Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Re: simcas de competição

dúvida cruel.
o simca da esquerda corre em pista de terra ou o motor já se foi e produz fumaça como uma locomotiva a carvão ?
está ultrapassando ou sendo ultrapassado ?

Re: simcas de competição

Boa Tarde Amigos,

Foto recebida de um amigo. Simca de Joaçaba/SC nas épocas das corridas de terra:

Re: simcas de competição

GTX,
1º) Pista de terra, pois como nos informa o Peter, "em 2012 completou 70 anos que Sta. Catarina recebeu as primeiras corridas", mas jamais construiu um autódromo "de verdade".
2º) Esta foto é da largada portanto, até chegarmos até a 1ª curva, o dono do melhor melhor motor estava à frente...
Veja o vídeo, postado neste tópico pelo MCS, "24 Aniversário de Laranjeiras do Sul - Pr, 1970" onde é mostrada uma dessas corridas em circuito de terra, com diversas Simcas e vencida por um fusca.

Re: simcas de competição

Rusiq, você está sendo muito cruel...

Essa foto das Simcas "poeirentas" (provavelmente tirada na Av. Duque de Caxias) está entre as diversas fotos do seguinte sítio:
http://nelsonboeira.wordpress.com/2012/10/01/automobilismo-em-lagessc/

Em outro site, a foto da largada está identificada como as "12 horas de Lages/SC - 1966"

E em mais outro sítio, os resultados da prova (note da frente de QUEM a Simca chegou...)

1. Plinio Luersen/Osny Pillar, Simca, 224 v, 101,583 km/h
2. Luiz Pereira Bueno/Luiz F. Terra Smith, Interlagos, 224 v
3. Ettore Beppe/Luiz G. Ricciardella, Interlagos, 215 v
4. Eres Casagrande/Elson della Costa, Simca, 214v
5. Menelau dos Santos/Deodato Amaral, Simca, 213 v
6. Rafaele Rosito/Ismael Chaves Barcellos, JK, 206 v
7. Alfredo Luiz/Breno Mayer, DKW, 201
8. Darcy Baggio/Bruno Gargione, Simca, 201
9. Aquino Nodari/Jose Voltaire Castillhos, Simca, 201
10. Admar Bornhausen/Antonio Goncalves, Simca, 198v
11. Elvio Ringel/Danilo de Lemos, 1093, 197 v
12. Clito Zappelini Neto/Adelar Boff/Neno, DKW, 197 v
13. Luiz Lima/Jose Veronese/Arinho Zanchi, Simca, 197
14. Paulo Nienaber/Ilton Jose Brigoni, 1093, 196 v
15. Tadeu Bruggman/Claudio Kirila, DKW, 195v
16. Joao Narciso Ferreira/Gilberto Hoff, Gordini, 189
17. Carlos Whitaker/Carlos e Dorcel Gugelmin, Gordini, 189
18. Edesio Ce/Odilon Franchi, 1093, 184 v

Os fuscas? Quebraram todos no meio do caminho...

Re: simcas de competição

Leon, meu amigo, veja bem a foto que vc postou: "12 Horas de Lages - 1966".
Esta foto e outras também, pertencem ao acervo do Marcelo Viana (http://www.simca.com.br) e já foram copiadas uma centena de vezes.
Olhando a foto temos a impressão de ser uma corrida mono marca... Se um Willys Interlagos participou, provavelmente foi o último na largada.
Quanto ao resultado, não sei se refere a esta corrida.
Eu afirmei diversas vezes que as Simcas eram muito boas de retas e este circuito era perfeito para elas.

(foto postada na página 1 deste tópico)

Voltando ao vídeo: - A corrida lá mostrada é de 1970, onde as Simcas participantes já eram "velhas" e os fusca 1600, novos, mais leves e bem preparados; muito melhores do que todos os carros de anos anteriores.
Na foto que vc postou, não creio que existisse um único fusca, pois os 1200 de 1966 perdiam até das lambretas...

SIMCA TEMPESTADE
MCS MCS

Re: simcas de competição

Simca preto, no.3, pertencente a Plínio Luersen, madeireiro de Lages-SC, na época. Ao que me consta ainda é vivo.

