|
1234567
|
enviei antes de acabar.
altura livre do solo é medida tomada no ponto mais baixo do carro, tipo carter, ponto inferior da carcaça do diferencial, etc.... não serve como parâmetro para o caso.
sobre comportamento dinâmico, de ter mais estabilidade em curvas para um lado, comece olhando a carga ou a reatividade dos amortecedores. pode ser que um dono anterior tenha substituído apenas de um lado, e aplicando componente apenas adequado por dimensões, sem se preocupar com a pressão.
|
|
Já tentou usar um lastro no porta-malas, para ver como fica?
|
|
Esta mensagem foi atualizada em .
Leon, não pensei em usar lastro. Vou guardar a ideia e usar lá na frente, caso necessário.
Nasser, os amortecedores traseiros foram colocados 0 km. São originais, da COFAP.
Certamente vou parecer arrogante, mas tenho que ser franco: não trocaria as minhas Jangadas por nenhuma outra que conheço. Um dos motivos é que, na Tufão, eu mesmo fiz ou vi fazendo ou conferi o que foi feito, então eu sei exatamente o que ela tem, o que é original e o que não é, o que está ruim, o que está bom e o que poderia ser melhor.
Agradeço a sugestão, mas seria muito mais trabalhoso ligar para proprietários prestarem informações. Eu prefiro resolver consultando o manual de reparação e fazendo inspeções visuais aqui mesmo, pois tenho a Présidence e a outra Jangada. Comparando todas, descobri que as Jangadas possuem uma lâmina a mais no feixe de molas.
Diante das sugestões que vocês me deram, resolvi alinhar a Jangada e Présidence na garagem, lado a lado, sobre cavaletes apoiados na carcaça do eixo traseiro. A seguir as fotos comparativas que fiz. Há igualdade de medidas ou diferença de 0,5 cm, como no caso da distância do ponto mais baixo do feixe de molas até o piso, que não é perfeitamente alinhado.
Nesta foto a seguir coloquei a régua sobre os tambores de freio. O nível ficou dentro do limite de tolerância da inclinação.
Nesta próxima foto eu coloquei essa peça no ponto nela indicado, que é a parte inferior da longarina. O nível também ficou dentro do limite de tolerância:
Ontem fiz duas inspeções visuais. Uma na oficina do Loty, ao lado dele. Achamos que o carro não está alto. Depois, passando por Alphaville, resolvi tirar essa foto e na minha opinião ela também demonstra que o carro não está alto:
Vejam essa presilha moderna que o cara colocou agora, no posto de molas onde recentemente fiz o serviço geral nos feixes de molas. A presilha original abraça totalmente as molas, enquanto nessa isso não acontece. Na foto não aparece, mas tem um parafuso de baixo para cima. Antes de fazer o serviço o cara me perguntou se poderia fazer assim porque ele não tinha a presilha original, eu disse que sim.
Por último, as informaçõe oficiais do manual de reparação da Simca. Observo que essas medidas podem não valer dependendo dos pneus utilizados.
|
|
Desculpe me meter, mas quando finalizei a restauração (Será que finalizei?) do meu Tufão, achei ele bem alto. Vejam esta foto:
Olhando de trás, dava para ver o diferencial, eu achei muito estranho. Parecia um jipe.
Aí voltei pra oficina e o resultado foi esse:
Talvez ficou um pouco baixa demais, mas achei que deu uma boa presença.
Tentei seguir essas informações do manual de reparação, agora não tenho as anotações aqui, final do dia eu pego, mas não cheguei perto do que consta e antes estava completamente fora. Não sei se os amortecedores não são originais, isso é mais uma das dúvidas que quero tirar no encontro em setembro. Os especialistas vão estar liberados para analisar meu carro.
|
|
Wessel, no visual, acho que a traseira do seu carro antes estava muito alta e depois ficou muito baixa.
Como está a dirigibilidade dele na estradas, nas curvas?
Também não consegui as medidas oficiais que constam no manual de reparação. Tentei nos dois carros das fotos acima e também na Jangada Emi-Sul. Não sei explicar o motivo, a única coisa que imagino é possível diferença entre os pneus originais e os que usamos hoje.
|
|
Quando eu refiz as molas ,aproveitei e troquei os amortecedores traseiros .
Nao sao originais ,mas o pessoal da oficina ,fez eles sob medida ,de acordo com a tamanho que deviam ter para deixar o carro na distancia certa do chao.
Tenho levado gente no banco de tras e nao parece "baixo "e a dirigibilidade esta OK .
|
|
Pois é, Alemão, com o Simca bem feito a gente sabe o tanto que é gostoso rodar com ele.
Eu pedi ajuda para quem sabe mais do que eu, o Guedes e o Enrique. Os dois foram em cima: certamente o problema é a falta de aderência por causa da borracha ressecada dos pneus, já que eles estão muito ressecados.
O Guedes até fez um comparativo muito legal: é como a gente tentar apagar um escrito a lápis com uma borracha muito dura, ela desliza em cima do papel e não apaga o escrito.
Então, assim que for possível eu vou comprar pelo menos dois pneus novos.
Ainda sobre a altura, o Enrique disse que a forma como eu fiz as medições não é a correta, teria que ser com os carros no chão. Então eu coloquei os dois no chão e medi o vão livre até a parte inferior da longarina, deu meio centímetro de diferença. Como o chão é irregular (cimento grosso), eu vou acreditar que não tem diferença alguma entre eles, como indica o nível:
|
|
Marcelo, olha só como estavam as medidas logo que finalizei a restauração:
Pode ver que estava bem alto.
Depois das alterações na suspensão, a altura ficou em 33 cm na frente 45 cm atrás.
