Restauração Simca Tufão 1964

1234 ... 24
Wessel Wessel

Restauração Simca Tufão 1964

Olá,

Sou novo no fórum e acabo de adquirir uma Simca Tufão 1964, que inclusive é meu primeiro carro.
Segue abaixo algumas fotos:

Em agosto será iniciada a restauração e vou precisar da ajuda de todos vocês que são grandes conhecedores da Simca. Uma primeira dúvida que tenho é quanto ao motor. Nos documentos consta 95 HPs, mas o Tufão 64 tinha 100 HPs, certo? Como posso saber se o motor é de fato um Tufão ou se foi substituído por uma versão anterior?
A cor que está pintada também não é a original, segue abaixo uma foto em que é possível identificar:

Qual seria essa cor? Alguém tem alguma foto de uma Simca com esta cor?

Abraços,

Wessel
ammatias ammatias

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Parabéns pela aquisição. Seu carro nãoera da mesma cor desta Jangada 65?
Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Obrigado! Olha, parece que era essa cor mesmo. Qual será que é o nome?
gtx gtx

Re: Restauração Simca Tufão 1964

o número do motor discrepa muito do número do chassi ? se não, pela lógica aritmética será tufão. outro método é quando tirar os cabeçotes para a natural verificação - e isto é muito fácil num motor onde o cabeçote não tem velas - o tufão tem mais curso que o aquilon.
ammatias ammatias

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Observo que o filtro de óleo tem a saída e a entrada das mangueiras do radiador de óleo, equipamento do Tufão. Esse detalhe unido ao número do motor, mencionado pelo GTX, deve ajudar a matar a charada.
Quanto a cor, entre em contato com o Guedes, dono da Jangada (procure aqui no fórum entre os usuários cadastrados.
Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Em resposta à esta mensagem postada por gtx
Vou verificar se há discrepância entre o número do chassi e do motor e dou um retorno.
Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Em resposta à esta mensagem postada por ammatias
Obrigado pela informação. Já enviei um e-mail aqui através do fórum para o Guedes.
rusiq rusiq

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Wessel escreveu
(no tópico  “E a Jangada finalmente andou”)
Olá, quem é o proprietário desta Jangada? Vou iniciar a restauração de um Tufão 64 e acredito que a cor seja igual a desta Jangada... gostaria de saber o nome da cor e/ou se há alguma codificação para a cor.
Abraço,
Wessel, o Marcelo já respondeu esta sua pergunta no tópico “E a Jangada finalmente andou”, mas eu encontrei no fórum antigo algo interessante, que poderá lhe ajudar:
        alemão - Postado em 27/08/2008 13:30:00
Boa tarde.
Achei esta dica no Orkut e resolvi dividir com os amigos...  abraços.

museu de tintas
pesquisando tintas para um amigo, achei uma loja em Araras (SP) que tem latas de tintas (conteúdo em perfeito estado de uso) para autos antigos tipo: volkswagem, dkw, fissore, jeep, galaxie, dodge dart, polara, ford 29 e outros...
O cara tem uma estante enorme no estoque só com essas raridades.
Se alguém precisar, ligue:
GAVA LOJA DAS TINTAS
(0xx19) 3541.2225 OU 3541.8755 - falar com Sr. Romildo
Além das tintas, eles tem uma coleção de paletas de cores desde 196....., coisas mais antigas que o rascunho da Bíblia...

SIMCA TEMPESTADE
Peter Peter

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Boa Noite Rui,

A dica é super legal, mas honestamente depois de tanto tempo guardadas, acho pouco provável que estas latas de tinta estejam em condições de uso. Acredito mais nas paletas de cores antigas, que estas sim, podem ser utilizadas como padrão para a produção de um lote novo de tinta.
rusiq rusiq

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Peter, boa noite.
Será que as tintas são velhas? Talvez, por ele possuir as paletas das cores, as faça sob encomenda.
Lembra-se do Tato? Ele se encontra muito mais perto de você e do Wessel do que o Romildo e, ele tem esta paleta também.

