Pintura

1234
Leon Leon

Re: Pintura

Esta mensagem foi atualizada em .
rusiq rusiq

Re: Pintura

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Gente, estou repassando esta postagem do Alemão sobre uma loja de TINTAS.

alemão1 escreveu:
Uma loja em Araras (SP) tem latas de tintas (conteúdo em perfeito estado de uso) para autos antigos tipo: simca, volkswagem, dkw, fissore, jeep, galaxie, dodge dart, polara, ford 29 e outros...
O cara tem uma estante enorme no estoque só com essas raridades.
Se alguém precisar, ligue:
GAVA LOJA DAS TINTAS
Av. Sen. César L. de Vergueiro, 254 Araras - SP - CEP 13600-226‎
(19) 3541.2225 OU (19) 3541.8755 - falar com Sr. Romildo
Além das tintas, eles tem uma coleção de paletas de cores desde 19..., coisas mais antigas que o rascunho da Bíblia...

SIMCA TEMPESTADE
LAURO LUSTOSA VIEIRA LAURO LUSTOSA VIEIRA

Re: Pintura

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Marcelo sou novo na area
 ve se voce tem o codigo do verde florestal da simca tufão 1964
estou fazendo uma replica na escala 1/43 para dar de presente ao meu pai que tem 86 e tinha uma.

Fraterno abraço
Lauro Lustosa Vieira
Brasília - DF
Leon Leon

Re: Cores Simca Chambord Tufão 66

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Não me lembro de ter visto essa propaganda neste fórum, portanto acho bom divulgá-la para uma referência em restaurações da linha '66, em especial quanto ao interior:

Leon Leon

Re: Pintura

Em resposta à esta mensagem postada por Leon
Embora os desdobramentos do assunto pudessem levar esta postagem a ser classificada noutro tópico, preferi este tópico "pintura".

Tudo começou quando vi esta foto:

É uma foto relativamente bem conhecida por quem é aficcionado por Simca, mas o que me chamou a atenção foi a sua descrição:

Simca Chambord e Teatro Municipal, 1959
Rio de Janeiro, RJ
gelatina / prata tonalizada
47,0 x 56,8 cm (50,7 x 60,0 cm)

Apesar de não ser uma foto colorida, não consigo imaginar outra cor, a não ser a branca, em boa parte do veículo. Num modelo 1959, não me recordo de ter visto tal cor.

Curiosidades: essa foto foi feita por Milan Alram, francês nascido em 1926, radicado no Rio de Janeiro e que se destacou no ramo publicitário das décadas de 1950 e 1960. Aparentemente ainda está vivo e é proprietário de um dos remanescentes laboratórios fotográficos do Brasil, o Kronokroma, situado na Rua do Russel, 450 loja A - Glória – Rio de Janeiro/RJ.
rusiq rusiq

Re: Pintura

SIMCA TEMPESTADE
Leon Leon

Re: Pintura

Boa, Rusiq!

Achei esta outra foto da mesma época, tomada em Brasília:

Então o "branco" que vi na foto é, na verdade, marfim... e ainda tem as calotas raiadas.

E lá vão mais três propagandas:

Esta foto tem vários veículos com diferentes cores. Segue o link para a foto em tamanho grande, para melhor visualização de detalhes:
http://www.propagandasdecarros.com.br/uploads/imgs/propagandas/big/59f2fca76aa9a1ad294c45770a0242e8.jpg

Vi esta com o logotipo antigo, porém com pior qualidade de reprodução.

