Cadastro Nacional de Simcas - SIMCAdastro

Cadastro Nacional de Simcas - SIMCAdastro

Esta mensagem foi atualizada em .
Link para a versão atualizada do SIMCAdastro (versão jan/2022): Cadastro Simca Brasil jan/2022

Versões anteriores:
SIMCAdastro (versão abr/2014): Cadastro Simca Brasil abr/2014
SIMCAdastro (versão ago/2014): Cadastro Simca Brasil ago/2014
SIMCAdastro (versão jan/2015): Cadastro Simca Brasil jan/2015
SIMCAdastro (versão mai/2015): Cadastro Simca Brasil mai/2015
SIMCAdastro (versão set/2015): Cadastro Simca Brasil set/2015
SIMCAdastro (versão jan/2016): Cadastro Simca Brasil jan/2016
SIMCAdastro (versão mai/2016): Cadastro Simca Brasil mai/2016
SIMCAdastro (versão set/2016): Cadastro Simca Brasil set/2016
SIMCAdastro (versão jan/2017): Cadastro Simca Brasil jan/2017
SIMCAdastro (versão mai/2017): Cadastro Simca Brasil mai/2017
SIMCAdastro (versão set/2017): Cadastro Simca Brasil set/2017
SIMCAdastro (versão jan/2018): Cadastro Simca Brasil jan/2018
SIMCAdastro (versão mai/2018): Cadastro Simca Brasil mai/2018
SIMCAdastro (versão set/2018): Cadastro Simca Brasil set/2018
SIMCAdastro (versão jan/2019): Cadastro Simca Brasil jan/2019
SIMCAdastro (versão mai/2019): Cadastro Simca Brasil mai/2019
SIMCAdastro (versão set/2019): Cadastro Simca Brasil set/2019
SIMCAdastro (versão jan/2020): Cadastro Simca Brasil jan/2020
SIMCAdastro (versão mai/2020): Cadastro Simca Brasil mai/2020
SIMCAdastro (versão set/2020): Cadastro Simca Brasil set/2020
SIMCAdastro (versão jan/2021): Cadastro Simca Brasil jan/2021
SIMCAdastro (versão jan/2022): Cadastro Simca Brasil jan/2022
SIMCAdastro (versão jan/2023): Cadastro Simca Brasil jan/2023

Havendo interesse, sintam-se à vontade para postar atualizações ou alterações neste tópico para - quem sabe? - futuramente podermos facilitar a troca de informações, eventual fabricação de lotes de peças, etc.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Estatística da linhagem Simca registrada no Denatran em maio/2016:

Comentários em http://forum-simca.191.s1.nabble.com/Cadastro-Nacional-de-Simcas-SIMCAdastro-td4642540.html
Christopher Kich Christopher Kich

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Esta mensagem foi atualizada em .
Gostaria de registrar no Cadastro Nacional da Simca a minha aquisição.

SIMCA CHAMBORD TUFÃO 1966 Chassis C 46***  -  PLACAS A****66 -  Proprietário Euclécio Kich
Mecânica totalmente original com motor ""0km"" montado com peças genuinas fornecidas em grande parte pelo nosso amigo Simquista Marcelo Viana e demais peças adquiridas pelo Brasil afora.

Veículo adquirido em 18/06/2013 em Londrina/PR.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Bom dia Christopher,
Opa muito legal a notícia. Tem fotos do carro? Poste aqui no forum.
Abraços,

