Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
115 mensagens Opções
1234 ... 6
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Esta mensagem foi atualizada em .


Henry e Edsel Ford junto ao motor Ford V8-60, quando de seu lançamento em 1937.
Os motores Aquilon, Tufão e EmiSul, da Simca do Brasil, são descendentes diretos deste motor de 1937.

-----------------------------------------------------------------------

O motor V8-60
Por Bill Holderon - May 15, 2014

O motor V8-60 ocupa uma posição especial na história das corridas de Midgets (anões). Era conhecido como o “Poor Man's Offy” referindo-se à potência de quatro cilindros Offenhouser de raça pura. Ele foi originalmente planejado para ser um motor de carro, mas era pequeno demais para essa missão. Mas era perfeito para os pequenos Midgets (anões) de roda aberta e ainda era uma máquina competitiva nas pistas de corrida da década de 1960. E também, foi um ajuste perfeito para as classes de hidroplanos (barcos de corrida) A Modified e S Stock.

Os construtores de motores costumavam ser os caras que compravam os motores. Havia muitas peças de reposição disponíveis, enquanto algumas



Nas corridas de Midgets (anões) do pós-guerra, uma configuração de V8-60 com dois carburadores e cabeçotes V8-60 especiais.

Os mais habilidosos fabricavam suas próprias peças. As peças mais comuns que foram adicionadas ao V8-60 incluíam cabeçotes, comandos, coletores, carburadores e escapamentos.

Cada um desses motores teve um toque individual de seu construtor.

O pequeno motor V8-60 de cabeça chata tinha três apoios principais, juntamente com um curso de 3,2 polegadas e um furo de 2,6 polegadas. Sua taxa de compressão era de apenas 5,61 com suas bombas d'água gêmeas colocadas na frente do bloco. Foi introduzido nos Estados Unidos em 1937 e continuaria a ser melhorado ao longo dos anos de produção. Incluímos um novo formato de câmara de combustão, cabeçotes de alumínio, substituição de um carburador Stromberg de dois corpos e o uso de pistões de aço em vez de alumínio.

O construtor de motores de longa data, Rich Willim, é um dos mestres na modificação deste pequeno cabeça chata. Ele esteve envolvido com o V8-60 por mais de seis décadas, tanto como construtor, um competidor usando um V8-60 auto-modificado em corridas de hidroplanos (barcos de corridas), e o autor de uma das bíblias V8-60 com seu livro, “ O pequeno motor V8-60 da Ford. ”

Ele explicou que a potência real do V8-60 não era bem conhecida, mas corria o boato de que um Edelbrock V8-60 com um overbore 0,030, um comando Isky, e metanol, produziu cerca de 129 hp. Willim atualizou este motor com 0,100 overbore e dois carburadores Stromberg e chegou a 142 hp a 7600rpm.

O motor V8-60 invertido:





Este V8-60 mostra as altrações no coletor de escape e coletor de admissão com um par de carburadores Stromberg de dois corpos. Esse motor mostra a entrada na exaustão e a exaustão onde deveria ser a entrada. Você pode ver o sistema de escape no topo. Normalmente, eles estariam na lateral do motor. Isso começou com os grandes Flathead V-8 e, posteriormente, foram utilizados até mesmo nos pequenos V8-60. O objetivo foi melhorar a potencia e a refrigeração do motor nas competiçõrs.

Os preparadores de motores frequentemente usavam diferentes virabrequins para o motor. Willim explicou: “Houve algumas modificações de corrida feitas nas manivelas. Edelbrock, Claysmith e Eddie Meyer foram os principais modificadores da manivela. O trabalho envolveu o fornecimento de folga extra nas superfícies de apoio e a redução do peso do contrapeso, o que resultou em melhor equilíbrio do conjunto rotativo. Além disso, manivelas personalizadas de 180 graus foram feitas pela Norden e produziam um torque enorme.



Os eixos de comando de válvulas eram abundantes para um preparador do motor V8-60, sendo os mais populares Winfield, Claysmith, Herman & Collins, Weber e Isky. Willim explicou que o Winfield tinha um par de cames para serem usados ​​com molas de válvula de estoque com ganho de desempenho na sincronização da válvula. O Claysmith tinha um par de cames, um para Midgets e outro para barcos de corrida. Os cames Isky apareceram em grande número, com alto torque e aplicações em pistas curtas. O mais quente dos eixos de comando de válvula Isky era o chamada 620BS, que só poderia ser adquirida como parte de um motor Edelbrock completo.

Uma vez que as corridas de arrancada se restringiam principalmente às ruas no período pós-guerra, o V8-60 foi usado nessa aplicação. Mas durante o início dos anos 1950, o melhor lugar para demonstrar velocidade era nas corridas de alta velocidade em Bonneville Salt Flats e em outras superfícies longas e limpas do deserto. Um dos menores carros utilizava um tanque de barriga de bombardeiro da Segunda Guerra Mundial. Dentro, havia espaço para o piloto e um motor V8-60 atualizado. Com sua aerodinâmica limpa e potência V8-60, essas mini máquinas eram um foguetes.




Willim indicou que, como os cames, também havia uma série de pistões de desempenho de reposição que encontraram seu caminho para os motores de corrida V8-60. “O fabricante de pistão mais popular foi, de longe, a marca Jahns, e poucos fabricantes de motores procuraram mais. Os pistões vinham em tamanhos que variavam de estoque a overbore de 170 polegadas. Além disso, Mickey Thompson produziu hastes de reposição para o V8-60 ”, disse ele.

Os cabeçotes de reposição de Edelbrock, Offenhauser, Weiand Sharp e Eddie Meyer eram os líderes do pacote. Foi possível aumentar consideravelmente a taxa de compressão V8-60 de todos eles, até 10:1 em alguns casos.


<font=color blue>Este V8-60 equipado com peças de reposição Eddie Meyer com cabeçotes e coletores de admissão, além dos dois carburadores.

A indicação mais visível de um 60 atualizado era o coletor de admissão com vários carburadores. A chave para isso foram os coletores de admissão. O coletor Edelbrock com dois carburadores teve uma excelente reputação. Havia também uma versão de dois carboidratos construída por Smith e Jones. Mas alguns outros fabricantes de motores sentiram quanto mais, melhor e criaram versões com três e quatro carburadores.

Sem dúvida, os carburadores mais populares usados ​​nos V8-60 foram os Stromberg de corpo duplo, que poderiam ser facilmente convertidos em metanol.


Ford V-8 60 Flathead com Cabeçotes (cabeças) aletadas para melhor resfriamento e tubos de saida d'agua Edelbrock. Coletores de entrada Edelbrook com carburadores Stromberg corpo duplos. Distribuidor Harman & Collins.

-----------------------------------------------------------------------

BLOCOS BRASILEIROS

-----------------------------------------------------------------------

JUKA - Postado em 31/01/2006 10:14:00 - ForumNow
Caros amigos. Tenho dois blocos de motor emi sul (creio que não deve dar mais medida) e estou com uma dúvida: é possível encamisar este tipo de bloco?

-----------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 31/01/2006 15:04:00 - ForumNow
Sem problema, desde que o pessoal da retífica saiba fazer o serviço.

----------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 31/01/2006 17:16:00 - ForumNow
melhor dar uma olhada no catálogo de fabricantes de pistões. de repente você acha um de medida superior, produzido com tecnologia mais moderna.
recentemente, refazendo o motor do meu amilcar dei com esta dificuldade. e achei um jogo de pistões de renault que ficaram ótimos.
outra opção, fale com o galant. no sul havia uma fabrica de pistões que os fazia para carros de corrida. eram maiores que a última medida. a empresa, salvo engano, era roncati. o galant saberá.
última tentativa, procure na argentina. eles tinham - e tem - material de preparação para o v8 60, que é o motor chambord.

-----------------------------------------------------------------------

JUKA - Postado em 01/02/2006 11:15:00 - ForumNow
Grato pelas sugestões. Vou verificar se encontro alguma coisa que se adapte sem prejuízos à funcionalidade do motor. Em último caso, tento encamisar o bloco...

-----------------------------------------------------------------------

8ba - Postado em 05/02/2006 16:28:00 - ForumNow
tem uma firma em Pouso Alegre que faz camisas sob encomenda, então da para voltar para std ou qq outra medida de pistoes que vc tenha. Vou ver se encontro o fone e inclusive um 0800, mas pela lista telefonica de la deve ser facil encontrar
So vai ter que fazer e o recorte para as camaras de combustao, se forem do tamanho das camisas do tufao tenho algumas e posso te enviar uma para vc ver se da no seu bloco, essas sao de um estoque antigo da Retifica Brasilia e devo ter umas dez ou mais mas existem varias outras no deposito

-----------------------------------------------------------------------

8ba - Postado em 07/02/2006 10:27:00 - ForumNow
Juka, agora sobre pistões de outros motores para colocar no Emisul. tenho feito pesquisas sobre o assunto, talvez os da XL 250 dêem certo, creio que eles tem uns 67 mm, o pino do pistão é mais fino mas creio que dá para fazer umas buchas de biela com as paredes mais grossas. tem a questão do preço pois eles custam uns R$ 70,00 cada mas se vc não tem nenhuma outra opção é um valor até razoável pois eles já vem com anéis.

