Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 27/04/2005 por 8ba escreveu
 8-) Caro Jimmy, se vc quer fazer um hot com motor Simca entre num site de busca (google, yahoo, altavista, etc), na cx de diálogo insira "midget V-8 60" e deve aparecer um monte de sites com preparações diversas para o Ford V-8 60.
Quase todas dão  no Tufão/Aquillon. A Offenhauser ainda faz coletores de admissão para 2 ou 3 carburadores  e a Mallory deve ter algum distribuidor no catálogo. Comando a Iskenderian tb tem uns dois ou 3 modelos. Fora injeção direta mecânica Hilborn e mais alguns acessórios que não me recordo no momento mas posso dar uma olhada para vc.
Qto ao EmiSul procure por Ardun (ARkus DUNtov) mas aí a brincadeira começa a ficar $éria.
Rodas vc pode usar as da Ranger 15 x 6,5" que aceita pneus até 215/60-15 numa boa.Creio que o ideal seria 195/55-15 na frente e 205/55-15 na traseira.
More on this subject later...

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada por MARCELO escreveu
Grande Eight, você acaba de ser eleito o nosso consultor-chefe sobre mecânica e preparação de motores !

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 28/04/2005 por 8ba escreveu
 :-D Esse emoticon vai em homenagem ao meu amigo Ítalo-Japonês Fukuda, que tinha uma Brasília que marcava só a metade da velocidade pois a sogra do mesmo não gostava de correr, então ele devia dizer à mesma "non tá correndo non, tá só setenta e cinco"...
Fazendo essa breve referencia a um antigo conhecido, preparador de mão cheia, aceito com prazer a indicação a preparador-mor do site.
Vai mais uma dica ao Jim. Comando de válvulas, quer original quer esportivo é só mandar o seu para Rua Cidade de Bagdá, 566 fone 0xx11 5563-3952 aos cuidados de Jorge Conrado.
Se vc morar em SP é a rua da fábrica de antenas Santa Rita.
Pro Simca de rua pode pedir um perfil 270 graus de permanência e pede para ele te informar o lobe center, para que possamos desenvolver um outro comando mais brabo para o futuro. Quanto menor o lobe center mais em alta pega o comando pois aumenta o cruzamento de válvulas, aquele período após a ignição da mistura (Explosão) quando o motor está fechando o ciclo de 4 tempos com a descarga dos gases e a válvula de escape está fechando e a de admissão já está aberta para aproveitar a inércia dos gases e efetuar uma melhor lavagem dos próxima RPM

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada por 8ba escreveu
 :-D No finzinho ficou um pouco truncado. Deveria ter ido "efetuar uma melhor lavagem dos cilindros e efetuar um melhor enchimento dos mesmos (aumentando a PME, pressão média efetiva) na próxima rpm (que na verdade são duas)".

Marcelo, será que dá para por umas fotos junto com o texto aqui no fórum ? Pois aí dava prá mostrar os dutos antes e depois do alargamento (em preparações mais pesadas) e polimento, já que uma foto vale por mil palavras...

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada por MARCELO escreveu
Grande consultor, acho que isso não é possível. Mas você pode pegar o e-mail do Jim, é só clicar na identificação dele, no lado esquerdo da sua tela. E depois mandar a foto diretamente pra ele.

Esse cargo de consultor dá trabalho, tá pensando o quê ? Afinal, você tem que justificar o seu salário ...

Re: Preparação de motor Simca

Mensagem original postada em 30/04/2005 por 8ba escreveu
 :-Parabéns J. Clark.

se bem que uns dias atrasados mas ainda em tempo.

de presente vai uma dica que estava deixando para daqui a um tempo...  Flatfire . E lá entre em articles e nos articles clique appocaliptyc

Vc vai ver o que é um flathead atualizado. Apenas um sopradorzinho, um 71 nos dutos (é aquele tal "como foi que eu não pensei nisso", tal a simplicidade e a efetividade), tudo viável de ser feito nessas terras tupiniquins. Pelo meu tirocínio dá pra ir pruns 200 CV mole.

