Cadastro Nacional de Simcas - SIMCAdastro

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Valeu a dica, Rusiq. Mas, mesmo ultrapassada, a plataforma em flash do nosso site permite a "belezura" que ele é. Quando tiver tempo, e isso somente daqui a 3 anos, vou me debruçar sobre isso, ver o que pode ser feito. Quem sabe não existe um plug-in automático, ou um aviso, sei lá. O que não quero mesmo é um visual pior do que o atual, gosto muito dele.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Marcelo, atualmente todas as muitas plataformas existentes permitiriam manter a "belezura" do site Simca, mas para tanto vc precisá de um "ótimo profissional" na execução do novo site. Isso vai lhe custar caro...

Re: Cadastro Nacional de Simcas

gosto do frontispício e conteúdo do sítio, mas a passagem do tempo exibe a necessidade de uma atualização visual. ninguém do grupo é do ramo ?

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Nasser, essa reformulação vai ter que passar por mim. Vai tomar muito tempo e exigirá envolvimento. No momento não posso encarar mais essa empreitada. A previsão é para daqui a 3 anos, quando eu me aposentar.
Falei com o Greco ontem. Ele vai ver se encontra os disquetes com o programa necessário para fazer o redirecionamento do cadastro para o endereço correto.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

marcelo,
isto é coisa para designer, não para simquistas à espera da ociosidade bem remunerada. nestas novas especialidades conectivas, deve ter alguém do grupo apto a repaginar o sítio.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Nasser, o designer atua dentro do que eu desejo. Foi assim com a criação do site e deverá ser com a sua reformulação. Eu tenho que ficar em cima, procurar e selecionar o material, pesquisar e muito, orientar, tirar dúvidas dele. Pode acreditar, toma um tempo que eu não tenho no momento e requer um envolvimento que agora não posso ter.

É uma pena perder esse tempo, mas é um trabalho que deve me dar prazer (será no futuro, com tempo) e não se tornar um encargo pesado (momento atual).
Patrulheiro Patrulheiro

Re: Cadastro Nacional de Simcas

R37771. É dos que está atualmente sendo vendido na OLX. Pelo que vi não consta no cadastro.

C48896. Também não consta, tá na OLX

http://www.olx.com.br/veiculos/carros?ot=1&q=simca

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Valeu, Patrulheiro! Em fase de aprendizado do Linux/Ubuntu (pois a "obsolescência programada" do Windows Vista torna o meu computador uma má experiência), devo publicar no início de maio a nova versão do SIMCAdastro, já com esses dois.

Cá pra nós: que judiação ver um Rallye nesse estado...
Patrulheiro Patrulheiro

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Leon, concordo com a sua afirmação acerca do estado desta Rallye, mas apesar de tudo ainda é uma sobrevivente e sempre com potencial de retorno à originalidade, basta ter tempo $$$$.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Confrades, acabei de publicar a versão atualizada do SIMCAdastro (versão mai/2016): Cadastro Simca Brasil maio 2016.

Com a colaboração de diversos confrades (que agradeço de público), inclusive com uma listagem de Simcas do RS fornecida pelo confrade Alemão, conseguimos um acréscimo de 10% em relação à versão anterior, alcançando assim a 551 veículos registrados.

Atendendo a sugestões, procurei "validar" (inferir) quantos desses Simcas registrados ainda sobrevivem: sendo um tanto rigoroso nessa validação, não consegui confirmar a existência de 71 deles, logo há ao menos 480 "na ativa".

Importante ressaltar que, após a validação inicial, alguns "descartados" já ressurgiram, indicando que parte deles ainda estão por aí, guardados ou em eterna restauração. Ainda, os importados (com cinco novos registros) não estão incluídos nos 551 veículos registrados no SIMCAdastro.

Abraços a todos!

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Muito bom o seu trabalho, Leon. E importante demais para a nossa história. É um pesquisar constante que vale muito a pena. Vamos resgatando um pouquinho da nossa história.

Entrou mais um Chambord do interior de Minas Gerais. Vou perguntar para o proprietário se posso passar os dados aqui.

Parabéns pelo seu trabalho!

