E a Jangada finalmente andou ...

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Esta mensagem foi atualizada em .
Alemão, obrigado. Coloquei o vídeo no meio do texto anterior para ficar dentro da sequência da viagem.
jcabanelas jcabanelas

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Parabéns Marcelo, pelo sonho realizado, mesmo que de Jangada. Vamos atuar na Presidence para continuar esta realização e completa-la. Foi uma aventura que gostaria de fazer também. Foi inspirador a todos donos de carros antigos. Acredito nisto mesmo, de que carro bom e bonito são os que andam e dão prazer aos donos. Pois os carros foram inventados para andar e não ficar expostos!!! Você e o Alemão são os caras!!!!!
Parabéns e muita saúde para continuar estas aventuras!1

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Legal o seu relato Viana !
Acredito que vários entusiastas e proprietários de veículos da marca, ao lerem seu relato ficarão mais encorajados a pegar estrada com seus bólidos. Sem dúvida alguma, com um veículo bem feito e com a manutenção religiosamente em dia, não há o que temer. É só alegria.

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Juarez e Peter, é isso mesmo. Uma das consequências do trabalho que nós temos com os antigos é que os outros proprietários vão percebendo que é possível colocar os velhinhos na estrada (os carros e os proprietários).

Se bem que vocês dois ainda estão bem longe de serem velhinhos, mas é bom irem se acostumando desde agora, pois a cada dia deixamos os carros mais novos enquanto nós vamos ficando mais velhos ...

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Sem palavras... sem palavras para descrever um sonho realizado.

Pode parecer paradoxal, mas creio que o fato de ter guiado sozinho por todo esse raid foi fundamental para essa sensação intimista, de cumplicidade entre o homem e a máquina. Não seria o mesmo sentimento caso estivesse acompanhado.

Parabéns!

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Marcelo, parabens!!! Agora é só vc montar uma bomba elétrica e seus problemas acabam... Talvez vc seja o único que ainda usa a bomba original.

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Bem observado, Leon. A questão da companhia em uma aventura como essa é delicada. Teria que ser uma mulher bem especial e no momento para mim ela não existe. Quanto aos amigos, foram mais precavidos e se deslocaram de avião. Além disso, seria complicado alojar algum deles no apto do meu irmão em São Paulo ou na casa de uma amiga em Curitiba, locais que utilizei como base. Por fim, ter somente a Jangada como companhia é a garantia que paro na hora em que eu quiser, saio na hora em que eu quiser, desvio o caminho para passear se eu quiser, enfim, não tenho que ficar negociando com ninguém porque a Jangada topa tudo caladinha

Rui, outros pensam como você e aí vou repassar o que disse o Sérgio Paulo, de Curitiba: o carro dele tem duas bombas elétricas e ficou na rua da última vez em que saiu para um passeio. Então é uma simples questão de qualidade da bomba, original ou elétrica. Vou continuar preferindo a original e a resolução do problema passa apenas pela qualidade dos componentes, sendo esse o tipo da coisa que gosto de pesquisar e testar: procurar por algum celeron ou borracha que suporte melhor o calor insuportável que tem feito nos últimos anos e também mandar fazer molas com um material um número acima, um pouco mais grossas. É esse o caminho que escolhi para manter a originalidade.

Em caso de defeito da bomba elétrica, é guincho. Defeito da bomba original é bem fácil de reparar, como fiz quatro vezes nessa viagem.

A borracha do diafragma aguentou muito bem os vários momentos de calor estupidamente alto que peguei nessa viagem

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Marcelo, que bomba elétrica o Sérgio Paulo instalou na Simca? Para um carro com duas bombas elétricas Bosch (novas) ficar na rua, ou o eletricista, ou o mecânico, ou ambos são duas b#4t@s. Agora, uma bomba original Simca, com 50 anos, mesmo que nunca tenha sido utilizada, é uma bomba velha, apenas isso.

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Rui, se foi na Rallye que ele comprou recentemente, e acredito que foi, não foi ele que instalou. Não perguntei qual as marcas das bombas.

Embora não se discuta a vantagem de uma boa bomba elétrica sobre a bomba com válvulas e diafragma até o modelo Tufão - aqui lembro que a própria Simca lançou a bomba elétrica no Emi-Sul - eu vou dizer que a antiga tem a vantagem de ser reparada com muita facilidade, se tiver as válvulas às mãos.

A bomba elétrica falhou e quem vai resolver é a plataforma, a não ser que o proprietário tenha em mãos uma reserva. Não é só bomba original de Simca que falha. Recentemente troquei a elétrica da minha Pick-up e já vi outros carros mais modernos com o mesmo problema - e o preço não é barato.

Vou insistir na pesquisa de materiais de melhor qualidade para permanecer com a bomba original.

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Marcelo, esquecendo o que ocorreu com o Sergio Paulo...
Há alguns anos atrás eu comprei um carro de um colega em cujo carro ele havia adaptado uma bomba elétrica. O carro tinha 2 bombas; uma instalada e outra no porta-luvas... Ao comprar o carro eu sabia do problema, mas não queria retornar a bomba mecânica, portanto "mãos a obra".
1º - Levei o carro a um eletricista da minha confiança e solicitei que ele verificasse se a instalação da bomba estava de acordo com o esquema original do carro doador. O serviço fora muito bem feito, portanto não era elétrico o problema.
2º - Levei o carro ao meu mecânico, colocamos o carro no elevador e o problema estava a vista: A bomba fora instada no assoalho do carro e estava praticamente na metade do tanque e, utilizava a saida original do tanque. O tanque do carro doador tinha a saida de combustível por baixo e a bomba era montada, alguns centímetros abaixo, portanto, até a bomba, a gasolina vinha por gravidade e, mesmo quando o motor estava desligado, havia gasolina na bomba.
Retiramos o tanque e fizemos uma saida de gasolina na parte inferior do tanque. Reposicionamos a bomba e instalamos um filtro antes da bomba para evitar que alguma sujeira, proveniente do tanque chegasse a bomba. Foram instalados um desborbulhador (separador de vapor) próximo do carburador e uma mangueira de retorno; usamos a antiga saida com retorno ao tanque. Foi mantido, junto ao carburador, o filtro já existente.
Este carro ficou comigo durante 3 anos e nunca me deixou na mão.
Nota: Originalmente, o mecânico que instalou a bomba elétrica no carro, não instalou um desborbulhador (peça dos primeiros Fiat 147) e é algo que pode ser instalado em qualquer carro carburado, inclusive em uma simca.
Veja este vídeo:

https://youtu.be/k-7VdUWdaj4

O desborbulhador (separador de vapor) compra-se em qualquer auto peças (no ML custa de R$ 6,00 a R$ 360,00) e pode ser de plástico ou metálico.

Re: E a Jangada finalmente andou ...

Muitíssimo interessante, Rui. Eu já tinha visto esse desborbulhador, mas não sabia o que era e nem para que servia.

O cara explicou  muito bem todo o processo, a gasolina esquentando quando não há demanda porque a agulha do carburador fechou. Interessante mesmo, sem dúvida alivia a pressão e consequentemente poupa as duas válvulas que ficam no interior da bomba mecânica.

O Loty adaptou uma bomba de Corcel no Simca dele, com um mínimo de alterações. Só a título de informação.