PS.

O Jorge da Sobe mora em Jundiaí, caso precise mando o endereço.

Re: Preparação de motor Simca

Boa tarde Leon,
Muito legal este tópico. Especialmente para mim, que sou chegado a um estilo mais agressivo ...rs..rs..
Apenas completando algumas informações prestadas neste tópico, o Alexandre Garcia (de Brasília) tem muito conhecimento na preparação destes motores. tanto que foi ele quem deu uma apimentadinha na GTX do Nasser.
Na minha Tufão embora ainda esteja com mecânica de opala 04 cilindros, estou usando rodas 15x7 tanto na dianteira como na traseira e pneus 205/60 - 15 e 215/60 - 15 (diant. e tras. respectivamente), sem problemas.

Diferenças entre Aquilon e Tufão - dúvidas

Mensagem original postada em 09/08/2006 por ammatias escreveu
Amigos, estou iniciando com a aquisição da mecânica o processo de reversão da mecânica Opala de minha Simca Tufão 65 para a original.
Já adquiri um motor tufão para retifica e agora me ofereceram um motor e 1/2 que pela numeração creio ser aquilon (números 23.613 e 41.192).
Pensei em adquirí-los para, juntamente com o Tufão que já possuo, possa iniciar a retiífica e montagem.
Mas como sou pouco, ou nada conhecedor de mecânica, a minha dúvida é a seguinte: quais as diferenças, incompatibilidades e compatibilidades entre os motores aquilon e tufão ?
Aprovietando a oportunidade, se puderem indicar mecânico em São Paulo e retífica que faça serviço de qualidade, eu agradeço. Obrigado.

Re: Diferenças entre Aquilon e Tufão - dúvidas

Mensagem original postada por gtx escreveu
o 23 mil é limítrofe com a série tufão. o outro é, de 1 965.

Re: Diferenças entre Aquilon e Tufão - dúvidas

Mensagem original postada em 10/08/2006 por ammatias escreveu
Muito obrigado pela atenção Nasser. Mas como identifico visualmente o motor Tufão e as diferenças ? Abraços a todos.

Re: Diferenças entre Aquilon e Tufão - dúvidas

Mensagem original postada em 11/08/2006 por MARCELO escreveu
As diferenças externas você pode perceber nos agregados do motor: filtro de óleo, coletor central, filtro de ar, bomba de gasolina, etc. Há pequenas diferenças visuais difíceis de explicar, embora tais peças sejam comuns aos dois motores.

As diferenças internas se resumem ao eixo virabrequim, pistons, anéis de segmento e diâmetros dos cilindros. O diámetro do cilindro, os pistons e o eixo é que vão definir se o motor é Aquillon ou Tufão. O eixo do Aquillon trabalha originalmente com os pistons P-707 e P-594, já o Tufão são P-733 e P-734.

Entre em contato comigo que eu te indico duas pessoas em São Paulo para fazer o seu motor.

Re: Diferenças entre Aquilon e Tufão - dúvidas

Mensagem original postada por gtx escreveu
 e eu indico uma em brasília para sanar os defeitos do motor e deixá-lo performático.

Re: Diferenças entre Aquilon e Tufão - dúvidas

Mensagem original postada em 12/08/2006 por ammatias escreveu
Marcelo e GTX, obrigado. Encaminhei mensagens privadas para obtenção dos contatos. Abraços, Alex

Re: Diferenças entre Aquilon e Tufão - dúvidas

Mensagem original postada por raposao2003 escreveu
Marcelo, também estou na mesma situação do Alex. Porém gostaria de obter a indicação de um mecânico em Minas, para em breve retirar a mecânica de Opala do meu SIMCA. Se for possível me indicar um agradeço. Obrigado. Erber.

