Projeto Custom - Simca Tufão 1965

1234567
Michel Michel

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Caro amigo, gostaria de saber se conseguistes a borracha do quebra vento também .Preciso da mesma. Grato e um abraço . Euclécio
Michel Michel

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Em resposta à esta mensagem postada por Peter
É a borracha do quebra vento da Tufão 1966. Grato Euclécio
Peter Peter

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa noite Euclécio,

Acabei de postar uma mensagem sobre isto no outro tópico. Compra tudo na Atlas Borracenter em SP. Mas estas borrachas do quebra vento e do vidro fixo da porta traseira não vai achar. Só se alguém tiver estoque antigo. Já ouvi dizer que dá para adaptar as borrachas do quebra vento do fiat 147, mas como também não encontrei estas do Fiat, não sei te dizer se dá ou não para fazer a modificação. No passado alguém já havia sugerido um conhecido que estaria disposto a fazer uma matriz para produzir estas borrachas, mas nunca mais ouvi falar nada sobre o assunto, acho que não foi adiante. O endereço da Borracenter eu postei no outro tópico que você abriu aqui no forum. Precisando de qualquer coisa é só dar um alô.
Abraços,
Michel Michel

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Em resposta à esta mensagem postada por Michel
Já falei com o Sérgio da Atlas Borrachas e consegui canaletas, pestanas e borrachas das portas. Obrigado pela dica e aproveitando o espaço gostaria de saber das alavancas de abertura das portas internas e manivela dos vidro do Tufão. Onde encontrá-las caro amigo Simquista ? Um abraço ... Euclécio
Peter Peter

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa noite Euclécio,
estas maçanetas internas e externas, tem que procurar no mercado livre. Já vi alguns anúncios por lá.
Abraços,
gtx gtx

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

peter,
encontrei um velho amigo engenheiro e convidei-o a frequentar esta sociedade ilimitada. tem simca e com ele já rodou mais de 200 mil km. e fala a sua linguagem: mantém a suspensão frontal original, mas trocou o motor por outro ford - 2.3, aplicou-lhe injeção e turbo bb 4-53. caixa de alfa, diferencial de maverick, suspensão traseira four links. sua turma. para os da originalidade, implementou alguma facilidade no amortecedor dianteiro.
espero, apareça. nasser
Peter Peter

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa noite Nasser,

Notícia alvissareira esta ! Agora fiquei curioso. Tomara que ele realmente apareça, pois teremos muitas coisas a compartilhar.
Abraços
emisul67 emisul67

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Peter, inscrevi-me no Forum hoje pela primeira vez apesar visita-lo faz tempo e de ter praticamente nascido gostando de Simca. Inicio com este primeiro post sobre teu "verdinho". Este teu carro já foi meu um dia. Só rodei com ele no dia da compra em 1993. Tenho fotos dele antes da reforma, quando ainda era totalmente branco e de chapas amarelas. Eu fui o culpado deste carro não ter mais certos itens originais que retirei para colocar em outro carro, como os bancos inteiriços, e o tablier do painel com a grade do rádio. Era jovem, "duro" e este junto com o 1964 que ficou comigo foram os primeiros carros que tive. Preferia ter ficado com este que era muito íntegro de carroceria, mas não tinha condições financeiras de mexer na mecânica também. Ambos tinham motor e câmbio Opala, mas o 1964 pelo menos andava. Este último era ótimo de mecânica mas horroroso de carroceria e detalhes.Era pintado de vermelho Bonanza GM 1982, tinha volantinho Wega, rodas Mangels bregas e cromadas, e outros detalhes pavorosos. Foi me feita uma "proposta indecente", A funilaria e pintura e consequente "desentortamento" deste 1964, sairiam "de graça" em troca deste que está com vc, mesmo sem as peças que eu tinha retirado, os bancos, coluna de direção com trambulador de tres marchas( não tinha "bala" para voltar a mecânica original e para deixa-lo o mais próximo disso eu ia trocar o câmbio 4 marchas Opala por um de 3 e foi aí que eu me equivoquei como explicarei em próximo post.). O Paulo Guilherme disse que não ligava para originalidade já que queria fazer um hot. Foi tudo burrada minha na época. Hoje seguiria outro caminho. Na ânsia de fazer o que ficou comigo ficar o mais próximo do original abri mão deste que era meio caminho andado. Bem uma coisa de bom nesta história é que realmente salvei o 64 de ir para o ferro velho, e que com os dois lado a lado na pequena e simples oficina do Paulo, desmontados e com a pintura removida fui convencendo o Paulo a desistir da idéia de hot e ajudei ele a comprar parte do que eu tinha retirado. Os bancos não teve jeito, ele na época adorou os individuais, e a tapeçaria foi escolha dele. O que ficou comigo não tive como terminar do jeito que queria e vendi muito barato com a funilaria e pintura prontas mas desmontado , justamente por ter tentado voltar o bendito cãmbio para a coluna. O carro andava direitinho podia ter deixado isso para depois e fui mexer no vespeiro. Queria muito a originalidade no meu mas tomei uma decisão errada atrás da outra, coisas que não faria hoje, como por exemplo, peguei um catálogo da wanda com as cores originais e escolhi Azul Noturno /Platina na capota e entre os frisos laterais antes de remover a tinta e constatar que debaixo de várias camadas de outras cores, a cor original era a bela combinação Oliva D'ouro capota Absynto metálico, etc. Bem no fim fiquei feliz por pelo menos o Paulo ter me ouvido e ter deixado o 1965 pelo menos com o externo próximo do original e também por saber que está em boas mãos. Caro Peter pode ter certeza de uma coisa, a estrutura deste 65 que está com vc é impecável. Ele era muito íntegro. Quando eu postar as fotos vai perceber isso. Abraço.
Peter Peter

