E a Jangada finalmente andou ...

Re: E a Jangada finalmente andou ...

sugestão para viabilizar tão difícil encontro: marquem em alguma das seis lagoas de sete lagoas.

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Enquanto são seis, porque do jeito que a água anda escassa daqui a pouco serão cinco !!!

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Neste 2016 estou comemorando exatos 30 anos de Jangada porque nós a compramos em 1986 em uma favela de Sabará, aqui pertinho de BH.

Ontem foi um dia importante porque, finalmente, ela foi selada no DETRAN.

Tinha lá um cara selando o carro dele e perguntou se podia tirar fotos.

Não é que depois, para minha surpresa acabei de receber as fotos que o cara tirou, através do nosso amigo Dimas aqui de BH.

Então vai o registro de um momento importante na caminhada desse carro:

Peguei um trânsito terrível para ir ao Detran. Não sei quanto tempo e quantos quilômetros de primeira, quando mais uma vez vi que esse carro não esquenta e não dá problema de embreagem ou câmbio. Foi muito, mas muito tempo só de 1ª marcha e um calor danado de verão.

Um cara passou do lado, abriu o vidro e ficou com a voz toda embargada, quase chorou mesmo: “há quanto tempo eu não via uma Jangada”. E tirou fotos, não quis nem saber dos outros buzinando atrás. Ele chorou mesmo.

Outro disse que está restaurando uma igual aqui perto. Mais uma, eu não conhecia.

 E outro falou que o Itamaraty estava muito bonito. Pensei que as coisas estão melhorando, pois até ontem quando confundiam só falavam em Aero Willys.

Re: E a Jangada finalmente andou ...

marcelo,
parabéns. pela vitória nos 30 anos; pelo licenciamento; por ser confundido com itamaraty, um up grading.
penso comigo, antigomobilismo é um hobby que se auto alimenta. fosse adquirida 0 Km em 1986, já seria um automóvel antigo, com direito a placa preta...
não se interessou por licenciá-la assim ?

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Interessante a primeira foto, o policial civil calculando quantos cabem no "chiqueirinho"... rs

Parabéns, Marcelo! É hora de curtir todo o esforço dedicado!

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Parabéns Marcelo, agora chega a vez da Presidence, penso eu...

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Obrigado a todos.

Nasser, a placa preta é a próxima etapa. Antes dela tinha que pegar a placa cinza primeiro. Carro emplacado e selado, agora é encarar aquele trâmite que vocês bem conhecem. Vou tentar nesse final/início de ano.

Na realidade, Leon, na primeira foto o despachante (de cabelos brancos) estava explicando para o policial onde passar o arame que prende o selo. Claro que falei com o despachante antes, mostrei por onde eu queria. Esse policial foi uma exceção: educado, gente boa, perguntou onde eu queria que ele passasse o arame. Não é o normal lá no Detran. Quando fui emplacar a Rallye passei raiva demais. A mulher, mal amada e sem educação, disse que a luz de ré tinha que ser branca, não podia ser amarela. Então eu perguntei se ela já tinha emplacado algum Fusca na vida dela. O leite já estava entornado mesmo. Voltei no dia seguinte com uma indicação, fui direto no chefe e ele em menos de cinco minutos assinou uma declaração de que o carro tinha mais de 10 anos de fabricação e a fábrica não mais existia, por isso era impossível precisar se aquele motor era daquele carro. Assim saiu a placa preta da Rallye.

No caso da Jangada, eu tive que fazer uma declaração dizendo que ela era verde quando comprei e que no processo de restauração eu voltei a cor azul original. Fiz isso porque no documento ainda estava verde, eu nunca tinha trocado.

Rusiq, sem dúvida. Depois que a Jangada ficou quase pronta (faltam ainda vários detalhes), voltei a pegar a Présidence. Sempre que sobra um tempo faço alguma coisa nela. Já recoloquei as quatro portas e um quadro de portas, é um serviço que demora um bocado, mas tá andando. Já coloquei também dois frisos. Hoje mesmo funcionei e manobrei. Agora ela vai até bem perto de ficar pronta, sem outras interrupções para mexer com pintor e lanterneiro. De serviços de terceiros, a previsão é depender somente de tapeceiro. Terminando esses detalhes da Jangada, em termos de meus carros vai ser 100% Présidence até fazer tudo o que posso fazer com o que tenho.