Abs.,
MCS.
loty loty

Re: simcas de competição

Já viram este vídeo, repare em 2:10, abraços.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ffmuOJ1OvTc

Re: simcas de competição

Loty, podemos ver as carreteras Simcas dando um show numa das corridas existentes neste vídeo e o importante não foi o que aconteceu no inicio deste vídeo (2:10 min)
O importante foi o resultado de uma destas corridas. Veja:

Postado em 10/17/07 by carlos de paula | Categories: resultado
6 Horas de Curitiba – 11 de dezembro de 1965
1. Ciro Cayres/Pedro Jaú – Carretera Simca, 181 v
2. Jayme Silva/Cacaio - Carretera Simca, 180 v
3. Toco/Anísio Campos, Carretera Simca, 171 v
4. Ubaldo César Lolli/Lauro Soares, Carretera Simca, 169 v
5.Pedro V. de Lamare/Ludovino Perez, Júnior - Carretera Interlagos, 168 v
6. Luiz Gastão Ricchiardella/Carlos Eduardo Andrade - DKW, 168 v
7.Rômulo Mattos/ Oswaldo Lunardi - DKW, 158 v
8. Victorio Collo/Domingos Bettega - DKW, 150 v
9.José Carlos Vasconcellos/Romeu Partezan - DKW, 149 v
10. Ettore Beppe/Carlos Coli Monteiro - Interlagos, 141 v
Tb Participaram: Walter Hahn Jr/Expedito Marazzi (Brasinca). Altair barranco/Jose Grocoski (Carretera Ford), Norman Casari/Marcio Leitao (DKW), Henrique Mutti/Peter Menzel (Brasinca), F Zeni/Haroldo Vaz Lobo (Carretera Ford), Oswaldo Lunardi/Rômulo Mattos (DKW)
E esta foi a 1ª corrida do Anísio Campos como piloto oficial da Simca.

Não sei os motivos que levaram a Vemag (DKW) e a Willys a não participarem desta corrida com suas equipes oficiais.

Re: simcas de competição

Em resposta à esta mensagem postada por MCS
MCS, provavelmente o Plinio Luersen e o Osny Pillar venceram as 12 Horas de Lages em 1966 com esta Simca:

Leon, você tem razão. Fui pesquisar e o Carlos de Paula confirma o resultado postado acima.

Re: simcas de competição

Rusiq, há controvérsias sobre o resultado das 12 Horas de Lages, talvez nunca saibamos o que de fato aconteceu. Veja esta foto e as legendas:

E um comentário no Blog do Gomes, de um certo Dado Andrade ( http://flaviogomes.warmup.com.br/2012/05/foto-do-dia-257/ )

Com certeza o retão de Lages.A Prova 12 Horas de Lages,vencida por mim em dupla com Olidir Pereira,com DKW apoiado pela Fábrica.Foi um corridaço,dominado pelo Plinio Luersen.. (Simca tbem assistida pela Fabrica).Um senhor chamado Batistella com Interlagos coupe, deu muito trabalho,andando junto com a berlinetta do Peroba em dupla com o Etore Beppe(Equipe Transparaná).Tudo lindo até que começou a chover.Lá era um mistão de paralelepipedo e asfalto.Peguei a ponta e um abraço para o gaiteiro.O nosso DKW foi totalmente aliviado pelo Claude que era Revenda Vemag em Cuitiba.Chovia mais dentro do que fora.Engrenagens do cambio e diferencial,suspensão traseira e dianteira,pedaleira etc etc.Parecia que a barata era de aluminio de tão arisca com aquele motorzão.O Seu Jorge nem quis ir assistir a corrida pois achava que nosso carrinho iria se desmontar.A surpresa para a Vemag foi tão grande que logo depois guiei e fui Segundo para o PV de Lamare em corrida que dominei o tempo inteiro,desta vez em Curitiba,circuito de rua, com Seu Jorge no BOX comandando tudo.Bons tempos.Abraço a todos os Vemagueiros.
DadoAndrade

Cá pra nós, acho que tem gente confundindo 1966 com 1967...

Re: Fotos e Videos de Competições

A foto acima foi postada neste tópico pelo Rusiq em agosto/2012 e, recentemente, também na página da Simca do Brasil no facebook, sem mais elementos identificadores.

Como no facebook fora perguntado quem seria o piloto, fiz algumas buscas pensando que seria fácil descobrir a resposta; entretanto, nada achei de conclusivo sobre isso.

Assim, procurei trabalhar a partir de alguns elementos como, p.ex., o número (89, parecido com o tradicional 88 do Walter Hahn) e o patrocínio (Janda, concessionária paulistana), chegando a uma conclusão que me parece a mais provável, porém carecendo de confirmação com contemporâneos.

Acredito que essa foto possa ser da III 24 Horas de Interlagos (1966), prova em que uma Simca 89 chegou em 4º ou 5º lugar na categoria "Nacionais acima de 1.300 cm³" (não localizei a classificação completa da corrida). O piloto desse carro chama(va)-se Rui Cláudio Santiago (ou Ruy Cláudio Santiago).

