Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa Noite Amigos,

Sexta-feira e aquela tradicional visita à oficina para verificar o andamento dos trabalhos de montagem da verdinha. Não está no ritmo que eu gostaria, mas está evoluindo. Por outro lado, perto dos 29 anos da presidence do marcelo, até que a minha tá indo rápido ...rs...rs. Brincadeirinha Marcelo !
As portas já estão no lugar e parcialmente montadas. Vidros, Grades e farois dianteiros também. Mas ainda tem muita coisa para pendurar de volta... Algumas fotos:

ammatias ammatias

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Peter, você não tem idéia de como fico feliz em saber e ver que você esta dando o trato que ela merecia!!! Esta ficando linda. Parabéns!

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Bom dia Alex,

Valeu meu amigo, muito obrigado pelo apoio e incentivo! Ainda tem muita coisa a ser feita, mas ao menos o resultado está me agradando. Saindo da lataria/pintura, ainda vai faltar o interior. Mas esta etapa acho que vai demorar um pouco a acontecer pois a fila no estofador está grande. O Marcelo sabe como é, pois o estofamento da Rallye ou Presidence dele foi feito no mesmo profissional.
Mesmo não sendo um veículo restaurado nos padrões originais, quero crer que vai agradar os amigos pela proposta do projeto. Vai ser um Custom Hod com características bem da década de 60.

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa noite Amigos,

Agora nos finalmentes, a ansiedade vai aumentando.... Hoje no final da tarde estava lá na oficina, dando uma mãozinha na seleção dos frisos. Na realidade eu comprei um jogo completo (0 km) com o Adão lá do RS. Mas como veio tudo muito bem embaladinho diga-se de passagem, dentro do tubo de PVC 100 mm, fui ajudar o rapaz da montagem a separá-los por posição. A primeira vista, parece tudo igual, mas depois você vai percebendo os detalhes e a posição de cada um. Já está começando a tomar forma novamente. Desculpem a péssima qualidade das fotos, mas para variar eu só estava com o celular e de noite ainda, já viu no que deu ....

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa Tarde Pessoal,

A manhã hoje rendeu. A parte externa do carro está praticamente pronta, falta apenas o capô dianteiro. Já montamos os bancos, cintos, faltando apenas as laterais de porta e uns pequenos detalhes. Pelo visto na próxima semana ela volta para casa. Daí é só fazer o Teto (vinil) e o interior (carpe, laterais de porta, console, forro do teto e porta malas.

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Ficou muito bonita, Peter! Parabéns!

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Valeu Leon,

Muito Obrigado.
Pensa em um cara Feliz. Pois este sou eu Hoje !!! Agora a tarde fui lá na oficina pegar a verdinha para trazê-la de volta para casa. Lógico que ainda tem um monte de detalhes para acertar, mas ao menos ela voltou para casa e agora já da para ir curtindo novamente.... Já está repousando explendidamente na garagem com os seus companheiros!

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Parabéns Peter!
Carro na garagem, pequenos acertos a serem feitos, mas tens um mês para acertá-lo...
Vai encarar a 5º Expocar em São Caetano do Sul – SP?

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa Noite Rui,

Olha eu teria o maior gosto de ir. Mas o interior da simca está muito feio e sem condições de comparecer a um evento. Para dar uma voltinha aqui dentro da cidade até passa, mas ir além disto, sem chances. Inclusive amanhã cedo pretendo desmontar os forros das portas e dar uma "reformada" neles para ficarem um pouco mais apresentáveis, pois estão enroscando nas colunas das portas impedindo a abertura e fechamento das mesmas.
Já falei com o estofador, mas a fila está grande. Vou ter que exercitar a minha paciência, pois tem alguns antigos na frente da simca....

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa noite Amigos,

Sábado fui ao correio pegar os frisos e emblemas que faltavam para a tufão. Estes frisos da caixa de roda, embora não originais, tem um acabamento excelente e complementam perfeitamente o visual do carro:

É uma pena que nas fotos não seja possível retratar a qualidade e o brilho do cromo, mas ao vivo e a cores, ficou muito bacana.
Simca66 Simca66

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Parabéns Peter, ficou muito bonito. Também vou encomendar estes frisos da caixa de ar e rodas com o Adão. Já conhecia o seu trabalho quando encomendei os frisos dos forros de portas e realmente são uma arte, cara, mas uma arte.

