Dicas e Dúvidas

1 ... 567891011 ... 15

Re: Dicas e Dúvidas

Peter escreveu
...Esta Dourada MEX 1961, tem o motor original, ou melhor quase original. Na realidade o dono é mecânico e meio professor pardal então ele fez uma série de modificações em cima de um bloco original. Não vou entrar em detalhes, pois não sei tudo o que foi "melhorado", mas o circuito de arrefecimento sofreu extensas modificações assim como pistões, bielas e curso de virabrequim. Se eu não estiver enganado, este motor usa pistões de Escort CHT com bielas "emendadas". Ainda não vi o motor funcionando para avaliar o resultado das "melhorias" do projeto...

Lembro-me que ainda no fórum antigo fizemos algumas elucubrações sobre pistões: se não me engano, o pistão com o diâmetro semelhante ao usado pela Simca era o do VW 1.0 AT.

Biela emendada? Nunca ouvi falar, será que é algo comum de se fazer?

Fico pensando: num torno, cortar cada biela e já fazer um furo e rosca (com o menor passo possível) para instalação de um prisioneiro; unir as partes e soldá-las, procurando deixa-las paralelas o quanto possível. Mesmo assim, numa precisão "paquimetral" (o GTX preferiria remeter ao "calibre de Vernier"...), creio que diferenças de 1 mm a 2 mm poderiam ocorrer entre os comprimentos das bielas emendadas.

E não imagino por que modificar o curso do virabrequim, já que as bielas foram modificadas. De qualquer modo, estou curioso por mais detalhes dessas modificações.

Obrigado pela postagem, Peter. É um assunto muito interessante.

Re: Dicas e Dúvidas

Alemão, que bom. Apenas retificando, não são 3 calços, agora não lembro de cabeça se 2 ou 4.

Leon, esse é um trabalho de artista. Emendar bielas, nunca ouvi falar.

Sobre o curso do virabrequim, é fundamental. Foi uma das mudanças da linha Tufão, cujo virabrequim foi modificado para, digamos, "aproveitar melhor o embalo" causado pela explosão que ocorre no cilindro e transmitir com melhor aproveitamento a força dela.

Re: Dicas e Dúvidas

Bom dia leon,

Confesso a você que eu também estou bastante curioso para verificar o resultado final de todas estas modificações. Cada um com as suas idéias, mas honestamente eu jamais adotaria esta solução de "emendar" ou em outras palavras soldar as bielas..... Há quem diga que na primeira funcionada do motor, ele queria sair de dentro do cofre sozinho, de tanto que vibrava.... Eu não vi e portanto não posso afirmar nada. Depois disto o dono desmontou o motor novamente e levou o conjunto (virabrequim/bielas/pistões) para balancear. Aparentemente reduziu bastante a vibração. Mas fique tranquilo que em uma próxima oportunidade eu tento coletar mais detalhes deste interessante projeto

Irapuã Irapuã

Re: Dicas e Dúvidas

Bielas emendadas? Putz!!! É por isso que eu bebo!

Só acompanhando...

Re: Dicas e Dúvidas

Tem uns caras com espírito de aventura. Outros fazem como professor Pardal por falta de peças e de paciência para procurar. Tem um limite, a questão é descobrir qual seria esse limite.

Re: Dicas e Dúvidas

Em resposta à esta mensagem postada por Irapuã
Pessoal ,o botao do afogador fica ao lado esquerdo do volante no painel.
No Emisul se manteve ou alguma alteraçāo?o Emisul tinha afogador ?

Re: Dicas e Dúvidas

Hoje estou muito chato ,alguem tem uma foto do esguicho do parabrisa do Chambord 63 ?falo da borracha de dentro do carro que se pressiona ...preciso achar uma similar a minha " sumiu " ...

Re: Dicas e Dúvidas

Alemão, o Emi-Sul tem afogador e o comando dele fica no mesmo lugar.

