNOS, borracha para calço de mola, cilindro de freio, 1 vidro dianteiro e 1 traseiro
virabrequim, 4 portas na cor verde, 2 portas na cor cinza e branca, 2 grades completas,
pedal da embreagem, pedal do freio, cilindro das fechaduras da porta, calotas(algumas com borboleta)
barra estabilizadora de suspensão, quebra-sol, porta placa, disco de embreagem.
1 motor STANDARD, está desmontado
cubos das rodas, 4 molas, 4 amortecedores(2 já restaurados), reles de farol, calços de borracha, alavanca de marcha, caixa de direção(04), calhas de vidro das portas
alojamento do farol(arcos), 4 lanternas e molduras, molas de tampão, terminal de direção, capa-seca
1 chicote, painéis de instrumentos, aros do volante, carburadores, soleiras, tela do auto-falante, para-brisas
portas com maçaneta e molduras(algumas com vidros e pestana de veludo grosso), frisos laterais(inclusive estilo anzol), friso interno dos vidros, coletor, platinado, braços de direção, cardam, cruzetas, caixa satélite, motor de arranque( chamavam de bendix), bomba-d'água, maçanetas, limpadores de para-brisa.

FORAM, horas e horas de muitas escovas, e machucados (rs) na limpeza das peças.

ENFIM são CENTENAS de peças.

NESTE primeiro momento, gostaria de TROCAR, repito, "TROCAR", por carro no valor de até R$ 30.000,00

Creio, que seria ideal à  empresa AUTO PEÇAS

posso enviar algumas fotos.

contato: AL LIMA - alsmuggler@yahoo.com.br

moro em CURITIBA - PR

Nota: A pedido do AL, estou mantendo  a sua mensagem.
rusiq

Re: Venda e Compra de Simcas

VENDO GTX O km
confortável, reforçado, ótima aparência, aprovado pelos regulamentos europeus, pronto para pegar e andar. R$ 780. descrevo abaixo:

A coleção de roupas e acessórios pessoais da Triumph já conta com cerca de 200 itens, entre roupas diversas e produtos como relógios, canecas, mochilas e óculos, entre muitos outros. Agora, a primeira de linha de botas da Triumph chega às concessionárias para satisfazer o cliente e proporcionar segurança, conforto e exclusividade. A linha é composta por três modelos que aliam qualidade e estilo clássico com preços bem competitivos, que variam entre R$ 600,00 a R$ 850,00 nas concessionárias da marca. Pensando nos pilotos, a Triumph desenvolveu o modelo T3 GTX, na cor preta, com preço de R$ 780,00. Confeccionada em couro, esta bota tem proteção na parte superior dos pés para impedir a abrasão, isto é, o desgaste ocasionado por atrito. Além disso, o modelo possui reforço na região da canela, respiro para os pés e é à prova d’água, ideal tanto para quem deseja fazer uma viagem curta quanto para quem pretende passar muitas horas na estrada.

É importante ressaltar que todos os modelos têm garantia de um ano e possuem a marcação inglesa CE, o que significa que o produto atende a legislação da União Europeia em quesitos de higiene, proteção ambiental e segurança, assim contribuindo com o meio ambiente e entregando um produto de qualidade garantida ao consumidor. Para conferir estes e outros produtos é só comparecer em uma das 12 lojas localizadas nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO).

como dizia o saudoso luiz antonio greco, mais festejado chefe de equipe de competição no país - liderava o team willys -, "quem quer correr sem gastar dinheiro, melhor comprar um tênis".

Re: SIMCA

Aproveitando o caso do Emisul que segundo o Peter parou na estrada na volta do Sul Brasileiro,quero levantar um tema aos nossos doutores em mecanica Simca .
Na primeira vez que fui falar com o Galant sobre restaurar um Simca ele me advertiu :"em primeiro lugar ,bomba de gasolina eletrica" .Essa foi a resposta a minha pergunta ,o que deve ser feito para o carro ter " usabilidade " .Ai eu pergunto ,para viagens ,o que devo fazer ..levar um reparo e fazer um breve curso de montagem e desmontagem da bomba ou uma eletrica ?

Re: SIMCA

Boa Noite Alemão,

Acabei de postar no outro tópico, uma foto do momento do diagnóstico do probleminha da Emisul, na volta de Curitiba. Eu particularmente lembro da recorrência de falha em bombas de combustível da linha simca. Já tive outros veículos da marca (inclusive esplanada) e todos sempre rodaram com bomba elétrica sem o menor estresse. Ainda mais se considerarmos que a nossa gasolina hoje em dia é muito diferente da existente na década de 60/70. Hoje com a quantidade de porcaria (solventes, álcool) que ela contem, a probabilidade de o combustível atacar a borracha da bomba original é muito maior do que no passado.