-----------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 07/02/2006 10:37:00 - ForumNow
Deixando de lado o meu assumido purismo, recomendo olhar muito bem essa questão de colocar pistons mais largos em bloco de Simca. São vários depoimentos colhidos por mim no sentido de que a última medida de retífica oficialmente prevista (.060) já tornava os bichos bem esquentáveis. Acho prudente pensar bem nisso.

-----------------------------------------------------------------------

8ba - Postado em 07/02/2006 10:46:00 - ForumNow
É isso aí Marceleza, estamos batendo todos os recordes de audiência, mas já vi Simca com pistão de 69 mm e estou vendo num site americano "flatattack.com" se não me engano outros truques mais indecentes : mudança na colocação das janelas (dutos para os não doistempistas), transformando as de escape, que fazem aquela volta horrível em de admissão e tirando a principal fonte de aquecimento do bloco

-----------------------------------------------------------------------

JUKA - Postado em 09/02/2006 09:16:00 - ForumNow
O Emi Sul tinha duas medidas para os cilindros 64,04 e 67,34. O bloco do 67,34 seria o mesmo do 64,04?
Se for, talvez dê para colocar alguma coisa que vá até 68,84, estou correto?
Aproveitando, gostaria de saber se alguém possui as especificações de torques relativos ao motor EMI SUL? bem como alguma literatura que mostre a montagem do motor...

-----------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 09/02/2006 15:57:00 - ForumNow
fale com o alexandre garcia. acho que é mrv8@ig.com.br . se não for, está no texto de restauração do motor do meu gtx.
marcelo, piraste ? achar que o cordão melado, que consome uns três quilos de torque deste motorzinho sub relacionado, é peça original que não deve ser trocada, é o mesmo que não trocar o óleo de fábrica.
fiz isto também no rallye 62 e deve ficar ótimo. porque não corrigir erros históricos, se o fazer não compromete a originalidade e nem é perceptível ?

-----------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 21/02/2006 16:14:00 - ForumNow
Juka, de acordo com a tabela da Metal Leve, as medidas std do motor Emi-Sul são:
- P-880 ou P-795 : 67,34 (motor 2651)
- P-871 ou P-794 : 66,04 (motor 2600)
Suas medidas estão corretas.
O bloco é o mesmo, não faz diferença alguma.
Uso uma tabela prática. Por ela, o diâmetro máximo dos motores da linha Simca era 68,85 - valor da última retífica (.060) por aproximação, o que indica que você também aqui chegou na medida correta. Vale para o motor 2651.
Caro GTX: definimos "erro histórico" de forma diversa.
Erro histórico, para mim, é fazer um carro que não resiste a uma mudança de direção mais brusca e tomba (Mercedes Classe "A" que tomou bomba no teste do alce, lembra ?). Ou fazer um motor que invariavelmente funde antes dos 30.000 km por deficiência de refrigeração (kombi diesel). Ou um leque dianteiro que sempre quebra (primeiros Opala). No caso da Simca, posso citar como erro histórico o semi-eixo dos primeiros carros que não tinha solda. Nas corridas esquentava e saia tudo.
Agora, desculpe, mas colocar gaxetas no motor não é erro histórico. Para mim, é o tipo da coisa que "poderia ser melhorada", mas erro não é. Porque senão vamos precisar de todo o espaço desse site e de todos os outros sites de automóveis para relacionar tudo o que poderia ser melhorado em todos os carros já produzidos - de qualquer marca, já que não existe o carro perfeito.
Não tenho a menor intenção de melhorar os carros da linha Simca. Porque defendo o ponto de vista de que eles podem nos servir muito bem desde que sejam bem feitos e tenham boa manutenção. É o que faço. Por isso, por exemplo, a espetacular viagem de Chambord 63 de BH a SP no lançamento do livro da Simca. De 3a o tempo todo, sem o menor problema - claro, já falei, apenas a correia de má qualidade, nova, que afrouxou.
Por isso fui parado outro dia por um motorista de táxi, que era motorista da Belgo Mineira. Na época, rodava pra todo lado de Simca. Fazia Bh a São Paulo na antiga Fernão Dias em 5,5 horas, porque os diretores tinham horário e perguntavam "esse carro não anda?". Então, contou, ele pisava fundo. E, quando perguntei, não se lembrou de qualquer problema, disse que os carros eram excelentes.
Quem não quer ter problema compra um carro caro 0 km - e , claro, fica com o celular na mão, porque se pifar chama o guincho porque só arruma na oficina.
Agora, lixar um platinado na estrada de vez em quando, à noite e com chuva, esse prazer você não vai ter com o seus carros …

-----------------------------------------------------------------------

8ba - Postado em 24/02/2006 15:29:00 - ForumNow
Agora quanto à briga do cordão melado sou mais o cordão cheiroso.

-----------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 26/02/2006 07:39:00 - ForumNow
É isso ai, grande Eight. O interessante do antigomobilismo, e certamente da própria vida, é que as pessoas fazem as mesmas coisas de forma diferente. Se tudo fosse igual, a vida seria um saco.

-----------------------------------------------------------------------

Simca BSB - Postado em 14/03/2006 18:04:00 - ForumNow
Eight, estou indo a Goiânia na próxima quinta-feira e gostaria de bater um papo contigo, pois já abri o motor. Pode ser?
Marcelo não entedi, mas aproveitando a oportunidade, sabes qual a capacidade de água do radiador do emi-sul e onde posso conseguir um, mesmo com as colméias danificadas?

-----------------------------------------------------------------------

W. Macena - Postado em 14/03/2006 19:06:00 - ForumNow
Olá SIMCA BSB, acho que consigo este radiador aqui em S.Paulo. Entre em contato comigo pela MP. Obrigado. Wagner

-----------------------------------------------------------------------

MARCELO -Postado em 15/03/2006 19:02:00 - ForumNow
Nem mesmo a fábrica informava coerentemente a capacidade do sistema de arrefecimento. Consultando três manuais (Linha Tufão, Linha Simca Emi-Sul e GTX, são três números: 17, 18 e 18,5 litros. Algo por aí. A capacidade só do radiador não sei dizer.

-----------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 16/03/2006 15:57:00 - ForumNow
já que você precisa de radiador, porque não fazer um a partir de uma colméia maior, mais nova e com mais tecnologia. não há em alumínio ?

-----------------------------------------------------------------------

8ba - Postado em 17/03/2006 03:50:00 - ForumNow
Simca BSB,
valeu a visita, espero que tenha gostado do Tufão branco e dourado 65. Quanto ao radiador pode ficar despreocupado porque tenho um Griffin de alumínio que era usado na Stock Car, na época em que ela usava os motores Opala 4100/250 e não esquentava nada durante uma hora de pau dentro com 345 HP medidos no dinamometro (posso mandar os gráficos a quem interessr). Usávamos 3 Weber 44 IDF, balabceiros ISKY 1,83:1 (os roxos) e taxa 14:1.
Então o seu motor vai ficar muito tranquilo e frio.

-----------------------------------------------------------------------

Visitante - Postado em 31/03/2006 07:52:00
LUBRIFICANTES
São substâncias que se interpõem entre as superfícies em movimento, formando uma camada, como se fosse uma película que evita, ou minimiza, o contato entre as superfícies e consequente desgaste, atritos e geração de calor. Os lubrificantes automotivos são um conjunto sofisticado de óleos básicos refinados, com aditivos de alta performance.

Funções do Lubrificante:
Lubrificar e prevenir contra desgaste;
Reduzir o atrito (contato direto entre as partes em movimento);
Permitir partidas rápidas;
Proteger contra ferrugem e corrosão;
Limpar e manter limpo o motor;
Colaborar com o resfriamento do motor;
Vedar pressões geradas na combustão;
Absorver choques.

Você sabia que...
A cor de um óleo não significa qualidade. Os lubrificantes apresentam variações de cores. Isso ocorre pela diversidade da origem do petróleo, tratamentos dados durante a refinação e adição de aditivos e de corantes. A cor clara não determina que seja um óleo muito fino, nem a cor escura, que seja um óleo grosso.
Assim como a cor, o cheiro não significa qualidade nem desempenho. Ele apenas indica, em óleos usados, a contaminação por alguns produtos estranhos, em função de uma elevada oxidação ou contaminação por combustível.

SOPA DE LETRINHAS - CLASSIFICAÇÃO DOS ÓLEOS PARA MOTORES

Os lubrificantes são classificados por dois critérios:
Pela Viscosidade - classificação de serviço SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos)
Os óleos que tem a letra "W" (0W a 25W) de winter, em inglês, que significa "inverno", são ideais para baixas temperaturas. Quando apresentar apenas números (20 a 60), a sua viscosidade é ideal para temperaturas mais elevadas. O lubrificante que apresenta a letra "W" entre dois números (ex.: 20W50), é um óleo multiviscoso que apresenta viscosidade adequada às variações de temperatura, ou seja, é fino no momento da partida do motor e se comporta como um óleo de alta viscosidade em altas temperaturas de operação.
Graus de viscosidade: 0W / 5W / 10W / 15W / 20W / 25W / 20 / 30 / 40 / 50 / 60


Pelo Desempenho - classificação de serviço API (Instituto Americano de Petróleo)
A classificação API define conjuntos de testes em motores padrões que constituem a definição da qualidade mínima que um óleo deve ter para atender a uma classificação de serviço. As classificações são simbolizadas pela série "S", para motores a gasolina, álcool e GNV e pela série "C", para motores diesel, acompanhadas da seqüência crescente das letras do alfabeto. A evolução dos projetos dos motores exige o desenvolvimento da performance dos lubrificantes.