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Esta mensagem foi atualizada em .
Ontem realizei um sonho antigo. Não exatamente da forma que eu pensava. Foi um pouco invertido. Eu sempre quis deixar lado a lado pelo menos um dos meus carros com os da coleção do Rubens Hay. Pensava em fazer isso em Curitiba. Ele vendeu e o sonho acabou ... até ontem.

Estive com o atual proprietário da coleção aqui pertinho de BH. Fui com a minha Jangada. Vejam as fotos. Só faltou umas varas de pescar no bagageiro.

Na estrada de acesso, dentro da fazenda onde ficam os carros:

/

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Boa Noite Marcelo,

É o que eu sempre falo:
"Não importa qual seja o seu sonho, o que importa é torná-lo realidade!"

antonio aldo antonio aldo

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Marcelo

  . Belo passeio esse com sua Jangada, em foto junto com a coleção Rubens Hay ficou
família Simca reunida, como em agencia de carros zeros.

  .
jcabanelas jcabanelas

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Que legal Marcelo! Você foi ao paraíso das Simcas?

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Bem falado, Peter. Sem sonhar é difícil ser feliz. Concretizar os sonhos é tudo de bom.

Isso aí, Aldo. Você foi preciso porque foi exatamente isso que senti vendo aqueles carros todos enfileirados e impecavelmente limpos, pois tem um funcionário que fica por conta de tirar a poeira todos os dias.

Sim, Juarez. Fui lá. Era um sonho antigo, desde que eu soube da vinda deles para Vespasiano. A minha vontade aumentou quando algumas pessoas foram lá e não me convidaram. Felizmente tive como realizar esse sonho agora. Sensação difícil de descrever, pois vi essa coleção sendo montada, um carro ali foi meu, outro eu indiquei, colaborei um pouco, enfim, acho que me senti em família mesmo, como disse o Aldo.

Agora, outro sonho é a fazenda onde os carros estão. Um pedaço do paraíso:

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Marcelo,

Só uma duvidazinha... Olhando as fotos da Jangada e vendo ela rodar no vídeo, tive a impressão de que a traseira está meio alta demais. Você mudou alguma coisa em termos de molas e/ou amortecedores? Ou seria a minha visão que está ligeiramente distorcida....

Abraços,

Peter EVandro Haake

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Olhos de águia, Peter. Na foto essa impressão fica clara mesmo para bons observadores como você.

Os feixes de molas são originais. Não alterei nada. Há pouco levei em um bom posto de molas para conferir a altura e igualar os lados. O cara desmontou tudo, passou graxa grafitada entre as lâminas, trocou as buchas. Ficou zero bala. Foi a primeira vez que eu mandei fazer esse serviço de uma forma tão completa e fiquei impressionado com o resultado, como fez diferença no rodar, parecendo que o carro desliza sobre o asfalto.

Antes, eu havia trocado a mola de um amortecedor dianteiro. Como aconteceu com outras Simcas que tive, o carro pendia para o lado esquerdo por causa do peso do motorista ao longo dos anos.

Conferi também o alinhamento. Os amortecedores traseiros são originais, COFAP e 0 km.

Feito tudo isso, o carro ficou perfeitamente "igualado" em termos de altura. E aí eu observei isso mesmo que você observou agora: a traseira está alta ou essa altura é normal por se tratar de Jangada?

A resposta é: não sei.

O fato é que ele está muito ruim de curvas e o lado pior para fazer curvas é justamente esse da foto, quando a curva é para a esquerda.

Será que poderia ser pela altura excessiva? Por que essa altura excessiva, se as lâminas são originais? Será que o feixe de molas do lado direito estaria cansado?

