Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Quatro Horas de Joaçaba, 26.5.1968:

Na pole position, Breno Fornari com seu Sabren, secundado por Jaci Pian e sua curiosa carretera Simca F-600.

http://www.poeiranaveia.com.br/2009/06/joacaba-26051968.html

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Muito legal sobre o Zoroastro Avon. Que história! A melhor parte é a da Vera Fischer: que inveja!

E o carro do Breno Fornari em foto de época a cores. Isso não tem preço!

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Em resposta à esta mensagem postada por MCS
Não sei se é o caso de vocês, mas eu não conhecia este regente competindo sob o comando do walter hahn jr. dele sabia de outro, salvo engano de cor clara, e em uma corrida em piracicaba, sp. para não se envolver num acidente, entrou num jardim de uma casa.
a foto, como indica, é do acervo do multi campeão info hofmann, de uma corrida em joinville, sc, 1967. prova tumultuada com acidente - ao que parece populares querendo empurrar um carro na pista - gerando 4 mortos.

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Recentemente, foi publicada no blog do jornal A Notícia a seguinte história:

A imagem deste fim de semana faz parte do acervo de Ingo Hofmann
[nota: este - com um f apenas - é o fotográfo, o conhecido piloto tem dois f, Hoffmann]. O dia em que ela foi feita, 9 de março de 1968, era dia de festa por causa do aniversário da cidade. E a Corrida 3 Horas de Joinville estava na programação. Se as pessoas soubessem o que ocorreria, a prova não teria acontecido: um acidente na rua Max Colin acabou com quatro pessoas mortas e ferimentos em pelo menos dez. Neste registro de Ingo está a Simca dirigida por Bruno Castilho, na rua 15 de Novembro, perto da Padre Anchieta.

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

leon restaurou a iniciativa.
 confundiram a foto que enviei, trocando o walter pela dos devotados amigos.

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Nasser, nada impede que você coloque a foto correta para vermos.

Leon, foto inédita para mim. Sem dúvida a atração do Sul pelas carreteras é uma coisa do outro mundo - ou de outra região do país bem diferente da minha.

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

marcelo, a foto é a resgatada pelo infatigável leon

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

largada 100 Milhas de Velocidade, Brasília, 1969. O Simca recortado era carroceria chambord com mecânica Emi Sul. ao centro o Patinho Ferio e atrás o Protótipo OK, e o Elgar nº 11

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Prova Paulo Lanat - 1969 - Salvador - BA

Simca Esplanada #33

Realizada em 19 de julho de 1969, a prova Paulo Lanat foi uma das corridas locais mais esperadas e comentadas pelos aficionados do esporte a motor em Salvador.
Após vários adiamentos por causa dos fortes temporais que vinham atingindo a cidade, finalmente foi realizada em um fim de semana com tempo ainda instável (choveu um pouco no sábado durante os treinos), mas com um domingo de tempo firme e sol forte.

A partir da sexta volta fica claro que a disputa seria entre José Luis, Brusell, Ivan e Mauricio, que correndo em um rítimo alucinante distanciam-se rapidamente dos demais concorrentes.
 As baixas começam a acontecer, o Simca #33 roda na curva do Calabar, batendo e ficando fora da corrida e Elias nº18 entra nos boxes com o motor fundido.

RESULTADO FINAL:

1º - John Didrik Brusell - Volkswagen 1600 (TM) - nº717 - Escuderia AF- 30 voltas
2º - José Luis Bastos - Volkswagen 1600 (TM) - nº 171 - Escuderia AF - 30 voltas
3º -Mauricio Castro Lima - Volkswagen 1600 (TM) - nº 94 - Equipe Racio - 30 voltas
4º - Ivan Ferraz Cravo - Volkswagen 1600 (TM)-nº111 - Equipe Racio - 30 voltas
5º - Antônio Justo Couto -Volkswagen sedan 4 portas 1600 (T) nº9 - 30 voltas
6º - Wilson Narziazeno - Volkswagen 1600 (TM) -nº6 - 30 voltas
7º -Carlos Fortunato Leal - Volkswagen 1300 (T) - nº 91 - Equipe Racio -29 voltas
8º - Oriovaldo Pereira Lima - Volkswagen 1300 (T)- nº22 - Equipe Racio- 29 voltas
9º - Sérgio José de Alcântara- Volkswagen 1300 (T) -nº23- 29 voltas
10º-Carlos Chaves de Aguiar  Soeiro - Volkswagen 1300 (T) - nº13 -29 voltas

TM - Turismo Melhorado
T     - Turismo

(https://goo.gl/SE6LVY)

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Legal, Rui. Eu nunca tinha ouvido falar nessa prova, nem de qualquer outra em Salvador.

