Cadastro Nacional de Simcas - SIMCAdastro

Re: Cadastro Nacional de Simcas

ad palpitandum
tem mais fotos que permitam visualizar a coluna b ? ou o número de chassis para conferir data de nascimento ?
demandas se justificam, pois se for declarada '59 a combinação de cores é incorreta, e tal só teria aparecido em abril de '60. dit moi. je suis desolée, mais il est vrai. nasser

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Nasser ,ja vi este carro bem de perto ,e fiquei me questionando sobre o criterio da Placa Preta ....alem da combinação da cor ,tem mais coisa fora do padrão ,como as calotas ,padrão do interior ,dois canos de escapamento......

Re: Cadastro Nacional de Simcas

gtx escreveu
[...]
Segundo consta, seu número de série é C01050 que - creio - seja dos últimos meses de 1959.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Esta mensagem foi atualizada em .
fiquei em dúvida, pois no blog verde e amarelo, do guilherme, há anúncios com simca com tal combinação de cores, apresentado como tendo sido feitos em 1959. para aclarar a dúvida fui atrás e tive a sorte de encontrar uma exposição do fotógrafo chico albuquerque.
nela, uma das fotos feitas para o anúncio e a informação : feitas em 1960. assim, vale a afirmativa anterior: se o automóvel mostrado é de 1959, como atestaria seu número de chassi, nesse ano não existiu tais cores. eis o texto sobre exposição e fotógrafo. as fotos foram feitas para a agência de propaganda denison, que atendia à simca.
eis o pau.

" CHICO ALBUQUERQUE
Retratos de uma época marcante
06.04.2014
O cearense registrou imagens da arquitetura à publicidade, dos retratos em estúdios à documentação urbana

Campanha do Simca Chambord para a Denison Propaganda, em Brasília (1960)
[N.E.: Campanha "Novo Toque de Bom Gosto na Moderna Paisagem Brasileira"]
FOTO: CHICO ALBUQUERQUE/CONVÊNIO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - SP/INSTITUTO MOREIRA SALLES

Em expressiva homenagem de repercussão nacional, a obra do fotógrafo Chico Albuquerque (1917-2000) é atualmente tema de exposição no Centro Cultural do Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro, após fazer sucesso em São Paulo.

"O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque" abrange 130 imagens do acervo produzido pelo talentoso profissional, durante o período de atuação em Sampa. Tem como curador Sérgio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS. A seleção dos trabalhos foi feita a partir das principais vertentes de sua produção, nos campos da fotografia publicitária, fotografia industrial e de arquitetura, retratos de estúdio e documentação da paisagem urbana. "

esta situação de conferir placa preta a veículos que não preenchem as características exigidas na legislação, originalidade em aparência e funcionamento, não é polêmica, mas retrato da desídia de alguns clubes. nasser

Simcacha Simcacha

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Na Revista Seleções de abril de 1960 aparece algumas fotos à cores mostrando o interior dos carros tbem. Deve ser da mesma seção de fotos. Tinha uma Simca vermelha e branca e uma preta e marfin.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

é isto. obrigado por incluir a foto realizada no palácio da alvorada, tempos em que podia ser utilizado para fins extra oficiais, tinha visitação pública, ... hoje, ...

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Confrades, neste sábado de Aleluia, aleluia! Está disponível a nova versão do SIMCAdastro, o Cadastro Simca Brasil de veículos.

A má notícia é que houve uma redução expressiva de veículos cadastrados, agora de 457 exemplares, ante os anteriores 518.

Isso se deve à eliminação de duplicidades (bem acima do que eu supunha), uma vez que pude associar quase todas as placas a números de série. Assim, o SIMCadastro está agora muito mais confiável.

Com esta depuração, também alterei a ordenação dos veículos, desta feita por número de série e, quando não disponível, ao fim da lista do suposto ano-modelo do veículo.

Outra melhoria foi a mudança da plataforma de publicação que - espero - venha a facilitar a visualização e as consultas ao cadastro.

