|
123456
|
camaradas,
se vocês observarem as rubricas dos orçamentos dos fornecedores da nasa, encontrarão alguma das minhas pequenas empresas. eu nada entendo destas máquinas eletrônicas tão malditas e enjoadas quanto os tratores mas, democrático como sou, quero o melhor e o mais potente, do tipo quando liga o planalto tem um pico de energia e um vale nas comunicações. coisa modesta. hoje, quando imobilizado no trânsito, liguei meu netbook soube que a comitiva da hillary clinton, que trafegava com veículos, combustíveis e agentes importados, vedando a passagem dos pagadores de impostos, havia perdido o sinal com a casa branca ...
entretanto, desnecessário confessar, nestas lides sou um parvo, e por tal característica de deficiencia, nem me lembrei que o computador de onde tentava acessar era na alemanha, onde o dono do hotel deve ter economizado alguns euros nos programas. de volta ao lar e ao escritório as coisas se arrumaram.
entretanto, desculpem-me rusiq, leon, outros versados e os norte-americanos, mas o adobe que uso é aquele tijolão de barro, misturado com capim e bosta de gado, com superficial polvilho de cimento para dar liga, destinados a construções rurais na terra onde planto árvores, e onde reina famoso e referenciado exemplar de muar, dito a Mula do Patrão. e estamos conversados.
|
|
Esta mensagem foi atualizada em .
Boa Noite Amigos,
Dando uma atualizada no meu Facebook me deparei com um projeto (Rat Hot) de um amigo, um tanto quanto inusitado e por que não dizer, muito "exclusivo". O moacir (Curitiba) está fazendo uma pick-up Rat Hot com mecânica EMISUL. Confesso que fui pego de surpresa, pois até aqui, nunca tinha ouvida falar em nada parecido. O motor parece que recebeu alguns requintes de crueldade e para alimentar a cavalaria extra, um quadrijet 380. Estou muito curioso para ver o "trem" rodando. Abaixo uma foto do projeto e outra com um close do motor:
E o David loco atrás de uma mecânica destas .... Se la Vi !
|
|
Esta mensagem foi atualizada em .
Boa noite Amigos,
Não sei se este artigo já circulou por aqui ou no forum antigo, mas de qualquer maneira, estou postando o texto que tem por objetivo esclarecer os mitos e as verdades sobre os motores EmiSul, kit's Ardum e os motores Hemi. No mínimo interessante:
Ardun x Emi-SulPor por Marco Antonio Oliveira – 15/06/2011 - AUTOentusiastasA versão menor do V8 Ford flathead, o V8/60, nunca foi um sucesso nos EUA, devido a seu baixo deslocamento e potência. Foi deportado para a filial francesa da empresa, que depois foi vendida para a Simca de Pigozzi.
Em 1959, vem ao Brasil com a empresa francesa, visto que não fora um sucesso também na Europa, paradoxalmente neste caso porque era grande e beberrão demais…
Em 1966, o Simca brasileiro recebe um novo motor, também com câmara de combustão hemisférica e válvulas opostas acionadas por varetas e balancins, como o Ardun e o Chrysler. Chamado de Emi-Sul (acima), o motor é obviamente a menina dos olhos do Eng Jean Jaques Pasteur (abaixo), o francês que a todo custo tentava manter a fábrica brasileira operando, em meio a grandes dificuldades.
Hoje, vejo muita gente, internet afora, e mesmo em livros e revistas, dizer que o Emi-Sul é uma adaptação brasileira do kit Ardun para V-8/60 Ford (abaixo, com seu irmão maior). Isto é, de novo, uma grande bobagem.
Primeiro, é bastante improvável que um kit, ou mesmo um desenho, estivesse disponível para estudo da Simca brasileira. Um kit Ardun para V-8/60 é tão raro que a probabilidade é a mesma de ganhar na Mega Sena e ser atingido por um raio ao mesmo tempo. Além disso, o kit era, ao contrário do seu irmão maior, algo desenvolvido para competições, alta rotação, e não se prestaria aos Simcas de rua.
Mesmo que a Simca tivesse em mãos o kit Ardun para V-8/60, o Kit Ardun normal, e um Chrysler Hemi, ainda assim, não poderia usar nada diretamente no seu motor. Mais fácil era ir lá e desenhar ele ela mesmo. Certamente foi o que fez. Basta comparar algumas fotos (acima, Ardun V-8/60, abaixo, Emi-Sul) para entender que são animais bem diferentes…
Não é absurdo pensar que alguma ajuda tenha vindo da Chrysler, visto que a ela assumiria a Simca brasileira naquele 1966 (ano em que colocava na rua o Hemi 426). Mas também é improvável. A verdade é que o motor Emi-Sul é único, projetado sob a batuta do Eng. Pasteur. E basta ver a cara de orgulho dele na foto abaixo para entender isso.
|
|
Gente, eis o kit ARDUN para o motor Ford Flathead V8 60:Ford Flathead V8 60 with Ardun Heads
SIMCA TEMPESTADE
|
|
Pessoal ,alguem tem uma foto do numero do motor Tufão? preciso enviar para um cara de quem estou comprando mas ele não esta localizando o numero .....com uma foto eu ajudo bastante.
Abs
|
|
Alemão, consulte o Loty, que já deve ter substituído o motor de sua tufão e também o Wessel, cujo motor esta na bancada.
