Dicas e Dúvidas

1 ... 3456789 ... 15

Re: SIMCA

leon,
há que ser bomba para carburador e suas agulhas de baixa pressão. assim, bomba para sistema de injeção deve ser descartada. não conheço solução nacional e, quando preciso, importo. são adequadas e mais baratas que as locais para os motores injetados.

Re: SIMCA

Nasser, como os meus cabelos praticamente acabaram muito depois que o Cebolinha nasceu, não fui a fonte de inspiração dele. Seria legal se tivesse sido.

Leon, duas pessoas vão te dar a dica: o Loty e o Guedes. Eu ainda rodo com as bombas originais nos meus carros. Realmente não sei te indicar. O que o Nasser falou tem tudo a ver, sobre pressão. Se eu não estiver enganado, foi o Norian que disse ter instalado uma bomba elétrica que funciona como auxiliar de partida e fica como um estepe para eventual dano na original.
ammatias ammatias

Re: SIMCA

Leon, nas minhas o Guedes colocou bomba de gasolina de Monza. É a mais confiável. Fica escondida, junto ao tanque, e um botão embaixo do painel. Salvo engano, precisa  de um redutor de vazão na tubulação. Aciono a bomba apenas para ligar o carro e em eventual aquecimento da original. Usei apenas uma vez, subindo a Imigrantes, com sol forte e preferi não forçar a bomba original.
Eu coloquei a bomba elétrica porque antes disso eu fiquei algumas vezes na rua, tanto com Simca, quanto com Opala e Rural, provando que não é um problema exclusivo da Simca. A diferença é que nos demais carros citados, existem peças de reposição de fabricação recente.

Re: SIMCA

Excelente, Alex! Essa é mais uma opção para o bom funcionamento dos carros.

Vou transcrever o texto no tópico Dicas & Dúvidas para facilitar as pesquisas.

Abração!

Re: Dicas e Dúvidas

BOMBA ELÉTRICA DE COMBUSTÍVEL: adjutório para a bomba mecânica

Segundo as experiências dos confrades, a instalação de uma bomba elétrica de gasolina suplementar (em série com a bomba mecânica) traz maior segurança e confiabilidade àqueles que "pegam estrada" com seus veículos antigos, sujeitos a terem transtornos por problemas de alimentação, em especial com furos e rachaduras nos diafragmas. Eis o relato do confrade ammatias:

[...]

Na minha eu utilizo somente esta bomba elétrica do monza, sem a bomba mecânica, mas por razões óbvia já  que o motor é injetado. Mas funciona bem.

Re: Dicas e Dúvidas

comprei duas destas e tenho-as usado para manutenção de automóveis e de trator. funciona, é bem feita. custaram, creio, direto do fabricante, alguma coisa como r$ 30 cada

Re: Dicas e Dúvidas

Rusiq, tentei entrar nesse site da Magiflux, mas vem a mensagem que a página não está disponível. Gostei muito da ideia não para colocar nos meus carros, mas para estudar a possibilidade de utilizar o sistema no processamento da própolis de abelha.

Tentei vários "refrigerantes" nos motores originais de Simca, inclusive e principalmente o Paraflu. Voltei para a água pura até experimentar o óleo solúvel. Até hoje não tive problema.

Peter, o que aconteceu com as borrachas dos motores nos quais você usou óleo solúvel?

Re: Dicas e Dúvidas

Bom dia Marcelo,

O óleo solúvel vai atacando as borrachas, deixando-as ressecadas e "esfarelentas". Com o tempo começam a aparecer vazamentos em vários pontos.
Eu hoje em dia utilizo um aditivo rosa da Visconde que foi desenvolvido para não agredir as partes internas do motor. Até agora tem funcionado bem.

Re: Dicas e Dúvidas

marcelito,
você teve uma recaída melífera ? se, é melhor produzir um apilarmil automotivo, coisa como óleo eterno e gasolina sem álcool, não poluente e com octanagem de avi gas.

Re: Dicas e Dúvidas

Marcelo, o site agora é este: http://www.intellpro.com.br/magiflux.html
Este produto é encontrado facilmente em lojas de auto peças e também no ML.

Re: Dicas e Dúvidas

Peter, interessante o seu relato. Eu uso há anos em motores Simca e nunca tive qualquer problema. Aliás, a partir do óleo solúvel a solução para o temido "esquentamento" dos motores originais foi definitiva. O que faço é colocar uma pequena quantidade, isso depois de me certificar de que o sistema está absolutamente limpo. Essa limpeza começa no momento de montar o motor. Nunca confio em nada que a Retificadora faz, confiro tudo, e um dos itens é a limpeza dos blocos. Especificamente para isso comprei, há vários anos, uma máquina de pressão das boas. No caso do motor de Simca, se a minha memória não estiver falhando basicamente a única borracha que tem contato com a água que fica no sistema de refrigeração é a do reparo da bomba dágua, bem grossa, na realidade aquilo é uma espécie de "baquelite plástico", não sei o nome.

Nasser, a recaída não está nos planos. Deixei para trás tudo ligado ao mel, mas trouxe aqui para casa tudo o que era meu relativo à própolis, que já estou processando. Mexer com própolis exige muito menos espaço, eu não preciso ter abelhas porque compro a própolis bruta e é bem mais rentável. Se der certo o que estou fazendo, será a salvação da lavoura.