Para acessar a nova versão, basta clicar em Cadastro Simca Brasil

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Boa tarde Leon,

Primeiramente parabéns pela dedicação e esforço na árdua tarefa de atualizar o simcadastro. Realmente ficou muito melhor de manuseá-lo agora. Me chamo a atenção o fato de o maior número de veículo estar concentrado em SP (161). Lembro de alguém ter comentado por aqui que apenas no RGS existiriam mais de 200 exemplares. Em se confirmando esta informação, existem muitos exemplares a serem cadastrados então...

Abraços e Boa Páscoa.
Peter Evandro Haake
Christopher Kich Christopher Kich

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Boa Tarde Leon. Com relação ao cadastro, gostaria de saber se a Simca Chambord Tufão 1965 branco daquele aviso de venda aqui no site ( Pastore Car Collection )da Cidade de Bento Gonçalves/RS  consta na relação. ( Chassis C 43652 ).
A Simca Chassis C 16106 placas IDU 2796 é originária da Cidade de TAQUARA/RS e não Taquaral como consta no cadastro e atualmente está na Cidade de São Leopoldo/RS. Até mais. Euclécio ...

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Peter, boa Páscoa a você também, extensível a todos os nossos amigos deste fórum. Acho ser possível que haja esses duzentos Simcas no RS mas, como diria o Rui, os donos têm medo de tirá-los das garagens... acaba sendo um trabalho quase insano (que geralmente faço para "relaxar") procurar no Google e facebook por sítios com fotos de eventos de carros antigos, olhar cada uma delas e nada achar de novidade. Até mesmo o Esplanada bronze turbina, se não fosse a foto que você tirou em Pomerode, dificilmente eu teria logrado localizar, pois a grande maioria só tira fotos de Opala e Dodge...

Euclécio, falha minha, você já tinha me alertado sobre "Taquara" (Taquaral é um bairro de Campinas/SP): já corrigi na base de dados para a próxima atualização. Quanto ao Simca branco, agradeço-lhe, pois eu não sabia nem sua placa e nem sua série; com esta, temos mais um "gaúcho" para o cadastro, o 87º.

Grande abraço!

Re: Cadastro Nacional de Simcas

leon,
ótima a reformulação do cadastro tanto pela necessária revisão provocada pelo passar do tempo, quanto pela auditoria aos números caracterizadores. parabéns, nasser

Re: Cadastro Nacional de Simcas

leon,
no google a indicação do cadastro está desatualizada. creio seria de boa divulgação ao excelente trabalho, que este pessoal fosse cientificado. lá está assim:
" Só Simcas - Cadastro Nacional de Simcas - fórum simca - Nabble
forum-simca.2308807.n4.nabble.com › Só Simcas‎
17/12/2013 - 20 postagens - ‎6 autores
Cadastro Nacional de Simcas. Link para a versão atualizada do SIMCAdastro: Cadastro Simca Brasil Embora há tempos desatualizado, ... "

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Parabens Leon ,realmente um belo trabalho.
Quanto a menção do Peter sobre 200 Simcas no RS ,deve vir de quando enviei ao Marcelo e ao Tato ,uma relação que obtive nos arquivos do Detran-RS com mais de 100 automoveis atualizados ,ou seja com placa nova ( cinza )Simcas e Chryslers.Depois disso ,eu ja localizei mais de 10 ,com placa amarela ou destruidos ,entre o RS e o Uruguai ,então pela amostragem ,não duvido do numero de 200 ,contando com a banda oriental.
Abs

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Confrades, agradeço a todos pelos cumprimentos e todos são merecedores desses cumprimentos: meu trabalho foi partir da excelente base de dados do sítio Simca, agregar as diversas colaborações dos amigos e de tantos anônimos na internet e, por fim, cruzar essas informações com as (poucas) disponíveis nos sítios governamentais. Como escrevi na primeira mensagem deste tópico, tenho em minha base alguns outros campos (Renavam, proprietário, contatos) que não publiquei, por razões de privacidade mas, principalmente, por não poder confrontar tais dados com outras fontes, estando portanto muito desatualizados.

