ínclito colega,
surpreso com a informação de haver um motor emi sul de 1970, pois a produção se encerrou antes do início do dart. se você quiser, passe-me o número do chassi e posso tentar, com razoável chance de acerto, de fornecer-lhe data aproximada de produção.
o carlão xavier, aqui o flathead, sempre tem partes. fale com ele. há um endereço aqui no sítio, de um camarada no rj que vende peças de motor de simca. quando refiz o meu gtx foi lá que comprei bronzinas e anéis.
dê notícias, nasser
Boa noite, se precisar de Camisa Anéis Pistões e Bronzinas posso lhe fornecer, basta ligar 11.97623.6327 Claro
Fabrico todas essas pçs a nivel original aguardo seu contato Abraço,
Não querendo intrometer, para ajudar com relação a cor dos motores
As cores que eu vi e constatei como originais são:
AQUILON 1958 – BLOCO Verde (um pouco claro original) – tampas coletor alumínio
AQUILON 1962/63 – Verde escuro ou vermelho
AQUILON 1964 –Verde escuro
TUFÃO 1964 –Verde escuro ou vermelho
TUFÃO 1965 – Verde escuro e cambio verde escuro
TUFÃO 1966 – Verde Musgo (Atual Verde Jaiba)
SIMCA EMISUL 1966 – 1ªS Verde Musgo / 2ªS Vermelho – Cabeçote/coletor/tampa (s/ pintura)
SIMCA EMISUL 1967 – Vermelho
SEM DONO REGENTE EMISUL 1967 - Vinho Grená – Cambio (Verde Musgo)
CHRYSLER REGENTE 1967 - Vermelho – Cabeçote/coletor/tampa (sem pintura)
CHRYSLER ESPLANADA 1968– Vermelho coletor pintado
CHRYSLER ESPLANADA 1969 – Vermelho coletor e tampa pintados
CHRYSLER GTX 1968/1969 – Vermelho – cabeçotes/coletor/tampa (pintados)
O BLOCO 70 – a cor azul igual ao motor Dodge parece original pela data
Polia do vira / Carter /Tampa da distribuição / tampinha atrás da bomba d’água preto cadilac
Bomba d’água acompanha o bloco, com exceção das compradas de reposição ou paralelas
Filtro de ar vi muitas variações no emisul, precisaria melhor catalogar algumas são:
Beje / Azul claro em 66 – filtro tipo cano longo
Preto cadilac em 67/68 – filtro cano curto
Preto cadilac e tampa cromada em 68 – Cano curto
Azul Chrysler 68/69
Antes de pintar confirmar a cor com duas ou três pessoas para não errar.
Abraço
I. Raniê
Confrades, não consegui localizar o debate recente sobre as especificações do óleo para uso nos motores Simca, então vou transcrever aqui parte de um material da Shell sobre o momento crítico de desgaste do motor:
PARTIDA A FRIO
Um dos momentos cruciais para a boa conservação do motor e aumento da sua vida útil é o da partida a frio do carro. Nesse momento, o lubrificante está depositado no cárter, que fica na parte inferior do motor. Tanto o lubrificante quanto o motor estão frios e, por esse motivo, o lubrificante está no seu estado mais viscoso (“grosso”). Ao dar a partida, esse lubrificante é bombeado pelo motor para cima, pois precisa lubrificar todos os componentes críticos durante o seu funcionamento. Um lubrificante com boa fluidez em baixas temperaturas atingirá as partes altas do motor mais rapidamente, garantindo o menor desgaste possível e facilitando a partida. Os lubrificantes sintéticos apresentam melhor comportamento sob baixas temperaturas, proporcionando assim os benefícios citados anteriormente.
...
PROPRIEDADES DOS LUBRIFICANTES SINTÉTICOS
Lubrificantes sintéticos apresentam maior índice de viscosidade quando comparados a lubrificantes minerais. Isso significa que eles apresentam excelente fluidez a baixas temperaturas e ao mesmo tempo mantêm a viscosidade estável em temperaturas extremas.
BENEFÍCIOS RESULTANTES
A rápida fluidez resulta em um menor desgaste para o motor, além de facilitar a partida a frio. É nesse momento que cerca de 60% a 70% do desgaste em um motor ocorre. Por isso, uma boa fluidez é essencial. A viscosidade estável sobre temperaturas extremas garante a ótima proteção contra o desgaste.
