Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Re: simcas de competição

Walter Hahn Junior

Recentemente meu amigo Macks Weiser escreveu um livro intitulado “Corridas e Pilotos de Piracicaba” e para mim principalmente, foi motivo de grande alegria e ótimas recordações por ter nascido e vivido muitos anos em Piracicaba e ter iniciado lá minha carreira no automobilismo nacional.

O livro foi feito com recursos próprios e com muito sacrifício, alguns de nós pilotos amigos  fomos os patrocinadores, além da ajuda do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, sendo o foco principal a história das nossas corridas, os pilotos piracicabanos e participação deles no automobilismo de competição na década de 60 e 70.

Piracicaba foi o berço de alguns grandes pilotos que conseguiram  marcar seus nomes no  automobilismo brasileiro e acredito que, tudo se deu em função do entusiasmo e grande espírito esportivo desse piloto e apaixonado por corridas, meu amigo Macks.

O livro faz um relato do que foi a trajetória dos DKW nas pistas, nas mãos dele e dos pilotos de Piracicaba, e da qual também pude fazer parte num período curto e embora tendo uma vivência longa com a marca Simca, pude posteriormente conhecer de perto os DKW.

Tive a oportunidade de encerrar a minha época na marca Simca já fazendo parte da equipe oficial da fábrica, a convite do grande Chico Landi, condição essa conquistada com muita luta sacrifícios e ajudas, especialmente de meu pai, a quem devo tudo que fiz no automobilismo.

Fazer parte de uma equipe de fabrica naquela época era difícil, a coisa era muito fechada e extremamente política, não bastava ser apenas um bom piloto. Guardo com orgulho a experiência de ter participado a convite da Simca, do Teste de Resistência que fizemos entre Paracatu e Brasília afim de desenvolver o novo motor V8 Tufão, que em seguida começou a ser produzido em série no Simca Rally. Esse carro revolucionou o mercado, foi o primeiro motor fabricado na América do Sul com combustão hemisférica, dupla carburação, radiador de óleo, avanço do distribuidor manual no painel e 112 HP de potencia tudo isso foi desenvolvido nos 44 dias e 44 noites sem parar percorrendo 120.048 KM a 113,1 Km/h.
Walter Hahn Junior

Clique para continuar lendo

SIMCA TEMPESTADE
Celso Kuntz-Navarro Celso Kuntz-Navarro

Re: simcas de competição

Estimado Walter Hahn, Jr: vc nem me conhece, claro, mas é com enorme prazer que leio um resumo (muito resumido mesmo) de suas aventuras heroicas. Eu cansei de te ver em Interlagos, Piracicaba e talvez em alguns outros autódromos deste Brasil. Tive também o prazer de tentar te acompanhar, sem sucesso, em algumas curvas de Interlagos, numa 24 Horas, talvez em alguma Mil Milhas e outras corridas de longa duração, das pouquíssimas que me meti a fazer. Eu lembro quando vc ganhou uma 24 Horas de Interlagos com o Marazzi. Ela não tocava nada, mas era um tremendo boa praça, meu professor em dois cursinhos que deu de pilotagem (os dois primeiros que foram feitos em SP, acho que em 66, um dele, outro patrocinado pela Ford). Ele gostava de mim, porque eu era duro (pobre) mas tocava direitinho. Por duro de marré que era, minha carreira não prosperou. Uma pena, pra mim, porque me frustro até hoje por isso. Mas vc disse bem: existe muita política no meio. Eu era um caipira de Jahu, que foi pra SP estudar e tinha um cunhado (vc conheceu) que corria, de vez em quando, o Ruy Santiago (também de Simca, que o Cyro ajudava com algumas dicas da fábrica, hoje posso falar...). Por falar em Jahu, do seu tempo, ainda existia o Pedrinho Carça Larga (Pedro Aguera), que, até hoje eu não sei como (ele era ótima pessoa, mas lerdo), andou correndo pela Equipe oficial da Simca (antes do Cyro-Jayme-Tôco e Lolli). Eu fazia os tempos, e meu cunhado o resto. Vc se lembra como era duro de se virar em 4m20seg no bom e velho Interlagos, não se lembra? e que sufoco era a freiada do Sargento, nas Simcas, com o pedal borrachudo lá embaixo, né? Fiz também algumas corridas de Bino, preparado pelo Jorge Lettry também. Bons tempos... Mas deixando esse papo de velhos, vejo-lhe agora muito bem, com saúde e ótimas memórias. Noutro dia andei conversando com o Bird que, como vc, tem uma memória prodigiosa e muito bom humor...

