Dicas e Dúvidas

123456 ... 15
Peter Peter

Re: Calhas de chuva para Simca em inox

Valeu Alex,

Vou dar uma olhada lá. Muito obrigado pela dica. Acho que em breve a "enjeitada" estará rodando novamente. Hoje a tarde fui lá na oficina dar uma conferida e já estão montando ela. Mais uns 10 dias e espero estar rodando de novo. Aí só vai faltar refazer o interior. Mas pela fila que está lá no estofador, acho que vai demorar. Mas mesmo sem o interior pronto dá para rodar com ela tranquilamente.
ammatias ammatias

Re: Calhas de chuva para Simca em inox

Peter, apenas acrescentando, esses frisos das caixas de roda não saiam de fabrica na Chambord. Salvo engano, saia na Presidence.
Mas da um charme no carro.
Peter Peter

Re: Calhas de chuva para Simca em inox

Boa Tarde Alex,

Não sabia que estes frisos não eram originais de fábrica. Mas de qualquer maneira concordo com você, eles dão um acabamento mais requintado ao carro. No meu caso, como a preocupação nunca foi seguir os padrões originais, não vejo grandes problemas na utilização dos mesmos. O meu projeto (depois de pronto), vai estar mais para a Emisul 1967 do amigo Tato do que para uma Tufão original. Mesmo sabendo que estarei decepcionando muitos dos amigos aqui do forum; Inclusive você, pois sei que um dos seus sonhos  era um dia ver a "enjeitada", com as suas características revertidas para a condição original novamente. Os amigos que me desculpem, mas como já mencionei abertamente por diversas vezes aqui, infelizmente ou felizmente (sei lá), o meu gosto é pelos antigos modificados....

Peter Peter

Frisos da Caixa de Ar - Simca Tufão

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Boa Tarde Amigos,

Hoje venho aqui no intuito de solicitar a ajuda dos mais experientes em simca. Alguém tem aí fotos da fixação dos frisos de alumínio da simca Tufão. São os frisos compridos (externos) que estão situados logo abaixo das portas. Imagino que deva existir algum tipo de grampo largo, para fixá-os. A razão da minha pergunta é simples. O quebra cabeças dos frisos da minha Tufão está montado. Ontem acabamos de instalar todos os 22 frisos da carroceria. Agora só está faltando estes dois de alumínio. Os anteriores que estavam no carro, foram colados com fita dupla face. Mas eu gostaria de colocar uma fixação mais consistente e se possível original (já que o friso é 0 km). Eventualmente se alguém já tiver aprimorado o sistema original com alguma solução mais moderna, por gentileza me passe a dica.
ammatias ammatias

Re: Frisos da Caixa de Ar - Simca Tufão

Peter, é um grampo de metal. Não sei se tenho em casa, mas vou procurar. Se achar, tiro foto para você, pois é fácil de reproduzir.
Você poderia tentar algum "grampo" de plástico de friso de outro carro mais moderno que tenha a mesma espessura. O do Opala é mais fino e não serve.
guedes guedes

Re: Frisos da Caixa de Ar - Simca Tufão

Em resposta à esta mensagem postada por Peter
eu tenho um grampo para modelo, se interessar eu posso envia-lo para você copiar,não é dificil,eu ja fiz alguns
Peter Peter

Re: Frisos da Caixa de Ar - Simca Tufão

Esta mensagem foi atualizada em .
Boa Noite Alex e Guedes, grato pelo retorno. Se um dos dois puder me enviar a foto já ajudaria bastante. Eu na realidade estou tentando ver se de algum carro mais moderno serve. Mas caso não ache nada que sirva, iria tentar reproduzir o original.
Vasculhando agora a noite na Internet, achei estes aqui de baixo (Dodge); Quero crer que os da simca sejam semelhantes, mudando provavelmente apenas as dimensões:

rusiq rusiq

Dicas & Dúvidas

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por Leon
"EMBREAGEM"

Barukar -  Postado em 16/06/2009 00:09:00 - ForumNow
Tenho uma Simca Chambord Tufão 1966 V8. Acontece que estou precisando fazer uma adaptação no sistema de embreagem e gostaria de saber qual a melhor opção para uma adapção. Já recondicionei disco e plato e não ficou muito bom. Se alguem tiver alguma sugestão ficarei muito grato..

MARCELO - Postado em 16/06/2009 07:56:00 - ForumNow
Se você for mesmo adaptar, mas não quiser fugir muito da originalidade, posso te dizer que um amigo nosso colocou uma embreagem de Emi-Sul no Tufão. Ele me disse que apenas teve que fazer um trabalho na capa seca, tirar um pouco nela para fechar. A embreagem do Emi-Sul é mais forte.