Problemas e Possíveis Causas:

Formação de borras, lacas e vernizes no motor:
Período de uso muito longo
Baixa qualidade do óleo
Contaminação do óleo
Superaquecimento ou operação a baixa temperatura
Válvula termostática defeituosa e / ou inoperante
Vazamento de gases por anéis e válvulas
Filtragem de óleo e ar ineficientes
Combustível de má qualidade
Excessivo uso em marcha lenta
Serviços intermitentes e percursos reduzidos
Ventilação do cárter ineficiente
Bombas e bicos injetores desregulados

Situação em que deve ser feita a troca do óleo independentemente da quilometragem:
Altas temperaturas e superaquecimento
Contaminações por combustível, água, fluido refrigerante ou poeira
Anéis em má condições
Filtragem de óleo e ar deficientes

Água no óleo:
Trincas no cabeçote
Defeito ou queima na junta do cabeçote
Vazamento no radiador de óleo
Operação a baixa temperatura
Uso da marcha lenta, períodos curtos de serviço
Contaminações externas
Trincas ou porosidades no bloco ou cabeçote
Aperto do cabeçote com torque inadequado
Vazamento pelos retentores das camisas de cilindros

Diminuição da Viscosidade:
Diluição com combustível
Complementação com óleo de menor viscosidade

Aumento de Viscosidade:
Intervalo muito longo entre as trocas
Sobrecarga
Operação em super aquecimento
Anéis em mau estado
Contaminações por água e /ou fuligem
Óleo de baixa qualidade
Restrição no filtro de ar ou entrada de ar não filtrado (falso)
Complementação com óleo de maior viscosidade

Desgaste de anéis:
Má qualidade do óleo
Filtragem de óleo e ar deficientes
Intervalo longo entre trocas de óleo
Arrefecimento insuficiente (superaquecimento)
Entrada de ar não filtrado
Distorções nas camisas de cilindros
Desgaste nas ranhuras (canaletas) dos pistões
Anéis e pistões de medida errada
Passagem de óleo nos pistões obstruída
Rotação acima do permitido

Desgaste e avarias de mancais:
Baixa pressão do óleo
Excesso de carga
Tempo de injeção incorreto (motores diesel)
Montagem errada
Fadiga do material
Falhas metalúrgicas dos metais
Viscosidade do óleo errada
Vazamento de água e/ou óleo
Espuma e cavitação no óleo
Filtragem de óleo e ar deficientes
Óleo de má qualidade

Arranhamento e avarias nas camisas:
Falta de lubrificação
Arrefecimento insuficiente
Anéis presos, quebrados ou desgastados
Distorções das camisas
Defeitos durante a usinagem, brunimentto inadequado
Projeto de pistões e anéis
Metalurgia inadequada
Viscosidade do óleo errada
Montagem errada
Filtragem do óleo e ar deficientes
Problemas no período de amaciamento
Sobrecarga

Anéis em mau estado:
Alto consumo de óleo e combustível
Baixa pressão do cilindro
Perda de potência
Aumento de fumaça escura (emissões)
Arranhamento de camisas
Verniz
Borra
Agarramento dos pistões
Depósitos excessivos de cinzas
Sobrecarga nos outros cilindros

Redução da vida útil do motor:
Intervalo de troca muito longo
Verniz
Borra
Anéis presos
Desgaste de anéis e camisas
Polimento das camisas
Entupimento das galerias de lubrificação
Aumento de emissões
Obstrução da ventilação do cárter
Óleo de baixa qualidade

-----------------------------------------------------------------------

Simca BSB - Postado em 23/03/2006 17:14:00 - ForumNow
GTX, é o velho problema das adaptações a que tanto vocês criticam e que nestas horas dou razão. A questão é que o radiador da simca entra um pouco na saia da fechadura. Só precisaria da carcaça, pois as colméias colocaria novas. Porém, com já disse com este fórum ficou mais fácil montar os carros, ainda que não originais.
O Eight, a quem já considero amigo, já me cedeu o radiador de alumínio para testar.

-----------------------------------------------------------------------

Simca BSB - Postado em 28/03/2006 14:48:00 - ForumNow
Eight, valeu pela ajuda. O radiador só poderei testá-lo com o motor no lugar, acho que não vai caber.

-----------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 08/01/2006 05:35:00 - ForumNow
Marco, tenho os pistons P-594 std e 015. Anéis para eles, tenho somente na medida 015. A princípio a troca não me interessaria porque tenho alguns jogos do P-707 std, mas em último caso eu até trocaria para te dar uma força. Veja o que pode ser feito e me avise. Um abraço.

-----------------------------------------------------------------------

8ba - Postado em 01/06/2006 18:26:00 - ForumNow
Marcelo,
quais as diferenças entre os pistões P-594 e P-707?
Altura de compressão, canaletas de anéis, or what?
Qual o preço dos anéis, caso vc vá vendê-los (no caso os .015 mm, creio eu ou seria zero quinze de polegada?)

-----------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 28/07/2006 19:17:00 - ForumNow
Eight, desculpe a demora. Somente agora vi a sua pergunta.
Os P-594 e os P-707 equiparam todos os Simcas pré-Tufão.
P-594 = Chambord e Jangada.
P-707 = Présidence e Rallye.
A diferença entre eles é no diâmetro de cada medida (std e obviamente todas as demais: 0,15; 0,30; 0,45 e 0,60) e também a espessura dos anéis da 1a e da 2a canaleta.
P-707 = 2 mm
P-594 = 3/32 mm
O virabrequim que trabalha com esses dois não serve com o virabrequim que trabalha com o motor Tufão (P-733, Jangada e Chambord) e com o Super Tufão (P-734, Présidence e Rallye).

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Motores: Aquilon , Tufão e EmiSul - dúvidas

Esta mensagem foi atualizada em .
FUNDIÇAO DE BLOCO EMI-SUL

JUKA - Postado em 16/11/2006 12:17:00 - ForumNow
Alguém saberia dizer até que data foram produzidos (fundidos) os blocos de motores Emi-Sul ?
Um abraço a todos,
Juka

----------------------------------------------------------------------------------
       
gtx - Postado em 19/11/2006 11:11:00 - ForumNow
não conheço a data limite. mas, para fazer um cenário conjuntural, deve-se lembrar a chrysler não estava apenas substituindo um produto velho, o remanescente simca, por outro novo e substituto, o dodge dart.
fazia ampla mudança de planos, imagem, produto. iniciava nova era.
assim, a definição por encerrar a produção de esplanada, regente e gtx, não ocorreu de maneira ab-rupta (juka, meu saudar), mas o curso de um longo e bem estruturado processo estratégico, industrial para encerrar um produto velho; retirar o maquinário que não seria mais empregado; criar área para as novas máquinas que integrariam a nova manufatura exigida para o novo produto; consertar e adaptar os espaços; receber e instalar os novos equipamentos.
se considerarmos que nesta época não se empregava o sistema just-in-time, que entrega as autopeças na hora da montagem; que a usinagem do motor simca emi sul era doméstica; que os estoques em média eram de 45 dias, veremos que, se a produção foi encerrada em julho, possivelmente a encomenda à fundidora dos blocos, que era externa, um fornecedor, terá sido, no máximo em junho. ou, para considerar um reduzidíssimo número para posterior reposição dos carros ainda na garantia de 36 meses, ou meia dúzia para quem, eventual e improvavelmente, queizesse um bloco zero km, o mês de julho. não creio em data posterior.
no cenário, a chrysler estava limpando o pátio, as prateleiras e tudo o mais que dissesse respeito aos produtos e à manufatura simca, eis que correndo para mudar tudo o de fazer o dart - incluindo o fornecimento de motores, de sua própria produção. e, como está no famoso e inédito livro, declaração do diretor comercial da época, " apagava-se a memória simca". assim, não havia razão prática para encomendas de blocos em bruto para ser usinadas dentro de casa. ressalto, desconheço quantos dias antes a bateria das máquinas de usinagem de bloco havia sido desmobilizada mas, com certeza, não funcionaram até os últimos dias em paralelo à produção dos automóveis.
talvez algum antigomobilista de campinas possa ter informação mais fática com relação ao fornecimento de blocos. a fundição dos blocos era feita lá.
ressalvo, não é uma informação peremptória, mas um raciocínio, meu melhor palpite.

