Chrysler Esplanada 1969 - Juka

Re: Esplanada 69 - Juka

juka,
estava longe das fontes de consulta, e acabei de olhar. no levantamento que fiz, considerando as informações do rubem hay e do luiz carlos, mecânico e proprietário de simca, além das unidades que possuo, tenho como certo que os blocos são em verde pouco mais claro que verde mercedes aplicado nos motores diesel desta marca.
as peças em alumínio são mantidas assim, cara de alumínio, sem o polimento por escova rotativa - embora eu prefira assim.

Re: Chrysler Esplanada 1969 - Juka

Gtx, você ainda se lembra desta foto?

Esta na página 67 da Auto & Tècnica, onde você fala do motor do seu GTX...
A página pode ser vista no tópico “Motores Simca: Aquilon, Tufao e EmiSul
O Motor do Juka será montado em um Chrysler Esplanada 1969 e não em um Simca Chambord ou Simca Esplanada 1967, portanto diversas partes serão pintadas, como foram no motor do seu carro.
Além da foto do motor EmiSul que eu postei em 04/março, existem outras fotos que nos mostram o motor pintado de vermelho em outros carros do Badolato, no tópico Simca.
Ou veja esta foto deste Chrysler Esplanada 1969, do Museu Tato's Garage.

Juka, consultar o Tato seria muito interessante.

Re: Chrysler Esplanada 1969 - Juka

rusiq,
seu olhar de lince não perde para sua memória de elefante. assim, repare bem nos ângulos dos cames do comando de válvulas e entenderá porque os cabeçotes foram pintados em wrinkle como os das testa rossa, daquela fabriqueta em modena, perto do prédio onde foi preso aquele injustiçado petista, o doutor pizolatto, em frente ao ristorante cavalino rampante, famoso por seu spaghetti al burro trufatto.
encomendei um motor decente, como descrevo na citada matéria, e digo, os us$ 12 mil ali aplicados valeram a pena. assim, em honra aos trabalhos e aos resultados obtidos,  não poderia apenas polir as tampas para deixá-las alumínicas, como terão sido as de todos os emi sul. porém, no caso específico deste engenho balanceado sem folgas, com bob weights desenvolvidos especialmente para cada mancal de biela, comando, taxa e outros que tais, que lembram existir quando os abafadores smiths urram a permitir o fluxo dos gases expelidos em alta rotação - e aí me refiro aos 7000 giros alcançados sem haver flutuação das válvulas, entenderás o porquê da diferenciação.
o parâmetro da simca france, mantido na simca brasil, é que as partes em alumínio são assim mantidas - carter, sub carter, tampa da distribuição, pé do distribuidor, bomba de combustível, coletores de admissão.
juka juka

Re: Esplanada 69 restauração

Em resposta à esta mensagem postada por juka
ALGUMA COISA DEVE PRESTAR...
PISTOES

Re: Esplanada 69 restauração

Nasser, só para registro, quando você fala em todos Emi-Sul possuem as tampas da cor do metal, está se referindo aos produzidos pela Simca. Já os made in Chrysler são vermelhos.

Juka, agora você me apertou com essa tampa superior. Eu acho que é preta, mas não garanto. Se for pintar agora, avise que eu faço uma pesquisa para te dar certeza.

Acertando a nomenclatura: a peça que recebe o distribuidor se chama tampa de distribuição. Ela é da cor do metal, não polida. Já a boma dágua, que fica presa nela, é do mesmo vermelho do motor.

O Nasser está correto quanto ao tom do bloco verde, mas não é o caso do bloco do Juka porque o motor dele é Chrysler e por isso é vermelho.

Re: Esplanada 69 restauração

as experiências visuais e o depoimento do rubem hay e do luiz carlos me levam a discordar. tanto os quatro automóveis que tenho/passaram em minhas mãos, todos de boa procedência, e sem resíduos de tinta, quanto as informações destes detentores de conhecimento específico indicam, a diferença entre as tampas está na seguinte evidência: ao centro delas há uma espécie de grande moeda central. nos motores ainda simca exibiam uma andorinha em relevo; nos chrysler o símbolo da simca foi apagado - e a chrysler deixou liso, sem marcar a pentastar. coisa óbvia, não iriam chancelar como coisa sua um velho propulsor ford.
ante a dúvida seria melhor garimpar uma ilustração de época, talvez foto de teste em 4 rodas, mp, ae, automóveis e acessórios, revistas de então.

Re: Esplanada 69 restauração

Nasser, pesquisar sempre é bom e ninguém é dono da verdade. Mas até o momento não tenho dúvida: as tampas de válvulas que na Simca, como você bem diz, eram da cor do metal e, claro, com a bela andorinha, na Chrysler foram pintadas de vermelho e a andorinha excluída.

Considere que as tampas de válvulas são extremamente fáceis de substituir, apenas 3 parafusos em cada e, pronto, eis aqui uma tampa de válvulas diferente da original.

Estou passando e-mail agora para o Rubens perguntando sobre esse assunto, a pesquisa é sempre bem vinda.

Re: Esplanada 69 restauração

aguardemos. mas quatro automóveis, dois deles de único dono e um de segundo dono, e todos com as tampas em alumínio sem polir, a mim parece um indício razoável.
nenhum material da simca fala sobre isto ? seria uma resposta formal.
juka juka

Re: Esplanada 69 restauração

Enquanto isso vou tentar localizar literaturas de época (em cores)...
Na pior das situações é mais fácil deixar sem pintar e, se descobrir que é, pintá-las...

Re: Esplanada 69 restauração

creio ser o mais razoável. sob minha visão, mandaria polir e dava mão de verniz para evitar oxigenação. se a posteriori descobrisse ser efetivamente pintado, corrigiria
juka juka

Re: Esplanada 69 restauração

As peças estão assim...

Tampas de Valvulas - motor Emisul
motor emisul

Re: Esplanada 69 restauração

Juka,qual ano de fundição do teu motor?pelas andorinhas deve se 66 ou 67..tem a data de fundição no bloco...
juka juka

Re: Esplanada 69 restauração

Oi Alemão.
As tampas são do motor fabricado em 1966 (por estarem melhores).  O Bloco que vou usar é de 1970  (o bloco que estava nele é do final de 1968). O carro é 1969
Eu não quis tirar as andorinhas...

Re: Esplanada 69 restauração

juka,
sugiro uma mão de verniz translúcido para proteger de manchas e da oxigenação. sucesso, nasser
juka juka

Re: Esplanada 69 restauração

Na foto não aparece, mas as peças já estão com verniz...  grato

Re: Esplanada 69 restauração

Juka, no Mercado Livre está anunciando o suporte da placa que você precisa.
juka juka

Re: Esplanada 69 restauração

Oi Marcelo
Deve ser outra pessoa que está precisando do suporte de placa.  Eu estou procurando as colunas do parabrisa

Re: Esplanada 69 restauração

e eu as lanternas traseiras e o bot~ao do aro da buzina do regente '69.

Re: Esplanada 69 restauração

Juka, então confundi. Não esqueci das colunas. Nasser, você quer o botão vermelho que tem o "R"?

Re: Esplanada 69 restauração

é, este. e os plásticos das lanternas traseiras.
123456 ... 12