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Bom dia Emisul67,

Muito legal poder resgatar mais uma parte da história desta minha simca. De pouqinho em pouquinho, eu vou montando o quebra-cabeças. Se você puder fazer a gentileza de me enviar as fotos que você tiver do carro para o meu e-mail (hotstude40@uol.com.br), eu lhe agradeço. Deste modo eu consigo enriquecer o álbum dela, contando a história desde o seu princípio.
Hoje você tem outra simca com mecânica FORD OHC 2.3, conforme o GTX mencionou? Tem fotos e detalhes do projeto? Ah, a propósito, seja muito bem vindo ao forum !
Abraços,
emisul67 emisul67

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Olá rapaz!!! Só vi teu post hoje (terça feira), vou ver se consigo mandar agora mesmo as que tenho aqui no computador. Tenho várias outras, mas não tenho scanner, tenho que fazer isso num lan. Sobre a Simca 2.3 OHC Ford, não é minha, quem me dera, e estou muito curioso a respeito assim que aparecer fotos aqui me envie e mail certo? Meu e-mail é rsimca67@ig.com.br.Vou mandar umas fotos da 64 que vendi sem terminar e foi feita também pelo Paulo, ao lado da tua ao mesmo tempo e na mesma oficina, a que ficou com alguns ítens que "surrupiei" da atualmente sua (com algum arrependimento, repito). Vou mandar o antes com ela ainda horrível, com acessórios e interno ídem, batida, com a pintura em esmalte sintético vermelho Bonanza e o depois com ela récem saída da pintura na tonalidade Azul Noturno VW 1980 equivalente mais próxima do Azul Sombra da Noite original e prata VW(não lembro qual) equivalente ao Platina originais da linha de 1964 a 1966. Eu era muito jovem quando compramos estes carros que na verdade eram para meu padrasto. Primeiro veio a vermelha ainda bonitinha, mas ordinaria e.....brega. Era 1992 e meu padrasto cismou de uma hora para outra próximo aos 40 anos que queria ter um carro antigo e compartilhava comigo o gosto por Simca. Queria algo barato para começar e eu sabia desta, sabia que era mal feita, mas não ao ponto que descobrirmos o quão feita "nas coxa" era perdão o termo. Na época ainda podia-se comprar carros como este a preços acessíveis e a vermelha saiu por 2500 dólares. Após a empolgação descobrimos massa, mais massa.....mais massa, longarinas comprometidas, portas que não alinhavam e não fechavam direito, mas pintadinho recente, a mecânica de Opala redondinha e confiável, pelo menos isso como o vendedor prometeu, o vermelho reluzente as rodas Mangels cromadas e a tapeçaria com tecido do XR 3, meu padrasto foi com a cara dele e foi levando , Até que um dia deste apareceu este que está com vc, dica de um amigo, estava no tradicional bairro da Penha em São Paulo e ficava na rua. Este estava no meu jeito, velhinho sim mas íntegro, muito íntegro, de lata, de alinhamento, peças, estava tudo lá, calotas, frisos( os que faltavam vieram soltos ), volante ressecado mas original, banco dianteiro inteiriço e apesar do cambio no assoalho de opala, o trambulador Simca na coluna ainda esta.Em suma minha cara, porém a mecânica de Opala era velha, o motor queimava óleo e foi adaptado no Simca por que estava num canto da oficina e era alternativa melhor ao original que tinha parado de vez fumando muito. Convenci meu padrasto a comprá-lo para juntar o que este tinha de melhor com a mecânica do vermelho e fazer enfim um carro bom completo, mas ele já tinha se apegado ao outro e comprou este pela pechicha, 500 dólares, acredite. O motor e o câmbio originais vieram no porta malas, mas como não tinhamos como guardar deixei na firma de um amigo e ficou tanto tempo lá sem que eu pudesse pegar que ele me deu um ultimato, ou eu buscava ou ele entregava para a carrocinha o que eu não pude evitar. Aí está um pouco da história destes carros que passaram para mim após meu padrasto ter uma das vistas comprometida com um deslocamento de retina. Fiz o que pude, o Paulo fez o que pode, pois na época sua oficina era mínima e ele estava começando. Não sabe a felicidade que tenho de ve-lo em tão boas mãos, como vc melhorou tudo o que sempre sabia que devia ser melhorado. Também acho que parta ser perfeita tem que voltar a bater um V-8 embaixo desse capô, mas vá com calma, vc otimizou o confiável Opala 4 cilindros, mal ou bem o moptor "diferente" mais instalado em Simca em décadas passadas e apesar da falta do GRRRRRRRRRRRRRR do V-8 se é que me faço entender é de facilidades e eficiencia comprovadas além de reversível. Ficou bom demais e limpo, as Magnum perfeitas, ficou lindo!!!Meus parabéns. Veja no ML, meu ex azulzinho está a venda, não aproveitaram o trabalho como vc, continua inteira mas montaram de qualquer jeito para vender e...caro. Faz mais de ano e meio que está no ML. Exagerei hoje não amigos? Peço perdão mas foi em boa causa para nosso amigo Peter saber um pouco mais sobre sua verdinha. Esta semana conto mais detalhes e coisas pitorescas sobre ele. Abraço!
Peter Peter