----------------------------------------------------------------------------------

JUKA - Postado em 21/11/2006 07:19:00 - ForumNow
O que "atiçou" a minha curiosidade foi o fato de descobrir que um dos blocos que tenho tem a data de fundição 17/02/1970.
Será que a Chrysler continuou a fazer "encomendas" pequenas para atender a garantia?
Ou foi produção "por conta"?
Quem poderá saber?
Juka

----------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 21/11/2006 18:42:00 - ForumNow
O apagar a marca Simca da memória foi total, inclusive quanto aos motores.
Se você comparar o Emi-Sul com o Tufão, ou mesmo com o Super Tufão, a diferença é mais do que significativa a favor do Emi-Sul. O Super Tufão foi o canto de cisne daquele Ford V-8 1937 com válvulas no bloco. Um belo canto, diga-se de passagem, porque a melhoria foi considerável. Os brasileiros fizeram bem feito. Dentro das limitações técnicas do projeto e do constante aperto finananceiro da Simca, eles fizeram um motor excelente e confiável, o que o Simca provou em várias corridas e provas de resistência. Mas o Emi-Sul é bem superior, porque o comando duplo nos cabeçotes, a embreagem maior, o disco mais leve, a refrigeração superior e os pistons hemisféricos fazem uma diferença e tanto.
Agora, não tem como comparar o Emi-Sul com o motor do Dart. Acho que eles só equivalem na concepção inicial (V-8) e na beberragem de gasolina - o Emi-Sul deve ganhar com alguma folga nesse quesito. De resto, ele perde em tudo: torque, potência, durabilidade, aceleração, giro, elasticidade, e por ai vai. Ah, talvez ganhe também na maciez da marcha lenta, porque a angulação do V-8 do Simca, segundo o engenheiro José Newton (responsável pelos laboratórios de qualidade da Simca) era a mais perfeita possível.
Juka: já deu para perceber que você é um sujeito inteligente, mas não teria alguma coisa errada nessa data? O motor é mesmo do Emi-Sul? A data não foi regravada? Onde ela está? Isso é muito interessante.

----------------------------------------------------------------------------------

JUKA - Postado em 22/11/2006 12:23:00 - ForumNow
Marcelo,
O bloco é realmente Emi-Sul.
A data está gravada no final do bloco (próximo e abaixo da bomba). É uma gravação em alto relevo 17 2 70.
Pelo que pude perceber a data é original (não foi regravada), mesmo assim vou dar uma conferida, posso ter me enganado...
Vou até tirar algumas fotos do bloco e ver se disponibilizo (para podermos estudar este caso)
Um abraço a todos,
Juka

----------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 22/11/2006 13:02:00 - ForumNow
Juka, você diz bomba de gasolina, quase grudado na caixa seca?
Se for, e não houver regravação, estaremos diante de um mistério que pode derrubar um império ...

----------------------------------------------------------------------------------

JUKA - Postado em 22/11/2006 20:47:00 - ForumNow
Marcelo
É aí mesmo. Disponibilizei algumas fotos no endereço abaixo. Não estão muito boas mas dá para ver direitinho a gravação.
A primeira foto é de um bloco de 1968. As demais do bloco de 1970 (pelo que diz a gravação).
http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/MOTOR_EMI_SUL.htm
E agora?... Quem saberá explicar?...
Um abraço,
Juka

----------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 24/11/2006 08:15:00 - ForumNow
É, impérios já cairam por menos que isso. Simplesmente impressionante.
Perguntei aos universitários - o sumido Badolatto, Rubens Hay e Marco Soeiro - e há um consenso sobre a possibilidade de esta raridade ser decorrente da inédita garantia de 36.000 km que a Chrysler dava para os Esplanada, Regente e GTX. É a única saída que estamos encontrando.
Explicação mesmo está difícil.
Esse azul te parece original?
Em 1969 a Chrysler acaba de matar a Simca e tudo que a ela se referia, principalmente os carros. Mas a produção de blocos de motor continua até 1970, porque em um ano os carros, em média, ainda não tinham rodado 36.000 km. Só que um motor não é feito apenas do bloco, há centenas de componentes. Todos eles continuaram a ser produzidos? E a linha de montagem teria abrigado ao mesmo tempo motores de Dart e Emi-Sul ?
E o GTX que não aparece para explicar isso pra gente!

----------------------------------------------------------------------------------

JUKA - Postado em 24/11/2006 11:58:00 - ForumNow
É, a cobra "fumou"...
Realmente acho que a explicação da fabricação para fins de garantia é plausível.
E se fabricaram blocos... realmente devem ter fabricado os demais componentes (que, por sinal, estragam muito mais fácil que um bloco...).
É um mistério... (e como a indústria nacional tem mistérios...).
A cor Azul do bloco não é original... (pelo menos é o que pude verificar até agora... vou analisar mais detalhadamente...)
Juka

----------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 26/11/2006 09:54:00 - ForumNow
Essa questão da cor azul não ser original é um alívio. Porque no meio de tanta coisa sem sentido não faria sentido eles fazerem motor de reposição com cor diferente do motor original.
Juka, o pior de tudo isso é que essa sua descoberta dá força para aquilo que a gente, até agora, julgava ser uma heresia: o tal GTX fabricado em 1970 com kit continental a pedido de um diretor da Chrysler. Será?
GTX: nessas horas você não pode se omitir. E o tal telefonema internacional para esclarecer essa lenda do tal GTX azul? Quem cala consente ...

----------------------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 26/11/2006 10:49:00 - ForumNow
marcelo, os ares campestres e o inebriante odor melifero interferem nos seus neurônios - é o que, infelizmente, concluo.
já expliquei a questão do gtx com estepe continental, velocímetro para o banco traseiro e apresentado como produzido em 1970, por encomenda de um diretor da chrysler. volto ao tema.
não houve!!! três exclamações. como informei, até como testemunha ocular da história, e por oitiva de gente que estava no processo, como o diretor comercial da época. Convidei-o a uma cerveja light no The , o hotel que abriga o Pebble Beach Concours d'Elegance. Á frente, o mar californiano. Entre o hotel e o mar, a melhor exposição de antigos de todo o mundo - melhor até que águas de lindóia, se entende o que explico.
Ele confirmou o que eu vira sem curiosidade: em julho de 1969 removeu-se tudo, tudo, tudo o de fazer simcas. o maquinário era antigo, a chrysler havia comprado uma fundição nova, pronta e que permitiu a rápida produção do dart sem importar motores.
houve um intervalo industrial na fábrica para remoção, re-locação das novas máquinas para o novo produto.
uma fábrica de automóveis não é artesanato.os processos são repetitivos, mas o encadeamento é sempre o mesmo. mesmo que o lynn townsend ou o jim cafiero, que eram os mandões norte-americanos quizessem, nunca fariam uma só unidade adicional de um produto cuja manufatura havia se encerrado um ano antes. simplesmente porque não teriam meios de pegar peças no estoque e montar, manualmente, uma por uma, soldar as latas fora de gabarito. os custos seriam tão elevados que qualquer acionista protestaria. um negócio destes custaria uns dois ferrari.
o que ocorre, acredito firmemente, é que este automóvel pode ter sido uma das últimas unidades, mandada para um revendedor, e lá surpreendida quando a chrysler a anunciou a liquidação do estoque no pátio, jogando o valor dos carros no chão.
o revendedor amargou o prejuízo e nesta época muitos fecharam.
este carro pode ter sido vendido em 1970, e aí registrado como tal.
o penúltimo proprietário - o carro estava à venda há alguns meses em curitiba, numa loja especiliazada em antigos - empetecou o produto, possivelmente querendo criar valor adicional para um carro então sem valor. e para personalizar, inventou o estepe de présidence e o velocímetro no banco traseiro, inspirado na versão 1153 da limousine willys de restritíssima produção.
e como este é o país do palpite, do soube, do me disseram, rolou esta história, totalmente incoerente e infundada.
cultura inútil conheço nesta minha vida de meu deus, apenas duas exceções. um certo henry ford II, novo, valente, corajoso, ao ser dispensado da permanência na II Guerra Mundial para assumir a Ford Motor Company que estava em descontrole, foi recebido carinhosa e esperançosamente pela família e acionistas.
sua avó perguntou o que ele queria ganhar de presente, pela coragem de não se furtas à convocação, por aceitar um pedido do presidente da república para que voltasse e assumisse a empresa, etccc. e ele disse que a grande vontade era ter um Ford modelo A, - 1 928 a 1 932 - que, pela idade, nunca possuíra. E dona Clara mandou a Ford fazer um modelo A, O km.
Mas não foi em linha de montagem, mas na seção de protótipos. reuniram peças em revendedores mundo a fora e montaram o carro. custou mais caro que um rolls-royce, e era uma curiosa versão nunca existente, uma certa Estate - misto de picape com automóvel para Ford II usar em caçadas. Estate porque o automóvel ficava numa das fazendas dos Ford.
Outro, uma um Puma GT Vemag 1968, embora o carro tenha parado de ser produzido em dezembro de 1 967. um antigo diretor da finada vemag perguntou ao pessoal da puma se faria uma última unidade para ele. fizeram, à mesma base. produziu-se uma carroceria em fibra, os fornecedores apresentaram as peças e a MM revenda da marca, montou, manualmente todas as peças até virar um automóvel.
carros para herdeiro, carros de fibra, permitem estes devaneios. outros, é folclore. quer ver ? escreva para o volkswagen e faça uma encomenda do 100 unidades do recém descontinuado Santana para a sua moderna frota de taxis. e espere a resposta.
quanto ao motor, ponto fulcral da questão. quedo-me em idêntica dúvida. parece provável, mas não parece possível. não creio que a Chrysler fizesse estoque de sete meses para honrar garantias, especialmente num componente que não acaba em três anos de garantia. quantos anos dura um bloco de motor? quantos você conhece que se acabaram por quebra de bielas? lembre-se que o motor emisul não possuia válvulas no bloco, o que afasta a possibilidade da trinca nas sedes.
acredito que o estoque tenha sido feito anteriormente, até porque a fundição era externa, por fornecedor, e a usinagem, interna, em casa. exigiria manter a bateria de máquinas de usinagem, operadores, etccc - e este pessoal de motores não mais trabalhava em S Bernardo. e quanto mais não fora o processo foi, como me disseram algumas pessoas desta transição - varremos tudo fora, limpamos as estantes, apagamos a memória. mais ? no inédito - antes que eu nele faça uma intervenção à Chrysler.
conheço duas fontes locais que tentarei saber - e acho que o badolatto, pela proximidade paulistana, pode ter notícias mais rápidas. o endereço californiano parece ter mudado.
aguardemos.