Christopher Kich Christopher Kich

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Bom dia Peter. Acabo de ler uma reportagem da tua verdinha nas páginas da Revista Opala. Antes disso, eu já vinha acompanhado a tua reforma da verdinha aqui pelo Forum da Simca. Ficou muito bonita e especial. Muito bom gosto. Parabéns. Eu sou  Euclécio Kich e Christopher Kich é meu filho de 11 anos que já é o dono da minha SIMCA TUFÃO 1966 em questão. Na SIMCA estão faltando apenas a montagem dos vidros das portas que mandei fazer em São Paulo - Raro Vidro (Sr. Luiz-gente boa) que virá hoje (18/12/13) e troca das canaletas e pestanas das vidros, juntamente com as borrachas das portas, serviço que terminará em 21/12/13. Feito isso, só faltará dar uma boa polida na carroceria, pois a mesma está com marcas de fuligem, sujeira e poeira acumulados nos últimos 6 meses que passou dentro de três oficinas de profissionais especializados em mecânica, elétrica e montagem de vidros e portas de carros da marca SIMCA. Todos gabaritados dentro de sua especialização. Motor "0km" com peças conseguidas junto ao nosso Simquista Marcelo Viana e outras pelo Brasil afora. Mecânica original. Corroceria lisa e alinhada com pintura nova feita em Londrina/PR. Interior novo com bancos azuis e bege, laterais das portas na mesma cor e teto novo bege. Forração interna e porta malas azul marinho. Volante encapei com couro azul e bege. Maçaneta dos vidros das portas e abertura das mesmas eu importei dos EUA, pois são as mesmas do Ford 1951. Escapamentos novos (duplos) de inox com ronco original do V8. Pneus F 560 215/70R15. Bomba de gasolina nova e original. Quando terminar o Tufão colocarei fotos no Forum. Um abraço a até mais... Euclécio...

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Olá, Euclécio! Apenas lendo o seu texto, dá para perceber que você conhece e sabe o que faz. Parabéns a você e ao seu filho... garoto de sorte!

Grande abraço!

P.S.: boa dica essa das maçanetas e do mecanismo. Acho que há (se não houver, deveria) um tópico neste fórum sobre peças compatíveis e essa informação decerto é de grande valia.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Boa noite Euclécio,

Realmente como disse o Leon, o seu filho é um rapaz de sorte ! Com esta idade já é o feliz proprietário de uma Tufão 1966. Quando estiver tudo pronto, poste as fotos por aqui para que possamos nos deleitar com mais um exemplar restaurado. Quanto a verdinha, hoje ela está completamente diferente quando comparada a época desta reportagem. O meu filho hoje tem 12 anos e já nutre um carinho muito especial pelo carro também. Daqui a alguns anos, com certeza ela será dele....
Abraços

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Confrades, estou trabalhando na atualização do Cadastro e estou com dúvidas quanto à discriminação dos modelos Rallye.

No Cadastro constam os seguintes modelos:

Rallye Especial
Rallye Especial 3 Andorinhas
Rallye Especial Tufão
Rallye Especial Emi-Sul
Rallye Tufão

Há alguma impropriedade neles?

Existe Rallye Especial sem ser "3 andorinhas"?

Existe de fato a diferenciação entre Rallye Tufão e Rallye Especial Tufão?

Re: Cadastro Nacional de Simcas

leon,
creio ser a classificação por você encontrada apenas de método administrativo do cadastro para individualizar. imagino que o espírito tente traduzir:

Rallye Especial - ou '62 e '63 1a. série;
Rallye Especial 3 Andorinhas - '63 segunda série e '64 primeira;
Rallye Especial Tufão - óbvio para os '64 2a. série até '66 primeira;
Rallye Especial Emi-Sul - sem dúvidas
Rallye Tufão - opção especial em 1965, com decoração externa de rallye porém sem a mecânica mais refinada e o revestimento interno, ambos suprimidos para reduzir preço.

como se diz no seu tribunal e no do marcelo - aliás, alguém sabe dele ? -, sob melhor juízo, ao excelso julgar superior.
nasser

Re: Cadastro Nacional de Simcas

leon, rusiq, simquistas e simqueiros,

no tema de rallye tufão não especial, cometi para um texto n'a finada revista biela o texto abaixo colado.
espero agrade. nasser

Simplesmente Rallye, este desconhecido

Quando se referem à versão com decoração e equipamentos para traduzir performance na linha Simca, a tendência natural é resumir: Rallye. Mas o verdadeiro interessado no produto e na história, perguntará: Simplesmente ou Especial ? ..... ?

