Chrysler Esplanada 1969 - Juka

juka juka

Re: Esplanada 69 restauração

Aleluia! Aleluia!  Até que enfim consegui a engrenagem do distribuidor...

Aproveitando, alguém sabe o nome da cor vermelha do bloco?

Re: Esplanada 69 restauração

Pois é, Juka, veja a sua felicidade em se obter uma mera engrenagem... imagine restaurar um carro americano (um Mustang, p.ex.): basta escolher na internet a loja que tem as melhores condições de entrega e pagamento, pois há muitas peças disponíveis.

Quem consegue restaurar um Simca restaura qualquer outro carro...

Não sei por que, lembrei-me de um episódio dos Três Patetas (vi na Wikipédia, é o Gents Without Cents) em que há a frase "lentamente eu me voltei, passo a passo, centímetro por centímetro...": acho que restaurar Simca é por aí, lentamente, passo a passo...

Abração!

Re: Esplanada 69 restauração

Leon, você está se tornando um simqueiro por aglutinação, osmose ou qualquer outro processo: é exatamente isso, você disse o que eu também costumo dizer.

Restaurar carro americano é mole, vai desmontar um Simca e refazer tudo desde o início.

Essa dos 3 Patetas foi muito boa.

Juka, parabéns pela engrenagem. Eu não sei o nome do vermelho do bloco.
jcabanelas jcabanelas

Re: Esplanada 69 restauração

Em resposta à esta mensagem postada por juka
Olá Juka, também estou reformando uma esplanada conforme já conversamos algumas vezes por e-mail, daqui alguns dias vou ter que pintar o motor da minha também, ele está com as cores que parecem ser originais, assim que a retifica me liberar para pintar, vou a uma casa de tintas com uma peça para fazer a cor. se ainda não estiver conseguido na época eu te passo o código que achar. No meu motor as seguintes partes são vermelhas: Bloco, tampas das válvulas, coletor de admissão e bomba d'agua. As demais são sem pintura.

Re: Esplanada 69 restauração

Boa Noite Leon e Marcelo,

Sim, com certeza é tremendamente mais fácil restaurar qualquer carro americano de qualquer década, do que restaurar um simca ou qualquer outro dos nossos nacionais. Não se acha nada e quando acha além de usado, destruído ainda é um absurdo de caro.

juka juka

Re: Esplanada 69 restauração

Em resposta à esta mensagem postada por jcabanelas

Eu restaurei uma Impala 1958, demorou um pouco, mas ela ficou do meu agrado. Tive dificuldades com algumas peças mas nada comparado ao que tive, e estou tendo, com o Esplanada. No Impala só não fiz a funilaria e pintura final (no resto eu meti a mão...) e, com isto, fiquei conhecendo bem o carro. Agora estou metendo a mão no Esplanada e, posso dizer, apesar de a Impala ser projeto mais antigo, o veículo, em termos gerais, é de construção e de projeto muito melhor, e isso também ajudou na restauração. Se fosse hoje, talvez eu não tivesse comprado o Esplanada, mas, como já iniciei, vou até o fim... é uma questão de honra, rs, rs, rs (enquando isso minha Bel Air Sedan 1957 fica esperando...)

jcabanelas - quando tiver alguma coisa da cor (ou uma cor similar no mercado) me avise.  Acho que essa (a tinta) é uma das poucas coisas que tem o mesmo preço (independente do carro). Restaurar carro nacional é um heroism...

Re: Esplanada 69 restauração

dificuldade ? vocês estão falando de alfa romeo 2300 ? se não, todo o mais dos carros de série é fácil.
hoje pela manhã encerrei a sessão de dirigir os novos jeep renegades, e fui-me a duas ruas cariocas, a figueira de melo e a escobar. na primeira, rua de coisas de borrachas, metais, ótima loja de porcariata, comprei abraçadeiras em inox - creio, pelo preço, de ouro com camada inoxidável; um bom fabricante de juntas de motor e outro refazedor de discos de embreagem. serviço cortês, preço razoável - r$ 200 por juntas de cabeçote de simca chambord, com miolo espesso e revestimento em aço inox nas duas faces. porque espesso ? porque o dono anterior possivelmente ouviu falar que rebaixando o cabeçote faria a progressão de rendimento de um jangada ao de um rallye.... daí cortou uma fatia. a junta espessa é para ficar com uns 8,5/9,0:1 de cr.
na segunda rua, paralela, saí procurando os plásticos das lanternas traseiras de regente/esplanada/gtx '68 2a. série, '69 série final.
única pessoa que sabia minha demanda devia arranhar uns 90 anos.
simca, esplanada ? perguntou e arrematou. isto não existe há uns 40 anos. e aconselhou: melhor adaptar ...
ficamos assim. sem adaptar e procurando.
jcabanelas jcabanelas