GTX, há certas coisas no Google com que - confesso - não sei lidar, e essa divulgação é uma delas. De toda forma, esse trecho que você transcreveu traz o apontamento para o link de acesso ao cadastro (o trecho "Link para a versão atualizada do SIMCAdastro", na primeira página deste tópico, está com letras vermelhas indicando o "permalink amigável" para acesso ao cadastro).

Para facilitar futuras divulgações, criei um link encurtado para acesso a este tópico do fórum Simca, a partir do qual torna-se fácil consultar o SIMCAdastro: http://goo.gl/80uU2i

Grande abraço a todos!

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Leon, meus parabéns! O SIMCAdrato ficou excelente e espero que o Marcelo inclua-o no site.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Em resposta à esta mensagem postada por alemao1
alemao1 escreveu
[...]
Alemão, então pode aumentar um pouco essa estimativa: na verificação do cadastro, deparei-me não raramente com veículos sem a menção "Simca" nos registros dos Detrans.

Exemplos:

- O último do cadastro, o GT68317, está documentado como "I/CHRYSLER";

- O E64288, um belo Esplanada verde de Araranguá/SC (Posto Irmão da Estrada), esta registrado como "DODGE DART" (acredite se quiser!).

Abraços!
Christopher Kich Christopher Kich

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Boa Noite Leon.

Mais uma Simca Sulista aqui de Porto Alegre/RS

Simca Chambord Tufão 1965 - Motor de Opala

Chassis C 36779

Placas IIO 2429

Azul Marinho

Até mais. Euclécio ...

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Obrigado, Euclécio! Com esse, arredondou-se o total cadastrado para 460 veículos e chegamos a 88 "gaúchos".
PereIra PereIra

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Prezados Senhores,
No site Maxicar localizei uma relação de placas da linha Simca cadastrados pelo Sr. Adriano Steves - http://www.maxicar.com.br/old/reporter/adriano_esteves/CADASTRO%20DE%20VE%CDCULOS%20NACIONAIS_simca.pdf - e por curiosidade neste domingo passei a conferir informalmente com o Simcadastro.
Achei, assim, as seguintes placas divergentes com este cadastro, a seguir;
Simca Chambord - ABH 1161, ACL 2361, ADB 6851, AFU 2151 (achei AFU 2154), ASI ANO 1954, ASI 4943 (achei AIS 4943), ANO 1964, ASR 1964, BEZ 6080, BXD 9190, CCB 5086, CDE 1964, CNA 1966, DAN 1263, DKM 1965,FAD 1965, FVS 0207, GUV 4240, IAS 2768, IHX 7730, JII 1969, JIR 1966, KDC 2689, LAH 1933 e LXW 6761.
Simca Rallye e Rallye Especial - ACQ 7286 e IIZ 6565.
Simca Jangada - CNA 1966.
Esplanada e Regente - DMI 8138, INF 8945 e ITU 1968.
GTX - DFB 1969.
Com certeza esta comparação tem falhas, valeria revisar. Não sei se tem alguma valia, mas a intenção é colaborar.
Grande abraço,
PereIra

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Olá, PereIra! Obrigado pela dica, vou rever a lista.

Há alguns meses fiz uma pesquisa com base no bom trabalho do Adriano Esteves, em seu antigo blogodsantigos.zip.net (ele tem outro blog agora). Como você alertou, havia - na época - algumas impropriedades e lembro-me de algumas delas:

CNA1966: está repetido em Chambord e Jangada, mas é de um Aero Willys (creio que ele queria se referir ao CMA1966, de um conhecido ramalhense deste fórum);

ANO1966: é de um Ford, mas é uma "placa decorativa" usada por um Simca de um camarada de Santa Catarina (de Joinville, se não me falha a memória);

FVS0207: na verdade é EVS0207, o apelidado "Simbaru" (carroceria de Simca "vestida" num Subaru WRX);

LAH1933: placa de um Passat;

ASI4943: é uma CG 125 roubada.

Mas há várias placas de que não me recordo, talvez essa lista esteja mais atualizada que a do velho blog. Vou verificar, obrigado!
1234567 ... 17