----------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 27/11/2006 07:20:00 - ForumNow
Caro GTX, agradecemos toda a história. É mesmo muito bom que ela seja contada de vez em quando, para que a gente não tenha que ouvir asneiras do tipo GTX feito em 1970 com kit continental. A sua atuação nesse aspecto é fundamental.
Falo isso porque já aprendi que se a verdade não se insurge, a mentira prevalece.
O Badolatto foi mais rápido e objetivo na sua resposta: não afirmou nada, achou viável a teoria sobre a garantia mas ele mesmo não garantiu nada. Está como todos nós, meio incrédulo com essa história.

----------------------------------------------------------------------------------

JUKA - Postado em 27/11/2006 08:35:00 - ForumNow
Parece que estamos "num beco sem saída".
Temos uma "prova viva" da fundição de um bloco em 1970. Será que a Sofunge fundiu por conta? (ou talvez a pedido de revendedores???)
Mistérios... mistérios...
Juka

----------------------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 27/11/2006 18:36:00 - ForumNow
juka, salvo melhor juízo e data venia, a fundição não era da sofunge, mas de uma empresa em campinas, que assumiu o risco da nacionalização em 1961.

----------------------------------------------------------------------------------

JUKA - Postado em 28/11/2006 07:09:00 - ForumNow

Saudações Grande Nasser
Estive verificando os blocos que tenho (66, 68, 70) e todos possuem uma gravação "Sofunge Ind. Bras. S16900".
No link abaixo tem uma foto que mostra a tal gravação (no bloco de 1970):
http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/MOTOR_EMI_SUL.htm
Estive pesquisando na "net" a respeito da Sofunge e parece que ela foi ou está em liquidação. E parece que uma fundição de Santa Catarina adquiriu as instalação (Fundição Tupy). Não achei muita coisa concreta...
Minha intenção era tentar conseguir algum tipo de contato para ver se conseguia descobrir a razão da fundição de blocos emi-sul em 1970 (se é que a empresa mantinha registro...)
Que trabalho está dando este bloco... rs, rs, rs, rs, rs
abraço,
Juka

----------------------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 29/11/2006 21:14:00 - ForumNow
a informação é interessante eis que complementa a que dispunha, sobre a fundição de campinas.
sobre sofunge, vou perguntar se alguém na mercedes conhece alguém. falaremos.

----------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 30/11/2006 16:28:00 - ForumNow
Todos os blocos Simca que EU conheço têm a inscrição "SOFUNGE". Vou até procurar para ver se descubro alguém sem essa inscrição.
É, Juka, você aprontou pra cima da gente. Mas isso é que faz o ramo de carros antigos interessante. E esse tipo de situação é que mostra uma verdade: ninguém é dono da verdade.

----------------------------------------------------------------------------------

JUKA - Postado em 01/12/2006 14:32:00 - ForumNow
...E pensar que a história começou com uma conversa informal com o GTX sobre a cor original dos motores Emi-Sul...
Como a história nacional nem sempre é registrada (ou fielmente registrada), muitas coisas permanecem um mistério... que de vez em quando aparece... (como este bloco 1970).
O desafio agora é descobrir o porquê de sua fundição...

----------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 01/12/2006 19:47:00 - ForumNow
Não me lembro de um assunto tão sem solução como esse. Vamos ter que pedir ajuda aos universitários.

----------------------------------------------------------------------------------

AGB - Postado em 04/12/2006 22:45:00 - ForumNow
Senhores,
Ando eu pouco sumido, com energias consumidas por infindáveis compromissos profissionais ...
Todas as informações que tenho dos ex-funcionários Simca batem 100% com o que o GTX postou: acabou a montagem, acabou tudo ... Já ouvi relatos de peças 0km escrapeadas e tudo mais ...
Curiosamente a história se repetiu (pelo menos com respeito aos documentos e literatura) quando da assunção da Chrysler pela VW ..
Se a fundição era feita por um fornecedor, acho que a história fica mais factível: simplesmente a fábrica teria pedido mais alguns blocos para suprir alguma demanda mínima e fazer algum estoque.
Muito mais impossível seria a própria fábrica fundir estes blocos atrapalhando a produção dos 318.
Agora, GTX, sempre soube que os primeiros Dodge Dart (não sei exatamente quantos) tinham motores americanos. Se são, ou não, não tenho como precisar... Mas boa parte dos Dart 69/70, pelo menos até o chassi 5.000 tem fundido no coleto de admissão a inscrição "FIRING ORDER XXXXXX" e, depois disso "ORDEM DE IGNIÇÃO"...
Teria a Chrysler feito um molde grafado em inglês e substituído posteriormente por um em português ? Improvável....
Teria a Chrysler importado apenas os coletores de admissão ? Também acho pouco provavel ...
Acho que dos 270.000 motores 318 montados aqui, os primeiros 5.000 vieram efetivamente da gringolândia ... Mas não tenho provas concretas...
270.000 motores para 92.508 automóveis ? Parece muito não ? Some os motores 318 dos caminhões a gasolina e das picapes D-100... Ainda sobra motor... Reposição ? Não devem ter sido muitos...
A resposta eu tive no último almoço do ex-funcionários, vinda de um engenheiro de motores. A Chrysler do Brasil exportou muitos motores fechados para países que montavam o Dart CKD... O país que mais montou Dart assim foi a Venezuela... Dart CKD norte-americano com motor brasileiro....
Pitoresco, não ?
Abraços,
Badolato

----------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 05/12/2006 07:25:00 - ForumNow
Acho que essa é mesmo a melhor explicação: a empresa de fundição, independente, deve ter feito um ou uns motores a pedido da Chrysler.
Cresci ouvindo a seguinte história: o meu tio avó João Batista Viana adquiriu o primeiro Chambord Emi-Sul de Belo Horizonte, da cor preta. O carro gostava demais da revenda, tanto que voltou lá mais vezes do que o normal. O motivo que custou a ser descoberto: fundição do bloco com problema. Acho que esse exemplo torna viável a tese de fundição de bloco Emi-Sul mesmo após o fim do Esplanada.

----------------------------------------------------------------------------------

TUFAO - Postado em 07/12/2006 21:46:00 - ForumNow
caro agb, tenho um motor dodge nestas condições fundido em 25/09/1969, firing order 18436572 duas setas indicando o sentido de rotação e nº série 2987022. tão logo aprenda a inserir fotos neste maxifúndio o farei. Como minha praia é simca penso em vendê-lo. se vc, como dodgeiro mor deste sítio ,souber de alguém... sds

----------------------------------------------------------------------------------

TUFAO - Postado em 07/12/2006 23:22:00 - ForumNow







depois de uma hora, eis as fotos do famigerado v8

----------------------------------------------------------------------------------

TUFAO - Postado em 07/12/2006 23:25:00 - ForumNow
faiô heh! heh! sds

----------------------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 08/12/2006 21:53:00 - ForumNow
por raciocinar. a fundição dos blocos era terceirizada. a usinagem era feita na simca. se ao final da produção removeram todo o maquinário de usinagem e tudo o de fazer motores, porque a fábrica da chrysler os fazia completos, ainda que houvesse produção, não haveria usinagem. e este equipamento não é simples, permitindo montagem e desmontagem.
quanto mais não fora, vamos lembrar de assertiva aqui exposta anteriormente: quando a chrysler descontinuou os produtos simca, varreu-os do mapa, acabou com o estoque, liquidou os carros no pátio a preço menor que os revendedores haviam pago. ou seja, não fez apenas uma substituição, mas uma razia geral. fábrica de automóvel não tem tesão pelo que sai de produção - só colecionador é dotado de tal entusiasmo.
ainda não cheguei a nenhum remanescente da sofunge. e me falta falar com uma fonte que esteve na passagem chrysler-simca para chrysler-chrysler. falei com um antigo gerente de marketing - a quem pedi revistas para o badolatto, e nem resposta.