Re: Esplanada 69 restauração

Em resposta à esta mensagem postada por juka
Juka, nem me diga, estou no começo da minha, já comprei um caminhão de peças a peso de ouro, revestido de ferrugem, e quanto mais peças eu compro, mais descubro que falta! A minha briga agora é com a lanternagem, tá dificil achar alguem confiável e com preço justo. Mas no final sobra muita coisa boa que vale toda dificuldade, as amizades de pessoas que te ajudam só pelo prazer de você ter o mesmo gosto. Conheci pessoalmente o Loty e o Marcelo, que me ajudaram de mais e ainda me ajudam, só isto já valeu a pena.
Quanto a tinta, provavelmente semana que vem terei a cor e te passo.

Re: Esplanada 69 restauração

Juarez, se considerar fazer aqui em Belo Horizonte avise que temos uma boa dica.

Sobre "preço justo", é difícil definir. Sugiro que dê uma olhada nos valores que o pessoal vem pagando para restaurar carros que se encontram no estado do seu. Esse me parece ser um bom parâmetro, avaliar o preço do mesmo serviço: se o cara vai jogar o carro no chão e começar do zero, se não quer desmontar o carro todo e prefere fazer meia boca (estilo do Loty), etc.
juka juka

Re: Esplanada 69 restauração

Em resposta à esta mensagem postada por jcabanelas

JCABANELAS
Eu também tô no início da funilaria. Demorei anos para conseguir as peças para o motor. Comprei muitos pistões (66,04mm) STD, usados mas bons, que, no final, não precisei...
Mas...  quando a gente pensa que a coisa vai rolar...   meu funileiro descobriu que está com câncer de estômago (vai operar nos próximos dias...).
Espero não ter que aprender funilaria...
Apesar de toda " dor de cabeça" e dinheiro gasto, como você disse, o que mais vale são as amizades formadas durante o processo...

Re: Esplanada 69 restauração

Juka, esse é o lado triste do processo: se eu for listar os que se foram desde que comecei a mexer com Simca, vou entrar em depressão. É um bocado de gente que faz muita falta, alguns pela pessoa, muitos pela utilidade. Passar na Avenida Bias Fortes aqui em Bh e não ver o Sonego, que esteve ali vendendo peças de carros antigos durante pelo menos 50 anos e agora parou porque não tinha mais condição física; perto dele, no Barro Preto, o Vitório Papatela, que morreu. O Hermínio, que fez a lanternagem da Jangada e da Présidence, também passou o andar de cima. Nossa mãe, é bom nem pensar muito, a lista é muito grande.

Há uma renovação, claro, mas os antigos fazem muita falta.

Então o negócio é fazer rápido, sem stress, sem pressa, mas não demorar muito.

Re: Esplanada 69 restauração

Juka ,já diz o ditado " filhos criados problemas dobrados "...eu aprendi que pior que fazer a funilaria e comprar peças antes e depois e elas " sumirem " na oficina ,você acha as peças raras manda entregar na oficina e quando precisa delas ,elas simplesmente sumiram ...olho vivo ,guarda na tua casa o que você puder até a hora que for preciso...

Re: Esplanada 69 restauração

sábia lição.
em automóveis antigos há uma fenda abissal na relação entre o prestador de serviços e o cliente. assim, cautela e métrica: entregue na medida da execução e da demanda do serviço. o parafuso original, recém cromado na phoenix, a preço final de titânio aeroespacial, para fixar os faróis, sumiu, foi usado como prego ou coisa parecida porquanto, para a maioria destes intelectuais, um outro, em ferro ou no máximo galvanizado, com cabeça chata, corte para chave de fenda, rosca soberba, ideal para madeira, pode ser colocado no lugar ...
tenho um artigo sobre isto. localizando-o, publicarei aqui.