Re: Cadastro Nacional de Simcas

leon,
parab'ens colaborativo.
apareceu com colecionador brasiliense simca tuf~ao, com placas de arapongas, pr, iht 7730, chassis c 43852. diz o dono,1964. pelo n'umero, um ano ap'os.
muito especial. branco e lil'as, banco frontal de rallye com estofamento de chambord, igni'c~ao eletronica e emblema externo. em vis~ao de futuro, motor emi sul a surgir dois anos ap'os, mais interessante das caracter'isticas, 'e placa preta.

vou mandar para o seu e.mail

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Obrigado, GTX.

Se não me falha a memória, por sua descrição trata-se realmente de um '65, que foi vendido tempos atrás pela loja Pastore Car. À época, o Euclécio publicou algumas fotos dele em http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/SIMCA-tp4641547p4642897.html

Em tempo: achei o link do anúncio da Pastore: http://www.pastorecarcollection.com.br/veiculo/chambord-tufao

OK, o carro está bonito, apesar de alguns senões, a exemplo do visível excesso de tinta nas proximidades da plaqueta (vide foto do Euclécio), mas os "upgrades" comprometeriam - eu meu modesto entender - a concessão do certificado de originalidade.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

sigo a legislação. assim, não outorgaria o certificado de originalidade porquanto compromissos avultam prima facie: a pintura não utiliza cores originais; o banco frontal é bi partido; o motor não é visualmente original.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Confrades, acabei de publicar a versão atualizada do SIMCAdastro (versão set/2016): Cadastro Simca Brasil setembro 2016.

Desta vez houve pouca evolução, com apenas mais 5 inclusões, ressaltando os dois novos Simca 8 e um Rallye no Uruguai (informação do Euclécio). Chegamos assim a 554 veículos cadastrados.

Destaco que há várias unidades não cadastradas por eu desconhecer a sua placa ou a sua série, como vários "a restaurar" anunciados por aí ou, por exemplo, o belíssimo Regente '69 exposto há poucos dias num encontro em Jaú/SP; este, pertencente a um colecionador autodenominado "Herrera Classic Motors" (pelo que pesquisei, em Jaú é mais comum Herreras que Silvas...).

Abraços a todos!

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Muito legal, Leon. Não é tão pouco assim, se entrarem 5 novos carros a cada atualização acho que está razoável.

Somando as várias unidades sem cadastro, considero que temos um número interessante já ultrapassando os 10% de veículos produzidos. Se a gente considerar que já se passaram mais de 50 anos da produção e que a marca deixou de existir em 1967, está pra lá de bom.

E outro aspecto a ser considerado é a maciça destruição de Simcas que ocorreu nos anos 70 e 80. Comprei o primeiro em 1983 e rodei muitos ferro velhos. Encontrei Simca demais, mas o que mais me impressionou é o relato que obtive: um funcionário antigo me disse que picava Simca toda semana, picou Simca no machado durante anos e separava as peças, vendendo a sucata em lotes. Falou que o antimônio era muito procurado.

Acredito que esse "procedimento" levou embora a esmagadora maioria dos carros.

Você tem fotos desse Regente que apareceu em Jaú?

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Ok, Leon.

Com razão, o Nasser puxou a minha orelha para o erro aritmético que cometi: 1% dos veículos fabricados consta no nosso cadastro, não 10%, como falei.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Marcelo, estou trabalhando em relação a essas percentagens... espero ter novidades em breve (mas não é algo que dependa de mim...).

Para termos uma ideia, entre janeiro/2014 e junho/2016, houve 16 novos emplacamentos de veículos Simca. Provavelmente são carros restaurados, que nunca tiveram "placas cinzas". Detalhando:

7 CHRYSLER/SIMCA: 5 (2013), 1 (2015) e 1 (2016);
3 CHRYSLER/SIMCA CHAMBORD: 2 (2013) e 1 (2014);
6 IMP/SIMCA: 2 (2013), 1 (2014) e 3 (2015).

Conhecendo a falta de cuidado dos despachantes, não duvido que alguns dos 6 IMP/SIMCA sejam Simcas nacionais (aliás, sei de um Esplanada - com placa preta - cadastrado no Detran como "Dodge Dart"...).

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Leon, mas esses dados são muito interessantes!

 Para mim é um número pra lá de expressivo.

Vejo isso também como um resultado dos nossos encontros. Não todos os emplacamentos, é claro, mas acho que podemos acreditar que alguns desses emplacamentos ocorreram a partir do I Encontro em Poços de Caldas. O pessoal se anima, os proprietários que estavam desanimados com a restauração voltam a encarar, enfim, muito bom mesmo.
1 ... 11121314151617