Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

1 ... 3456789 ... 14

Re: Fotos e Videos de Competições

Nossa mãe, então você tem muita coisa pra contar.

Por que não aparece em Poços de Caldas para ver o I Encontro Nacional Simca?

Mas, antes, disso, você já podia ir matando a nossa curiosidade contando algumas coisas aqui. Como era o desempenho do Simca nas pistas?

Claro que sou suspeito, pois para mim existe apenas o Simca, de um lado, e todos os outros carros, do outro.

Mas acho incrível demais um carro de passeio pesado, 4 portas, com um motor subdimensionado para o seu peso, pneus finos (mesmo os de corrida), participar de tantas competições e até conseguir ganhar algumas. Por isso admiro muito as pessoas que melhoraram tanto o carro sofrível que veio da França, cujas rodas quebravam quando submetido a muito esforço, o semi eixo soltava nas pistas, o motor era muito fraco e a embreagem uma lástima.

Gostaria que você comentasse isso.

Re: Fotos e Videos de Competições

O interessante é q esse menino ingles faz questao do numero 44, que era do Cyro...

Celso, quem é o "menino inglês" citado por vc?
Seria o piloto do Abarth Simca #44, que aparece no tópico Simca Abarth (http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Simca-Abarth-td4201028.html) ou o Esplanada #44, que consta na página 3 deste mesmo tópico?
Na página 1 deste tópico temos o Simca #44, com o Toco no volante, na frente do Geraldo Meireles, com Interlagos. Nesta mesma página também temos fotos do seu Simca #89.
O Ciro gostava de correr com o 44 mas não este número não lhe pertencia; na própria equipe Simca outros o utilizavam.
Na unica vitória "verdadeira" do Simca Tempestade o número do carro era 62 e seus pilotos foram Jaime Silva, Ciro Cayres e Pedro Oliver(Jaú), lembra-se?

SIMCA TEMPESTADE
Celso Kuntz-Navarro Celso Kuntz-Navarro

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Esta mensagem foi atualizada em .
O menino ingles é o Hamilton...

Abr

Celso

Sent by my iPhone

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Uma vez familiares do Jaú entraram em contato comigo através do site, mas depois sumiram. Alguém sabe se ele ainda está vivo?

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Esta mensagem foi atualizada em .

Roberto Isvami Stoppa, num Simca Rallye, defronte à Garagem Cunha Gago, no bairro de Pinheiros, São Paulo/SP, conforme relato pessoal:

Essa Garagem ficava na Rua Cunha Gago; travessa da Rua Theodooro Sampaio no bairro de Pinheiros (SP-SP) não existe mais; fica ou ficava) localizada em frente a uma unidade dos Correios

Corri com esse carro que era do Berco Archeboin, ele tinha uma oficina (Sabra Zumbi) e corria em dupla com o Carlos" Caco " Mesa Fernandes (irmão do dono da Garagem); não esta confundindo com o João Bravo Caldeira que tinha um Simca tambem vermelho com 2 faixas brancas na época ?

[Luiz Evandro Águia responde] Caro amigo Roberto Isvami Stoppa foi publicada uma foto na revista 4 rodas do Simca do Berco No 94 em uma corrida em Piracicaba toda de de lado quase batendo no poste e eu com meu Renault 1093 da Torke contornando uma curva atras do Simca... Mencionei o No 94 pq ANOS depois o fazendeiro velóz Tite Catapani utilizou este numero abs

https://www.facebook.com/roberto.stoppa.79

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Tipo de foto legal. Muito bom, Leon.

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

gtx - 19/09/2015
camarada,
revi um filme do jean manzon sobre a apresentação da equipe willys nas 12 horas de brasília, edição 1962. no filme, verá você, a curiosidade de um simca présidence correndo!
não tenho habilidades para frear e congelar o filme para copiar as imagens - são duas, uma logo no princípio. mas se você o fizer posso descobrir nome do piloto e fazer uma notinha para o sítio.

Gtx, a Presidence #44, como vc pode ver abaixo, foi pilotada pelo Ciro Cayres e Jaime Silva, a outra, que rodou feio, eu não sei...

Ciro e Jaime:

Rodada:

1000 Km de Brasilia 1962
Bandeira Quadriculada - prperalta@yahoo.com.br

Documentário realizado por Jean Manzon, claramente para falar dos carros da Willys, tanto é que nem cita a vitórioa de um FNM/JK 2000. Achei no YouTube postado por Alessandro Neri, que eu não conheço mas que agradeço por postar este documento tão interessante e importante.
O Willys Interlagos estava sendo lançado em competições nessa corrida, o de nº 21 foi pilotado por Christian "Bino" Heins e Aguinaldo de Goes Filho, chegando em 3º lugar. O Renault Dauphine vencedor na categoria foi o de nº 42 pilotado por Luis Antonio Greco e Eugenio Martins.
É interessante observar aos 49 segundos a passagem do Simca Presidence nº 44 (com o estepe e tudo) com que Ciro Cayres participou em dupla com Jayme Silva, conquistando o 6º lugar na geral e o 2º na categoria B.
O DKW Vemag nº 5 que aparece bastante no filme era pilotado por Wilson Fittipaldi e Luis Rodrigues, chegaram em 5º lugar na geral. Também observei a 1:52min. o FNM/JK 2000 de nº 58 com que Antonio Carlos Aguiar venceu a prova em dupla com Antonio Carlos Avallone (dono do carro).
Quem for identificando mais participantes informe para nós nos comentários.

https://youtu.be/A1Pl31u12J8

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

rusiq,

que caminhos tortuosos percorre a mente humana para um desatino destes, correr com a versão mais pesada, quando a própria área de competições da simca, onde trabalhavam ciro e jayme, tinha carros mais leves ?
no rol das curiosidades, o rabo pintado. nesta época os présidence saíam de fábrica em pintura monocromática marfim ou preto.

a rodada do simca foi na passagem inferior ao eixo rodoviário, quase em frente à ex-sede do banco do brasil, e agora para locação.

no mesmo rol, foi a primeira corrida que assisti integralmente, e quando via o wilsinho com o dkw cinza, acho que fez uma anotação poderosa  no meu saco de vontades. meu primeiro carro foi um deka '59, caixa longa, teto esbranquiçado, como este !