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa Tarde Emisul67,

Muito legal reviver estas histórias do passado. Aliás, esta é uma das facetas interessantes deste nosso hobby, pois normalmente um carro antigo sempre tem algum(s) fato(s) pitorescos relacionados a ele. Para mim especialmente, é muito interessante ouvir estes seus relatos, já que agora o carro está comigo. E por incrível que pareça, este carro acho que estava predestinado a cair nas minhas mãos. A cerca de uns 3 ou 4 anos atrás (talvez um pouco mais que isto), quando a "verdinha" ainda estava com o amigo Alex Matias aqui do fórum, eu vi o anúncio de venda em algum site e fiz contato. Chegamos a ensaiar algum tipo de negociação, mas na época eu tinha um veículo "normal" para incluir no rolo, mas que acabou por não interessar ao Alex e a negociação não foi adiante. Depois disto ela foi vendida ao Paulo Araújo (RJ), de quem eu acabei comprando anos mais tarde.
Quando você tiver disponibilidade, por gentileza me envie as fotos que eu tenho interesse nelas. Fique a vontade para reltr outras histórias relacionadas a simca, pois els serão empre bem vindas.
Abraços
ammatias ammatias

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Muito legal reunir as histórias dos antigos donos da verdinha.
Emisul67, nos conhecemos no Encontro da Luz quando eu ainda estava com a Simca verde. Eu tenho umas fotos dela ainda branca na oficina do Paulo, que o Ferraresi me passou e repassei ao Peter.
Sem dúvida devemos ficar felizes porque ela está em boas mãos. Eu não fiz o que queria fazer, pois no meio do caminho surgiu a preta original e depois a Emisul para restaurar, o que me obrigou a vender a verde. Meu projeto era deixá-lá original e cheguei a fazer o motor para colocar nela, mas reconheço que o Peter está fazendo um trabalho espetacular. Ela está linda. Estou curioso para ver o interior novo.
Emisul67, eu não sabia que a azul que está no ML foi sua.  O Mancha queria comprar a verde quando coloquei a venda e cheguei a estudar pegar um carro dele na troca. Quase que as duas voltavam a ficar juntas!

Peter, você já tinha comentado que tinha entrado em contato comigo quando anunciei a verde, mas realmente não me recordo. ela tinha que ser sua mesmo!

