SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

1 ... 45678910
Leon Leon

SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

De um blog neozelandês:

Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por gtx
Comentários para mensagens postadas na pg. 01
Peter, além disso, até 63 a indicação era de 160 km/h, mesmo para as Rallye e Présidence.

Rui, essas fotos de época são simplesmente espetaculares!

Gente, vejam que maravilha, do Simca Car Club Austrália:
Ciquem AQUI ou na foto.

Leon Leon

Re: Venda e Compra de Simcas

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Simca Tufão 1964, veículo baixado na década de 80, guardada a mais de 30 anos, chave original com chaveiro original da marca, motor funcionando, não queima óleo, caixa e diferencial bons, precisa de reparos na lataria, possui todos os vidros, bancos, painel, veículo ótimo para retirar peças.
Este veículo participou de corridas na década de 70.
Lages/SC - Alexandre - (049) 99340121

Leon Leon

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Transcrevendo o comentário sobre duas versões do Vedette francês:

Two V8 Simcas that never saw production (and this is really a shame !) :
a pillar-less version of the Chambord, developed and tested in 1958 and a top luxury Presidence version, bodied as a two-door convertible. Two were made. The french coachbuilder Chapron was involved in the finishing of the interior, but not in the styling and the construction, which were a in-house Simca realisation.

http://www.coachbuild.com/forum/viewtopic.php?f=410&t=6016

Ainda, segundo o sítio CAAPY – Collection de l’Aventure Automobile à Poissy, Chapron fez duas unidades do Presidence com duas portas, para um governador de província ultramarina (notem que o comentário acima diz que estes carros foram feitos pela Simca, cabendo a Chapron apenas a finalização de seu interior), e outras duas com quatro portas, para uso de De Gaulle: French coachbuilder Chapron built two 2-door Présidence convertibles for a governor of one of the French colonies. Chapron had another order the next year, to build two four-door convertibles for the French President Charles de Gaulle.
http://themotor.net/?p=9857
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

Mas que interessante esse Chambord sem colunas, Leon.

Eu nunca tinha visto, nem mesmo cogitado sobre isso.

Acho que o visual ficou muito agradável.

Sobre o conversível, veja abaixo o que disse um amigo francês. Bate com o que você informou:

"According to my information, this car (and another one) were built by Simca (Nanterre Division instead of Poissy where the Vedette were usually assembled).

Only the paint job and the leather interior was made by Henri Chapron.

You can see the Chapron's badge on the front fender.

One was black with black soft top, the other one was dark grey metallic with black soft top".
Leon Leon

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

Sem colunas... 'magina o que o bicho torcia! Acho que, para a foto, posicionaram o carro e só depois instalaram os vidros...

Sobre o conversível duas portas, fantástica essa sua informação sobre as cores! Tenho algumas reservas com informações da internet, um boato começa a ser replicado e logo torna-se verdade; porém, parece-me procedente a história de que apenas dois desses foram fabricados. Mas ainda não achei nenhuma pista sobre o tal "governador de colônia" que os teria encomendado, o que me faz desconfiar um bocado de sua veracidade.
gtx gtx

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

quais as colônias francesas da época ? marrocos ? outro africano ? haiti deixou de ser quando ? guiana ? a parte francesa do canadá tinha autoridade deste país ?
rusiq rusiq

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

Esta mensagem foi atualizada em .
Simca "chapa preta" francês. Lá como cá, muito descaracterizado.

SIMCA TEMPESTADE
Leon Leon

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

Em resposta à esta mensagem postada por gtx
GTX, cheguei a ler nalgum sítio menções desse tal governador como de colônias da África ou Ásia, mas a Wikipédia diz que, à época desse descapotável (1959), a colônia da Ásia - Indochina - já era independente; na África eram elas (com a data de independência entre parêntesis):

Marrocos (2 de Março de 1956)
Tunísia (20 de Março de 1956)
Guiné (2 de Outubro de 1958) |||||||>1959>||||||||
Camarões (1 de Janeiro de 1960)
Togo (27 de Abril de 1960)
Senegal (20 de Junho de 1960)
Madagascar (26 de Junho de 1960)
Benin (1 de Agosto de 1960)
Níger (3 de Agosto de 1960)
Burkina Faso (5 de Agosto de 1960)
Costa do Marfim (7 de Agosto de 1960)
Chade (11 de Agosto de 1960)
República Centro Africana (13 de agosto de 1960)
República do Congo (15 de Agosto de 1960)
Gabão (17 de Agosto de 1960)
Mali (22 de Setembro de 1960)
Mauritânia (28 de Novembro de 1960)
Argélia (5 de julho de 1962)
Comores (6 de Julho de 1975)
Djibouti (27 de Junho de 1977)

Na África, ainda hoje as ilhas Reunião seriam um departamento francês.