emisul67 emisul67

Re: Azul metálico Tufão

Em resposta à esta mensagem postada por alemao1
Caro, alemão, este carro da foto publicitária, em frente a casa, sobre o tradicional piso de caos vermelhos, garanto que não é metálico. Tive o folder original de concessionária com exatamente esta foto. Não sei como garantir isso e não sei como funcionava o que falam bastante sobre pedidos especiais e carros pintados zero km ainda nas concessionárias. Tenho o agravante de ter nascido exatamente no ano que os Chambord sairam de linha. Mas tenho uma certeza o carro azul do folder não é metálico, e mais, o EmiSul 66 de chapa amarela da outra imagem é (não sei se ainda hoje) cinza chumbo metálico, com 90% de chances dessa tonalidade ter sido escolhida como diz o colega GTX, ao gosto do dono. Conheci bem este carro, muito bonito por sinal, e na época em que ele foi restaurado do meio para o fim dos anos 80 não havia tanto esse purismo de pintar os carros com as cores "de fábrica", tirando os casos em que a falta da cor ficasse muito evidente( caso de VW a ar e Karmann Ghia por exemplo...). Muitos carros antigos americanos, europeus e nacionais de bandeiras menos conhecidas como Simca, Willys e Vemag costumavam ser pintados com a cor que o dono achasse "bacana" o que explica a quantidade de Simcas pintados de Preto, Vermelho, Branco ou tons metálicos de carros "último tipo". Até o que me consta e não é palavra final pois tenho muuuuito ainda a descobrir e aprender é que nos Simca os tons metálicos foram utilizados dos Tufão em diante e na carroceria inteira sempre nos top Rallye e Presidénce. Nos Tufão, sempre na capote e entre os frisos laterais, NUNCA no caso dos Tufão em diante no interno do "oval" dos paralamas traseiros. Nas Jangada adoraria ter a certeza (que nunca tive) se elas usaram tons metálicos pelo menos no teto. Abraço a todos e ótima semana senhores!
rusiq rusiq

Re: Azul metálico Tufão

Paletas de cores, publicada pelo Marcelo em um outro tópico.

Marcelo Viana - Out 22, 2014; 9:09am
GTX, sobre o tom correto do azul Cleópatra acredito ser mais fácil perguntar para o Júlio César, grande general romano. Porque é mais fácil sabermos das coisas de Roma (e ai podemos incluir o affair dele com a Cleópatra) do que de certos detalhes das cores de Simca.

Nessas ocasiões costumo rezar para São Simca. Se ele não atender, talvez alguém por aqui tenha essa informação, mas eu não tenho.

Deve te ajudar a cópia que estou postando a seguir. Um meticuloso, valioso, extraordinário e paciente trabalho feito pelo Tato. O tom do azul com certeza foi alterado na digitalização, mas pode ajudar.

SIMCA TEMPESTADE
xiko xiko

Paleta de cores

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Olá Leon!
Vi partes de uma paleta de cores e combinações sempre em dois tons que vc publicou. Pode enviar por e-mail? Se alguém souber quais cores foram usadas em 60 e puder ajudar agradeço.
Abraço, Xiko
rusiq rusiq

Re: Pintura

Xiko, acredito que a paleta citada seja esta:

Pergunte ao Marcelo, pois parece-me que o criador desta paleta foi o Tato, mas ele é um simquistas que não é membro deste fórum.

SIMCA TEMPESTADE
gtx gtx

Re: Pintura

xico,
o antigomobilismo no brasil, apesar dos pesares, ainda caminhará para a exigência de originalidade. como isto é caminho irreversível, e é o que dará valor institucional e liquidez, sugiro que você identifique as cores originais do seu carro, para depois tentar identificar a semelhança com tons mais atuais.
é melhor um pouco mais de esforço que passar a vida explicando o inexplicável.

há alguns tons nos anúncios do início de 1960 com chambords fotografados nos palácios do planalto, da alvorada e sua capela em brasília. talvez ali você ache boa referência. se o chassi do seu carro for o *C 002000, terá sido areia amarelada e verde médio, tipo cores da bandeira brasileira.
rusiq, palheta com cinza jacaré e amarelo deve ser de 1963, pois jangada era assim oferecida. não me lembro de automóvel de '60 com esta cor.
gtx gtx

