Chrysler Esplanada 1969 - Juka

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

ENGRENAGEM DO DISTRIBUIDOR - Como Curiosidade

COMP Cams - Selecting The Correct Distributor Gear

https://youtu.be/31JHSUkhJLY

SIMCA TEMPESTADE
juka juka

Esplanada 69 restauração

Bom dia pessoal
Mais uma surpresa no meu Esplanada. Quando retirei a moldura lateral de inox e o vidro vejam o que apareceu...
Necessito de ajuda dos amigos, com fotos, para que eu possa reconstruir as colunas. Quem tiver fotos em alta resolução e puder enviar para meu e-mail  jukacadillac@yahoo.com.br  agradeço.

Juka

Re: Esplanada 69 restauração

Juka, entre em contato com o Wessel (fredericowessel@gmail.com), que esta terminando a restauração de seu tufão.
A foto abaixo nos mostra as colunas do tufão no inicio da restauração.

Ele deve ter muitas outras fotos mostrando este detalhe e em tamanho muito maior do que as postadas neste fórum.
E, não deixe de consultar o Simca66 (david.simca@gmail.com), que também esta restaurando um Esplanada 69.

Esplanada 69 - Juka

Que pena, toda essa ferrugem!

Um cuidado que deve ser tomado na recuperação das colunas é testar o encaixe do para-brisa antes da finalização do serviço: o Wessel teve de comprar outro, pois o que estava em seu veículo era ligeiramente maior que o tamanho padrão, como ele relatou em http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Restauracao-Simca-Tufao-1964-td4621017i160.html
juka juka

Re: Esplanada 69 - Juka

Eu consegui retirar o vidro com tudo (vidro, borracha e friso superior e inferior). A borracha, a princípio, está boa (sem trincas) e bem macia.  Quando eu refizer a coluna vou fazer uma checagem para ver se está tudo ok.
Grato pela dica.

Re: Esplanada 69 - Juka

ínclito juka,

na quinta, quando tiver acesso ao museu para manutenção, sondarei o resto de esplanada lá remanescente, para ver se há sinais de corrosão nesta área.
hoje irei à oficina de pintura, onde está outro exemplar aparentemente sadio.

direi.
juka juka

Re: Esplanada 69 - Juka

Agradeço a ajuda.
Como a parte externa da coluna aparenta ser um pouco "quadrada", se puder, tirar as medidas dos lados.

Re: Esplanada 69 - Juka

enviei fotos e.mail
juka juka

Re: Esplanada 69 - Juka

Agradeço a todos que enviaram fotos. Vão ser muito úteis.

Tenho uma dúvida:  As colunas do sim e do esplanada são idênticas? ou tem alguma diferença?
Norian Norian

Re: Esplanada 69 - Juka

As do parabrisas são iguais, só muda no vigia traseiro.
juka juka

Re: Esplanada 69 - Juka

Valeu Norian

Assim não preciso me preocupar se a foto é de coluna do Simca ou de Esplanada...
juka juka

Re: Esplanada 69 - Juka

Voltando a um assunto passado:  Alguém sabe alguma coisa a respeito da cor AZUL do motor do Esplanada?

Re: Esplanada 69 - Juka

Juka, a primeira vez que você fez esta pergunta foi em 09/02/2014, no tópico  “Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul”.
O Leon lhe deu uma resposta, alias foi o único...
Na troca de mensagens você afirmou:
“O motor que pretendo fazer é aquele 1970 (que está com cor azul, ao que tudo indica, do motor dodge 1970)”.
Não sou simquista, mas vou lhe um conselho: pinte o motor na cor original (EmiSul).
O bloco que você possui foi fabricado em 1970, portanto era um bloco de reposição e não um motor completo.
Devido a legislação brasileira, para todo veiculo retirado de linha as montadoras são obrigadas a manter em estoque peças de reposição por 10 anos. Este bloco era uma peça de reposição, e a cor podia ser qualquer uma.
Agora, uma vez montado o motor, a cor original prevalece.

SIMCA TEMPESTADE
juka juka

Re: Esplanada 69 - Juka

Beleza!
Alguém saberia dizer qual o nome da cor original do motor emisul?  ou alguma cor idêntica ou similar que eu possa usar?
Tô pensando em deixar as tampas de válvulas, aranha, cabeçotes, suporte de bomba de água/distribuidor e sobrecárter na cor natural alumínio.
Aguardo opiniões...

Grato,
Juka

Re: Esplanada 69 - Juka

Juka, o Esplanada tem o bloco vermelho. Não sei o nome de alguma cor moderna que corresponda corretamente.

As tampas de válvulas também são vermelhas, não são polidas.

Re: Esplanada 69 - Juka

Juka, temos, no fórum, diversos integrantes que possuem um Chrysler Esplanada, Regente e GTX.
E, ninguém respondeu a sua pergunta...
Consulte o Badolato, dono do GTX onde esta montado este motor.

abadolato@gmail.com

SIMCA TEMPESTADE
juka juka

Re: Esplanada 69 - Juka

Obrigado
Vou ver se entro em contato com ele.

Nossa!  tá tudo vermelho...   coletor de admissão, tampas de valvulas, bomba de água, bloco, respiros...
Os cabeçotes e carcaça da bomba aparentam estar em cor natural aluminio e a tampa superior em preto
será que era original assim mesmo?

Re: Esplanada 69 - Juka

Juka, a única coisa que está errada é o coletor, pois ele é da cor do material da peça, não é vermelho e nem polido. O mesmo com os cabeçotes, eles são da cor do material do qual são feitos, não polidos e não pintados.

A parede de fogo é vermelha porque o carro é vermelho. Também são vermelhos a carcaça da bomba dágua, as duas tampas de válvulas e o bloco.

O que você chama de tampa superior em preto?

juka juka

Re: Esplanada 69 - Juka

Bom dia Marcelo
Eu chamei de tampa superior aquela que fica abaixo do coletor e que tem o bocal de abastecimento de óleo.
juka juka

Re: Esplanada 69 - Juka

Marcelo,  a carcaça da bomba (onde também se fixa o distribuidor e é de alumínio) é vermelha?  ou somente  a carcaça de ferro da bomba de água?
12345 ... 12