Barukar - Postado em 16/06/2009 09:46:00 - ForumNow
Obrigado pela dica...
Mas acho que vai ser dificil achar uma embreagem da Emi-Sul!....
Eu estava pensando em fazer uma adaptação com algum sistema mais facil de encontrar. Se você souber de algum adaptação que utilize um kit de embregem mais facil de encontrar me avise... Obrigado.

gtx - Postado em 17/06/2009 02:01:00 - ForumNow
  a questão do dimensionamento da embreagem está ligado ao torque do motor. mas não adianta falar isto com o balconista. melhor pegar o conjunto e ir, ou a uma recondicionadora séria que coloque molas de igual pressão e alinhe o faceamento do disco com o do plato e volante, ou procurar algum sistema por furação, diâmetro e furo do entalhado identicos. aí, veja se o motor do sistema encontrado é compatível em cilindrada e potencia com simca aquilon.
talvez voce encontre de opala 4, com 2.5oo e 90 hp. não me lembro do torque, mas deve ser aproximado. coisas velhas se entendem.

MARCELO - Postado em 17/06/2009 07:32:00 - ForumNow
Sugeri do Emi-Sul apenas para te dar outra opção. Mas sem dúvida alguma a idéia do GTX é a melhor, coloque o conjunto debaixo do braço e faça um city tour em lojas e oficinas. Não se esqueça de considerar, além da furação e dos outros parâmetros recomendados pelo GTX, também da altura, para que a capa seca não esbarre nela na hora da montagem.

ammatias - Postado em 17/06/2009 08:58:00 - ForumNow
Certa vez o Guedes comentou comigo que o conjunto do Jeep Willys era parecido, mas não chegamos a confirmar. Vale à pena verificar.

rusiq - Postado em 20/06/2009 18:45:00 - ForumNow
Se o conjunto do Jeep servir, a Josewal 4x4 tem a embreagem em estoque.
Visite: http://www.josewal4x4.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=146
Se não servir, levante todas as dimensões da embreagem e consulte a Displatec Embreagens Especiais - http://www.displatec.com.br/produtos.asp?menu=produto
A Displatec é um fabricante de embreagens, mas atende o consumidor final.

8ba - Postado em 22/06/2009 05:10:00 - ForumNow
Barukar,
vou ver se tenho uma dando sopa na oficina e levo até ao meu fornecedor de embreagens para ver se ele tem uma igual ou se dá para fazer uma zerada.
Quantas fresas tem seu disco e qual o diâmetro. É de carvão o rolamento do colar?
E se tiver alguma outra informação que vc julgar pertinente...

Barukar - Postado em 22/06/2009 08:59:00 - ForumNow
Olá 8ba,
Não sei extamente quantas fresas tem o disco e nem o diâmetro... O rolamente é de carvão e está novo. O sistema é original da Simca Chambord Tufão 1966 V8 é não foi feito nenhuma alteração.

SIMCA TEMPESTADE
Raposao Raposao

Embreagem Simca

Amigos, Preciso de ajuda para montar a embreagem. Já montei e desmontei mais de uma vez. Não sei o que faço de errado eis que Adquiri kit novo, mas o carro simplesmente não dá embreagem. É como se o disco estivesse gasto. Alguém pode me informar como faço a regulagem? Obrigado.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Embreagem Simca

Raposão, mande fotos para que eu possa te ajudar melhor. Um aspecto importante: coloque a chapa de pressão em uma mesa e tire uma foto com a câmera ao lado dela, de forma que eu possa ver a altura da parte externa da chapa em relação àquela parte central dela que empurra o colar. Isso é fundamental. Se a altura das duas partes da chapa (anel interno e parte externa) estiver muito próxima, você não vai ter embreagem.

Isso me aconteceu com a minha ex-Chambord. Coloquei um conjunto O km, chapa e disco, e não dava regulagem de jeito algum. Custei a descobrir que o problema era a regulagem da própria chapa de pressão, certamente era um refugo que foi descartado e veio parar nas minha mãos.

loty loty

Re: Embreagem Simca

Raposão antes de desmontar confira se o colar está solto (não está empurrando a chapa de pressão) ou melhor enforcado, vc vai pegar o tirante que entra p/ dentro da caixa seca e tente ver se tem alguma folga nele, caso tenha esta folga e carro não se movimenta parte p/ a explicação do marcelo regulando as treís unhas da chapa.  Se o colar estiver preso(encostado na chapa) tente solta-lo com regulagem do tirante(tem duas regulagens), espero ter ajudado sds loty.
rusiq rusiq

Re: DICAS - EMBREAGEM

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Para a embreagem durar mais
Embreagens não têm vida útil definida. Podem durar mais de 200.000 km ou acabar em 5.000 km. Depende apenas de como é usada.