No Google, pouco achei com esse nome, apenas algumas menções em diários oficiais da década de 1960. Possivelmente esse Ruy Cláudio Santiago era advogado, talvez sócio de imobiliária, em vista de as ações judiciais com seu nome envolverem situações de despejo de imóveis. E, pela falta de outras menções, deve ter falecido por essa época.

Fica aqui a minha "crença", mas não sei como poderia confirmá-la.

Abraços!

Re: Fotos e Videos de Competições

leon,
como se diz no tribunal do marcelo, ad especulandum, não creio ter sido prova de 1966. o automóvel é antigo para tanto - 63, 63 ou primeira série 64, um rallye pré tufão.
quanto ao piloto, não seria o marazzi ?
outra lembrança que faço é que o walter hahn em abril de 1966 comprara um Brasinca GT preparando-o para corridas - e tomando o marazzi como co piloto. foi campeão paulista naquele ano.
vou consultar o napoleão ribeiro, detentor do maior acervo de informações organizadas.

causo
usei o latinório e me lembrei de caso comigo ocorrido, típico de advogado em início de carreira.
ainda sem formar, sendo "solicitador acadêmico", um pré advogado apto a acompanhar, mas vedado para propor e recorrer, exceto em matéria criminal pois, como todos sabem, não é necessário ser advogado para fazer defesas neste campo. era associado a dois advogados um ano à minha frente - um deles, de ótima qualidade, atualmente preside um tribunal.
a mim davam o que os outros não queriam. era uma salada mista. num destes casos, aceito por favor brasiliense, ou seja, sem recebimento de honorários, mas à espera da oportunidade da gentileza ser retribuída.

o caso era que o meu cliente era acusado de ter deflorado a namorada. na audiência esta repetiu a versão contada na delegacia: teria sido contra vontade, no corredor da casa dela, forçada contra o marco da porta.
pedi à juíza que solicitasse à vítima tentativamente demonstrasse a mecânica do fato, para que tanto a autoridade quanto o ministério público e o advogado entendessem a ocorrência. ela concordou e a vítima foi para o lado da bancada da escrivã.
indaguei das condições, ela esclareceu serem 23h, e que a mãe dormia no cômodo ao lado do qual se praticara o ato não consentido. e, respondendo e demonstrando superficialmente a mecânica da conjunção carnal - que nome, allah -, explicou que o abusado cobrira sua boca, levantara sua saia, baixado a calcinha, e praticado a violência.
aí a demonstração a atrapalhou. com uma mão cobrindo a boca, uma só não dava para tanto movimento não consentido de levantar a saia, firmá-la, e tirar a calcinha. além do mais, qualquer movimento teria acordado a mãe da pretensa vítima que, naturalmente, iria socorrê-la.

perguntei se o acusado havia retirado sua calcinha ou não. ela disse que tirara completamente.
falei então para a juíza que, com toda aquela complicação, com o cenário pintado - moça prensada contra a porta semi aberta, mãe dormindo do outro lado da porta, boca tapada, saia levantada, calcinha baixada, a impossibilidade de tampar a boca com uma das mãos e levar a outra até os pés da vítima retirando a calcinha, e tudo sob exigência de silêncio. no meu entender, se não houvesse ajuda e colaboração da vítima, o ato não teria sido consumado. pois, como constataria meu colega da promotoria e o egrégio juízo, ante as condições tão adversas, não haveria o necessário "animus trepandi".
ela olhou, levantou uma sobrancelha, e com um sorriso de monalisa emendou: "animus copulandi", meu jovem dr nasser, "animus copulandi".
mas absolveu o réu, percebendo tratar-se apenas de um expediente muito praticado àquela época - acusar o namorado de violência sexual e defloramento para forçar um casamento.

Re: Fotos e Videos de Competições

leon,
meus respeitos. sua pesquisa estava certa. consultado, mestre napoleão respondeu:

" NASSER

Prova: Mil Milhas Brasileira - 19/11/1966 - pilotos Rui e Jair Santiago - 9º colocados

Napoleão ".

já devia ter aprendido, lógica nestes assuntos é coisa tão sólida quanto alavanca de câmbio de renault dauphine, da qual se dizia ser uma agulha de tricô enfiada num pudim ...

Re: Fotos e Videos de Competições

GTX, o Napoleão confirmou as informações a partir da foto? Mil Milhas Brasileira de 1966? Legal!