Re: Diferenças entre Aquilon e Tufão - dúvidas

Mensagem original postada por gtx escreveu
marcelo, simqueiros e simquistas,
                                 pedido de auxílio.
o rallye 62 adquirido à viuva acabou furando a fila e entrando no processo de restauração. a carroceria acabou de ser lanternada e tratada, corrigidos e escondidos os estupros para colocar motor, travessa e câmbio de opala. projeta-se que nesta segunda-feira receba um preventivo de batido-de-pedra na parte de baixo e mão de tinta laranja-avermelhada. após, baia do motor pintada e terminada, para fixar a mecânica original, já revisada.
logo em seguida, colocação do motor, ajustado, pesos homogeneizados e balanceado.
a dificuldade está neste departamento: falta-me o coletor para dupla carburação e os filtros de ar para os carburadores, que eram os mesmos para rallye e présidence.
alguém tem ? alguém sabe ?

Re: Diferenças entre Aquilon e Tufão - dúvidas

Mensagem original postada em 13/08/2006 por MARCELO escreveu
Caro Raposão, estamos salvando uma Simca comprada em Florianópolis e que vai para Salvador. Tiramos o motor de Opala e vamos colocar um de Simca. Em Minas, só posso indicar o Loty.

Caro GTX, ver a sua Rallye pronta vai ser uma satisfação enorme.

Ela vai estrear no Carro do Brasil?

Há alguns anos atrás eu vi o coletor para dois carburadores à venda, foi a última vez, em uma feira de antigos. Os filtros de ar, não me lembro. Dê uma olhada com o Trovão e com o Lauro, eles talvez possam ajudar. O seu carro merece.

Você saberia dizer quantas Rallye Andorinha foram produzidas? É a que mais tem atualmente.

Re: Diferenças entre Aquilon e Tufão - dúvidas

Mensagem original postada por gtx escreveu
marcelo,

            quem é lauro ? contato ? quanto ao trovão tomo as cautelas de praxe. insuflados pelos relâmpagos os preços foram ao céu.
rallye andorinha quer indicar as 62 até 64 1a. série ?
seu convívio melífero com a edinara está permitindo raciocínios ecológicos como este ?
carro do brasil ? sim ! em que ano ?

Re: Diferenças entre Aquilon e Tufão - dúvidas

Mensagem original postada em 14/08/2006 por MARCELO escreveu
GTX, o Lauro é de Bragança Paulista. Agora não estou em casa, então não tenho o telefone. Depois te passo.

Quem dirá em qual Carro do Brasil a sua Rallye será apresentada é você mesmo. Estamos aguardando ansiosamente.

Rallye Andorinha: exatamente esse o período, gostaria de saber quantas foram produzidas.

Re: Diferenças entre Aquilon e Tufão - dúvidas

Mensagem original postada por 8ba escreveu
 :-D Marcelo,

vc sabe quantas andorinhas tem nas asas da Rallye?

 ;-)  8-)  :-I

GTX,

tenho um filtro de ar de Simca, só não sei se é de Rallye, mas a probabilidade maior é que seja de Tufão, qual é a diferença entre os filtros de ar? Zenith tenho um ou dois de Simca e dois de Mercedes, segundo estágio a vácuo.

Re: Diferenças entre Aquilon e Tufão - dúvidas

Mensagem original postada em 15/08/2006 por gtx escreveu
marcelo,

         o seu justino, aquele mecânico de simca que é o faz-tudo de mecânica do museu acabou de expedir laudo que me declara irremediavelmente demente.
segundo ele, tanto tenho o coletor quanto mandei polir junto com os cabeçotes e a bomba d'água - grevada vedette - p'ru modi fazer vista.
mas, efetivamente, não tenhos os filtros de ar. que, 8, são menores e mais baixos que o original do motor aquilon/tufão.
marcelo, você poderia medir para mim: diâmetro, altura, e dar uma noção de conformação, desenho por fax, coisa simples.
sobre rallye andorinha. considerando'62, '63 e até março de '64, após o que, salvo melhor juízo, a linha de produção iniciou montar os tufão, foram 1.365 unidades.
sabe a Série Prata, que alguns dizem não ter existido, mas existiu ? pois é, comprei um adesivo original. lá ni j'iz de fora.
123456