Simca, a restauração!

Re: SIMCA

marcelo,
os primeiros simca vieram, efetivamente com diferencial mais longo, para a europa. depois, quando se iniciou mexer nos motores para ter mais torque, a providência artificial, além de melhoria no coletor de admissão, foi encurtar a relação do diferencial. isto foi na 1a. série de 1961.

Re: SIMCA

Bem lembrado, Nasser. Eu não tinha certeza. Agora que você falou, fui conferir no texto do site e eu tinha colocado a informação lá, só que a informação que eu obtive fala na 2ª série de 1961.

Isso aumenta um pouco as chances de o nosso Alemão melhorar ainda mais o carro dele. Nunca andei em um carro com motor Emi-Sul e diferencial longo, deve ser bem interessante.

A memória anda mesmo falhando. Ainda bem que temos Poços de Caldas pela frente, para um bom e merecido descanso. Não vejo a hora de estar lá e ver um monte de Simcas perfilados, amigos que há muito a gente não abraça. Vai ser um ótimo descanso para a mente.

Re: SIMCA

Hoje trouxe a prova do tumulto que o Simca causa ate entre os profissionais .
Freios Presidente em Porto Alegre e uma oficina tradicional e bem grande .
Tem pelo menos 10 eleva car e o dono ,inteligentemente ,reserva o ultimo ( mais distante da porta ) para colocar os antigos ( um por semana) para nāo chamar muito a atençāo.
Com o Simca nāo foi diferente ,mas nāo bastou esconde-lo ,precisou de um aviso e segundo ele ,adiantou mais ou menos ....rsrs

Re: Simca, a restauração!

Se alguem ainda nāo viu ,o  hodometro da Simca funcionando ,ou melhor sendo reparado.
Como sempre ,dos 4 Velocimetros que tenho ,em um so o eixo sem fim esta intacto com os dentes da cremalheira .
Como sempre digo ,quem tem 5 peças iguais tem UMA boa ...

https://youtu.be/9mCbP4W1D9I

Re: Simca, a restauração!

Alemão, muito legal isso. Eu nunca tinha visto um odômetro na banca de testes. Pena que não filmou o mecanismo, eu sempre quis saber como fazem isso.

Essa foi boa: quem tem 5 peças Simca iguais tem uma boa ...

Isso se der certo, pois várias delas não são intercambiáveis. Cansei de falar isso com o Roberto, meu irmão, e o Loty, que tanto me ajudou. Eles riam de mim, mas quando foram mexendo mais nos carros concordaram.

Um dia até o José Nilton, engenheiro que trabalhou na fábrica, brincou: disse que a linha de montagem ia passando com os carros, os caras pegavam as portas e colocavam pra ver se servia, no melhor estilo "essa não serve, essa não serve, essa serve".

Claro, é brincadeira. Mas o fato é que muitas peças não são intercambiáveis, embora sejam aparentemente iguas e com o mesmo número de catálogo. Muitas vezes acontece de a gente ter que dar uma ajeitada.

Re: SIMCA

Em resposta à esta mensagem postada por alemao1
O cara é organizado, fez a parte dele. Agora, se colocasse mais perto da porta ia chamar mais clientes.

Re: Simca, a restauração!

Marcelo ,para ter ideia o meu velocímetro e Jaeger,os 2 reservas desmontados também e quem salvou pátria foi o Horasa(Tufão ) que estava íntegro.
Aliás ele tem no display"aquece",para que servia ?

Re: Simca, a restauração!

Para aquecer ...

A Présidence e a Rallye Especial vinham com um dispositivo que ficava pregado na parede de fogo, no mesmo lado da bateria. O Esplanada também (não sei se em todos os anos). Era um radiador com ventoinha que a fábrica chamava de "sistema de climatização", tem um motorzinho que o motorista aciona puxando a mesma alavanca que no seu carro só corre de um lado para o outro. Esse radiador é alimentado pela água quente que vem do motor.

Lembre-se que o carro era feito na Europa, então tinha esse dispositivo para combater o frio. Os primeiros Simcas vinham com um papelão que ficava no radiador, para a água não congelar. Pense isso em um país tropical, os carros devem ter fervido na rua direto e esse papelão logo foi retirado de linha.

O pessoal de Curitiba me contou uma vez que fizeram um bate e volta até Águas de Lindóia. De madrugada, estava tão frio na estrada que a água do radiador começou a congelar, então tiveram que colocar um papelão na frente dele.

Re: Simca, a restauração!