Em tempo: na época dos debates, eu trocara há pouco o óleo do meu motor Fiasa 1.0 pelo Ipiranga Master Performance 15W-40, com tecnologia antiatrito Nano Armor, sem que eu percebesse então grandes melhoras. Hoje, tenho a convicção de que esse produto antiatrito realmente faz efeito, o motor está mais "girador" e "liso".
De ruim, em princípio, só percebi uma maior fuligem no escapamento; mas isso talvez possa ser creditado a uma possível descarbonização proporcionada pelo uso de gasolina aditivada (Shell V-Power Nitro+), após muitos anos usando gasolina sem aditivo.
Capturei a imagem abaixo do vídeo da "Garagem do Bellote" sobre o Chambord 3 Andorinhas (AIZ0927): segundo a plaqueta, o óleo recomendado para o motor era um SAE 30
Complementando esta postagem, em outros países (EUA, p.ex.) ainda é comercializado o óleo SAE 30 para motor (no Brasil, os que conheço são indicados para transmissões).
Alguns dados técnicos:
Viscosidade a 40ºC = 94,81
Viscosidade a 100ºC = 11,12
tempos pré antigomobilismo nacionalista. a plaqueta tem furo a mais, arrebite, parafuso, ausência. hoje se paga o resgate de um faraó para conseguir uma não violentada.
para o motor, use SAE 40 (monograde) ou SAE20W50 (multiviscoso).
Não use "água de pistola" (daquelas pistolas de brinquedo com água que os meninos adoram), como 15W30 por exemplo ou 15W40, que vai bem só nos motores modernos de maior rotação, e de maior pressão no sistema de lubrificação (bronzinas mais largas e galerias de óleo mais finas).
Leon, esse óleo 30 já era há muito tempo, né. Mas não deixa de ser interessante a sua lembrança.
Esse artigo que você copiou explica muito bem o problema da partida a frio que, no Simca, conforme já falei em outro tópico, fica agravado porque o óleo vai primeiro no filtro e somente depois chega nas partes que precisam dele, sendo que somente os casquilhos feitos especialmente para o Emi-Sul possuem uma calha para segurar o óleo e minimizar os efeitos do problema. Além disso, o virabrequim do Simca risca só de olhar pra ele. Então aquela demora para a luz vermelha apagar no painel é uma eternidade.
Agora, a parte final do artigo não serve para o nosso motor de Simca. Não conheço um proprietário que entende mais ou menos que use óleo sintético.
MCS: você, o Guedes e o Enrique Plá são 3 dos 4 que conheço que mais entendem de mecânica e de motor de Simca. Os três indicaram o 20W50, então eu só tenho que bater continência. Ontem mesmo comprei 6 litros, 1 para reserva, para a Jangada. E eu te pergunto: comprei Petronas, confesso, por causa do preço. O que você acha? Ele é SL.
desculpe, um litro para reserva ou consumo até a próxima semana ?...
o petronas é a antiga tutela da fiat e da agip, que fazia os óleos mais avançados do brasil numa época em que a classificação máxima era SD. aí eles contrataram o melhor advogado do pedaço, que resolveu a liberação da aplicação tecnológica. óbvia modéstia contém declinar o nome do profissional.
quanto ao motor, não é o ford 60, simca aquilon, tufão e que-tais, mas o primo mais forte, o dito flathead, com 3,7 litros.
curioso o fato de o preparador utilizar coletor de admissão para dois carburadores, muito disponível nos eua para estes motores, mas abandonar o emprego de tampas de cabeçote com câmara redesenhada, maior cr, galerias d'água maiores e aletas para melhorar a troca de calor. minhas luzes não estão presentes e assim não sei dizer se é um 8BA ou um 59AB.
GTX, o motor é um Aquilon, que o Vicent Parisi, proprietário da Simca #26, alterou bastante. As biela e pistões são de "um carro japonês"l... O coletor, que eu pensava ser americano, é uma criação dele, a partir do coletor original. Os carburadores são originais e o distribuidor, este sim é americano. O filtro de óleo original foi substituido por um filtro atual, apenas com a inclusão de um flange intermediário. Este não é um carro de competição, será utilizado em alguns eventos esportivos. A compressão do motor, segundo o Vicent, é de 7:1, muito baixa, mesmo para utilização na rua.