abraço saudoso,

Celso Kuntz-Navarro

Re: simcas de competição

Celso, boa noite.
O Walter Hahn Jr não é um dos integrantes deste fórum. Eu encontrei este texto no Nobres do Grid e o transcrevi, apenas isso. O texto original é muito maior...
No final do texto do Walter aqui no fórum eu digitei um aviso "Clique para continuar lendo" e se vc clicar ali (ou aqui) poderá ler o texto completo.
Agora, se vc quiser que o Walter leia o que escrevestes acesse https://www.facebook.com/walter.hahnjr e transcreva o seu texto para a página do Walter no Facebook.
Abraços, Rui

SIMCA TEMPESTADE
Celso Kuntz-Navarro Celso Kuntz-Navarro

RES: simcas de competição

Esta mensagem foi atualizada em .
Caro Rui,

Uma pena. É que queria apenas mandar um abraço a ele. O cara foi MUITO bom, acho que vc sabe disso. E houve uma vez em que ele me deu uma dica de diferencial (mais curto) pro Simca, que foi um espetáculo. Ele era bom piloto e bom tecnicamente. Vou tentar falar com ele por outra forma (não uso facebook).

Por oportuno, é muito legal sua iniciativa relativa ao Fórum Simca. Parabéns, porque no Brasil são tão raras as pessoas que sabem curtir as coisas boas, do passado. Vou com frequência à Argentina, onde tenho bons amigos, e já participei por algumas vezes das famosas 1000Millas da Patagônia, deles. Um espetáculo! Precisa ver como o argentino curte seus carros do passado! Há clubes de AlfaRomeo (eles adoram a marca), de Torino, há vários. Um dia, gostaria de arrumar um Simca com condições de participar das 1000Millas. Seria ótimo, iria fazer sucesso.

Abração,

Celso

Re: RES: simcas de competição

Celso, vc pode enviar o texto para o Walter Hahn Jr utilizando o e-mail que ele possui no facebook (não tenho um outro): walter.hahnjr@facebook.com
Mas não se esqueça de incluir o teu endereço eletrônico (e-mail) para uma possível resposta.
Espero que vc consiga uma Simca para participar das 1000 Millas.
Abraços,
Rui

Re: RES: simcas de competição

Em resposta à esta mensagem postada por Celso Kuntz-Navarro
celso,
você saberá disto, mas para esclarecer aos demais. a, como dizem, mil mijas, é a mais interessante prova de antigomobilismo na américa do sul. bonita, cara, seletiva, em ótimo cenário. entretanto, para participar, apenas carros com desenho esportivo. simcas, como as nossas, não serão admitidos. talvez uma oceane.
ano passado amigos e eu tentamos para marcar os 40 anos dos alfa 2300, e fomos barrados no baile pela morfologia de sedã. nasser

Re: RES: simcas de competição

Celso, salvo engano meu, o Walter Hahn está estabelecido em Morungaba/SP, cidade próxima ao "Circuito das Águas" (Águas de Lindoia, Serra Negra, etc.), no Sítio Hirondelle onde, além da hospedagem, mantém um apíário (Serra Real) e produz cafés finos.

Não consegui localizar um telefone, pois as páginas remetem os contatos ao facebook. Talvez algum telefone possa ser obtido por meio da Secretaria de Turismo Paulista:

Abraço.
Celso Kuntz-Navarro Celso Kuntz-Navarro

RES: RES: simcas de competição

Esta mensagem foi atualizada em .
Ótimo Leon! Obrigadíssimo pela boa vontade em ajudar. Vou achá-lo sim.