Rui, vou conferir. Valeu.

Re: Compra e Venda de Peças e Acessórios Simca

A quem interessar possa, anúncio publicado no OLX: http://www.olx.com.br/veiculos/pecas-e-acessorios?q=pe%C3%A7as+Simca+

Tenho para todos os Simca: Jogo de anéis especiais cromados da marca Cofap, Válvulas do escapamento e admissão, Bronzinas de Biela, Bronzinas de Mancaes, Encosto dos mancaes no virabrequim (duas meia lua), Tenho também bronzinas de biela na medida 1/16 francesa da marca Glacier, Engrenagem do comando de válvula, Engrenagem do virabrequim, Buchas do comando válvulas todas as medidas.
Aproveite, tenho outras peças mais.

Felício Reinaldo Marson
(11) 2532-7175

O mesmo camarada do anúncio acima colocou outro anúncio referente a peças de Simca importados e contou um pouco de sua própria história:

Tenho muitas peças ainda, dos Simcas importados pela concessionária Panauto SA, trabalhei la aos 19 anos ficava na Rua das Palmeiras 325. Foi em 1950 tenho saudades dessa época, hoje eu tenho 84 anos. Os carros eram bonitos e resistentes, sao eles: Simca 1100, 1200, Arond 52 ao 58, e tinha tambem a Perua Arond 1300cc, e o simca six igual o topolino italiano com algumas modificações, tenho também algumas peças do fiat 500 Topolino, o 1400, 1100, Balila e outros.
Se precisar algumas peças é so consultar.
http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/pecas-e-acessorios/carros/pecas-do-simca-62373006
Felício Reinaldo Marson
(11) 2532-7175

jorge patricio de medeiros alm jorge patricio de medeiros alm

medidas do camber ou seja as regulagens gerais da roda do simca.

alguém saberia dizer me algo  a respeito?

Re: medidas do camber ou seja as regulagens gerais da roda do simca.

Jorge, no nosso site você pode baixar os manuais de reparação. Eles vão te indicar as medidas. Se faltar alguma coisa, avise.

Re: Compra e Venda de Peças e Acessórios Simca

erik,
está p'ra você. quem sabe este sr não o ajuda a localizar manual de proprietário e cópia da nota fiscal do seu automóvel / sucesso

Re: medidas do camber ou seja as regulagens gerais da roda do simca.

Jorge, nós temos um tópico chamado "Relação de Endereços - Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca" (http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Relacao-de-Enderecos-Pecas-Componentes-Servicos-e-Literaturas-Simca-td4109270.html), que cuida disso.
No final deste tópico temos, para download, os manuais citados pelo Marcelo.
Eu repeti esta literatura pois, alguns membros do fórum não tem como acessar o site Simca do Brasil.
Eles utilizam tablets, smartphones e notbooks inexistentes à época que o excelente site do Marcelo foi criado.

SIMCA TEMPESTADE
jorge patricio de medeiros alm jorge patricio de medeiros alm

Re: medidas do camber ou seja as regulagens gerais da roda do simca.

Marcelo e Rusiq, obrigado pelo interesse. Olhei sim e falta me referencia angular  para que eu diga ao alinhador quais seriam essas medidas ou então é fazer no comum pois no manual de oficina essas medidas não são mencionadas. acho então que deve ser comum como qualquer outro carro. medida de fechamento da frente  da roda com relação a sua parte de traz. assim como ;parece-me que o lado de cima do pneu é mais aberto que a parte que toca o chão. entenderam minhas dúvidas?

Re: medidas do camber ou seja as regulagens gerais da roda do simca.

Jorge, volte ao “Relação de Endereços - Peças, Componentes, Serviços e Literaturas – Simca” (http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Relacao-de-Enderecos-Pecas-Componentes-Servicos-e-Literaturas-Simca-td4109270.html). Em “MANUAIS DE REPARAÇÃO SIMCA”, para as simcas até 1963, baixe e descompacte o “Balanceamento e Alinhamento das Rodas”. São 17 páginas, sendo as 9 primeiras sobre balanceamento / equilibragem de rodas, hoje desnecessárias, pois nas lojas onde substituímos os pneus de nossos carros sabem o que fazer. Agora, para o alinhamento a coisa muda; os operadores precisam saber o que fazer e as instruções sobre veículos Simca não constam no micro do Alinhador. É um serviço manual...
As 8 páginas seguintes nos mostram o que fazer (página 10 até a página 17), faça cópia destas páginas e as entregue ao operador do equipamento, e ele não pode ser analfabeto.
Para um tufão, baixe e descompacte “Suspensão Dianteira”; é onde constam as informações que procuras.

SIMCA TEMPESTADE
esbrandes esbrandes

Re: Compra e Venda de Peças e Acessórios Simca

Boa noite amigos, possuo o Manual do Proprietário, Carnet de Garantia, Rede de Assistência Técnica Autorizada na capa original do Simca Rallye 1966 serie R46878, motor nº47809 vendido na Sigal em 1/04/1966 proprietária Rosacruz para venda no estado, o manual se encontra em boas condições, mas infelizmente a garantia e a rede autorizada estão um pouco manchadas, conforme fotos Aos interessados coloco-me a disposição via email esbrandes@hotmail.com ou cel 13 996093498
Att Eduardo

1 ... 3456789 ... 15