Pintura

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
73 mensagens Opções
1234
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Pintura

MARCELO - Postado em 30/05/2004 09:40:00
Grande Jorge, belas notícias que você manda. Espero que a sua frota fique logo pronta. Carro antigo é isso mesmo, pra quem não tem condições financeiras. Comprei a primeira Simca em 1983 e até hoje não consegui terminar uma do jeito que desejo - bem, uma estava assim, a Chambord, até fundir o motor no mês passado.
Tenho as seguintes latas de cores originais :
ABSINTO
AMARELO CARAJÁ
AZUL ESCURO
AZUL PROFUNDO METALIZADO
AZUL SIDERAL
BEGE AREIA
BRANCO ICEBERG
CAMARÃO À BAIANA
CAMURÇA
CINZA ESCURO
CINZA JACARÉ
CINZA PHOENIX METALIZADO
LARANJA
MOSTARDA DE OURO
OLIVA D´OIRO
OURO VELHO METALIZADO
PRETO CADILAC
PRETO FORMAL
SOMBRA QUEIMADA METALIZADA
TURQUESA
VERDE ABACATE METALIZADA
VERDE MINUANO METALIZADA
VERDE MUSGO
VERDE TROPICAL
VERMELHO CATCHUP
VERMELHO CATCHUP LACA METALIZADO
VERMELHO CEREJA METALIZADO
VERMELHO TICIANO
VERMELHO TOUREIRO
VERMELHO XAVANTE
LACA NITROCELULOSE PARA ACABAMENTO - BRANCO

Se você quiser mesmo um tom de cor original, avise, que vou pesquisar se alguma das cores acima serve para o seu carro.
Não tenho tarjetas de cores originais de 1960, mas tenho de 1961, 1962 e 1964-1a série.
Seguem abaixo as de 1961, ano mais próximo para você:
azul claro
azul escuro
azul mar
cinza claro
cinza escuro
laranja
lilás
marfim
preto
verde escuro
vermelho
violeta

É minha intenção disponibilizar um sistema no site para facilitar as pessoas pesquisarem sobre as cores, estou olhando isso.
Um abraço,
Marcelo

----------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 09/06/2004 09:29:00
A cor principal do carro é fácil ver, por debaixo e atrás do painel, na tampa do cinzeiro, em qualquer lugar por ali ela sempre está, porque o pessoal, quando pinta o carro, não costuma mexer ali. Se está próximo da lanterna, melhor ainda. Uma boa loja de tinta faz a cor perfeita, fiz assim com a minha Rallye.
Pintei os 2 pára-lama dianteiros e o capuz do motor, você não vê diferença com o restante do carro. Com a Jangada também fiz assim. É mais fácil e menos trabalhoso do que procurar cor pronta de algum outro carro.
Pelo que sei, existiram combinações de "metalizado" com comum. Não garanto, mas penso que vinha metalizado no teto e comum no resto.
Quanto aos tecidos/plásticos do banco, imagino que você possa encontrar algo parecido nessas lojas especializadas. Ali no gasômetro, em São Paulo, os caras têm muita coisa. Pra Jangada, procurei muito, mas muito mesmo, aqui em Bh, SP e no Sul. Subi em montanhas de rolos de tecidos, plásticos, etc. Aqui em BH achei a parte lisa do estofamento, idêntica, era fabricada até pouco tempo atrás para cadeiras de dentista. A parte que vai no interior mandei fazer de couro, em Curitiba, porque de material sintético não achei nada parecido. Ficou muito bom, ninguém vê a diferença de material. Tudo da cor verde, igualzinho ao original, que pra minha sorte veio no carro.
Considero o Tato, o Rubens e o Marco os maiores especialistas nesta área de combinações de cores, tipos de tecidos, onde encontrar e tudo o mais. Nesta parte conheço bem menos.
Por enquanto, é só.
Abraços,
Marcelo