Abração,

Celso

Celso Kuntz-Navarro Celso Kuntz-Navarro

RES: RES: simcas de competição

É verdade, é mesmo. Eu já fui a 3 delas. Fora os carros de coleção, absolutamente raros e caríssimos, há o charme e beleza da Patagônia. A gente costuma dizer que belezas naturais como no Brasil não existem em lugar nenhum. Mais acessível do que se pensa, está a região da Patagônia, nos arredores do Nahuel Huapi estão uma das regiões mais lindas do mundo.

Bem, na verdade são sim admitidos carros, de quaisquer tipos, de passeio ou esportivos. Basta que tenham mais de 25 anos, sejam carros certificados por associação de carros veteranos de credibilidade mundial, sejam originais de fábrica sem quaisquer modificações. Há inúmeras  BMW de 85 pra baixo, série 3, de passeio, Jaguar idem, Renault, o Torino deles, etc. São expostos em categorias de ano de fabricação, passeio, esporte, de pista. Há inúmeras Bugatti de competição, bem como outros raros carros, de museu mesmo. São 170 duplas, em média, por ano. Ao final há um belo jantar, no Llao-llao, em Bariloche, de black-tie e tudo. Argentino sabe das coisas... Vc poderia perfeitamente levar sua Alfa 2300. Argentino é tarado por Alfa, qualquer tipo. Iria fazer sucesso. Mas tem uns caminhos das pedras a serem recorridos. Eu conheço uns diretores do ACA, bem como sou amigo do Claramunt, que é um dos organizadores e tem uma belíssima garagem de carros antigos em Martinez. Ele é que dá suporte mecânico, pagando claro, à gente. Nós já levamos um Porsche Kremer 74 (o famoso 983-turbo, que ganhou LeMans várias vezes), em SP tinham 2- o do Maluf, branco, e o nosso, preto). Já importei uma Corvette StingRay 74, conversível, absolutamente zero, restaurada nos USA, e levamos também. E fomos de Jaguar XK120. É isso aí. Se precisar de mais dicas, fale comigo. A logística pra se levar o carro até BsAires é fácil. Mande de caminhão até POA e vá de lá até BsAires dirigindo, via Chuí/Punta/Colonia del Sacramento. Pra quem gosta e é do ramo, é prato cheio. Lá vc vai ver e falar o dia inteiro se quiser com o Jacques Lafitte, o Reuteman, o Stirling Moss. O Regazzoni esteve lá, pouco antes de morrer, pilotando um Torino. Uma dica: melhor que Alfa, o melhor carro, mais confiável, que vai dar pra curtir as paisagens, anda direitinho, é um belo Puma conversível, arrumadinho, baratinho, não dá problema, é bonito, raro lá, conversível pra se curtir as paisagens e tirar boas fotos, argentino curte e pega registro do Veteran Car. Neste ano é capaz de a gente levar um.

É MUITO legal. Não perca!

Abraço,

Celso

Fotos:

1000 Millas Nov. 2008 014
1000 Millas Nov. 2008 017
Celso
Ida a Jaú

Re: RES: simcas de competição

celso, me escreva. nasser

Re: RES: RES: simcas de competição

Em resposta à esta mensagem postada por Celso Kuntz-Navarro
celso,
pena não te-lo contatado antes. talvez as coisas tivessem fluído bem.

queríamos incluir a participação nas comemorações dos 40 anos do alfa 2300, submetemos a consulta sobre o carro, apresentada e defendida pelo alfa clube argentino. após, fizemos diretamente; utilizei os editores das duas maiores revistas antigomobilistas de lá. resposta idêntica: sedãs, apenas com palmarés esportivo. assim, de alfas sedãs, apenas as giulietta seriam admitidas.

juntamos todo o material, e até o clipping de quando o wilson fittipaldi correu com a marca em prova do mundial de rallies; idem emerson em prova de velocidade. até eu estava lá em duas corridas, uma do campeonato brasileiro, todos os eventos chancelados por cba e fia, e submetemos à consideração.