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Valeu David,

Obrigado pelos elogios, porém o mérito é do Sr. Adão que confeccionou os frisos. Eu só tive o trabalho de comprar e instalar. Realmente o investimento é considerável, mas posso lhe garantir que vale cada centavo. O prazer de olhar o carro com todos os frisos perfeitos, no lugar, alinhados, é como Master Card, não tem preço. Especialmente no meu caso, onde os frisos que estavam no carro eram de qualidade muito ruim, todos mastigados, tortos, amassados, o investimento valeu até o último centavinho. Abaixo algumas fotos dos frisos que vieram com o carro quando eu comprei ele:

<

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Esta mensagem foi atualizada em .
Boa noite Amigos,

Muito embora o projeto inicial da Tufão contemplasse um motor V8 injetado + cambio automático, o próprio andamento do mesmo acabou por forçar algumas mudanças. Assim sendo, por hora vou manter mesmo o GM 151 (04 cilindros) com o recém instalado câmbio manual de 05 marchas. Por outro lado, como apesar de gostar de veículos antigos, gosto de ter a sensação de estar andando em um carro moderno, apenas com a roupa do antigo. Estou queimando algumas etapas do projeto e adquirindo um kit de injeção eletrônica para o velho motor GM 151. Espero não dar com os burros nágua!? Na última FENAJEEP em Brusque - SC, vi o Stand deste pessoal de Mauá (se não me engano), com um motorzinho injetado funcionando, para demonstração do kit. Eu fiquei impressionado com o funcionamento daquele motor, lenta serena, lisa, subia de giro facilmente, sem engasgos. Muito bacana mesmo.
Agora é ver como vai funcionar no motor da "verdinha".

Depois de tudo instalado e devidamente acertado, eu posto aqui os resultados e as impressões ao dirigir !

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Peter, se eu consegui ver direito, deve ser esta:

Do que eu entendi, com um cabo de comunicação, a injeção pode ser parametrizada por software instalado num notebook, por exemplo. Parece-me algo prático.

A injeção é monoponto, como as EFI da GM (Kadett, Monza)?

A hélice original do radiador é removida, dando lugar a uma acionada eletricamente?

Por favor, continue nos informando sobre o andamento do projeto. Pessoalmente, sempre tive curiosidade sobre a aplicação de injeção em motores carburados. Infelizmente, todos que conheci que fizeram isso deixaram tudo nas mãos de mecânicos, assim nada sabendo sobre a "implantação" do sistema.

Abração!

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa Noite leon,

Como diria Jack Estripador, vamos por partes:

O módulo programavel é este mesmo que você indicou no link, mas ele é apenas um item do kit. Ele é que faz o gerenciamento de toda a injeção, similiar a um modulo de injeção de carro normal (em linha de produção). A grande diferença corre por conta da possibilidade de você programá-lo ao seu gosto, o que não é possivel nos carros de linha. Neste kit específico, o modulo já vem mapeado com uma programação básica feita em dinamometro. Ou seja, você recebe o modulo pronto para funcionar o motor.  Porém como um motor é diferente do outro, se você quiser obter o máximo de rendimento, utilizará o mapeamento pré-existente e fará os devidos acertos considerando as respostas do seu motor. Uma espécie de ajuste fino. Este ajuste fino é feito com o carro em marcha (preferencialmente no dinamometro) e com o auxílio de um notebook/computador. Aí você tem acesso a todos os parametros de regulagem do motor, ponto, curva de avanço, mistura ar/combustível, marcha lenta, etc....
Este kit é MPFI (Multi-ponto), com um bico para cada cilindro.
A ventoinha elétrica é opcional, se você quiser retirar a hélice original do carro o módulo vai controlar a temp. de liga/desliga da ventoinha.
No meu caso eu vou deixar a hélice de ferro (já havia trocado a Plástica original com 04 pás por uma de 06 pás), pois sou meu traumatizado com temperatura de motor. Já tive alguns problemas com ventoinha elétrica e prefiro as convencionais (acionamento mecânico).
Este kit é um dos mais completos e aparentemente bem feitos que eu já vi aqui em terras Brasilis. Eu arriscaria dizer que é plug and play, ou seja, retirar todos os itens relacionados a carburação e substituir pelos novos. MAs como na prática a teoria é outra, vamos aguardar a chegada dele e a montagem para dai emitir o parecer final.
Pode deixar que eu mantenho o tópico atualizado a medida que as coisas forem acontecendo.

