SIMCA

Re: SIMCA

para comunicar que, ante o desprezo por marcelo e jorge patrício à minha demanda sobre informações relativas ao jangada do "titio", incontido, fui pessoalmente levantar os dados in loco.

o jangada 1963 objeto das mensagens coladas, foi vendido em 1999 por inventor telde a advogado alencar, sob testemunho de simquista jorge patrício e descrença do simqueiro marcelo, sendo transportado de bhz a montes claros, mg.

alencar, sem jorge, iniciou algum processo parecido com reforma, desmontando-o, reestruturando partes oxidadas - quem enferruja é carro velho: automóvel antigo apresenta, apenas, oxidações pontuais ... trocando cor. no meio do processo os arautos dos céus anunciaram-lhe outros planos e o convocaram. assim, como descreveriam citado marcelo e sempre presente leon, o tempo avocou a si a messe, detendo o serviço de montagem a meio caminho.

em 2002 "titio" após processo de aproximação e encantamento com a família do de cujus, adquiriu o automóvel neste estado intermediário, levando-o para vitória, es, e lá perlustrou por algumas garagens, sendo mais recente pouso sob cobertura em cobilândia, periférica à capital espiritossantense. da aquisição por alencar até o momento, 13 anos de imobilidade.

oito anos de conversa, visitas, ótimas moquecas no restaurante são pedro, sempre convite do admirável casal, alegando que convidado não se manifesta, telefonemas, e.mails, e a coragem de garantir a perseguição do sonho dos proprietários, e próxima semana algum cavalo mecânico apontará a cabine para brasília com o jangada na cegonha. nela, cheia de suas peças e outras de carcomido e desaparecido rallye 1965, gentileza do ex proprietário e, ao volante do novo automóvel antigo, invisível porém presente novo sonhador a bordo.

marcelo e jorge são novamente demandados. desta vez para caracterizar as cores originais. o atual azul não é original, há marca de vermelho escuro, porém o marcelo se lembra de marron. seria ? haveria ? o nível de poeira sobre o automóvel, diria 5 a 6mm não instigou grandes pesquisas, exceto lixar a travessa transversal para ver o número do chassi e perceber o vermelho. enfim, um jangada a mais. e que allah, clemente e misericordioso, me permita levar seu resgate ao bom termo da originalidade.

Re: SIMCA

para complementar.
o jangada está no cadastro. é o 5o. mais antigo da relação. chassis 18.790, produção possivelmente no oitavo dia útil de março 1963.

Re: SIMCA

GTX, mais que o aço, borracha e tantos materiais que compõem um automóvel, o que faz cada um deles ser único são as histórias por quais passou.

Fico feliz pela (permita-me tratá-la no feminino) Jangada: certamente triste, abandonada, traída pelas circunstâncias da vida, teve a compaixão divina - para não dizer invejáveis paciência e persistência desse discípulo de Allah - para colocá-la rumo ao Planalto Central, onde bons tempos a esperam.

Parabéns e grande abraço!
Leon

P.S.: cadê o Marcelo???

Re: SIMCA

leon,
fora de hora, rabeira da fila com anteriores de difíceis trabalhos - você não acredita como é complicada a restauração do ford cométe, cuja carroceria é formada por inúmeros retalhos moldados possivelmente em estampos manuais.
mas ou era, ou o caminho iria se afunilar para um ponto sem volta. assim, parece-me, foi bom para todo mundo.
marcelo ? que marcelo ? aquele sócio do tio lin e discípulo do lin e do grecco ?
todos são dissidentes do forum e estando em lugar incerto e não sabido.
Fernando Macêdo Fernando Macêdo

Re: Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca

 Bôa tarde. Estou a procura da bolsa do reservatorio do esguicho do Simca. Meu carro é 66, mais acho que sempre foi a mesma. Pode ser usada em bom estado. Muito grato, Fernando Macêdo
Fernando Macêdo Fernando Macêdo

Re: Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca

Caro Rui, fiz contato com o Peter (bancos) e com o Alexandre (motor), mas infelizmente êles já não possuem mais as paças. Agradeço seu empenho, mas se souber de alguma novidade, ficarei-lhe muito grato que me avise. Abç, Fernando

Re: Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca

Fernando, boa tarde.
Como sugestão: - Crie um tópico para seu carro no "Restaurando Simca" e conte-nos a sua história.
As mensagens postadas neste tópico (Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca) são apagadas após 60 dias e se vc quiser poderá reedita-las.
No "Restaurando Simca" todas as mensagens postadas, ficam lá por tempo indeterminado.