E eu que achava que o " climatizador " era um ventilador ,para " esfriar " o clima ...
Abaixo as fotos do Horasa ,que pela velocidade era de Tufāo e entāo de uma Presidence ou Rallye.

Re: Simca, a restauração!

Alemão, o climatizador já está instalado na minha Présidence, mas eu nunca utilizei. Acho que ele somente aquece mesmo.

Todos os 4 modelos da linha Tufão marcavam 180 km/h: Chambord, Jangada, Rallye e Présidence.

No seu carro é uma questão interessante. Pelo ano, você deveria colocar velocímetro marcando 160 km/h, pois foi isso que prevaleceu nos 4 modelos antes do lançamento da linha Tufão.

Mas pelo motor você deveria colocar 180 km/h.

Re: Simca, a restauração!

é Marcelo ,meu carro e " hibrido " mesmo...
 Eu tentei deixar tudo no padrāo 1963 ,fora claro o Emisul ,por isso meu velocimetro marca ate 160 km/h e é marca Jaeger.
Este Horasa ai de Tufao so me " emprestou " o eixo sem fim ,com a coroa na ponta que avança o Hodometro.
Alias papo para os tecnicos da Simca:4 velocimetros eu tenho(3 Jaeger e 1 Horasa)so o eixo sem fim do Horasa com a coroa inteira ...sinal que foi uma melhoria tecnica no padrao ?
E mais ,botāo direito do Hodometro ,so gira em um sentido para acertar KM ....3 dos meus Hodometros estavam com a " mola " interna quebrada ,porque alguem tentou girar para o outro lado..defeito recorrente?
Acho que esse bate papo vai ser interessante .....

Re: Simca, a restauração!

Alemão, acho que em 1963 já era Horasa, o Jaeger não durou muito na linha Simca. Com certeza foi um item que entrou para que a Simca atingisse o índice de nacionalização exigido pelo GEIA e por isso o francês caiu fora cedo.

Hoje passei o dia inteiro revisando um velocímetro O km para a Jangada. Apesar de novo, tinha alguns problemas, imagino que era refugo, mesmo porque não tem o famoso "OK" na carcaça. Fiz alguns implantes tirando uma ou outra peça de outros.

Penso como você, com o tempo foram implementando melhorias. Tem algumas diferenças entre os anos, como os parafusos que prendem a carcaça e o tipo de letras, pois as letras dos mais antigos são mais bordadas, depois foram ficando mais grossas.

Não cheguei a mexer na coroa, como você, mas se você viu isso certamente foi um melhoramento também.

Faça um teste com o seu carro: ligue o GPS e confira a indicação de velocidade. Depois me fale.

O botão direito é isso mesmo, para zerar só vai em um sentido para acertar a KM. Acho que o pessoal forçava mesmo.

Como está o seu acrílico que fica na frente do odômetro? Ele é mais grosso e costuma embaçar, algum processo do próprio material que faz com que ele não fique mais transparente, à noite isso dificulta pra caramba para enxergar os números porque a luz bate e reflete com distorção.

Re: Simca, a restauração!

Carro bonito vira propaganda ....

Re: Simca, a restauração!

Ficou bonito mesmo, Alemão. E bem acompanhado. O seu carro é de classe internacional. Acho que você ficou mesmo satisfeito porque o serviço foi bem feito.

Re: Simca, a restauração!

Para quem ainda nao tem um ,recomendo.
Sexta feira meu alternador pifou e isso foi um santo remedio.
Tamanho um pouco maior que um Celular ,pode dar ate 20 partidas sem recarregar.

Re: Simca, a restauração!

onde se compra ? e $ ?

Re: Simca, a restauração!

Re: Simca, a restauração!

Incrível como o mundo muda rápido. Tenho um carregador de baterias e auxiliar de partida daqueles tradicionais, uma caixa pesada sobre duas rodas que travaram de ferrugem e fico arrastando pela oficina. Funciona muito bem.

Mas vendo isso me sinto quase um dinossauro.

Levar um desses no carro em uma viagem é tudo de bom.

Ótima dica.

É o nosso Alemão anos à frente em termos de tecnologia.

Re: Simca, a restauração!

marcelo, modus in rebus.
este que você tem, e o museu também, usa uma bateria caterpillar capaz de dar partida em 30 caminhões scania - e ainda acha graça. este outro, tamanho tablet, é coisa de moça. se o carro não pegar, não creia que ele será adjutório à altura. serão dois enguiçados.

Re: Simca, a restauração!

Ué, então é propaganda enganosa?
1 ... 3456789