Re: Pintura

xico,
para organizar: seu carro tem o embleminha verde e amarelo na coluna b? se não, será da primeira série, com cores menos vivas. se posterior as cores se iluminam. se postar aqui posso tentar identificar o mês de produção.
jorge patricio de medeiros alm jorge patricio de medeiros alm

Re: Pintura

GTX, boa noite ou madrugada ,pergunto ;e que tons seriam esses / quais seriam essas cores menos vivas? há mostruários? fico no aguardo ex ; o carro 60 vermelho e branco como seria esse vermelho? e como foram as combinações. nas fotos de fabrica em preto e branco há um carro que é preto e uma outra cor que não consigo definir ,seria um café com leite com preto ?
gtx gtx

Re: Pintura

jorge,
as cores dos '59 até '60 primeira série eram menos vivas. a segunda série marcou a gestão pasteur e se iluminou. neste período negro para o museu não tenho meios de acessar esta informação na biblioteca encaixotada, mas procure nos arquivos de 4 rodas, localizáveis na internet, os anúncios simca a partir de maior de 1960 e você verá as cores. marcelo, tato, mmc e rubem hay saberão estas conversões das cores de época para outras mais atualizadas.
lembre-se, citados vermelho e branco não eram nenhum, nem outro.o branco era mais um off white, e o vermelho, meio atijolado.
jorge patricio de medeiros alm jorge patricio de medeiros alm

Re: Pintura

Caro GTX, a Simca era uma merda em termos de propaganda. olhei nas revistas quatro rodas . difícil ver um comercial do simca quando tem é em preto e branco, se fala das variações de cores não as cita. muito difícil mesmo .kkkkkk vou pintar meu carro de cor abóbora pois aí ninguém vai gostar mesmo e eu digo que era carro de circo. mas brincadeiras a parte estou no vácuo com relação a isso. acho que pintar da cor que mais achar interessante e bela em combinação. gostei muito desse verde em dois tons da foto. mostrada aqui.abç. mas em tempo ; nas fotos de lançamento há um carro que é preto e uma outra cor que sei se café com leite ou sei lá . veja por favor se vc descobre essa combinação para mim.é um carro muito bonito.
gtx gtx

Re: Pintura

quando você fala em lançamento, estamos focando março de 1959 ?
onde você viu a foto ?
sou por esforço único e bem feito. assim, iria atrás das cores originais e tentaria reproduzi-las.
xiko xiko

Re: Pintura

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por jorge patricio de medeiros alm
Este carro em dois tons, sendo um deles o preto, não seria combinado com Azul Rio Claro. Já vi fotos de um Chambord assim.
Prof. Xiko
Ildefonco Gapski Jr
Agrikultura e jerenciamento Agríkola
xiko xiko

Re: Pintura

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por gtx
Gtx, tem uma foto colorida em um blog (não lembro qual) sobre o lançamento do Simca, com vários Chambord dispostos, abertos para visitação do público. Em geral esta foto é preta e branco, mas há uma menção às cores de época no blog. Outra foto colorida é em Brasília se não me engano. Esta sugere alguns tons, outras cores busquei em propagandas de época e fotos com comentário de ex-proprietários, além de conversas com antigomoblistas. Mas não tenho certeza sobre elas. Daí a pergunta. Os carros da foto são desenhos meus, de carros 1960. Att Xiko
Prof. Xiko
Ildefonco Gapski Jr
Agrikultura e jerenciamento Agríkola
gtx gtx

Re: Pintura

xiko,
as fotos usualmente em preto e branco são em evento na fábrica da simca e marcam a apresentação da 2a. série de 1960 em abril deste. as demais citadas, publicadas em revistas de circulação nacional à mesma época, incluindo as que utilizam como cenário os palácios em brasília e a capelinha do alvorada, são da mesma época, anúncios a cores, permitindo visualizar as combinações e as cores exibidas.
como você pode utilizar seus talentos e participar dos esforços para fazer o primeiro encontro nacional simca, projetado para o 7 de setembro ?
1234