E a Jangada finalmente andou ...

12345 ... 7
loty loty

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Meu grande amigo Roberto Nasser, a filmagem está aí e em cores para seu deleite, agora se vc quiser posso dar um pulo ai em Brasilia e te ensinar como cantar pneu numa simca, um grande abraço loty.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Nasser, a seguir as fotos dos apoios do banco traseiro da Jangada, conforme você solicitou:

Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Estamos preparando o carro para o tapeceiro. Vamos correr contra o relógio para ver se ele fica pronto  para o evento em Poços de Caldas.

Separei os carpetes e a forração original para ver o que vai ser possível aproveitar.

Aposentei os platinados e encomendei um sistema de ignição moderno.

Hoje o Loty e o Dimas vieram aqui em casa para ajudar, colocamos o vidro do para brisa:

gtx gtx

Re: E a Jangada finalmente andou ...

pela 'ultima foto, percebo ser pe' de obra altamente especializado ... so' ni minas.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: E a Jangada finalmente andou ...

A falta de força nos braços para os tapas que precisam ser dados à distância precisou ser compensada com os pés. Lembrando que a borracha é "nova" de 50 anos, mesmo tendo ficado uns 3 meses em outro vidro para se amoldar ela dificultou um pouco as coisas, mas no final deu certo.

O objetivo foi montar agora mesmo sem os frisos, para que ela possa ir rodando para o tapeceiro. Ele vai retirar o vidro para que seja colocado o forro do teto e depois o coloca já em definitivo, com os frisos.

O Rubens Hay desenvolveu uma gerinçonça à base daquelas cintas com catracas e então ele sozinho cumpriu a tarefa, mas aqui fomos na base de marreteiros mesmo.
ammatias ammatias

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Marcelo, o Arnaldo também criou uma ferramenta e com seus 80 anos coloca o vidro sozinho.
E essa história de ignição eletronica?
alemao1 alemao1

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Ja me ofereceram ignicāo eletronica para  Simca ,segundo os mecanicos fica tāo escondida ,que nem o Juiz Sergio Moro acha......
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Imagino que o sistema do Arnaldo e o do Rubens seja similar, já que o princípio é o mesmo: empurrar o vidro para dentro.

Platinados x ignição. A minha história é um pouco longa e muito parecida com a dos pneus: modernidade e conforto, ou originalidade?

Sempre fui contra tirar os platinados, inclusive no fórum antigo defendi essa tese.

Há alguns anos, teve um dia que sai para dar uma volta aqui no condomínio. A Présidence parou na rua. Vi que eram os platinados. Sol a pino. Voltei a pé para casa e fui socorrer com a Jangada, que curiosamente parou de funcionar ao lado da Présidence. Motivo: platinados. Trabalhão danado, dia perdido, mas ficou na minha cabeça.

Há uns 3 domingos veio um pessoal aqui em casa. Ainda fui gozar a cara do Loty, que sempre me falou para colocar a ignição eletrõnica e eu sempre dizendo não. Eu sempre disse: Simca tem que pegar encostando na chave com você do lado de fora do carro.

E assim fiz com a Jangada, todos babaram, pegou na hora. Fiz para irritar o Loty.

Na hora de irmos almoçar, o Eder entrou na Jangada com a namorada, era a primeira vez na vida que iria andar de Jangada. Só que ela não andou, nem pegou. Irritação, decepção, iríamos almoçar na Jangada e na Chambord do Loty.

Uns dias pra frente fui arrumar. Motivo: platinados queimados. Saco cheio. Óculos de perto já fracos, o que dificulta mexer com platinado. Tudo pronto, não achei uma caixa de condensadores que tenho aqui. Sem condensardor novo, não dá. Pressão da data para levar para o Arnaldo, para o evento. Decisão tomada na hora: aposentei os platinados. No dia seguinte já desci para a cidade com o distribuidor, fazemos com um cara muito bom. A Présidence já tem o que tirei da Rallye quando vendi. O do Loty também e alguns outros carros que ele mexou na oficina. Platinados agora só na prateleira, para enfeitar.

O Sérgio Moro teria dificuldades de encontrar. O distribuidor é o mesmo, a adaptação é interna. A caixinha que trabalha junto a gente coloca debaixo do suporte da bateria.

gtx gtx

Re: E a Jangada finalmente andou ...

falou dizer concordo com o nasser, que colocou no gtx e ainda uma caixa msd com uma centelha do tamanho da vela.

a propósito, quem é o cara que transforma ignição de simca por aí ? é caixa preta ou é mesa com sensor hall ? se, quero fazer isto com a do regente. $ ?

a propósito, 2 - hoje, procurando peças para a montagem do regente, achei na minha tralha simquistica, uma ignição eletrônica, creio 1965, O km e ainda na embalagem. ! creio, levarei para a feira de peças em p de c. vou deixar com algum mecenas. acredito, com o produto da venda, dê para uma noitada de champagne don peringnon en bouche livre a todos que aborreço e me ajudam com a tralha simca, sem esquecer do guedes, e incluindo rusiq e don lin, o escafedido.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: E a Jangada finalmente andou ...