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Esta mensagem foi atualizada em .
Boa Noite Amigos,

Especialmente ao Leon que demonstrou claro interesse pelo assunto e ao Loty, que pelos comentários do Marcelo de agora a pouco em outro tópico, é apaixonado por Chambala (Chambord c/ motor opala). Bom, conforme relatado anteriormente, o kit de injeção já está comigo e começou a ser instalado hoje. A princípio confirma a minha expectativa inicial sobre a qualidade do mesmo, já que tudo está servindo no lugar sem aquela tradicional necessidade de ajustes dos kit's tupiniquins.
A parte da admissão já está toda no lugar com TBI, bicos, flauta, etc.. Amanhã devemos instalar e acertar a roda fônica, que aparentemente é a parte mais delicada e que exige um pouco mais de cuidado. Depois será necessário soldar a porca de fixação da sonda Lâmbda no escapamento e aí restam amenidades. Fixação da bomba elétrica, retorno de combustível no tanque e mais algumas coisinhas. Não percam as cenas dos próximos capítulos..... Para não perder o costume, duas fotinhos das modificações já implementadas:

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Legal! Bom saber que a instalação caminha tranquilamente (e, pelo que aparenta, o kit parece de boa qualidade).

Abração!

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa Noite Confrades,

Acabo de chegar da oficina e a simca já está funcionando novamente, mas agora com a injeção ao invés do bom e velho carburador. Tivemos alguns percalços em função de uma informação errônea do manual da injeção. No manual constava uma seqüência para os cabos de vela na nova bobina e na realidade a seqüência era outra. Graças ao bom serviço do pós-venda do vendedor, liguei para ele às 21:45 da noite e ele atendeu prontamente, o problema foi identificado rapidamente. Agora temos que fazer os ajustes finos, principalmente da marcha lenta. Mas funcionar, funciona !!! O motor parece bem mais esperto agora. O giro sobe bem mais rápido.... Até o final de semana eu posto mais algumas fotos e demais impressões da funcionalidade do kit.

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Olá Amigos,

O kit já está completamente instalado e funcionando. Já demos algumas voltinhas para avaliar o resultado. Então vamos aos comentários:
- Qualidade do kit -> muito boa, todos os itens serviram perfeitamente nas suas respectivas posições. A excessão se deu por conta do suporte do sensor da roda fônica, que necessitou de pequenos ajustes.
- Componentes do kit -> fornecidos praticamente todos os itens necessários para a instalação. O único item não fornecido foi o jogo de velas resistivas (mas ele não constava da relação de peças do kit). Este precisou ser comprado a parte. O restante dos componentes necessários vieram no kit, inclusive parafusos, arruelas, abraçadeiras, etc, tudo conforme descrito na lista de peças.
- Manual de instalação -> bem completo, com fotos detalhadas do passo a passo. Alguns pequenos erros os quais já encaminhei ao dono do projeto para a devida correção.
- Funcionamento -> Muito bom. Só não foi perfeito porque talvez como no meu motor eu uso um coletor dimensionado 4x2, o mapa da injeção precisou ser acertado para as novas condições, já que ele foi acertado em um motor com coletor original.
- Parecer final -> Eu recomendo tanto o produto quanto o vendedor/desenvolvedor do kit. Pessoa simples, honesta e muito atencioso. Todas as vezes que eu liguei solicitando suporte, sempre fui atendido de imediato.
Agora estou na fase dos acertos, o que demanda um bom tanto de paciência. Precisamos acertar o motor em baixa rotação (abaixo de 2500 rpm). Ele ainda está meio "aspero" nesta faixa de rotação. E a outra coisa a ser acertada é a eliminação do maldito assovio da TBI, que irrita a qualquer um. Já chacamos tudo para ver se não há entrada de ar falso em algum lugar, mas até agora nada. Abaixo o link para um pequeno video do funcionamento em marcha lenta e do maldito assovio:

http://img824.imageshack.us/img824/7716/mt5pewplzceclhozmunmpm.mp4

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Muito bom! Se eu entendi, apesar dos ajustes que ainda serão feitos, você deve ter notado uma maior "docilidade" do motor, com melhores respostas (torque) e subida de giro, confere?

O kit completo inclui a bomba elétrica e distribuidor?

Há alguma recomendação quanto ao filtro de ar, se pode/deve ser usado o original ou tem de usar um filtro "esportivo"?

No mais, espero que você desvende o mistério do assovio...

Abração!
12345 ... 7