Quanto a dirigibilidade nas curvas, sinto a traseira saindo, mas acredito que seja em virtude do pneu que é o Tornado Alfa. Creio que colocando um radial vai ficar mais firme. Inclusive em linha reta, se o asfalto está mapeado, o carro fica jogando de um lado para o outro.
Vocês vão rir de mim, mas na traseira foi colocado um calço por enquanto. Não sei se eu teria que tirar alguns feixes ou se eles foram arqueados para a suspensão ficar mais alta, não sei. Por isso optei por provisoriamente colocar um calço.
|
|
Bom dia Wessel,
Neste sistema de suspensão da simca, o calço é a maneira mais simples de ajustar a altura do carro. E como sempre gostei do estilo mais "esportivo", também incluí um calço para deixar na altura desejada. Com certeza o calço que você utilizou deve ser bem menor que este daqui .........rs....rs...rs:
Abraços e bom feriadão,
Peter Evandro Haake
(Hotstude40 - Blumenau/SC)
|
|
qual a medida aplicar para novos pneus no jangada ? a mesma do fusca itamar, 185x70x15 ?
não fica baixo e reduzido ?
|
|
e mais.
meu jangada veio sem um amortecedor na traseira. colocarei para novo. mas qual ?
|
|
Wessel, acho que tem alguma coisa errada.
Na traseira, a altura indicada pela fábrica é 415 mm. Se você diz que com a mudança o seu carro ficou com 450 mm, você está dizendo que ele ficou mais alto do que a medida “oficial”, mas eu te garanto que pela última foto que você postou ele está com a traseira bem abaixo da medida correta, e não acima.
Eu acho que você tinha que resolver a altura da traseira primeiro, porque ela influi na altura da dianteira. O seu carro está bem desequilibrado.
Sobre o calço, eu não sei se altera a dirigibilidade. Com a palavra o Peter, que mostrou ter feito isso e roda direto com o carro, se bem que com pneus tão mais largos do que os originais a situação é bem diferente.
Nasser, 185 não seria Kombi? Ficaria muito alto.
Não sei qual amortecedor adaptar. O Guedes deve saber.
De fábrica todos os Simca vinham com 165. A única diferença dos pneus da Jangada é que vinham com 6 lonas, contra 4 lonas dos demais, mas as medidas eram as mesmas (15/165x380).
|
|
marcelo, a medida original do simca era 165x80x380 (15), mas a série 80 não é mais produzida. faz-se para os últimos últimos fuscas a medida 165x70x380(15). tal alteração muda a medida de altura do pneu, de originais 13,2 cm para 12,9cm. teoricamente o jangada ficaria um pouco mais esperto de reações, embora mais reduzido. tais mudanças são de pouca importância num carro com tanta idade, e a maior questão seria estética, por baixar a altura do solo e por aumentar o espaço vago na caixa de rodas. daí perguntar qual a medida utilizada, por exemplo, por você e o guedes.
o problema do pneu 185x80 não está apenas no fato de ser pneu de trabalho, com 8 lonas, possivelmente tornando-o muito reativo. mas o fato de oferecer 15,4cm de altura, mudando o comportamento, alongando a transmissão.
|
|
Nasser, uma única vez eu vi uma Chambord com pneus de Kombi: simplesmente horrível, terrível, horroroso. Achei o carro alto demais, esquisito. Mas é uma impressão que você poderia não compartilhar, aí não sei.
Eu sempre usei os pneus de Fusca. Antes, o P-671 diagonal. Depois, radiais e o mais indicado seria o Kelly que, salvo engano, é a 2ª linha da Goodyear. Conversando com o Guedes sobre o problema de estabilidade da Jangada, ele comentou que usa o 165R15.
Como ambos observamos acima realmente 165 é a largura do pneu original do Simca.
Mas não entendi o "80" que você inseriu. O que significa?
Nas nomenclaturas oficiais não há referência alguma a esse 80. Veja:
Manual 1959:
Manual Tufão:
Manual Emi-Sul:
A nomenclatura que vinha nos pneus é diferente de tudo acima. Veja nessa raridade que guardo aqui em casa, era o estepe da minha ex-Chambord 63:
|
|
Bom dia Marcelo,
Série 80, significa dizer que a altura do pneu é 80% da sua largura. Ou seja, no seu caso o pneu 165 x 80% = 13,2 cm. Atualmente todos os pneus tem este valor na sua especificação. Por exemplo, eu uso na minha simca 215/65 - 15 => 13,97 cm altura.
Abraços,
Peter Evandro Haake
(HotStude40 - Blumenau/SC)
|
|
Entendi. Mas por que esses 80% não vinham especificados nas informações técnicas do manual e nem no próprio pneu? E o 380, o que significa?
|
|
a série oitenta é representada pelo R - 165R380 ou 15, por exemplo.
380 é a medida da roda tomada em milimetros. equivale ao aro de 15 polegadas.
|
|
Entender eu entendi, mas compreender eu não compreendi. Desculpe a minha ignorância, mas eu já tinha procurado nas rodas onde estariam esses 380 mm e não encontrei. Veja a foto, a trena indica 41 mm de diâmetro da roda:
Onde estariam esses 380 mm na roda da Simca?
|
|
Boa Tarde Marcelo,
Não sou especialista no assunto, mas arriscaria dizer que o 380 (15 polegadas), deve ser o diâmetro interno do pneu. Que acaba sendo menor que os 410 que você encontrou na roda, para fazer a fixação das bordas no aro....
Abraços,
Peter Evandro Haake
(HotStude40 - Blumenau/SC)
|
|
marcelo, você está somando as bordas de fixação dos pneus, inflando o resultado.
|
1234567
|