----------------------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 08/12/2006 21:54:00 - ForumNow
por raciocinar. a fundição dos blocos era terceirizada. a usinagem era feita na simca. se ao final da produção removeram todo o maquinário de usinagem e tudo o de fazer motores, porque a fábrica da chrysler os fazia completos, ainda que houvesse produção, não haveria usinagem. e este equipamento não é simples, permitindo montagem e desmontagem.
quanto mais não fora, vamos lembrar de assertiva aqui exposta anteriormente: quando a chrysler descontinuou os produtos simca, varreu-os do mapa, acabou com o estoque, liquidou os carros no pátio a preço menor que os revendedores haviam pago. ou seja, não fez apenas uma substituição, mas uma razia geral. fábrica de automóvel não tem tesão pelo que sai de produção - só colecionador é dotado de tal entusiasmo.
ainda não cheguei a nenhum remanescente da sofunge. e me falta falar com uma fonte que esteve na passagem  chrysler-simca para chrysler-chrysler. falei com um antigo gerente de marketing - a quem pedi revistas para o badolatto, e nem resposta.

----------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 09/12/2006 05:46:00 - ForumNow
Bem lembrado, GTX. O site inclusive mostra boas fotos da usinagem feita na fábrica. O mistério persiste. Contamos com você para desvendá-lo.

----------------------------------------------------------------------------------

JUKA - Postado em 11/12/2006 07:30:00 - ForumNow
Após análises, mais curiosidades sobre o bloco emi-sul 1970:
- O bloco está "standard" e com pouco gasto nos cilindros. Parou de funcionar, provavelmente, pela quebra de uma biela (que riscou o bloco);
- O Virabrequim também está "standard", apesar de riscado no munhão onde a biela quebrou.
- O comando também está "standard"- A cor (azul) é a mesma utilizada nos motores importados da Chrysler. Não sei se foi repintado. Não encontrei sinais de outra cor... (pensei anteriormente ter encontrado vestígios, mas olhando melhor e com luz, eram impurezas misturadas com óleo... Quando tiver tempo vou remover a tinta toda para ver...
Juka

----------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 11/12/2006 15:45:00 - ForumNow
Juka Bond ...

----------------------------------------------------------------------------------

AGB - Postado em 20/01/2007 23:08:00 - ForumNow
TUFAO, tem o motor "Firing Order" ainda ?
Se tiver vou avisar para um pessoal aqui ...
Tem idéia do estado do dito cujo ? E de valores ?
Abraços

----------------------------------------------------------------------------------

TUFAO - Postado em 23/01/2007 20:54:00 - ForumNow
 AGB, TENHO O MOTOR. ELE ESTÁ MONTADO, PORISSO NÃO SEI SEU ESTADO. TIREI UMAS FOTOS MAS NÃO CONSEGUÍ COLOCÁ-LAS NO SITE .VOU TE MANDAR POR EMAIL. SDS

----------------------------------------------------------------------------------

rusiq - Postado em 23/04/2009 19:24:00 - ForumNow
TUFAO escreveu:
Postado em 07/12/2006 23:22:00
depois de uma hora, eis as fotos do famigerado v8
Postado em 07/12/2006 23:25:00
faiô heh! heh! sds
Postado em 23/01/2007 20:54:00
AGB, TENHO O MOTOR. ELE ESTÁ MONTADO, PORISSO NÃO SEI SEU ESTADO. TIREI UMAS FOTOS MAS NÃO CONSEGUÍ COLOCÁ-LAS NO SITE . VOU TE MANDAR POR EMAIL.SDS


Tufão eu as vi, portanto não faiô não...






----------------------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 22/04/2009 18:37:00 - ForumNow
fato ou lenda?
"a chrysler produziu motores aquilon para reposição, mesmo tendo assumido a simca em época de produção do evoluído emisul? "
se a pergunta me fosse feita, diria que as possibilidades teriam sido mínimas, pois não havia obrigação legal, a evolução mecânica transformada em emisul, poderia ser aplicada aos automóveis com motor aquilon. e que possivelmente a maior dificuldade estaria na falta de clientela interessada. donos de carros usados, comprando um motor completo, a preço de zero km. na prática, um negócio para apaixonados. e estes, naquela época de inexistentes antigomobilistas, seriam poucos.
pois voltei agora da oficina do penildo pinho. fui encomendar a ele a montagem do motor do rallye 62 depois do adoçamento mecânico e de ter aplicado um retentor de acrilico, substituindo o cordão melado.
o penildo é um mecânico talentoso, que fez cursos na simca e trabalhou em revendas de 1959 a 1968. sabe tudo das peculiaridades dos carros. num dos cursos na simca ganhou premio por ter desmontado e montado um carburador zenith stromberg com os olhos vendados!
hoje restaura dois chambord íntegros, ganhos há décadas: um 1962 e outro 1964 primeira série.
mostrou-me um motor aquilon num engradado de madeira e informou: o km.
- achei fosse força de expressão, indicando ter sido refeito com peças novas. mas esclareceu: foi feito pela chrysler.
tem numeração especial, algum item diferenciativo ? perguntei.
não, sem número. a única diferença é que o bloco não é verde-brasil, como o chambord, mas vermelho, como o emisul.
e agora? lenda? fato? o penildo é do ramo e homem sério. mas que a história é curiosa e merece estar aqui em busca de maiores informações, ah, isto é. daí...

----------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 23/04/2009 08:16:00 - ForumNow
Essa história do motor Aquillon é mais do que interessante, ainda mais vindo de fonte tão cristalina como o Penildo. Mas vou me valer aqui dos mesmos argumentos por nós utilizados quando das conversas e tópico específico deste fórum sobre aquele famigerado GTX com kit continental: impossível a Chrysler ter feito um motor Aquillon quando já em curso a montagem dos Emi-Sul. Você bem sabe que os blocos eram furados na fábrica, as fotos do nosso site mostram bem isso. E você há de concordar comigo que ela não se daria ao luxo - vale dizer, à burrice - de mexer no maquinário para voltar a fazer a furação dos Aquillon em uma linha que já furava Emi-Sul. A explicação me parece mais do que simples e lógica: fizeram uma última fornada antes da alteração do maquinário, e a pintaram de vermelho porque era a nova cor escolhida. A impossibilidade se torna ainda mais evidente quando a gente considera que já da fundição os blocos saíam diferentes.


----------------------------------------------------------------------------------

rusiq - Postado em 24/04/2009 11:28:00 - ForumNow

gtx escreveu:
 postado em 26/11/2006 10:49:00
quanto ao motor, ponto fulcral da questão. quedo-me em idêntica dúvida. parece provável, mas não parece possível. não creio que a Chrysler fizesse estoque de sete meses para honrar garantias, especialmente num componente que não acaba em três anos de garantia. quantos anos dura um bloco de motor ? quantos você conhece que se acabaram por quebra de bielas ? lembre-se que o motor emisul não possuia válvulas no bloco, o que afasta a possibilidade da trinca nas sedes.
acredito que o estoque tenha sido feito anteriormente, até porque a fundição era externa, por fornecedor, e a usinagem, interna, em casa. exigiria manter a bateria de máquinas de usinagem, operadores, etccc - e este pessoal de motores não mais trabalhava em S Bernardo. e quanto mais não fora o processo foi, como me disseram algumas pessoas desta transição - varremos tudo fora, limpamos as estantes, apagamos a memória. mais ? no inédito - antes que eu nele faça uma intervenção à Chrysler.
conheço duas fontes locais que tentarei saber - e acho que o badolatto, pela proximidade paulistana, pode ter notícias mais rápidas. o endereço californiano parece ter mudado.
aguardemos.

Juka escreveu:
 
postado em 28/11/2006 07:09:00
Saudações Grande Nasser
Estive verificando os blocos que tenho (66, 68, 70) e todos possuem uma gravação "Sofunge Ind. Bras. S16900".
No link abaixo tem uma foto que mostra a tal gravação (no bloco de 1970):
http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/MOTOR_EMI_SUL.htm
Estive pesquisando na "net" a respeito da Sofunge e parece que ela foi ou está em liquidação. E parece que uma fundição de Santa Catarina adquiriu as instalação (Fundição Tupy). Não achei muita coisa concreta...
Minha intenção era tentar conseguir algum tipo de contato para ver se conseguia descobrir a razão da fundição de blocos emi-sul em 1970 (se é que a empresa mantinha registro...)
Que trabalho está dando este bloco... rs, rs, rs, rs, rs
abraço,
Juka

gtx escreveu:
 
postado em 08/12/2006 21:54:00
por raciocinar. a fundição dos blocos era terceirizada. a usinagem era feita na simca. se ao final da produção removeram todo o maquinário de usinagem e tudo o de fazer motores, porque a fábrica da chrysler os fazia completos, ainda que houvesse produção, não haveria usinagem. e este equipamento não é simples, permitindo montagem e desmontagem.
quanto mais não fora, vamos lembrar de assertiva aqui exposta anteriormente: quando a chrysler descontinuou os produtos simca, varreu-os do mapa, acabou com o estoque, liquidou os carros no pátio a preço menor que os revendedores haviam pago. ou seja, não fez apenas uma substituição, mas uma razia geral. fábrica de automóvel não tem tesão pelo que sai de produção - só colecionador é dotado de tal entusiasmo.
ainda não cheguei a nenhum remanescente da sofunge. e me falta falar com uma fonte que esteve na passagem chrysler-simca para chrysler-chrysler. falei com um antigo gerente de marketing - a quem pedi revistas para o badolatto, e nem resposta.