Re: Esplanada 69 restauração

já está publicado há tempos.
chama-se o sonho e o feijão, e está aqui no sítio, sob a rubrica causos antigomobilísticos. veja lá.
juka juka

Re: Esplanada 69 restauração

Alemao e GTX, grato pelo alerta.
No meu caso acho que não vai acontecer, rs, rs, rs...  Guardo tudo em casa, na minha garagem. A desmontagem sou eu que faço (e a montagem também o será - assim espero), acompanhado sempre de muitas fotos (para ajudar na montagem). Tanto a pintura do motor como a sua montagem serão realizadas por mim, em casa, com muito cuidado...
A funilaria iniciada (e suspensa no momento) está sendo feita em casa.
O problema é que vi muitos casos como os citados por vocês e não quis ter essa dor de cabeça (assim foi feito no Impala também - tudo feito em casa, exceto a cromagem e anodização de peças), infelizmente nem todos têm condições de fazer isso.
Tem gente na minha região que se diz "restaurador" e monta motor de Simca com os parafusos da tampa dos cilindros tipo "allen" e depois diz que "fica mais bonito" e fica bravo se você falar alguma coisa...

Re: Esplanada 69 restauração

Então vai um dos meus vários causos sobre esse assunto:

em Belo Horizonte tinha, e ainda tem, um mecânico considerado o maior entendido de Simcas do universo. Tendo comprado a Présidence em 1983, logo obtivemos a informação e fomos atrás do sujeito. Quando, logo na primeira conversa, ele disse que o Simca tinha carburadores Zenit Stromberg NDIX 32, eu fiquei impressionado: como ele poderia saber isso? Chegando em casa fui conferir, era verdade. Fiquei estupefado de vez, o cara conhecia mesmo do assunto.

Levamos o gajo para tentar rodar o motor. Não conseguiu porque estava travado, nem colocando querosene pelo buraco das velas.

Desmontamos nós mesmos o motor. Fui para São Paulo atrás de peças, encontrei tudo 0 km: pistons, anéis, etc. Alguma coisa aqui em BH. Mandamos retificar na retífica mais cara que tinha aqui, serviço muito bem feito e criterioso.

Meses depois deixei tudo na oficina dele, as peças de motor nas caixas, tudo novinho.

Logo em seguida deixei lá também a nossa Chambord 65 marron para ele trocar as buchas da suspensão e regular. Um dia ele chegou pra mim e disse que o carro tinha ficado muito bom, estava andando bem. Ele foi fazer um teste no Anel Rodoviário, então passou um Chevette e ele foi mostrar para o cara que o Simca andava mais ...

Ele colocou a gente, eu e o Roberto, para polirmos os dutos de entrada da admissão, isso porque eu havia falado que gostaria de aprender a montar o motor.

Mais seis meses, um belo dia um dos mecânicos dele me chamou no canto e falou: "vou te dizer uma coisa, estou vendo que você é uma boa pessoa: ele vendeu as suas bielas".

Fui até onde estavam as peças e não vi as bielas.

Cheguei no PC ou PK (iniciais dele) e disse: "pô, onde estão as minhas bielas?"

Como ele era honesto, respondeu que apareceu um negócio e ele não podia perder a oportunidade.

E disse textualmente:

"minha mãe me diz e tem razão, eu sou um negro filho da puta mesmo. Mas não vou te deixar no prejuízo, vem cá, eu tenho umas peças de Simca que vou te dar".

E assim sai de lá, da oficina dele, levando de volta o meu bloco de motor da Présidence, as peças de motor que não foram vendidas e uma enorme frustração, acompanhada da sensação de que tinha sido enganado durante todo aquele tempo.

Ah, levei também uma suspensão dianteira completa e uma caixa de GTX que ele me deu a título de indenização ...

juka juka

Re: Esplanada 69 restauração

Por falar nisso,  tem algum tópico de "causos" verídicos no fórum?
jcabanelas jcabanelas

Re: Esplanada 69 restauração

Obrigado Marcelo, dica boa é essencial sempre, aceito todas! Pra te falar verdade eu estou pensando em eu mesmo fazer a funilaria (tirar a tinta toda e reparar as chapas se for preciso) e depois mandar para um pintor fazer o resto, mas é só uma ideia que tenho que amadurecer ainda.
jcabanelas jcabanelas

Re: Esplanada 69 restauração

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por juka
Juka, peguei meu coletor hoje e fui a casa de tintas para olhar a tonalidade e achar uma cor compatível.
Achei duas, veja as fotos (eu coloquei a cartela em cima do coletor) abaixo e escolha a que mais se aproxima para você:

Na minha opinião seria o Vermelho Hainan 91.

Abs

Re: Esplanada 69 restauração

Legal, Juarez.

Quando postar fotos procure marcar a opção pelo tamanho "medium", fica menor e mais fácil ver - e baixar em uma internet via rádio muito mais ou menos como a minha.

Fotos no computador ficam muito alteradas quanto ao tom real. Entre as duas, acho que a sua opinião é mais segura porque você viu pessoalmente.
1234567 ... 12