Re: SIMCA

Re: SIMCA

Alemão, eu tenho dificuldade para entender essa divisão regional. Na minha cabeça fica parecendo alguma coisa Mercado Livre x OLX. O Mercado Livre não tem essa divisão regional, assim se eu preciso de uma bomba de gasolina não faz diferença se ela está em São Paulo ou no Acre. Please, explique o que eu não estou conseguindo enxergar.

Sobre a bomba de gasolina, vou contar um caso que me disse o Fernando Machado de Almeida. Ele foi um dos bons funcionários da Simca e de outras empresas por onde passou. Sua esposa era aqui de BH e ele sempre vinha e voltava pela Fernão Dias com o seu valente Simca para visitar a família dela. Disse que o carro era ótimo, nunca o deixou na mão, sempre viajava cheio com a família e o único problema que teve foi com a bomba de gasolina, então também adaptava para elétrica através de um botão no painel. Tinha as duas funcionando no carro dele.

Dê uma olhada no nosso site, em ELES FIZERAM A SIMCA DO BRASIL, MANOEL SIMÕES RICARDO. No ótimo texto que escreveu ele fez divisões por tópicos. Vá em OPERAÇÃO SERRA. É muito interessante e explica porque a linha de tubulação do Emi-Sul foi trocada de lugar.

A única vez que fiquei na mão por causa de bomba de gasolina foi na cidade, conforme já narrei em outro tópico. Já viajei muito, mas muito mesmo e sempre com bomba de gasolina original, nunca fiquei na mão. Mas sugiro uma bomba elétrica por conta dos casos narrados pelos demais, inclusive você.

Hoje o nosso problema é agravado pela idade da bomba. Ainda que você encontre uma bomba 0 km, o reparo dela vai ter 50 anos e borracha com essa idade é complicado.
Norian Norian

Re: SIMCA

Quem me conhece sabe que não gosto muito de mudanças no carro, más essa de bomba elétrica tive que repensar. Eu tenho nas 3 más só uso para dar partida, tem uma chave separada. Tudo começou na 67 que não ia de jeito nenhum, era só esquentar um pouco que já não funcionava, acabei colocando a bomba elétrica. Como sou teimoso fui fuçar e consegui descobrir que o eixo que acionava a bomba estava menor que o original, com isso o curso do acionamento da bomba era menor. Troquei o eixo e o problema sumiu. A bomba só está para um caso de emergência. Fui e voltei de Curitiba e não usei nenhuma vez. Viemos pelo litoral e subimos a Imigrantes a uma velocidade de 80km/h e a temperatura ficou praticamente a mesma. O esquema que fiz de ligação não da para perceber que ela existe, não aparece nada no compartimento do motor, toda a modificação é feita na tubulação do tanque.

Re: SIMCA

Entendi ,é um recurso extraordinario,que pode ser usado para quem usa o carro para viajar e no meu caso como mecanico ,sou um otimo vendedor de software.
wilson roberto gonsalez wilson roberto gonsalez

peças de simca

bom tarde amigos. tenho algumas peças de simca para vender: radiador de óleo, maçanetas internas com acabamento de alumínio, tampa de distribuidor nova na caixa, condensadores, rele e etc.

Re: peças de simca

Wilson ,qual teu endereço de mail para tratarmos das peças ,valores etc?se quiser wwasp 51 81457224

Re: peças de simca

Em resposta à esta mensagem postada por wilson roberto gonsalez
algum acabamento para jangada ? interessado nelas e no radiador de óleo. se não se importa mande-me a relação para jrnasser@gmail.com  grato

Re: peças de simca

Nasser, só te lembrando que a sua Jangada não tem radiador de óleo.

Re: peças de simca

marcelo, obrigado. sei que eram peculiaridades do motor tufão. mas gosto de te-los e aplicar, independentemente da marca ou ano.

Re: peças de simca

Cada um tem o seu conceito de originalidade. A Simca somente os colocou nos modelos Tufão.

Re: peças de simca

aplico-os em sentido amplo. todo motor mais comprimido, melhor alimentado, leva um radiador de óleo. os de simca são bem feitos, com terminais fáceis de aplicar as mangueiras. nos simca, eles. nos outros, willys, por exemplo, também.
quanto ao critério de originalidade, a regra internacional, você sabe, permite o uso de acessórios e equipamentos disponíveis no mercado à data de produção do veículo.

Re: SIMCA

Em resposta à esta mensagem postada por Norian
Há algum modelo de bomba elétrica indicada? P.ex., Astra, Santana, etc.? E creio não ser instalada dentro do tanque (imersa).
12345678 ... 15