SIMCA TEMPESTADE
leo leo

message pregunta from suecia

hola,hello. Is there anybody that has some information about simca v8 60 ohv conversion kits? i have restored a v8 60 - 54 engine and would like to install simca top valve heads... por favor. please mail/e mail contact and information to leo brusewitz 257 83392 sweden mail: leo_isai@passagen.se muy gracias ciao fr leo

Re: SIMCA

Quatro Rodas - janeiro de 1962

Para ver as imagens ampliadas acesse http://imgur.com/a/73uM4/all

Re: message pregunta from suecia

Em resposta à esta mensagem postada por leo
leo,

välkomen till forumet simca (aos não versados em sueco, benvindo ao forum simca)

unfortunatelly in Brazil we do not have any kit to improve performance on fords or simcas v8 engine, a.k.a 60. simca do brasil, a branch of original french brand developed the original engine 2.4 and fitted it on Brazilian models, christianezing them as Emi Sul - just to remember it was a hemispherical combustion chamber, on a model at the south of Equator line.

your engine belongs to a predecessor series, with 2.2 liters of displacement. here our simcas started with 2.4, and they were increased up to 2.550 cm3. in this way, if you want to improve the performance of your car, with Brazilian parts ou an Emi Sul engine, it will very expensive, because the parts are rare and usually custs a lot of money. may i suggest to try mr don orosco at usa. also very expensive, but, as hobby, he copied the original ardun kit and sells nros parts. Brazilian conversion is better but harder to find.

tell us later. enjoy the good job. r nasser

Re: SIMCA

olhando a freada de emergência, daqueles tempos sem corretor, equilibrador, distribuidor de frenagem e posteriores abs, ebd, afu e que-tais, tenho a mais sedimentada convicção, os caras da minha geração e eu somos uns sobreviventes ...

rs - anteriormente o forum do sítio do tio marcelo vinha com uma relação dos aderentes e seus endereços eletrônicos. procurei porém não achei. a relação foi tecnologicamente abduzida ou é apenas um sinal que não sou mais tão sobrevivente ?

leon, fale-me com urgência. endereço eletrônico ou mensagem. nasser

Re: SIMCA

gtx escreveu
[...]
GTX, este fórum também tem. Procure, na 1ª página por   Pessoas  e clique...

SIMCA TEMPESTADE
Fernando Macêdo Fernando Macêdo

Re: Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca

Bôa noite Rui, inicialmente meus votos de um Feliz Natal. Agradeço sua sugestão, e, logo que eu receba o carro para iniciar o processo de restauração, seguirei seu conselho. Estou muito feliz de estar nesse foro, isso me fortalece para eu enfrentar mais uma dolorosa restauração. Desde o inicio senti um clima muito amistoso e saudavel. Estou com 60 anos, e minha paixão pelos Simcas, começou em 1963, quando eu ainda tinha apenas meus 11 anos. Como o Simca é um Ford, e eu sou um fordista de carteirinha desde criança, daí surgiu essa grande paixão. A ideia de, antes de morrer, possuir um Emisul 66, é que quando foi lançado em inicio de 66, a concessionaria de minha cidade (Natal-RN), levou um zerinho em nossa casa, para meu pai comprar, e êle não quis nem conversar com o vendedor. Eu disse ao meu pai, em prantos, que um dia teria um igual aquele.Lutei durante anos para adquiri um pronto, mas infelizmente não consegui. Só me restou comprar um para restauro. Com sua coperação,e tambem dos nossos companheiros do forum, tenho convicsão que chegarei lá. Será uma caminhada dificil, porque restauro nos padrões da fabrica, com muito perfecionismo, mas Deus está do nosso lado. Estou esperando o carro essa semana. Farei uma relação de peças, após uma analise minunciosa. Muito grato, Fernando Macêdo. PS. tenho grande apreço pelo Roberto Nasser, já percebí que êle faz parte do nosso foro. Forte abraço Nasser