Acho que um Simca, mesmo Emi-Sul, tem poucas chances em um circuito de rua contra o Fusca.

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

É... Em corridas, o grande problema das simcas eram as curvas, exceto no RS, onde elas eram poucas e as retas imensas.

SIMCA TEMPESTADE
antonio aldo antonio aldo

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Arquivo raro essas fotos da prova em Salvador de julho de 1969.

Estive nessa cidade exatamente um ano antes, coisa de adolescente,
estudante secundarista, indo até esta de Piracicaba pedindo carona
a caminhão, carro, trator, etc.., dormindo em banco de jardim, de-
legacia de polícia, igreja.

Tempos difíceis, quando na inocência da idade eu e amigo fomos
pedir para dormir em quartel de exercito, sendo sabatinados
e mandados embora. Só fui perceber anos depois, na faculdade,
que a sabatina era para saber se éramos "revolucionários".

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Interessante esse seu caso, Aldo. Você correu perigo sem saber!

Você foi de Piracicaba até Salvador pedindo carona?
antonio aldo antonio aldo

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Sim Marcelo, de carona de Piracicaba a Salvador, 4400 Km(ida e volta).

. À época havia em Piracicaba o Clube dos Mochileiros. Para ser
sócio era preciso comprovar destino de carona de no mínimo 2000 Km.

. Os fundadores(4) nunca ficaram atrás de ninguém, teve um que foi
parar no sul do Chile, tocava violão, dizia ele cantando Roberto Carlos,
o que facilitou sua aventura.

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Eu já vi muitos clubes na vida, de diversos segmentos, mas de mochileros é a primeira vez.

Na época dos hippies isso devia ser um sucesso danado.

Que aventura a sua!

Essa sua história me fez lembrar de um amigo da turma que eu tinha lá pelos 15 anos. Ele devia conhecer cada trilho de cada linha férrea aqui perto de BH, pois andava pra todo lado e sem pagar, pois sempre dava um jeitinho. Cansou de me chamar, mas infelizmente eu nunca fui.

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

ainda bem não foste. caso o fizesse serias ferreocolecionista, e o sítio não existiria
antonio aldo antonio aldo

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Marcelo

. Aventura de verdade foram dos três brasileiros que, em 1928, saíram do Brasil
em dois Ford T e foram do Brasil até a América do Norte, por incentivo do presidente
W. Luis(que dizia que governar era fazer estradas), e projetaram a rodovia Paname-
ricana, passando por Chile, Equador, canal do Panamá, etc.... A expedição foi consti-
tuída por um  militar, um engenheiro e um mecânico(que foi quem salvou a lavoura,
já que os carros tinham que ser desmontados para passar em pântanos e sabe-se lá
por que mais passaram), um casou no caminho com uma índia, nos EUA foram rece-
dos por Henry Ford que quis comprar os carros mas não venderam. Como se ainda
faltasse mais alguma coisa tiveram autorização do Elionet Ness(O policial dos Into-
cáveis) para circular pelos EUA. Um dos carros está em museu em São Paulo.

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Sem dúvida essa história é pra lá de interessante, Aldo.

Henry Ford, Eliot Ness, Washington Luiz, puxa vida! Mas vou confessar que a parte que mais gostei foi do casamento com a índia. Isso me fez lembrar da história de Papillon, que fugiu da Ilha do Diabo e ficou em uma aldeia aqui na América do Sul por um bom tempo, vivendo com uma índia, conforme relatado no livro "Banco".

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

Bom dia Confrades,

Por falar em simcas de competição, o nosso amigo Alemão (Alexandre Goerl), está participando das Mil Milhas no Uruguai neste final de semana, com a sua Chambord primeira série e motor emisul. Segue abaixo a foto do piloto e copiloto:

Estamos aqui na torcida por uma boa performance do conjunto.

Re: Simca nas Pistas - Pilotos, Fotos e Videos

1 ... 1011121314