É o Eliseu, que tem a loja em São Benedito, distrito de Santa Luzia. Devo buscar o da Jangada até na 6ª feira. Sensor hall.

A média de preço é 700 reais. O da Jangada ele cobrou 500 porque eu forneci o módulo e o chicote, que o Loty me deu porque tinha sobrando. Além disso, o estado geral do distribuidor era bom, as buchas novas que eu já tinha mandado fazer. Então ele tem que dar uma geral no distribuidor que você mandar para ele, ver também o estado da tampa, das duas molas internas e por ai vai.

Telefone: 31 3637 0275, Eliseu. Esposa: Dora.

Na Jangada, coloquei uma ignição eletrônica original. Era novinha, também tirada da caixa. Funcionou todo esse tempo, mas agora vai ficar como marca de originalidade, sem funcionar, já que exige platinados.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Prosseguindo a restauração da Jangada para o Encontro em Poços de Caldas, o assunto do momento é o escapamento. Os dois silenciosos abriram o bico.

Vejam na foto que impressionante, o motor do Simca Tufão é tão possante que abriu uma janela no silencioso, tamanha a força dele !

gtx gtx

Re: E a Jangada finalmente andou ...

c'est vrai, como se diria na oficina do pierre, em poissy, onde se consertavam os defeitos dos vedette, não sanados pela engenharia da fábrica.
permito-me aduzir que o problema da ruptura é consequente à pressão excessiva dos vapores condensados do óleo do motor consumido pelo motor. em seu caminho rumo à atmosfera, como indica, primeiro vazou pelo parafuso à direita. depois, como a pressão gerada pelo consumo do óleo lubrificante, forçou a abertura de uma janela na marmita do echapement ...
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Esta mensagem foi atualizada em .
Engraçado, não sei para onde esse óleo lubrificante estaria indo porque com os silenciosos novos ele não está aparecendo nos canos lá atrás em forma de fumaça...

Também não sei de onde ele estaria vindo antes de eu trocar os silenciosos, já que esse motor não abaixa o nível de óleo.

São aqueles mistérios maiores do que pode compreender a nossa vã filosofia.

O óleo que pode ser visto no parafuso à direita é um simples WD-40, que passei instantes antes de fazer a foto com a intenção de facilitar a retirada da porca da presilha do silencioso. Um motor que vazasse tanto óleo assim, olha, acho que nem funcionaria e já teria fundido há muito tempo porque nunca completei o óleo dele.
MCS MCS

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Marcelo,

use os silenciosos tipo Kadron dos antigos (redondo), apesar de não serem originais, mas estes não furam e duram bemmmmm mais.

Os originais, tipo "marmita" furam a toa se você não usa o carro com regularidade.

Quanto aos originais, um ou outro guardado apenas para modelo.

Abs.,
MCS.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Grande Marco, boa dica. Eu até tenho desses tipo Kadron que você menciona, mas como tenho os originais eu não resisto, principalmente porque tenho também os canos da última parte originais, inclusive na Présidence.

Eu não tinha pensado que o pouco uso pudesse diminuir a vida útil dos originais. Faz sentido, ainda mais se considerarmos a idade. O problema aqui em casa é agravado pelo excesso de umidade e pelo fato de a garagem ser aberta nas laterais.

Mas vou te falar uma coisa, eu estou com tanto tesão de voltar a andar regularmente de Simca, o que não faço desde que vendi a Chambord e a Rallye, que quando a Jangada estiver pronta acho que vou dar a volta ao mundo nela, de forma que os silenciosos furem pelo uso e não pela falta de uso.

Com essa janela que abriu nesse silencioso da foto, eu fiquei pensando na oferta que um lanterneiro me fez uma vez: simplesmente trocar a lata do silencioso. Você já viu isso?
gtx gtx

Re: E a Jangada finalmente andou ...

já. o melhor é fazer este serviço com chapa de geladeira. elas são tratadas. ou outro paliativo anti corrosão é apontar a traseira do automóvel para a casa de um vizinho do seu desapreço, e dar um purgante com óleo fino ou 2t. faz uma fumaceira formidável e reveste todo o sistema com uma nuvem quase líquida de óleo, revestindo os tubos ou chapas por algum tempo.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Ótima ideia, Nasser. Farei as duas coisas, embora felizmente não tenha tal vizinho.

Como você consegue chapa de geladeira, em ferro velho?
gtx gtx

Re: E a Jangada finalmente andou ...

ou oficinas de reparo de geladeiras, sempre com restos inconsertáveis.
gtx gtx

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Em resposta à esta mensagem postada por Leon
marcelo,
a cada dia há um inconveniente novo e atrasos independentes de vontades minha e da oficina. assim não creio deva gastar energia para fazer a transformação do sistema original para um outro com sensor hall, embora seja do meu agrado e interesse pelo que representa na remoção de problemas.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Entendi e concordo, Nasser. Também estou na fase de resolver as coisas sem criar novas tarefas. Se está bom, fica. Melhor, só depois, quem sabe, um dia.
12345 ... 7