Re: Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca

fernando,
uma alegria te-lo aqui. peças de emi sul, fale com o nelson cintra. ele vem de restaurar um 1967 e pode ter alguma coisa. 021.9176.0390.
creio ter um banco dianteiro de emi sul 1966. estava perfeito mas o cachorro do caseiro, explico, o cino quadrúpede que pertence ao fâmulo que é o fac totum na minha casa, em fase de provocar a dentição, comeu partes do revestimento original. no mais, como se diz no jargão dos vendedores de usados, está quase bom ...
abraço nasser

ps. a quem não sabe, o fernando é um perfecionista que restaura pessoalmente, mão na graxa. é irritantemente perfecionista.
Fernando Macêdo Fernando Macêdo

Re: Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca

Bôa noite Nasser, inicialmente Feliz Natal. É sempre um prazer conversar com você. Pena que nos vimos tão rapido em Araxá. A ultima vez que tomamos um vinho em Natal foi em final de 2005. Te espero com prazer em Natal, me ligue 84-8823-7512. Esse Emisul vai ficar no mesmo nivel do Mustang. Agradeço sua dica, irei contatar o Nelson brevemente. Abç, Fernando

Re: SIMCA

voltando ao teste em 4 rodas.
apenas como referência aos ganhos tecnológicos com o passar dos tempos.
comparativamente qualquer dos 1.0 nacionais acelera da imobilidade aos 100 km/h em 15s e crava final de mínimos 150 km/h. medidas muito melhores que os simca 2.4 daquela época.

Re: SIMCA

GTX, provavelmente o motorzinho que a Fiat esta preparando fará o carro pernambucano andar melhor ainda.

Re: SIMCA

andei em 500 e em alfa com ele. o barulho lembra de motocicleta antiga. anda bem e o cabeçote multi air que administra a entrada de ar, mudando uma lei automobilística centenária, sugere que o futuro é enorme no ganho de potencia e performance.

Re: SIMCA

Bom dia a todos.

Aproveitando o gancho do MultiAir (e sendo totalmente off-topic), pergunto:

1) o pouco "esperneio" das fábricas em relação às metas de consumo instituídas pelo InovarAuto indica que os motores brasileiros atuais são jurássicos e que teremos, em poucos anos, novos motores bem mais eficientes?

2) também no assunto potência/consumo, há algumas lendas na internet sobre o maior consumo dos motores flex em relação aos motores a gasolina (com o que concordo), mas que um motor exclusivamente a etanol teria condições de ser potente e econômico. Por acaso alguém conhece algo REAL a esse respeito, ou seja, alguém conseguiu fazer um motor funcionar exclusivamente a etanol, com bons resultados de consumo?

Abraços.

Re: SIMCA

havia, no cta - ita ? -, nos albores da opção brasileira por motores endotérmicos com combustíveis renováveis, um desenvolvimento sobre, acredite, dodge 1800. o professor urbano stumpf e equipe fizeram um ótimo trabalho.

sobre as metas a ser alcançadas, são irônicas. tome os testes em revistas há 11, 12 anos, pré flex, e verá que o consumo piorou nos dois combustíveis. recuperar pequeno percentual em tantos próximos anos é retornar aos números então assinalados.

faço minhas apostas em dois estágios de mudança. total para quem tem pretensões sérias, intermediárias para os que querem equilibrar a conta entre pequeno investimento para pequenas exigencias em grande mercado.
123456 ... 22