Pois é, existiram os dois. O Rallye Especial, marcado pela bandeirinha quadriculada na qual havia um pézinho informando ser o Especial. Foi assim com a carroceria Chambord. Quando, ao segundo trimestre de 1964 iniciou vender o novidadoso e bem sucedido Tufão, ele estava no meio da relação de produtos.
Exigia olhos treinados para identificá-lo. Por fora, igual, incluindo o conjunto capô-para-lamas com as tomadinhas de ar imprensadas, e o letreiro Rallye – sem o Especial. O motor era do Rallye – mais cilindrada, 2.5 litros e potência, 115 hp. A diferença estava no interior. Era do Chambord, sem o refinamento do Rallye Especial.
Custava 5% mais que o Chambord, 10% menos que o Rallye Especial. Durou até janeiro de 1965, uns 9 meses. Ano de crise na indústria, sumiu. Voltou em 1966, junto com o leque de versões do EmiSul, com a mesma fórmula, e vida fugaz. Foi até o final do ano, quando as versões luxuosas foram substituídos pelo novidadoso Esplanada, mantendo a carroceria antiga apenas para Chambord e a camioneta Jangada, logo suprimidos.
Quantas unidades do Simplesmente ... ? Ninguém sabe. A estatística formal da Simca somava-a com as do Especial. E não houve compilação destes dados durante a vida operacional da marca.
                                                             Roberto Nasser
                                Simquista e Curador do Museu do Automóvel, em Brasília

como vocês leem, o texto acima complementa a resposta anterior e corrige a informação sobre o uso da mecânica Rallye na versão simplesmente rallye ou rallye não especial. também para o prazo. liguei a redução de preços à crise do mercado em 1965. mas neste período foi suprimida. as outras informações são tentativamente corretas.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Caro GTX, agradeço-lhe pelos textos, muito esclarecedores.

Eu não sabia sequer que havia o Rallye "Simplesmente", nem que sua produção ocorrera em tão curto período. Daí o registro de apenas um único exemplar no cadastro do Marcelo.

Achei também um comentário do Tato no blog Antigos Verde e Amarelo, ao encontro de seu texto para A Biela, a saber:

"Os Rallye ('standard') vinham nas mesmas combinações dos Chambord, idem interior, diferenciando-se do supracitado apenas pelas entradas de ar e a medalha 'Rallye' na coluna 'C', além, evidente, da dupla carburação. Como só tive Rallye Especial no início, não saberia dizer se os Rallye Standard teriam o diferencial longo das 'Especial'".

Em todo caso, para fins estatísticos, no cadastro que estou ainda elaborando (a partir do cadastro do Marcelo) adotei apenas como modelos os "Rallye 3 Andorinhas", "Rallye Tufão" e "Rallye Emi-Sul", incluindo o "Especial" na discriminação individualizada de cada veículo cadastrado.

Além disso, em acréscimo ao primitivo cadastro, incluí os campos de "placa", "renavam" e "contato" dos proprietários. Pesquisando incontáveis sítios e fotos na internet, mesmo presumindo a existência de duplicidades de registros (por exemplo, "placas" que localizei mas que não consegui associar com "séries" já registradas no cadastro do Marcelo), creio que possa afirmar que são conhecidos mais de 400 Simcas e Chryslers "sobreviventes", restaurados ou em condições de restauração.

Grande abraço!

Christopher Kich Christopher Kich

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Caros Amigos Simquistas Leon, GTX, Peter e outros grandes de nosso meio. Tenho a Edição de Julho de 1966 de "O Globo - Suplemento Carros-Aviões-Lanchas" em que constam as cotações em Cr$ de Carros "O Km" de várias marcas do Brasil daquele ano na Guanabara (RJ), em especial as nossas Simcas Rallye.

Chambord (Emi Sul)                       11.750
Chambord                                    10.523
Presidence (Emi Sul)                      14.500
Presidence                                   12.528
Rallye Simples (Emi Sul)                  12.108
Rallye Simples                               10.874
Rallye Especial (Emi Sul)                 14.250
Rallye Especial (Emi Sul-3 Marchas)  13.600
Rallye Especial                              12.387
Jangada                                      10.740

Na matéria de Capa deste suplemento, uma reportagem da SIMCA SPYDER no Autódromo Internacional do Rio com Norma Bengell mostrando a SIMCA "VENTANIA" no Rio de Janeiro.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Esta mensagem foi atualizada em .
Olá, Euclécio! Obrigado pela postagem!

É preciosa essa informação sobre o Rallye Simples, uma versão aparentemente rara, mas que existiu nas modelias Tufão e Emi-Sul. Curiosamente, seus preços eram muito próximos aos dos Chambord e distantes dos Rallye Especial, donde se percebe que o preço das diferenças estéticas era bem superior ao das diferenças mecânicas.

Grande abraço!