----------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 26/07/2004 23:01:00
Se nesse Simca dá lugar p'ra mais um - e que não seja sobre o túnel da transmissão - requeiro o direito de palpitar e o dever de opinar depois de tantos quilometros em tão particular estrada.
Dá-se o seguinte: como cenário, o antigomobilismo brasileiro vem-se desenvolvendo. Seja pela possibilidade de importar antigos, seja pelas visitas dos colecionadores nacionais a coleções, exposições e leilões fora do país, onde a tônica é uma só: originalidade. Quem a te, entra, tem valor e liquidez. Quem não te, procure outra turma.
Como negócio, a tentação de implementar o gosto pessoal, em "melhorar" o uso com equipamentos, materiais e tecnologias mais novas, em corrigir as imperfeições construtivas - que nos Simca eram muitas - ou colocar pneus radiais, mais largos, para compor melhor o visual dos carros de pernas finas, como eram à época, podem ser soluções válidas sob o ponto de vista estético ou da operacionalidade. Mas do ponto de vista do colecionismo, podem comprometer o projeto de restauração, transformando-o em reforma personalizada - quantas pessoas conhecemos, que colocaram a panacéia universal do motor Opala de 4 cilindros, e o câmbio GM de 4 marchas num Simca, e hoje se lamentam, pois se tivessem mantido o conjunto original teriam um bom carro ou uma base para tal, ou valor para um objeto de coleção com demanda. E o que têm nada mais é que um travesti, sem valor e sem futuro.
Se pensarmos que restauração num veículo é apenas uma, por lógica deve ser bem feita, como sintetizam os norte-americanos, que sabem mais de restauração e fazer dinheiro com carro antigo, " do it once, do it right ".
Otimista infrene, projeto que o nosso antigomobilismo, após ter incluído os nacionais como itens de coleção, e apesar da falta de ação da Federação, acelerará muito em direção à qualidade. Os veículos que há alguns anos achávamos com restauração nota 10, ótimos, hoje, evoluídos, constatamos que não passam medíocres e sem expressão.
Neste caminho, serão seguidos os parâmetros mundiais, que vinculam originalidade a valor. E neste, são exigíveis os itens de catálogo, e até os que não são vistos, como a compatibilidade de numeração entre chassis, motor e câmbio. Cor, é como dizem os puristas do direito tributário, ' "prima facie ", ou seja, a primeira coisa que você vê, e como ela te impressiona e forma sua referência.
Esta conversa comprida trem apenas o intuito de auxiliar um bom resultado final sob a óptica do purismo antigomobilístico, que será um definidor nos próximos anos. Como exemplo fático, o dr Eugênio Leite, mecenas, preservador de muitas raridades no salgado litoral paulista de Ubatuba, missão tão árdua quanto enxugar gelo, disse-me recentemente no encontro de Araxá, que acedera às minhas ponderações resolvendo restaurar um Jangada '63 na combinação original de cores, apesar de preferir outras. Fiquei feliz por ele, que após tanto esforço terá um bom veículo, e ouvirá referências: ótimo, raro, formidável... , sem que ninguém ouse uma conjunção: mas, porém, todavia, contudo, entretanto...
Sei que estas considerações são ociosas depois da opinião do Marcelo, mas coloque-as na soma de suas ponderações. Sucesso.

SIMCA TEMPESTADE
kasenrike kasenrike
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Cor Dourada GOLDFINGER METALIZ

Boa tarde amigos,
 

Há alguns meses atrás entrei aqui no Forum perguntando se alguém teria como me informar sobre a Tinta Goldfinger Metaliz para que eu pintasse meu PUMA DKW com esta cor, pois aí ele poderia receber a Placa Preta, já que é uma cor utilizada em 66/67 e o Puma Clube, que é o Clube mais rigoroso com a permissão de  placa preta que conheço, aceitará/aceitaria...demorei, mas consegui junto com o Sr. Carlos Eduardo, o Tato, da Tatos's Garage, uma amostra dessa cor e depois de mais de 40 dias testando cheguei a uma cor identica a da amostra dele, que é 99,9 ¢ identica ao Marron Avelã, VW, 1980.

Como os amigos, assim como nós dos DKW, temos dificuldades com Tintas, passo a seguir a formulação desta cor para os amigos dos SIMCA. A duiferença entre a cor VW e SIMCA está no uso do Preto, onde no VW é 3 gramas a mais...

Abraços,

Caíque Pereira.

Vemag Clube do Brasil - RJ.


Eis a composição para 1/4, Referencia Lazzuril:

Dourado GOLDFINGER METALIZ - Cor oficial SIMCA 1966.

LM 401 Preto - 29,5 g.
LM 413 Vermelho Transparente - 53,6 g.
LM 421 Amarelo Croma - 81,4 g.
LM 453 Alumínio Médio Graudo - 86,5g.
LM 491 Aluminio Fino - 126,2 g.
LM 419 Amarelo Transparente - 185,5 g.
00454   Thinner Poliester P.U. - 261,1 g.
simcc simcc
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Pintura

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Caros srs
 Alguem conheçe ou ja usou o aerosol spray americano VHT? tem na pro-1.com.br, não sei se tem em outras lojas.
abraços
Peter Peter
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Bom dia Simcc,

Por um acaso este VHT é aquele spray de tinta cromada? Se for, eu já utilizei no passado e confesso que não gostei do efeito final. O que você está pretendendo pintar? No link que eu enviei ontem sobre restauração de lanternas, o pessoal da Old Design, tem um video mostrando o trabalho deles com  pinturas em cromo. O efeito final parece muito satisfatório, porém a peça exige uma preparação especial, provavelmente uma tinta especial (não é destas de spray) e utilizam um aerógrafo.
Segue o link novamente (este é só do video):
http://www.olddesign.com.br/comercio/videos.php?youtube=0nxwHI8kFes
simcc simcc
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Caro amigo
não. a linha de spray VHT americana é bem variada, tem tintas para pintar motor, primer, tinta para rodas, etc.
abraços
Peter Peter
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Blz Simcc,