SIMCA TEMPESTADE
|
|
esto retificando o motor de um jangada motor emisul e o virabrequim esta morto e a referencia de el e B.15519.B SPF e encontre um novo com a referencia 66341 e gostaria de saber se se aplica (por fovor me ajudem)
|
|
Julio, você afirma que o virabrequim original do motor esta morto e que encontrastes um virabrequim novo. Amigo, não existe virabrequim novo com 48 anos; ele pode não ter sido usado, mas pode estar em pior estado do que o original. Um virabrequim tem que ser guardado conforme a foto anexa e eu duvido que isso tenha acontecido. Este virabrequim “novo” pode estar totalmente empenado (exagerando, parece com uma banana).
O que você deve fazer: - leve os dois para a sua retifica de confiança e peça que eles os meçam. Comece pelo "novo", pois se ele estiver empenado acabou, você continuara sem um virabrequim para o motor EmiSul.
SIMCA TEMPESTADE
|
|
Leon, se estes virabrequins foram mantidos em pé nestes ~48 anos, há alguma chance de estarem razoavelmente bons, na horizontal, são bananas mesmo.
Fazer um virabrequim não é muito difícil e o valor pedido no ML por este virabrequim justifica construir um novo. Vou dar uma única dica. Material: aço 4140...
SIMCA TEMPESTADE
|
|
muito obrigado amigo por a dica e gostaria de saber donde consigo as bronzinas moveis std. ou que bronzina se aplica de ante mão muito obrigado
|
|
Esta mensagem foi atualizada em .
**atualização de endereço**
Julio, acesse http://forum-simca.191.s1.nabble.com/Relacao-de-Enderecos-Pecas-Componentes-Servicos-e-Literaturas-Simca-td4109270.html e prcure em "Relação de Endereços"Voltando ao virabrequim do seu motor EmiSul:
Recebi um e-mail de um visitante deste fórum e ele sugere que vc recupere o virabrequim.
É verdade, se não há fratura, apenas desgaste natural, o virabrequim pode ser recuperado.
Ele enviou os dados de uma empresa que faz este serviço:
RETIVAM VIRABREQUINS
Telefone: (011) 2311-1953
Email : comercial@retivam.com.br
Endereço: Rua Araraquara,79 - Bairro Fundação - São Caetano do Sul / SP
Cep 09520-530
http://www.retivam.com.br/
Recuperação de virabrequins de carros , caminhões , prensas , motos , barcos (popa e centro) , compressores , bombas de alta pressão , etc
Utilizamos diversos tipos de procedimentos para a melhor condição de reparo , tais como :
metalização - várias ligas , cromo duro , solda , balanceamento dinâmico , polimento com feltro , inspeção de trincas por magnaflux , revestimento cerâmico e anti-atrito em pistões ,etc
Além de virabrequins , recuperamos também bielas (exceto do tipo fraturada) , encamisamento de cilindros , costura a frio e a quente de blocos quebrados , plaina de cabeçotes , dispositivos diversos , etc
Mediante amostra ou desenho técnico podemos fabricar virabrequins, bronzinas e bielas para motores, bombas, compressores, prensas, etc
RETIVAM - 23 ANOS DE BONS SERVIÇOS!Eu não conheço a RETIVAM, mas a metalização é feita por outras empresas, em muitas cidades brasileiras.
SIMCA TEMPESTADE
|
|
Esta mensagem foi atualizada em .
Oi. Alguém saberia me dizer a cor original do motor Emisul (1969)?
|
|
Olá, Juka! Como vai?
Esse motor que você menciona (1969) é outro ou é um daqueles citados na primeira página deste tópico, inclusive o polêmico motor azul com bloco fabricado em 1970?
No geral, parece-me haver um consenso de que os motores Emi-Sul sejam pintados de vermelho. No caso de seu motor 1970, porém, na falta de evidências de repintura do bloco, eu manteria o azul.
Esse motor é para o seu Esplanada azul? Como vai a restauração?
Grande abraço,
Leon
|
|
Oi Leon,
O motor que pretendo fazer é aquele 1970 (que está com cor azul, ao que tudo indica, do motor dodge 1970). Creio que vou manter a cor que está nele.
Pretendo utilizá-lo sim no meu Esplanada Azul. A restauração do mesmo está parada há um bom tempo. Eu comecei a desmontá-lo para fazer a funilaria que fosse necessária, mas fiquei com medo da mecânica e parei. O motor que estava nele, depois de muitas tentativas, não vingou... tava muito detonado.
Infelizmente, me desculpem os apreciadores desta mecânica, mas ela é muito ruim e nada durável.
Parti então para a grande aventura da garimpagem de peças... Até hoje, passados uns 7 anos, não consegui encontrar muita coisa. As bronzinas de mancal (0.15 ou 0.20), cujo código Metal Leve é BC-104 nunca cheguei a ver novo, e o BC-119 do motor do tufão é um pouco diferente (tem canaleta de óleo e o furo não bate exatamente.
As molas de valvulas e seus rententores também não consegui, e nada similar também...
Carro brasileiro de baixa fabricação deixa a gente de cabelo branco. Só vou reiniciar o trabalho quando conseguir as molas e seus retentores e o jogo de bronzinas 0.20.
Minha sorte foi ter deixado o carro como estava e partido para a restauração da minha Impala 58, que por sinal, está quase pronta e rodando.
Grande Abraço,
Juka
|
|
Juka, vou lhe dar uma sugestão: troque algumas ideias diretamente com o Marcelo ( [hidden email] ), pois ele pouco tem acessado o fórum. Neste mesmo tópico dos motores também houve alguns comentários sobre pistões, anéis, etc., mas é melhor você mesmo verificar, senão vou lhe confundir mais ainda...rs
Abraços!
|
|
Oi
Essa especificação 66341 é para Chambord até 1963
|
|
Valeu Leon, vou fazer isso
|
123456
|