SIMCA TEMPESTADE
Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Muito obrigado pela dica! Vou tentar com o Tato primeiro, fica relativamente próximo da minha cidade, mas também vou guardar este contato de Araras. Muito obrigado mais uma vez!

Em 22 de maio de 2012 23:23, rusiq [via FÓRUM SIMCA] <[hidden email]> escreveu:
[...]

Se você responder a este email, a sua mensagem será adicionada à discussão abaixo:
http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Restauracao-Simca-Tufao-1964-tp4621017p4640896.html
Para remover sua inscrição de Restauração Simca Tufão 1964, clique aqui.
NAML

--
Frederico Wessel
Contato

www.lojaswessel.com.br
Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

A propósito, vocês saberiam me indicar algum Simca Chambord 64 no RS ou o mais próximo possível para servir de referência na restauração do meu? Gostaria de ver pessoalmente detalhes, etc...
rusiq rusiq

Re: Restauração Simca Tufão 1964

alemão escreveu:
http://img29.imageshack.us/img29/3635/1000749i.jpg
Foto é de uma paleta de cores que o Tato me mostrou ( para o meu 63 ) na casa dele .Talvez o Marcelo também tenha e ai tem todas as cores do modelo 63 e devem ser as mesmas do 62.
Wessel se você for conversar com o Tato (CARLOS EDUARDO "TATO" WAHRLICH" <tatosgarage@tca.com.br>), além da paleta verás as Simcas que estão na Tatos Garage. Fale também com o Alemão (Alexandre Goerl), ele é um dos participantes deste fórum.

SIMCA TEMPESTADE
Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Obrigado! Marquei uma visita ao Tatos para o próximo domingo!
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Wessel, parabéns pela aquisição!

Esse carro já estava no nosso cadastro constando "à venda", vou atualizar com o seu nome. Se for do seu interesse, passe o seu nome completo e a sua cidade.

A cor é o azul turquesa, na minha opinião uma das mais bonitas. O Guedes poderá passar a referência pois a Jangada dele é dessa cor e igual à minha e do meu irmão, que aparece no vídeo cantando pneus. Ele pintou o carro faz pouco tempo.

De fábrica, o seu carro saiu com 110 hp a 4.800 rpm. Você vai saber se o motor é Tufão ou não quando ele for aberto.

Com a ajuda do Tato você vai estar muito bem.

Boa sorte e conte conosco!

Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Olá Marcelo,

Obrigado! Sim, meu nome é Frederico Wessel e sou de Teutônia/RS.
Final de semana passado fui a São Chico conhecer o Tato. Ele me mostrou o catálogo de cores. Acredito que ele poderá me ajudar bastante!
Obrigado pelas dicas!

Att.

Wessel

http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Restauracao-Simca-Tufao-1964-tp4621017p4641015.html
[...]

Muito bem, Frederico. Você está em ótimas mãos. Já atualizei a planilha do cadastro e a qualquer hora ela vai ao ar.
braulio fontanillas lopez braulio fontanillas lopez

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Em resposta à esta mensagem postada por Wessel
Boa tarde Wessel,sou Braulio Lopez e foi em minha oficina em São Paulo que foi restaurada a Simca Jangada que está no forum,sobre a cor ela é turqueza e foi desenvolvida sobre a cor original pois o que temos no mercado hoje não chega nem perto dela,consegui no suporte do banco traseiro a cor e fizemos a formula sobre a amostra que tinhamos pois estava perfeita,se quiser posso te passar a formula da tinta ok.
Até mais.
Braulio
Wessel Wessel

Re: Restauração Simca Tufão 1964

Bom dia Braulio,

Que ótima notícia! Claro, ficaria muito agradecido se você me fornecesse a fórmula da tinta.

Att.

Frederico Wessel

http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Restauracao-Simca-Tufao-1964-tp4621017p4641228.html
[...]

Caros, poderiam me informar alguém que faça restauração das lanternas traseiras da Simca?
1234 ... 24