Abraços
Peter Peter

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Bom dia Alex,

Eu não lembro exatamente as datas, mas se não estiver enganado, na ocasião eu tinha um Gol GTS 1994 e troquei alguns e-mails com você para avaliarmos a possibilidade de negociação dos carros. Eu só fui descobrir que o carro era o mesmo, pois o Paulo havia me enviado várias fotos da simca e algumas eram as mesmas que você tinha me enviado anos antes. O destino as vezes nos prega algumas peças interessantes. Assim como você, também estou muito curioso para ver o projeto concluido. Ela já voltou a funcionar e continua na fila do estofador. Haja paciência..... MAs o serviço do estofador é excelente e por esta razão acabo por "suportar" esta longa espera. Em breve mais fotos.
Abraços,
Peter Peter

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa Tarde Confrades,

Depois dos contratempos ocorridos com o vazamento de água do cabeçote e decorridos praticamente 30 dias, a "verdinha" está roncando saudavelmente outra vez. Como encontrei uma certa dificuldade para achar um cabeçote a alcool em bom estado para fazer as modificações desejadas, acabei optando por colocar devolta o meu cabeçote a gasolina mesmo. Em função do comando ligeiramente mais esportivo que o original, o mapa da injeção precisou de alguns pequenos ajustes, mas agora me parece que está tudo ok. Por hora chega de mexer na mecânica. O carro continua lá no estofador na fila, mas me parece que na próxima semana ele entra na linha de produção (assim espero....). A agonia está grande para ver o serviço concluído. Terminando o interior, acho que posso dar o projeto por encerrado. Abaixo um pequeno filme do motor funcionando já com o comando novo e uma foto atualizada do cofre do motor. Como não consegui inserir o filme diretamente, segue o link:

 http://youtu.be/KxWbFGjMD5U

Leon Leon

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Peter, bom ver a Verdinha de volta à ativa! Espero (com quase certeza) que os ganhos com o uso do álcool não fossem tão significativos, logo o desempenho com gasolina será bastante satisfatório.

O estofador a que você se refere deve ser o Gebien, correto? Depois nos dê um retorno sobre o serviço.

Grande abraço!
Peter Peter

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Bom dia Leon,

Corretíssimo, o estofdor é o Gebien. Assim que o seviço for iniciado, eu posto as fotos da evolução do mesmo aqui no forum.

Abraços,
Peter Peter

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Esta mensagem foi atualizada em .
Boa Tarde Leon e demais Confrades,

Acabo de chegar do estofador (Gebien) e depois de 79 dias de longa espera, finalmente a "verdinha" entrou na linha de produção. A última alteração externa (teto de vinil) já foi implementada. Muito embora não seja uma característica original, mas em se tratando de um projeto customizado, fiquei bastante satisfeito com o efeito final. Não sei se vocês lembram, mas eu já havia alterado o verde escuro (entre os frisos laterais), para a mesma textura do teto de vinil, pensando nesta modificação e para deixar tudo igual.  Ainda estão faltando os frisos abaixo do "C" da coluna traseira, mas no decorrer da semana eles devem voltar para o lugar. Abaixo as tradicionais fotos (celular) para ilustrar os comentários aqui feitos:

Apenas a título de informação, desde o início deste projeto eu já tinha em mente fazer estas modificações. A ideia surgiu depois de ver algumas fotos da Emi Sul 67 do Tato :

Como diz aquele velho ditado: "Na natureza nada se cria, tudo se copia !"

Abraços,
Peter Peter

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa noite Amigos,

Fui até a estofaria dar uma olhada no andamento do projeto. Nesta última semana, o projeto deu uma boa evoluída. Está valendo a pena esperar:

Abraços,
Leon Leon

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Parabéns, Peter! O sujeito capricha bem no serviço, não?

Você pretende instalar vidros elétricos?

Peter Peter

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Bom dia Leon,

Sim, o serviço dele é o melhor aqui da região. Por esta razão "suportei" a espera de mais de ano para que o carro entrasse na linha de produção efetivamente. Quanto ao vidros elétricos, não devo colocar. Pretendo deixar o acionamento manual mesmo. Na realidade, se você observar, vai ver que internamente o projeto mantém muitas das características originais, as exceções correm por conta do volante/alavanca de câmbio/console/ar condicionado/bancos. Mas ainda assim procurei seguir dentro do possível o estilo de época. O padrão do estofamento é da Rallye Tufão. Nas portas vou manter o acabamento e as maçanetas originais. A soleira de porta também segue o padrão original, porém foram feitas de inox com gravação dos detalhes em baixo relevo (tem fotos detalhadas aqui no tópico).O ar condicionado na realidade era para ficar embutido, mas infelizmente o espaço disponível não permitiu tal configuração e ele acabou ficando exposto. Muito embora eu ainda esteja buscando outras alternativas afim de disfarçá-lo, pois na minha visão, ele não combina com o restante do interior. Ele é muito moderno para o estilo do carro/projeto. Tudo isto seguindo o objetivo inicial do projeto que era o de fazer um simca "mexido", com todos os confortos dos modelos atuais, porém  conservando o estilo original da marca. Sem exageros que acabam por descaracterizar o veículo.
Abraços,
1234567