As fotos são estas:

Bloco Fundido em 1968


Bloco fundido em 1970








Bloco do motor Emi-Sul fundido em 17/02/70: - este é um fato comprovado, portanto o motor do Penildo Pinho também pode ser.

----------------------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 24/04/2009 18:09:00 - ForumNow
juka e rusiq, como dizem no nosso curso de direito, conta fatos não há argumentos. assim, ficamos com a certeza que a chrysler ainda encomendou alguns motores emisul pós encerramento.
quanto aos aquilon, …

----------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 27/04/2009 07:37:00 - ForumNow
Rusiq, você  foi 10 trazendo para cá estas fotos do bloco Emi-Sul fundido em 1970.
Realmente, contra FOTOS não há argumentos, há não ser que elas sejam montadas, o que não é o caso. Então fico com a pulga atrás da orelha quando comparo esta fotos com a história que o nosso GTX contou sobre o bloco vermelho Aquillon do Penildo. A mesma lógica de uma história tinha que valer para a outra, mas parece que isso não dá certo.
A Chrysler mandar fundir um motor Emi-Sul em 1970 temos que engolir, mas como aceitar a idéia da furação do bloco??? Vou colocar um bloco ao lado do outro aqui em casa e estudar melhor isso, talvez a furação seja a mesma para ambos, mesmo com a fundição diferente. Mas ainda assim não faria sentido, pois a furação do bloco do Dodge certamente não é a mesma do bloco do Emi-Sul.
Minha cabeça é que está fundindo ...

----------------------------------------------------------------------------------

rusiq - Postado em 30/04/2009 12:19:00 - ForumNow
Marcelo
Para a usinagem dos blocos do motor “Dodge V8” a Chrysler utilizou o maquinário existente na International Harvester, em Sto. André. Como vc sabe a Chrysler quando veio para o Brasil não comprou a Simca, pois esta já era dela desde a compra da Simca francesa. Ela comprou, isto sim, a International Harvester. A IH fabricava caminhões em Sto. André e possuía um belo parque fabril onde fazia seus motores V8. A Chrysler apenas adaptou as máquinas existentes e pode lançar os motores Dodge V8 rapidamente. Ela não utilizou as máquinas existentes na Simca para a produção do V8; estas máquinas não foram sucateadas e seriam utilizadas para o Dodge 1800 (Polara), mas isto já é outra estória.

SIMCA TEMPESTADE
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Preparação de motor Simca

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Mensagem original postada em 02/04/2005 por J.Clark escreveu
Gostaria de saber se alguém tem idéia de como preparar o motor Simca, se há um livro, site ou mecânico para fazer uma preparação boa no motor original e suspensão. Grato.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 04/04/2005 por gtx escreveu
Qual é o motor ? Aquilon, Tufão ou EmiSul ?
Há especialistas para todos.
Suspensão ? Qualquer mecânico que mexa em Mc Pherson é capaz de acertar a dianteira. Traseira é mais fácil.
Por curiosidade: você está querendo o quê ?
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 07/04/2005 por MARCELO escreveu
Sobre o motor Emi-Sul, posso apenas repassar a informação de alguns especialistas de que ele não comporta maiores "envenenamentos", segundo me informaram alguns entendidos. Tanto que, até hoje, não consegui informação sobre nenhuma vitória significativa nas pistas. Parece que ele já estava no limite.

O Nasser efetuou algumas modificações no motor do seu GTX, vamos aguardar que ele nos conte sobre isso.

Sobre os motoes Aquillon/Tufão, é mais ou menos o seguinte: são basicamente os mesmos. As únicas diferenças são o diâmetro dos cilindros, que foi aumentado, e o eixo virabrequim, que teve o curso alterado para melhor aproveitamento da força. Isso gerou uma diferença no curso do piston, se você montar trocado o piston não vai ficar alinhado com a face do bloco.

Com a sua equipe de competição, a Simca atingiu um bom nível de confiabilidade nos motores Tufão, que não quebravam fácil. Tive informaçoes de motores com 200.000 km, embora dono de concessionária tenha me afirmado que não chegavam a 100.000. Minha opinião é que a vida útil variava de acordo com a qualidade da mão-de-obra e manutenção (o que é óbvio para todos os motores). Sem falar que os primeiros motores eram mesmo muito fracos e esquentavam demais, por isso a fábrica melhorou consideravelmente o sistema de arrefecimento e tirou peso do volante do motor.

Posso sugerir o seguinte:

a) Polir bastante os dutos, deixando-os como espelho. Retirar antes as rebarbas da usinagem, isso facilita a passagem dos gases;

b) Tirar peso e igualar pistons e bielas, é essencial em termos de vibração. Parece que em alta também faz diferença quanto ao rendimento (isso eu não garanto, mas acho que sim);

c) Conferir balanceamento do virabrequim e conjunto volante de motor/chapa;

d) O carburador deve estar 100%, inclusive o polimento que falei no item "a" deve começar pelos difusores e passar pelo coletor de admissão. Mas é 100% mesmo !

e) O distribuidor também tem que estar 100%, deve ser muito bem feito, conferindo inclusive folga no eixo; A fábrica recomendava abertura de 40 a 45 graus nos platinados, mas uso de 30 a 35, o carro fica mais esperto;

f) O sistema de arrefecimento deve estar ok, o bloco muito bem limpo, porque se o carro esquentar muito (tem tendência) o rendimento cai;

g) Conferir se o bloco apresenta trincas nas sedes de válvulas (admissão), costuma ocorrer;

h) utilizar velas, bobina e cabos de vela corretos e de qualidade;

i) não economizar na base da porcaria, use um bom óleo (tenho usado o Castrol GTX, foi evidente a mudança do ronco do motor);

j) na limpeza do bloco e componentes, é fundamental tirar todos os bujões, inclusive do virabrequim, pois quando ele é retificado costuma ficar rebarbas que se misturam com o óleo velho e entope os dutos, prejudicando a lubrificação;

k) da bomba de óleo nem é preciso falar, é o coração do motor, se não for bem feita você terá problemas;

L) sei que na época o pessoal costumava alterar a angulação do comando e abertura das válvulas, o que também é básico em termos de competições;

m) rebaixar o cabeçote é procedimento padrão em termos de competição;

n) a relação do diferencial também faz uma diferença violenta, dependendo do circuito. A equipe da fábrica tinha alguns conjuntos, usados de acordo com as características de cada pista.

o) um ex-mecânico de concessionária Simca sempre me falava: o Simca não anda bem se a bateria não estiver fornecendo 100% do que o motor precisa. Confira o sistema elétrico, inclusive perdas por má qualidade dos cabos e velas, ou bobina e condensador inadequados. Os dois platinados tem que estar azeitados, se não for assim o carro até anda, mas não dá tudo o que pode dar.

Para um nível melhor de preparação eu não tenho condições de informar. Mas quem quizer um motor confiável, com rendimento muito bom dentro das limitações do projeto, confiabilidade e durabilidade, pode fazer o que indico acima que vai ficar satisfeito (menos rebaixar cabeçote e alterar angulação do comando).

Sobre a suspensão:

essa de "qualquer mecânico", desculpe, Nasser, mas não concordo.

Fiquei anos atrás de um bom mecânico para montar os amortecedores dos meus carros, ninguém fez direito, joguei dinheiro e tempo fora.

Resolvi meter a mão, com um amigo dono de oficina e o manual ao lado. Desmontamos simplesmente tudo. Duvido que algum mecânico tenha feito com o cuidado que fizemos, todos os componentes originais, sem exceção. É fundamental colocar a alça que limita o curso do braço, a fábrica fez isso na linha Emi-Sul, pois o piston quebra quando o curso normal é ultrapassado.

O pessoal colocava óleo de rícino para as corridas, faço isso em todos os meus carros. Não ataca nenhum componente. A estabilidade fica simplesmente fantástica, se você ainda colocar pneus radiais. E o conforto não é comprometido,  pois o Simca continua macio. Procurar por óleo de mamona, é muito mais barato e fácil de encontrar, e é a mesma coisa. Dá um prazer danado viajar com o carro assim e fazer as curvas no limite.

É isso.  
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada por gtx escreveu
camarada marcelo,

                          entendi que a pretensão era melhorar a suspensão. Parti então do pressuposto que estava boa e revisada, precisando melhor adequação a maior rendimento - como, por exemplo, rebaixar o carro. E aí os versados em Mc Pherson sabem o que fazer.

