Após um ano sabático, o SIMCAdastro (Cadastro de Simcas no Brasil) foi atualizado hoje, 6/1/2025.
Para esclarecer àqueles que estão conhecendo agora o SIMCAdastro, um breve histórico: quando a internet "ainda era mato", o Marcelo Viana elaborou um cadastro contendo cada Simca de que veio a tomar conhecimento, seja por anúncios, eventos ou dicas de aficionados; há alguns anos, assumi esta tarefa.
Vários dos veículos identificados "desapareceram" com o passar dos anos, estejam eles guardados a sete chaves ou tenham sido desmanchados como doadores; como não há como ter certeza de seus destinos, ficam eles registrados como "sobreviventes" em algum momento.
Isto posto, esta nova edição do SIMCAdastro deixa de informar a cidade de registro do veículo, haja vista a impossibilidade de manter atualizada tal informação. Em compensação, foram tabulados os dados constantes no Denatran (por registro no Renavam), resultando na tabela a seguir:
Essas são as quantidades correspondentes às descrições OFICIAIS constantes na BIN (fica aqui um alerta para quem está documentando um carro do "zero" para utilizar a descrição da BIN mais apropriada e não usar o "IMP/SIMCA" para os nacionais, como infelizmente ocorreu com vários Simcas).
Há de se considerar que a quantidade desta tabela pode estar superestimada por veículos que tenham sido desmanchados ou de restauração inviável mas cuja documentação não tenha sido baixada, dentre outras possibilidades; por outro lado, sabemos que há veículos registrados sob outras descrições como "CHRYSLER" ou mesmo "DODGE DART", nela não computados.
Nesta 25ª edição do Cadastro Nacional, em sua nova fase, alcançamos 694 veículos identificados, acessível por meio do link
SIMCAdastro jan/2025.
Contando sempre com a valiosa colaboração dos confrades para atualizar o cadastro, pelo que agradeço de antemão.