nada, negaram. daí minha informação.
Celso Kuntz-Navarro Celso Kuntz-Navarro

Re: RES: simcas de competição

Imagine, foi má vontade deles. Existem vários Torinos, várias Alfas Giulia, BMW, Peugeot, Jaguar MK !V, muitos outros sedãs 4P que aparecem por lá. Sua 2300 (B ou Ti) seria muito bem-vinda. Eles simplesmente endeusam qualquer Alfa, é impressionante. Por falar nisso, durante a existência das Alfas brasileiras, na década de 79-80, eu tive 5 delas (B e Ti). A Ti era um sonho de carro, à época, com quase tudo que os carros de hoje em dia têm, e muito mais até. As B, mais antigas, tinham o problema da direção dura, não hidráulica. Todas enferrujavam só de se olhar... Uma pena.

Se vc quiser ir, neste ano, eu creio que as inscrições devem estar abertas. Acesse 1000millas.com.ar e verifique. Se quiser ajuda, fale comigo que, como te disse, conheço pessoas da direção da prova que vão viabilizar sua participação.

abraço,

Celso

Re: RES: simcas de competição

4º Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras
Um dos mais charmosos e elitizados eventos da América do Sul.

De 6 a 10 de agosto será disputada a 4ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, que deverá ter a participação de mais de 50 carros históricos fabricados entre 1919 e 1980 e 25 motos clássicas fabricadas entre 1931 e 1978, de diversos países do Cone Sul e Europa.

Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de julho, na Secretaria do MG Club do Brasil, de 3ª a 6ª feira, das 14h às 18h, pelos e-mail mgcbr@mgcbr.com.br e secretariamg@terra.com.br, ou pelo telefone (11) 3673-5065.

MaharPress

Visite e curta:
http://www.mgcbr.com.br / http://www.1000milhashistoricas.blogspot.com / http://facebook.com/mgclubdobrasil

SIMCA TEMPESTADE
Celso Kuntz-Navarro Celso Kuntz-Navarro

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por MCS
Onde esta o video?? Mandem, por favor!
Abraços
Celso Kuntz

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Esta mensagem foi atualizada em .
Celso, o vídeo citado pelo Marcelo é o da Vemag, onde aparece uma Simca vermelha, por poucos segundos...
Este é um dos filme de Jean Manson e pode ser visto acessando http://www.dana2.com.br/historia/ , onde estão vários vídeos sobre a história brasileira.
Uma pergunta: - vais participar das 1000 Milhas Históricas Brasileiras?
Como vc pretende participar das 1000 Millas da Patagônia em uma Simca, comece pelas 1000 Milhas Históricas Brasileiras, nesta Simca:

Basta convencer o Antonio Aldo, o proprietário...

SIMCA TEMPESTADE
Celso Kuntz-Navarro Celso Kuntz-Navarro

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Esta mensagem foi atualizada em .
Neste ano, nso sei, estamos resolvendo! Mas, se fosse de Simca, seria um Chambord 3 Andorinhas. Esse é Tufao Emisul, andava mais mas era muito feio, estragaram o desenho original, concorda?
Abraçao
Celso

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Esta mensagem foi atualizada em .
24 Horas de Interlagos - 1961 - Adalberto Ayres & Luiz Pompeu de Camargo

1600 Quilômetros de Interlagos - 1963 - Ciro Cayres & Jayme Silva

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

o 5 era equipe de fábrica.
como curiosidade, a notícia do jornal diz da vitória da simca sobre as carreteras. entretanto se esquece que o 26 azul também era uma carretera.
Celso Kuntz-Navarro Celso Kuntz-Navarro

RES: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Não consegui abrir... que pena.

Assunto: Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Celso, o vídeo citado pelo Marcelo é o da Vemag, onde aparece uma Simca vermelha, por poucos segundos...
Este é dos filme de Jean Manson e pode ser visto acessando http://www.dana2.com.br/historia/ , onde estão vários vídeos sobre a história brasileira.
Celso Kuntz-Navarro Celso Kuntz-Navarro

Re: Fotos e Videos de Competições

EQUIPE SIMCA – VIVE LA FRANCE!