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Consolidando alguns comentários esparsos em vários tópicos:

Por enquanto (jan/2014), estou na fase de coleta e revisão de dados do Cadastro de Simcas, partindo do cadastro acima mencionado.

Os campos de dados do novo cadastro são:

- série
- modelo
- ano
- situação (descrição do veículo, inclusive cores)
- estado ou país
- município
- proprietário
- contato do proprietário (novo campo)
- placa (novo campo)
- Renavam (novo campo)

Ainda estou refletindo sobre a melhor forma de divulgação dos veículos cadastrados: por ora, estou tendendo a fazê-lo por placa (e não mais por série) e, decerto, não será divulgado o Renavam. Também estou refletindo se a divulgação dos nomes dos proprietários é relevante, mas também tendo a não fazê-lo.

A inclusão do Renavam foi necessária para que se possa pesquisar o paradeiro atual dos veículos. Infelizmente, as pesquisas às bases públicas de dados, em especial à do Denatran, atualmente exigem que seja informado o Renavam e, por vezes, acompanhado de outra informação, comumente o chassi (série).

Compreendo também que haverá pessoas que não quererão informar todos esses dados. Não há problema algum nisso, informações parciais também serão bem vindas.

Também para aqueles que desejem fornecer informações para o cadastro, mas não o queiram por meio de postagem neste tópico, fica disponível o e-mail simcabrasil@outlook.com
Wessel Wessel

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Esta mensagem foi atualizada em .
Segue os dados atualizados da minha Simca:

Série: Tufão
Modelo: Chambord
Ano: 1964
Situação: Em restauração
Estado ou país: RS
Município: Teutônia
Proprietário: Frederico Wessel
Contato do proprietário: ***@gmail.com
Placa: F****64
Renavam:
Chassis: C33***
Christopher Kich Christopher Kich

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Esta mensagem foi atualizada em .
LEON , cadastre a nossa Simca Tufão.

Marca: Chrysler/Simca
Série: Tufão
Modelo: Chambord
Ano: 1966
Situação: Restaurada - original - Motor "0 Km"
Estado: RS
Município: Capão da Canoa
Proprietário: Euclécio Kich e Christopher Kich
Contato: ***@gmail.com
Placas: A***66
Chassis: C 46***

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Em resposta à esta mensagem postada por Wessel
Caros Wessel e Euclécio, já anotei as informações para futura atualização do cadastro, obrigado. Tomei a liberdade de alterar suas postagens para omitir alguns dados.

Wessel, fiz uma pergunta no tópico da restauração de sua Simca.

Euclécio, se você não informasse que o carro está em Capão da Canoa, continuaria constando como estando em Londrina. Olhando no Google Maps, nada menos de 1.000 km de distância. Isso é que é vontade de querer essa Simca...rs

Ah, só mais uma coisa, Euclécio: ela é branca, correto? A do Wessel era branca, mas passará a azul, ao que parece.

Grande abraço!
Christopher Kich Christopher Kich

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Caro Leon. Fiz esta viagem de Avião de Porto Alegre até Londrina para adquirir o Tufão em Junho de 2013. Fiquei em Londrina 10 horas, concretizei o negócio e voltei para Porto Alegre. O antigo proprietário providenciou a documentação e o transporte de Londrina até Curitiba e de Curitiba até Porto Alegre. Depois de Porto Alegre até São Leopoldo, minha cidade, por minha responsabilidade. Agora será emplacada em Capão da Canoa/RS, cidade litorânea do RS. A cor do Tufão é branca com teto azul marinho metálico. Abraços Euclécio...
Christopher Kich Christopher Kich

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Leon, algumas fotos do Tufão 1966.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Como dizia um apresentador de TV, "simplesmente um luxo!". Parabéns!

É uma das mais bonitas que já vi. Certamente será premiada nos eventos de que participar.

Grande abraço!

Re: Cadastro Nacional de Simcas

não sei um sinônimo para "sacanagem" para empregar aqui no forum, mas o sentimento geral será este: o cara mal sobe no ônibus da simca e com tal exemplar já quer ir na janela.
parabéns.

leon, idem. auditar o cadastro é ótima providência. ele é a espinha dorsal para nós.

Re: Cadastro Nacional de Simcas

Leon, esta Simca faz parte do cadastro?
http://www.carroantigo.com/foto_associados/1965_simca.htm