Foi bom você ter perguntado porque assim, do debate, pode surgir a solução. Preciso resolver isso para fazer uma boa viagem até Canela porque do jeito que está vai ser difícil rodar 1.700 km só de ida tendo que tomar um cuidado excessivo nas curvas, ou seja, tendo que andar muito devagar. E isso vai ser ruim porque o motor está se soltando, cada vez mais ele vai pedindo velocidade naturalmente e viajar a 80/90 km por hora todo o tempo vai ser complicado.

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Video do passeio da Jangada ,agora no Youtube

https://youtu.be/qKgLq2cT2Uw

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Marcelo ,tambem me chamou a atencao a altura da traseira.
Quando discutimos aqui a altura ,assunto trazido pelo Wessel ,eu conferi a altura do Chambord e descobri sem querer que o feixe de molas principal do lado esquerdo estava quebrado.
Troquei os feixes dos dois lados e quando fui buscar o carro me apavorei :o Chambord estava muito alto.
Antes que eu comecasse a reclamar o mecanico me explicou que andando um pouco o conjunto "sentava ".
Dito e feito ,uns 2 dias depois a altura estava correta e faz as curvas normalmente.
Talvez voce tivesse que comparar com a altura da Jangada do Guedes ou outra do grupo para ajustar a tua.

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Obrigado pela postagem do vídeo, Alemão.

Comparar com outras Simcas é sempre uma boa ideia, mas antes de chatear o Guedes vou conferir as alturas dela. Ainda não fiz isso porque o correto é tirar as medidas em um chão perfeitamente plano.

As molas foram totalmente retiradas, limpas e engraxadas, então não tem nenhuma quebrada.

No meu caso já deu para o assentamento, inclusive depois de rodar 200 km voltei com ela ao posto de molas para um reaperto. O cara disse que todas as vezes em que se mexe em molas esse reaperto deve ser feito justamente por causa do assentamento.

Uma coisa que eu sei por relato do Rubens, que é pé em baixo, é que a estabilidade da Jangada não é a mesma do Chambord. Faz todo o sentido se olharmos a diferença de peso e de design.

Um outro problema da minha é que os pneus são "novos" de mais ou menos uns 15 anos. Embora estejam com desgaste mínimo, a idade fez ficarem bastante trincados. Acho que isso está influindo nas curvas.

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Bom dia Marcelo,

Olha, assim de longe é um pouco difícil de opinar, mas eu arriscaria dizer que a dirigibilidade (ruim), está sim relacionada a altura (excesso). Porém o que me chamou a atenção é o fato de que o comportamento muda de acordo com o lado da curva. Em teoria, o comportamento deveria ser o mesmo para ambos os lados. Nos manuais não tem os dados de altura livre do solo? Caso tenha, além de comparar com os veículos do mesmo modelo, você poderia usar como referência a informação do manual.

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Bom dia, Peter.

Sim, no manual de reparação tem a altura livre do solo, mas para o Chambord. É o que eu disse sobre medir em um chão perfeitamente plano, que não tenho aqui em casa. Mas essa semana vejo isso, vou colocar na garagem de um vizinho. Vou escarafunchar para ver se tem alguma informação de diferença para a Jangada, na realidade não tive tempo de fazer isso.

Se for o caso vou rebaixar a traseira, mas antes de tomar essa decisão quero estudar muito o assunto. Presumo que a Jangada tem que ser mais alta do que os sedans, o lance vai ser descobrir o tamanho dessa diferença.

Para mim ela está mesmo muito alta.

Fico pensando se haveria diferença de resistência das molas, dianteiras ou traseiras. Embora deixem o carro rigorosamente na mesma altura, e isso está acontecendo porque no posto de molas conferimos isso em um chão perfeitamente alinhado, se na hora em que elas são exigidas alguma "abre o bico", estaria cansada. Isso seria possível?

Re: E a Jangada finalmente andou ...

marcelo,
sugiro método mais simples: a seu ver quais são as melhores jangadas que você conhece ? ligue para os donos, confira a medida de pneus utilizada  e peça fornecerem medida de um ponto padrão ao piso - a curvatura do para lamas traseiro, por exemplo. você terá um parâmetro.
1234567