Preparação do EmiSul - tenho visão própria sobre a versão que o motor não aguenta muito. Só para lembrar, a primeira versão tinha mais de 160 hp - medida de época. Um corredor disse-me conseguir mais de 200 hp.
O Alexandre Garcia fez um trabalho limpo e competente no meu GTX. Projeto ou 170 cv. Se não há, é coisa próxima. Com 500 km rodados o automóvel é sadio e viril.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 08/04/2005 por MARCELO escreveu
Sobre o motor: esqueci de falar dos anéis, a linha Tufão os trouxe mais finos para diminuir o atrito.

Sobre a suspensão: Nasser, você entendeu certo, eu é que viajei na maionese. O Toco me contou que 2 das 4 passagens da válvula do amortecedor eram obstruídas. Juntamente com o óleo de rícino, parece que eram as únicas alterações efetuadas. Acredito que podiam também cortar a mola, em algumas fotos das corridas a gente vê os carros mais baixos.

O Toco fala que fizeram um Tufão com 144 cavalos, que ia papar a berlineta (por isso a Willys apelou e trouxe motor e caixa importados, que muitos veneram). Então, esses 170 cavalos do seu GTX me parecem perfeitamente viáveis. Pelo mesmo motivo, não acho impossíveis os 200 cavalos que o tal corredor contou.

Nasser, você já publicou aquele artigo sobre o envenamento do seu GTX ?
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada por gtx escreveu
não,

          bem lembrado.
   
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 09/04/2005 por MARCELO escreveu
Ops, errei uma coisa: os anéis de segmento mais finos sempre equiparam o Rallye e o Présidence (P-707 e P-734), ao passo que os anéis mais grossos sempre vieram no Chambord e na Jangada (P-594 e P-733), independentemente do ano.

Vamos aguardar o artigo sobre o envenamento do Emi-Sul, isso, para mim, é inédito.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada por J.Clark escreveu
Prezados amigos

O interesse é para uso na rua, e gostaria de preparar o carro quase como p/ competição, com suspensão rebaixada, amortecedores modernos se for possível, pneus radiais, câmbio 4 marchas(?), volante esportivo da época, aliviar um pouco o peso do carro, trocar carburador se possível (qual?), escapamento especial e fazer um motor original preparado.
Ainda não tenho o carro pois meus preferidos teriam o motor Emi-sul que parece mais adequado ao intento (Simca ou linha Esplanada).
Seria muito difícil pegar um desses Simca violentados com motor Opala 4 cil. e adaptar um motor Emi-sul e caixa 4 marchas (se for possível localizar uma)?

um abraço
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 11/04/2005 por MARCELO escreveu
Caro campeão, há um limite bem tênue entre o que você deseja, "uso na rua" e "QUASE como competição". Assim, escolha bem antes de implementar, de forma que o carro tenha uma marcha lenta razoável, não esquente, tenha certo grau de conforto (não fique muito duro com os ajustes nas suspensão), etc.

Dependendo do estrago causado pela adaptação do motor de Opala, pode ser colocado novamente um motor de Simca, sem problema. Há adaptações muito bem feitas e, na verdade, mesmo as mal feitas têm conserto, dependendo de quem o faz.

Tenho um amigo em Bh que corria e fazia graça com Simca e Esplanada pelas ruas e no circuito do Mineirão. Conseguiu quebrar cinco caixas. O mecânico se encheu e adaptou uma de Ford, F qualquer coisa, agora não me lembro qual. Nunca mais quebrou.

Já que você vai fuçar tanto, aposente de vez os platinados e o carburador, coloque injeção. Mas, se posso sugerir, não dê ares de carro original, para que fique logo assumida a condição de hot.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 12/04/2005 por gtx escreveu
assuntos de hot e streets são em outro sítio.
Include me out ou, estou fora.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 13/04/2005 por MARCELO escreveu
Bom, parece que houve em engano da minha parte. Quando li que "O interesse é para uso na rua, e gostaria de preparar o carro quase como p/ competição, com suspensão rebaixada, amortecedores modernos se for possível, pneus radiais, câmbio 4 marchas(?), volante esportivo da época, aliviar um pouco o peso do carro, trocar carburador se possível (qual?), escapamento especial e fazer um motor original preparado", imediatamente veio na minha cabeça a idéia de um hot.

De qualquer forma, o assunto gerou informações interessantes, não penso que foi perda de tempo.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 15/04/2005 por gtx escreveu
marcelo,

              sobre a sua solicitação de corrigir o endereço eletronico no texto que escrevi sobre simcas, e que foi citado aqui, já falei com o editor, que respondeu pela alteração.

jantar dia 25 ? ( sem gastar tempo com relatos de Lindóia ! )
Simca como entrada, CISA como prato principal e Chrysler em sobremesa ? Gilberto ? Dario ? Diga. Abraço Nasser
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 18/04/2005 por MARCELO escreveu
Nasser, valeu a atenção (pelo texto e pela correção).
Desculpe, mas não entendi nada sobre essa questão do Dario, Baeta e jantar.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada por gtx escreveu
marcelo,

é por estas e outras que a inconfidência mineira não deu certo.ninguém entendia o que se falava nas reuniões; o que fazer; para o que fazer.


sem resumir: tenho uma agenda de trabalho na terça-feira, em Sete Lagoas. Posso marcar meu vôo para a 2a., 25. assim, dormirei em BH.
pela possibilidade de estar na capital dos mineiros, pensei na oportunidade de encontrá-lo para jantar. e, desdobramento, pela ocasião, agregar o gilberto e o dario para eventual jantar movido a história de simca. ok ?
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 19/04/2005 por MARCELO escreveu
Nasser, a idéia é simplesmente fantástica. Mas na 2a estarei ainda viajando, em vista do efenvo de Águas de Lindóia. Não vou para São Paulo, como originalmente planejado, mas dificilmente estarei de volta. De qualquer forma, imprevistos acontecem, ainda mais viajando de Simca, e de repente posso estar de volta na 2a. Imagino que você vai estar com o celular, se o número não tiver mudado (depois passe-o para o meu e-mail, apenas para confirmar).

O jantar seria com o Baeta e com o José Newton (engenheiro dos laboratórios de qualidade), pois o Dario Ribeiro é de São Paulo. Ótima idéia. Caso eu não apareça, nada impede que vocês se encontrem assim mesmo.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada por gtx escreveu
marcelo,

             só para entender. você virá de Lindóia de Ford T ?  saia de véspera.
celular não mudou. estarei no escritório até umas 15h.
para onde convoco estes mineirinhos ao àgape ?
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 20/04/2005 por MARCELO escreveu
Faremos (ou pretendemos fazer) Bh Águas de Lindóia na 5a feira, talvez passando por São João da Boa Vista e Águas da Prata para dar um abraço no Vigilante Rodoviário. Parada em Pouso Alegre obrigatória, para ver o meu amigo e mecânico autorizado Simca, Pedro Xaxa.

No domingo, depois do almoço, o destino é Itajubá, terra do Presidente Wenceslau Braz, para passar uns momentos com um casal amigo. Indispensável, compromisso já assumido, não tenho como furar. Apenas na 2a feira, após o almoço, é que sairemos de Itajubá para tentar vencer os 460 km que a separam de Bh. Realmente vai ser difícil chegar a tempo, mas vou tentar, porque os amigos de Itajubá sempre prorrogam a minha partida.

Vamos ver se a Rallye resiste a tudo isso - e minha namorada também, até agora ela está bem animada com a viagem ...
Mensagem original postada por MARCELO escreveu
De qualquer forma, acho que o jantar com o Baeta e com o José Newton pode ser marcado, independente da minha presença. Estive hoje com o José Newton, acompanhou-me por alguns momentos debaixo do elevador, quando eu regulava o varão da embreagem e dava um reaperto na Rallye.

Sugestâo : há locais bem aprazíveis na região da Savassi, que fica próxima da casa do José Newton e também do Baeta. Um deles é o Alfredo´s, na Avenida Getúlio Vargas, quase esquina da Rua Rio Grande do Norte. Um bom restaurante. Bom cardápio, bom serviço, bom nível. Preço alto para Bh.

Sugiro a presença do Dr. Otávio, para que ele fique um pouco mais por dentro das coisas da Simca. Há algum tempo atrás levei-o para ver uma Jangada.

De qualquer forma, ligo para você à noite.

Um abraço.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada por gtx escreveu
ok,

    marcelo não sei se você é um pouca-prática ou um marcha lenta. família do presidente é a maior moleza. há anos, com namorada e mais o boris feldman com a elke maravilha, jantei num restaurante de um aparentado dele, aí, ni minas. um lombo de porco supimpa.

bhz. jantarei também na terça. fale-me.
na segunda, tentarei os da melhor idade.

Carro do Brasil adiado. problemas da logística Fiat para colocar o novo Alfa 147 no país. como você sabe, será o primeiro lançamento de um automóvel novo num evento de veículos antigos. se você achar algum item interessante nas bancas em Lindóia, especialmente Revista de Automóveis, e Automóveis e Acessórios, ligue-me a cobrar. divirta-se. nasser
1234 ... 6