A que eu usei era cromo da VHT, mas ficou bem aquém do esperado. As outras opções da VHT eu nunca usei.
marcio menegotto marcio menegotto
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Olá Marcelo, você diz que tem as tarjetas das cores originais do ano 64, será
que nas cores metalizadas você tem a cor do teto do meu chambord  tufão
1965, a cor do mesmo saiu em 1964 quando lançada a linha tufão, a parte de
baixo é cor oliva d'oiro, e parte do teto é um dourado ouro esverdeado, se
puderes ajudar com a cor do teto ficaria muito grato, aguardo, obrigado,
att Márcio.

gtx gtx
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

creio ter falado nisto anteriormente. se a cor for a mesma que combina com o verde escuro, é a do dourado da logomarca da brahma, existente para pinta-la em caminhões
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Marcelo escreveu:
"Considero o Tato, o Rubens e o Marco os maiores especialistas nesta área de combinações de cores, tipos de tecidos, onde encontrar e tudo o mais. Nesta parte conheço bem menos."
Marcio, o que vc leu acima foi escrito pelo Marcelo em 2004, atualmente ele prefere ficar calado, no qual é acompanhado pelo MCS (Marco). O Rubens e o Tato não participam deste fórum.

SIMCA TEMPESTADE
alemao1 alemao1
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Marcio ,muito embora o Tato ,nao esteja no Forum ,tenho certeza que se voce enviar um mail com a tua duvida ele vai te ajudar .
Tatos Garage <tatosgarage@tca.com.br>
Abs
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

alemao1 disse:
Uma loja em Araras (SP) tem latas de tintas (conteúdo em perfeito estado de uso) para autos antigos tipo: simca, volkswagem, dkw, fissore, jeep, galaxie, dodge dart, polara, ford 29 e outros...
O cara tem uma estante enorme no estoque só com essas raridades.
Se alguém precisar, ligue:
GAVA LOJA DAS TINTAS
Av. Sen. César L. de Vergueiro, 254 Araras - SP - CEP 13600-226‎
(19) 3541.2225 OU (19) 3541.8755 - falar com Sr. Romildo
Além das tintas, eles tem uma coleção de paletas de cores desde 19..., coisas mais antigas que o rascunho da Bíblia...

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
CORES








SIMCA TEMPESTADE
gtx gtx
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Cores de Simca

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
pessoal,

o grupo de dkws liderado pelo cel mattos a partir de brasília, conseguiu proeza formidável: compatibilizou as cores originais por ano, modelo, cor original e a equivalencia perfeita ou muito assemelhada, às dos modelos atuais. trabalho a várias mãos, de enorme utilidade.

poderíamos repetir isto no caso Simca, somando as experiências de nosso grupo. que tal ?
para informação e para eventual envio a algum amigo que esteja restaurando vemags, informo, está em
https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=6619651a0f&view=att&th=13d94e7a9ebac838&attid=0.1&disp=safe&zw&saduie=AG9B_P9HEzZBOCO6uonNH8mOI4Xx&sadet=1364573208854&sads=K3tG2z1DQMhhmPQn75-Z2DlK48U

nasser
gtx gtx
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
fiz uma bobagem abrindo um sub tópico sobre tintas. deveria ter ancorado o assunto aqui.
não tem a riqueza cromática da tabela russiquiana, mas entendo que a ideia lá exposta é boa.
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

GTX, estou fazendo duas coisas:
1) Transferi a sua mensagem para este tópico, pois vc afirmou que era onde ela deveria estar.
2) Eis as cores originais DKW:



SIMCA TEMPESTADE
simcc simcc
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

zarcão

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Caros srs
alguém aqui ja usou zarcão em carros? qual marca? e em que parte do carro?
agradeço
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Zarcão: - Possui proteção anticorrosiva e antioxidante para superfícies ferrosas novas ou com vestígios de ferrugem.
Não é utilizado em pintura automotiva.

SIMCA TEMPESTADE
otavio torquato tasso otavio torquato tasso
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Cores Simca Chambord Tufão 66

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Bom dia.
Comprei uma Simca Chambord Tufão 66 e vou iniciar a restauração.
Quero deixa-la original.
Alguem sabe me informar quais são as cores originais  nesse modelo?

Agradeço pela atenção
Michel Michel
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Cores Simca Chambord Tufão 66

Otávio, uma cor eu sei. Tenho uma Tufão 1966 Branca com teto azul. Michel.
Michel Michel
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Cores Simca Chambord Tufão 66

Em resposta à esta mensagem postada por otavio torquato tasso
O resto das cores com nosso amigo Marcelo e seus fiéis simquistas de plantão...   Michel
1234