Restauração Simca Tufão 1964

Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Agora sim. Não se assustem, o ângulo não favoreceu muito, tem muita sombra nas caixas de roda. O pneu dianteiro está todo fora do paralamas e o traseiro está com uma pequena parte escondida.
A altura do chão até o suporte do macaco ficou em 19 cm. Do meio do parachoque traseiro até o chão dá 48 cm e da base do parachoque dianteiro até o chão, 31 cm.
Deu para sentir já no rodar que o carro está mais firme. Antes ficava "jogando" para os lados todo o tempo.
MCS MCS

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Muito bem!

Abs.,
MCS.

Re: Restauração Simca Tufão 1964

MCS ,as medidas valem para o Chambord 63?
Às vezes acho o meu meio baixo na traseira ...
MCS MCS

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Alemão,

bom dia!

Segundo o manual, pré-Tufão, também são as mesmas medidas.

Abs.,
MCS

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Muito legal, Wessel, você ter tanta vontade de fazer bem feito e ir melhorando aos poucos o seu carro para ele rodar bem e macio, como deve ser um Simca.

Parabéns pela sua atitude!
Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

É por aí Marcelo, aos poucos vamos deixando tudo em ordem.

Final de semana fui a Nova Petrópolis, dá uns 120 km daqui de Teutônia. Fui tudo bem até a subida da BR-116, chegou num ponto que o motor perdeu potência, baixei uma segunda e morreu. Tentei bater arranque e nada. Tirei o filtro de ar e vi que o carburador estava seco e não vinha mais gasolina. Dei um cole e bati arranque. Pegou na hora e consegui subir tranquilamente.
Na volta, chegando em Feliz começou a falhar novamente, principalmente nas subidas, mas fui levando até Garibaldi. Parei lá e pra minha surpresa a correia do dínamo estava raspando na mangueira do radiador. Conferi o carburador e estava chegando combustível. Toquei até Teutônia e chegando aqui estourou a mangueira do radiador. Resumindo, o passeio de domingo acabou de guincho até a oficina. Mas faz parte.
Não sei se a bomba de combustível esquenta e começa a falhar, meu pai comentou que acontecia com os primeiros VWs isso. Mas o que vamos fazer é aumentar o diâmetro da mangueira e da saída do tanque para a bomba não precisar fazer tanta força.
Outra questão que tenho pra resolver ainda é que quando o giro do motor sobe, por exemplo, andando a uns 100 Km/h, a correia patina. Já colocamos uma mais larga e refizemos as cavas, mas por enquanto não surtiu efeito.
Quanto a altura do Simca, deu uma baita melhorada na dirigibilidade. Centro de gravidade baixou e o carro está mais firme. Trocando os pneus creio que vai ser excelente para pegar a estrada.

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Wessek ,vou me antecipar ao Marcelo.
Sim a bomba de gasolina tem a tendencia a aquecer e amolecer o diafragma ,principalmente morro acima.
Eu optei por uma bomba eletrica ( colocada escondida entre o tanque e a carroceria) e ai criamos um " retorno " ao tanque do excesso de gasolina .
Alem de pegar de primeira sempre ,nunca tive problema ,mesmo indo para Pocos de Caldas num dia de 35 graus de calor ,o abastecimento foi perfeito.
Tive que trocar a correia do alternador ( no meu caso ) 2 x ate chegar numa medida ideal.
Mas teu relato é bem o retrato de quem usa o carro mesmo.
Sempre vai ter algo para melhorar na dirigibilidade e na manutencao ,essa semana o meu esta ajustando  a alavanca do cambio ,que esta " dura " na hora de passar da 1 para a 2 ...o negocio é ter uma oficina com gente interessada e paciencia para fazer as melhorias .

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Wessel,

Na minha eu, assim como o Alemão, também uso uma bomba elétrica de Monza/kadett/etc.... Só alegria !
Tudo bem que no meu caso o motor é outro, mas funciona muito bem:

Infelizmente não tenho nenhuma foto da bomba em si, mas ela está afixada junto ao tanque, entre o diferencial e o tanque.

Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Bah, muito legal essa dica de vocês. E com relação ao regulador da bomba elétrica, alguma especifidade?
Qual bomba que tu usou Alemão?

Re: Restauração Simca Tufão 1964

a bomba deve ser de baixa pressão. sendo, usualmente não tem regulador.

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Em resposta à esta mensagem postada por Wessel
Wessel , a minha bomba elétrica levou um regulador ,para " injetar " o volume certo no carburador ,mas sei que existe as" Holley " que não precisam de de regulador .

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Wessel, sem dúvida se você fizer uma adaptação bem feita com uma bomba de gasolina moderna o seu problema vai ser resolvido. Não se esqueça de colocar um bom sistema de filtragem da sujeira que vem do tanque.

Muita gente faz adaptação, enquanto outros mantém as bombas originais com o reparo novo. Em ambos os casos, não há problema. Apesar de a fábrica ter trocado a posição da tubulação de gasolina na linha Emi-Sul, eu nunca tive problema com vaporização viajando com a Chambord 63 e com a Jangada.

As vezes em que a bomba de gasolina original me deixou na mão foi por causa de reparo velho.

É muito fácil você saber qual foi o seu problema: pegue uma chave "L" nº 11 e tire a tampa da bomba de gasolina. Quando o reparo está estragado você vê pedaços de borracha pra todo lado.

Não deixe de ler no nosso site, em ELES FIZERAM A SIMCA DO BRASIL, PÁG. 02/02, MANOEL SIMÕES RICARDO, INSPETOR DA FÁBRICA, duas crônicas dele: A BOMBA DE GASOLINA NÃO TINHA CULPA e OPERAÇÃO SERRA.
Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Marcelo, abrimos a bomba, trocamos o reparo e o carro segue com problemas de alimentação de combustível. Infelizmente vou partir para a bomba elétrica, já que rodo e pretendo rodar bastante com o carro. Se for olhar a bomba original, é impossível que não esteja funcionando...vamos ver se agora resolve o problema. Mas é assim, ajustes e mais ajustes.

Re: Restauração Simca Tufão 1964

necessariamente não significa defeito na bomba. se tiver entrada de ar nas mangueiras de combustível terá este problema. comece verificando desde o pescador até a chegada ao carburador

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Wessel, na minha visão a ordem correta para restaurar corretamente todo o sistema de alimentação é começar pelo início, a fonte de tudo: o tanque de gasolina.

Você abriu o seu tanque original ou colocou outro?

Depois, trocar toda a tubulação colocando um tubo novo desde o tanque até o cofre do motor.

Coloque também mangueiras novas. Eu tenho usado mangueiras de silicone e são muito melhores do que as anteriores, que costumam ressecar rapidamente e soltar pequenos pedaços.

Somente com esses itens 100% novos eu partiria para encarar o problema da bomba. Ainda que coloque bomba elétrica moderna, você provavelmente vai ter problema se não resolver o tanque e a tubulação.
Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Olá Marcelo,

Pois é, tanque aberto e feito do zero, tubulação nova, mangueiras novas,
eis a questão. O carro está na oficina, revisando isso tudo. Vamos ver no
final de semana.

Abraço

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Então você fez como manda o figurino. Agora é colocar a bomba elétrica e acho que tudo vai ficar bem resolvido.
Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Descobri o nó da questão. Não sei por qual motivo, mas não fiz zincagem ou qualquer tratamento na parte interna do tanque e o resultado de 1 ano de gasolina dentro é ferrugem.
Vamos lá mandar pra Tancal em POA pra resolver o problema e mais 30 dias sem Simca.

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Esse cara é bom Wessel ,foi ele que fez o meu,não foi barato mas o resultado é muito bom .
Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Esta mensagem foi atualizada em .
Vi umas fotos na internet, fica 10! Eu realmente não sei o que passou na
minha cabeça pra não ter feito isso de cara! Além do stress que passei com
as inúmeras vezes que o carro falhou e das várias regulagens no carburador,
vou ficar mais 1 mês sem o carro! Paciência, melhor fazer certo agora e
resolver de uma vez por todas o problema.

1 ... 192021222324