Ele utiliza o numeral 26, o preferido do Jaime Silva...
ok, interessante a homenagem ao jayme, partindo do outro lado do mundo. se o vincent, vinny, não obstar, tentarei repassar ao homenageado.
pareceu-me, pelo diâmetro dos pistões ser coisa maior. curioso que este homem, tendo gasto bastante para produzir o objeto de diversão, não tivesse importado do brasil, ou dos eua, um coletor de admissão para dois carburadores.
veja com ele que pistões e bielas aplicou, de qual carro japonês. devem ser bem mais leves e resistentes que as originais, permitindo melhor operação.
Olá e obrigado por postar todas as minhas fotos .. Eu estou construindo esta flathead Simca , de modo que eu possa competir no Racing Historic na Austrália como eu sou um entusiasta do Simca e correu um Aronde em 1973-1974 , eu não quero decepcioná-lo mas quem é Jamie Silva como 26 é meu número corrida aqui na Austrália .. estou feliz em responder a quaisquer outras perguntas que você possa ter .. refere Vince Parisi ..
viny,
benvindo ao grupo e parabéns pelo bom trabalho. sobre seu chambord, uma dúvida: ele é de 1961 ? se for, possivelmente o motor será made in brazil. outra, de qual motor japonês vieram bielas e pistões ?
sobre o jayme sila: ele foi o maior piloto de simca no brasil, participante do setor de desenvolvimento da simca do brasil, e da área de corridas. utilizava o número 26. vou pedir ao rusiq para postar uma foto.
sucesso, nasser
MCS, claro que você está certo. Depois do filtro o óleo desce para o cárter, passando pelo radiador de óleo quando existente. Viajei na maionese. Estou queimando mais óleo 90 do que motor de Simca mal feito. Mas o recado foi dado: não é bom o motor girar com os casquilhos sem óleo. Alguém me disse que os motores de F-1 tem um dispositivo que não os deixa pegar para o óleo correr no motor, é verdade?
Puxa vida, que festival de fotos. Um amigo dos Estados Unidos me mandou apenas algumas. Espetacular.
Bem vindo, Vince. Belo trabalho. O carro está bonito demais. Acho que você não conseguiu um coletor de dois carburadores original, correto?
Caros Nasser, Leon e Marcelo:- Um dia antes do encontro em S. Caetano, por sugestão do Ronaldo, passei em frente à oficina do Toco na R. Fradique Coutinho para convidá-lo ir ao evento. De fato lá encontra-se prédio em construção.
. Quanto ao W. Hahn ter relatado que não era possível acompanhar os Simcas de fábrica, provavelmente por melhores peças e preparo, propõe-se(ao menos quanto a um desempenho atualizado/melhorado) buscar melhorias mecânicas, já existentes e a desenvolver como:-
Pistões com anéis do Gol Bolinha feitos em Sta Catarina: Já é realidade em motores montados pelo Guedes e também por mim em motor emisul, ou seja são anéis de balcão, fáceis de achar, mais finos, com menos atrito. Em complemento, que já fiz em meus motores:- Banho de cerâmica nos pistões implicando melhor queima do combustível já que o calor da centelha da vela fica mais na câmara de combustão(A cerâmica é isolante). Provavelmente andará até com álcool.
. Cabeçote dos motores Aquilon e Tufão:- Guedes propõe encomendar cabeçotes em oficina de seu conhecimento com galerias de água ampliadas permitindo melhor refrigeração. Outra ideia do Guedes é colocar pistões de emisul em blocos Aquilon e Tufão. Para tanto é necessário um cabeçote mais
alto em formatos cônicos nas 8 câmaras de combustão para acomodar a curvatura dos pistões emisul. Essa ideia gostei ficaria um motor "emituf"
. Radiador ampliado:- Acompanhando cabeçotes com galerias de água ampliadas ou mais altos focar na refrigeração aumentando ao máximo os radiadores. Isso constatei na prática, a temperatura cai bastante.
OBS:- Caso haja adeptos para uma experiencia compartilhada com Guedes para desenvolver melhores cabeçotes inclusive um "emituf" fica a sugestão.
sempre bem vindas as sugestões mesclando desenvolvimento técnico, facilidade de localização e redução dos custos. entretanto sua mensagem deixou-me dúvidas. como a ignorância é a mãe da coragem, como ensina a história mais recente deste país, indago:
Pistões com anéis do Gol Bolinha feitos em Sta Catarina
sendo mais finos, como se acomodam nas caneletas dos pistões, esculpidas para receber anéis de maior altura ? não ficam folgados ?
Banho de cerâmica
todas as vantagens citadas, mas esbarrando no item preços: última cotação que fiz, r$ 100 x pistão + frete ida e volta. num motor simca significará uns r$ 900. oferece rendimento adicional capaz de ser perceptível e alegrar o coração ? você conseguiu a que valor ?