Repare que a maioria desses países tornaram-se independentes à época da fabricação do conversível: penso que seria "pouco saudável" para um governador dessas colônias desfilar em carro aberto, considerando o comportamento dos separatistas que, ostensivamente ou não, eram de certa forma estimulados pelo próprio De Gaulle... lembro-me que, há algum tempo, comentamos sobre isto aqui no fórum, inclusive que alguns militares contrários ao general (em especial na Argélia) acabaram por refugiarem-se na Simca, assunto que você conhece melhor que eu (Victor Sapin-Ligneres)... uma coisa puxa a outra e voilá: http://www.stephanieperinatal.com/

Ah, sim, o Simca descapotável... cheguei até à filha do Victor Sapin-Ligneres, estabelecida no Brasil, mas a nenhuma pista concreta do Simca. Entretanto, num livro (La Guerre d'Algérie 1951-1962) vê-se que o Victor chegou à Argélia como diretor financeiro da Simca e do Banco de Paris... seria ele o "mecenas" ou mesmo o intermediário do Jacques Massu, que talvez fosse o tal "governador de colônia" que teria encomendado o conversível? Especulações...
rusiq rusiq

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

Leon, e a Guiana Francesa? Atualmente, é uma região da França em igualdade com as demais, sendo o único território da União Europeia na América do Sul continental.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Guiana_Francesa

SIMCA TEMPESTADE
Leon Leon

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

Sem dúvida, Rusiq, a Guiana Francesa seria uma possibilidade... é que me limitei a desenvolver o raciocínio que li nalgum lugar, creio que num fórum francês, remetendo a colônias na África e Ásia. De cara, fica evidente que não poderia ser na Ásia, já que os franceses deixaram a Indochina no início da década de 1950.

A partir daqui, só elucubrações: quem seria o governador com tamanho prestígio e poder que poderia fazer o fabricante de um veículo (estou confiando na informação de que o Chapron apenas deu seu "toque final" no carro, à semelhança da finalização extra-fábrica dos Escorts e Kadetts conversíveis brasileiros) construir uma versão especial, algo que nem o General conseguiu, já que os conversíveis 4 portas foram construídos pelo Chapron?

Racionalmente, é difícil acreditar em certas coisas, mas em minha vivência próxima a um ambiente político tive chances de ver tantas mesquinharias... o De Gaulle era conhecido por sua evidente preferência pelos Citroëns, portanto não me surpreenderia se ele (ou seus acólitos) tivesse tido a ideia de encomendar os conversíveis para provar algo como "o meu tem quatro portas, o seu tem só duas" ou "o meu foi feito inteirinho pelo Chapron, o seu foi só a pintura"... ainda mais quando isso não é pago pelo próprio bolso... Aliás - tergiversando - não tenho uma convicção sobre o De Gaulle, se ele era um visionário ou um arrogante fanfarrão.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

Esse é bonito demais!

rusiq rusiq

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

1959 Simca Vedette Beaulieu Sedan
$ 500,00 (quinhentos dolares australianos)

Gumtree

SIMCA TEMPESTADE
gtx gtx

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

ideal para o rubem hay, que anda se coçando para recomeçar, em especial faze-lo com algo absolutamente exclusivo, como uma versão beaulieu com direção à direita.
isto dá uns R$ 1.250, mais frete ao porto; transporte brasil; liberação; pilantragens dos despachantes nacionais, despesas inventadas, declarações fajutas, imagino fique  nuns r$ 15 mil. com gente séria, menos.
taca-le pau rubem
rusiq rusiq

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

Gtx, vc enviou um e-mail ao Rubem Hay citando esta Simca australiana? Lembre-se, o Rubem não participa deste fórum.

SIMCA TEMPESTADE
gtx gtx

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

temos que resgatá-lo. como dizer-lhe para se manifestar aqui ?
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

Sem dúvida essa empreitada tem o tamanho do Rubens.

Rusiq, entendi que esse carro foi fabricado na Austrália, mas ele está lá?
gtx gtx

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

simcas vedette foram montados na australia ?

rusiq rusiq

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

Quem poderia dar detalhes deste carro seria o Vinny. presidente do "Simca Car Club of Australia" e membro deste fórum.

SIMCA TEMPESTADE
gtx gtx

Re: SIMCAS, DAQUI E DE LÁ...

fui olhar e na australia montaram-se os aronde, não os vedette.
1 ... 45678910