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Nasser, a Présidence conquistou o 6º lugar geral e o 2º na categoria B. Não fez feio, apesar do peso.

Imagino que deve ter sido uma jogada de marketing: o carro, além de luxuoso, anda bem. No início do vídeo ela aparece fazendo uma curva direitinho.

Curiosamente, o Simca que rodou na curva não foi a Présidence.

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

perguntei ao napoleão ribeiro, historiador, entendidíssimo nas corridas nacionais. segundo ele o regulamento de época era restritíssimo em preparação, e jayme e ciro usaram o présidence por ter mais potência pelos dois carburadores e exaustão. com pequenos acertos e ajustes, elevava a potência.
concluímos juntos que dificilmente o estepe estaria dentro do seu casulo continental, abduzido para reduzir peso

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Você foi em ótima fonte. Juntamente com o Paulo Peralta, o Napoleão colaborou na colocação de legendas nas fotos de corridas que coloquei no site. Acho que essa conclusão que vocês chegaram tem tudo a ver. Explica também a boa colocação do carro. Tenho muito vontade de terminar a Présidence e fazer curvas com ela na estrada para ver como vai ser o comportamento. Com a Jangada já vi agora voltando de São Paulo e Poços de Caldas, é bem pior do que com o Chambord.
Celso Kuntz-Navarro Celso Kuntz-Navarro

RES: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Esta mensagem foi atualizada em .
Nossa mãe, então você tem muita coisa pra contar.
Marcelo

Legal, Marcelo. Disponha!

Abraço,

Celso

Re: RES: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

SIMCA TEMPESTADE
Celso Kuntz-Navarro Celso Kuntz-Navarro

Re: RES: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Esta mensagem foi atualizada em .
Espetacular‼️‼️‼️‼️

Celso

Re: RES: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Também acho. Essa sequência de fotos é uma viagem no tempo e em alta velocidade. Legal demais.

Re: RES: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Re: RES: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

rusiq, que revenda é esta ?
que solução interessante, o dono do chambord três sincros fez uma faixa lateral para imitar os tufão que o sucederam

Re: RES: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

GTX, segundo o Marcos Lenz: - "AMAPAL era o nome da concessionária SIMCA em Lages - SC. Grande carro francês, um dos primeiros com uma suspensão MCPherson. Naquele tempo, mió que bão andar nesse carro. O Tufão então, era o próprio."

Re: RES: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Emerson Fittipaldi Gordini 1093 #77, Pedro Victor de Lamare Gordini 1093 #84 e Fabio Crespi #4…

E assim, começou uma carreira de sucesso e vitórias!!!

O Simca, preparado para esta corrida, pelo mago dos motores na terrinha,  Rainer, que também preparou o Fusca de Luiz Felipe Gama Cruz, com Kit Okrasa.
O Simca, tinha Sto. Antonio com canos d’água pintados à mão (hehe), rebaixada a suspensão (molas cortadas, trocaram os tuchos hidráulicos por mecânicos, rebaixaram o cabeçote, tiraram o filtro de ar, arrombaram os gigleurs do carburador e deram um tapa no avanço do ponto). O teste era embalar e subir a Ladeira do Leme em terceira marcha, chegando lá em cima a 80km ai estava “Bom”.
Fala Fábio…“No circuito travado do Fundão aliado a minha falta de experiência na época o Simca só acompanhava os 1093 que eram muito mais rápidos em curvas de 90 e retomadas. A reta era pequena quando eu embalava com chance de ultrapassar já era hora de frear…Não tinha Botão de Push, hehe”
…”O Emo na empolgação de sua primeira vitória freou tarde no fim da reta e capotou numa curva de 90. Fiquei em segundo, mais duas voltas o Pedro Victor de Lamare, que correu de Gordini #84, quebrou na curva do Balão. Quando passei não acreditei que estava em “Primeiro”!! Olhei para trás vi de longe o Fusca#2 do Luiz Felipe, meu freio já estava baixo. Dei uma segurada, e deu para ganhar com o Fusca bem perto. Foi inesquecível!!”…

(texto/fotos: Fabio Crespi)

Parabéns Fabio Crespi por compartilhar sua história! Veremos mais por aqui, com certeza!!

Re: RES: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Nasser, quando comprei a minha 63 verde ela tinha essa faixa pintada em continuação à moldura de acrílico, mas somente na traseira. Ficou bem mais bonito do que essa faixa até a dianteira.

Muito legal essa foto da oficina cheia de Simca. Espetacular!

Ótimo e sincero o depoimento do Fábio. Para um Simca andar na frente de carros menores em circuito de rua não era fácil, o Walther Hahn até tocou nesse aspecto em Poços de Caldas.

Agora, tuchos hidráulicos no Simca ???
1 ... 3456789 ... 14