Cabeçote dos motores Aquilon e Tufão:Guedes propõe encomendar cabeçotes em oficina de seu conhecimento com galerias de água ampliadas permitindo melhor refrigeração
isto significa mandar fundir e usinar outros cabeçotes ?
Outra ideia do Guedes é colocar pistões de emisul em blocos Aquilon e Tufão. Para tanto é necessário um cabeçote mais alto em formatos cônicos nas 8 câmaras de combustão para acomodar a curvatura dos pistões emisul. Essa ideia gostei ficaria um motor "emituf"
pergunta idêntica e dúvida adicional: não há material nos cabeçotes aquilon para remover material e tornar hemisférica a careta câmara original ?
Radiador ampliado
reconhecendo minhas limitações no tema, indago se em lugar de ampliar o radiador ou as câmaras d'água nos cabeçotes, se soluções mais simples não obterão idêntico resultado. implementos como incluir no circuito de refrigeração dupla adicional de pequenos radiadores, como de moto; ou simples depósito para aumentar a capacidade volumétrica do circuito do líquido refrigerante ?
1ª).Pistões com anéis do Gol Bolinha feitos em Sta Catarina:-
Resposta:- O pistão que é fabricado sendo as canaletas feitas nas espessuras dos anéis do Gol Bolinha.
Mostrei ao Guedes um dos pistões fabricados, aprovou, e parece que vem adotando em suas retificas esses novos pistões.
2ª). Banho de cerâmica
Resposta:- De fato, barato não fica, mas como fui o primeiro a encomendar os pistões com anéis Gol Bolinha, o banho de cerâmica foi no sentido de protege-los. As vantagens foram decorrentes de tal cuidado.
Porem:- O custo beneficio, S.M.J, ao retificar um motor, a ceramização justifica-se haja vista diluir-se no montante do custo total da retifica do motor.
3ª). Cabeçote dos motores Aquilon e Tufão:Guedes propõe encomendar cabeçotes em oficina de seu conhecimento com galerias de água ampliadas permitindo melhor refrigeração
isto significa mandar fundir e usinar outros cabeçotes ?
Resposta:- Sim, como estes estão rareando a ideia é encomendar novos cabeçotes com galerias ampliadas.
4ª). Outra ideia do Guedes é colocar pistões de emisul em blocos Aquilon e Tufão. Para tanto é necessário um cabeçote mais alto em formatos cônicos nas 8 câmaras de combustão para acomodar a curvatura dos pistões emisul. Essa ideia gostei ficaria um motor "emituf"
pergunta idêntica e dúvida adicional: não há material nos cabeçotes aquilon para remover material e tornar hemisférica a careta câmara original ?
Resposta:- Aparentemente nos cabeçotes Aquilon/Tufão a altura é insuficiente para remover material para que as câmaras de combustão fiquem cônicas acompanhando as curvaturas dos pistões, com novos cabeçotes isso pode ser sanado.
5ª). Radiador ampliado
reconhecendo minhas limitações no tema, indago se em lugar de ampliar o radiador ou as câmaras d'água nos cabeçotes, se soluções mais simples não obterão idêntico resultado. implementos como incluir no circuito de refrigeração dupla adicional de pequenos radiadores, como de moto; ou simples depósito para aumentar a capacidade volumétrica do circuito do líquido refrigerante ?
Resposta:- Ampliar radiador é simples, é só confeccioná-los com mais colunas. Isso já fiz e a temperatura caiu bastante. Quanto sua ideia de incluir no circuito de refrigeração dupla adicional de pequenos radiadores, como de moto, é assunto que não conheço, mas é sugestão a analisar.
Em síntese:- As peças de Simca, como um todo, estão rareando e as propostas acima são no sentido de preservar o veículo.
Aldo, transferi suas mensagens para este tópico, pois é aqui que falamos dos motores simca.
Pelo que entendi o Guedes pretende fazer novos cabeçotes, similares aos já existentes nos EUA para motores Flathead Ford V8, conforme fotos anexas.
Qual vantagem teríamos na utilização destes cabeçotes nos motores Aquilon e Tufão?
Nasser, as fotos do Jaime Silva se encontram no tópico “Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos”, com comentário do Vinny.
O motor feito pelo Vinny na Autralia, ao que parece ficou muito bom, mas ele não informou os pistões utilizados...