O comando do esguicho não é de borracha, mas de metal. Vai a foto:

Bom ver que você está na fase dos detalhes, depois de tudo que ralou.

Re: Dicas e Dúvidas

é esta, porém como a peça é de metal, a denominação varia. se a operação de pressionar a bombinha for suave, livre, será esguicho. ao contrário, se pesada, com com curso áspero, metais se atritando e fazendo ruídos metálicos, nome muda: esguincho .

Re: Dicas e Dúvidas

Em resposta à esta mensagem postada por alemao1
Alemão, se servir a do fusca, no Mercado Livre tem. A partir de R$ 50 + frete...

Re: Dicas e Dúvidas

Pessoal ,uma duvida de " uso ":quem nao instalou as mangueiras de entrada de ar ,como faz em dias mais frios em que nāo e legal abrir os vidros ou ventarolas?o ar que entra pelas espias vem direto do cofre do motor?ou ninguem usa o carro em dias frios ?

Re: Dicas e Dúvidas

A melhor solução seria colocar as mangueiras e manter os comandos em "fechado".

Como você não colocou as mangueiras, basta deixar as portinholas fechadas. Nos nossos carros colocamos um feltro para que elas vedem bem. Tem que regular os cabos de aço porque assim você comanda a partir das alavancas horizontais do painel. Confira também as molas, se estão fortes o suficiente para manter as portinholas fechadas.

Resumindo: com ou sem mangueiras, mantenha as portinhas fechadas.
carlos jones goicocheia carlos jones goicocheia

RES: Encontro Nacional de Simcas - 2015

Marcelo

Tens noticias sobre borrachas dos quebra ventos??
Parece que li no fórum tempos atrás que alguém estava fazendo sob encomenda..procede??

abraços
Wessel Wessel

Re: Encontro Nacional de Simcas - 2015

Esta mensagem foi atualizada em .
Carlos,

Na restauração da minha Simca eu utilizei as borrachas da ventarola do Fiat
147. Foi necessária uma pequena adaptação, mas ficou muito bom.

Att.

Frederico Wessel

carlos jones goicocheia carlos jones goicocheia

RES: Encontro Nacional de Simcas - 2015

Esta mensagem foi atualizada em .
Wessel
Agradeço muito suas informações.
As minhas ainda estão “usáveis”, estou querendo me prevenir.
Vou cassar estas do 147.
Tens algum local que vende?
abraços

Wessel Wessel

Re: Encontro Nacional de Simcas - 2015

Acabei comprando as ventarolas inteira​s no ferro-velho, mas acredito que seja fácil de achar em lojas ou mesmo na internet.
Comprei a ventarola inteira para colocar do lado da ventarola da Simca e ver certinho tudo.

Re: Dicas e Dúvidas

Entendi ,acho que vou colocar " a " mangueira porque meu motor é Emisul ,porque em dias frios com janelas fechadas ainda existe como renovar o ar do interior .
Ultima dúvida ,como a mangueira fixa na grade frontal ?

Re: Dicas e Dúvidas

Em resposta à esta mensagem postada por carlos jones goicocheia

Borracha Guarnição Quebra Vento Fiat 147, à venda no Mercado Livre por R$ 30,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-644287580-borracha-guarnico-quebra-vento-fiat-147-83-ld-_JM

ou na Borrachas da Duque, por R$ 85,00 o par.
http://www.borrachasdaduque.com.br/lojavirtual/produto/Fiat-147-%252d-Borracha-do-Quebra-Vento-%252d-Par.html

Re: Dicas e Dúvidas

é, meus amigos, tudo que tem nome de duque nestes tempos de petrolão é superfaturado ...

Re: Compra e Venda de Peças e Acessórios Simca

Pessoal amanhã vou até o Trovão olhar as peças de Simca,se alguém quiser que eu olhe algo específico me avise.
1 ... 567891011 ... 15