O grande inimigo da embreagem é o calor. Como calor só é produzido quando a embreagem está patinando, quanto menos ela patinar, melhor. Tenha isso sempre em mente. São inúmeras as situações em que a embreagem patina desnecessariamente:

- na aprendizagem de dirigir ou falta de habilidade para utilizá-la corretamente
- segurar o carro na subida por meio do motor
- arrancar em segunda marcha
- com carro quase parando, patinar a embreagem só para não passar a primeira
- andar com motor falhando e compensar falta de potência patinando embreagem ao arrancar
- arrancar rebocando trailer ou carreta e o motor não tem potência adequada
- trafegar com excesso de peso
- reduzir e não dar aceleração interina, deixando a embreagem patinar até o total acoplamento
- impor aceleração forte sem aliviar acelerador ao trocar marcha
- arrancar constantemente em rampas fortes, como as de garagem, de frente ou de ré

Nos Simcas é prejudicial para a embreagem aguardar o sinal verde com primeira engatada. O colar de embreagem não foi projetado para essa condição. Lembre-se, em vez de rolamento, o acionamento da embreagem é feito por um carvão, o chamado colar de embreagem, que se desgasta rapidamente se embreagem for usada dessa maneira.

Colar de Embreagem

SIMCA TEMPESTADE
Peter Peter

Re: DICAS - ADORNOS

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Boa Noite Amigos,

Estas fotos anteriores recuperadas pelo Rui, eram dos frisos e emblema V8 Tufão quando chegaram (quase um ano atrás). Estas aqui de baixo são fresquinhas tiradas ontem e com os frisos já devidamente afixados no veículo :

O fato é que os frisos realmente valem cada centavo gasto. O Sr. Adão faz um trabalho muito bom mesmo.
rusiq rusiq

Re: DICAS - ADORNOS

Peter eu juntei os tópicos, pois este é mais abrangente. Agora nos diga como vc fixou os frisos. Fez os grampos, utilizou algum de um carro atual ou colou-os com fita dupla face?

SIMCA TEMPESTADE
Peter Peter

Re: DICAS - ADORNOS

Boa tarde Rui,

Eu tentei utilizar alguma coisa de carro mais moderno, mas não encontrei nada que servisse. Como a minha caixa de ar não tinha furação nenhuma, optei por utilizar dupla face novamente, no intuito de minimizar eventuais erros de furação. Troquei algumas idéias com o latoeiro e ele achou melhor fazer assim, já que não tínhamos os grampos originais e nem as furações originais também. No outro tópico tem as fotos tiradas ontem, depois de tudo no lugar.
Diasdaniel Diasdaniel

Dicas & Dúvidas

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por Leon
Localização Número do Chassi na SIMCA 66

Boa noite,

Alguém poderia me informar onde fica localizado o número do chassi da Simca 1966?

Me desculpe por abrir um novo tópico para isso, mas é que não encontrei um tópico para dúvidas.

Desde já, Obrigado!

att.

Daniel Dias.
Simca66 Simca66

Re: DÚVIDA - Localização Número do Chassi SIMCA 66

Boa noite Daniel, os números de chassis da Simca ficam todos no mesmo lugar. No painel frontal (onde o radiador é fixado) do lado esquerdo (você de frente para o carro), mas há a plaqueta rebitada na parede lateral do motor (lado motorista). Espero ter ajudado.

Abraço
Simca66 Simca66

Re: DICAS - ADORNOS

Em resposta à esta mensagem postada por Peter
Parabéns Peter seu carro está muito bonito, faltando apenas um V8, kkkkkk. Eu também vou colocar todos os frisos originais na minha Emi Sul, inclusive das caixas de ar e roda.
Peter Peter

Re: DICAS - ADORNOS

Valeu David,

É, o V8 por enquanto só nos sonhos. Mais para frente com certeza ele deve ir para baixo do capô. Quanto aos frisos, não tem dúvidas, tem que pegar com o Adão mesmo.
alemao1 alemao1

Compras na França

Em resposta à esta mensagem postada por Leon
Palhetas

Pessoal ,voltando e com compras na França ....0Km .......
123456 ... 15