Chutei fora, mas chutei perto. Achei que poderia ser da III 24 Horas de Interlagos a partir de uma propaganda da Simca que o Walter Hahn postou no sítio Nobres do Grid, em matéria sobre os pilotos de Piracicaba.

Sobre seu "causo", estou rolando de rir... pena que essas histórias não podem ser publicadas na sua coluna, mas é ótimo termos este espaço compreensivo para tanto.

Desculpando-me pelo off-topic, mas aproveitando a oportunidade: você sabe por que as fábricas têm desenvolvido câmbios automáticos (ou epicíclicos, como prefere o Bob Sharp) de 8, 9 e agora 10 marchas, este anunciado pela VW, em detrimento dos câmbios CVT (que podem simular "n" marchas)? Ou mesmo os DSG em detrimento destes?

Abraços!

Re: Fotos e Videos de Competições

depende de custo. as montadoras com produção própria tem preferido os câmbios com duas embreagens para até 6V.  partir daí ao que parece a aisin e a zf conseguem oferecer custos competitivos. o de polias com relações variáveis tem uma dificuldade que limitam o uso por torque. assim, embora extremamente melhores, tem mercado limitado por cilindrada e torque, o que se reflete nos custos - e na preferência pelos outros.
a vw por exemplo, faz até 6V em casa, mecânicos com duas embreagens. a partir daí, zf.

Re: Fotos e Videos de Competições

Voltando ao assunto deste tópico!
Quem é o piloto desta Simca?
Corrida no Autódromo de Tarumã em 1972, quando a maioria dos carros eram Fuscas e Opalas...

Re: Fotos e Videos de Competições

Mais um para vcs pensarem...

Re: Fotos e Videos de Competições

Anúncio Simca- 1962
Bandeira Quadriculada - sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Em fevereiro de 1962 foi realizada uma prova em homenagem ao grande e querido preparador Victor Losacco falecido durante a prova "500 Quilômetros de Interlagos" em setembro do ano anterior, atropelado nos boxes.
Antes houve um "Festival de Velocidade" onde cada marca disputava separadamente e os melhores classificados de cada prova faziam a final, ou seja o "Prêmio Victor Losacco".
Os carros da equipe Simca lideraram a prova toda, mas ao finalizarem a penultima volta receberam erroneamente (de quem?) sinalização de última volta, então nem a completaram, após a antiga Curva 3 seguiram direto sem entrar para o "miolo", e foram para os boxes. Desclassificados, é claro, ficando a vitória aos carros da Equipe Vemag que vinham logo atrás, com Marinho em primeiro e Bird Clemente em segundo.
Após a prova a Simca lançou esse anúncio:

SIMCA TEMPESTADE
Celso Kuntz-Navarro Celso Kuntz-Navarro

Re: Fotos e Videos de Competições

Sobre o Ruy Santiago (Ruy Cláudio Ribeiro Santiago), de fato, é advogado. Não morreu coisa nenhuma, tem 77 anos e está vivinho da silva. Fez várias corridas, sempre com a Simca 89, preparada na oficina dele, a Motormatic, na Barra Funda, em SP, onde seu mentor técnico era o Zoroastro Avon. O Ruy era primo do Jair Santiago, também piloto. Ele participou de algumas provas, de 65 a 70, e, ao que me lembre, foi sexto numa 6 Horas de Interlagos, na frente de muitos DKWs, Simca's, Interlagos de fábrica. Não era um bota, mas tinha uma tocada firme e constante. Não era fazedor de tempos, mas era bom em provas de fundo. Era amigo do Cyro Cayres, que lhe dava também muitas dicas, como as lonas francesas trançadas dos seus freios, que nunca davam fading, e ele levava uma baita vantagem na freiada do Sargento, quando a gente tinha que descer já freiando, senão não fazia a curva, e ele freiava na boca da curva, comendo todo mundo. Também corria com diferencial mais curto, com mais saida de curva. No entanto, no retão, todo mundo passava ele. Seus carros jamais quebravam, eram feitos com muito capricho, belas suspensões, como essa aí da foto. Em segunda ia a 90km/h. Virava em 4m20s, no máximo, ou seja, tomava pau de todos os Interlagos, JK, DKW e Simca de fábrica. Mas chegava, ia até o fim, sempre. vejam mais em: http://pianews.net/CMS/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=356 abraço a todos, Celso Kuntz-Navarro

Re: Fotos e Videos de Competições

Homenageando os Simquistas e Simqueiros:

Eis a única vez que o Sady Abê correu com uma Simca e perdeu dos fuscas...
O Sady Abê faleceu no dia 24 de julho de 2013. À família e amigos os nossos sentimentos.