Pintura

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
73 mensagens Opções
1234
jorge patricio de medeiros alm jorge patricio de medeiros alm
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Não meu amigo,no próprio site tem ;fotos de lançamento da linha 60 em frente a fábrica,fotos cedidas por Héléne Pasteur. Só que em preto e branco
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Jorge, o Xico deve estar se referindo as fotos, de S. Caetano do Sul, que se encontram no tópico Imagens Simca.
Outras fotos “coloridas”, citadas pelo Xico, também podem ser vistas nos tópicos:
- Um final de semana com as estrelas
- Simcas daqui e de lá



SIMCA TEMPESTADE
Norian Norian
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Em resposta à esta mensagem postada por jorge patricio de medeiros alm
Jorge, da uma verificada em www.reumatismocarclub.com.br, entre em Propagandas. Tem algumas de Simca por lá.
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura


Tinta Vermelha do motor EmiSul nos Chrysler Regente, Esplanada e GTX.
jcabanelas | Mar 31, 2015; 5:12pm
Juka, peguei meu coletor hoje e fui a casa de tintas para olhar a tonalidade e achar uma cor compatível.
Achei duas, veja as fotos (eu coloquei a cartela em cima do coletor) abaixo e escolha a que mais se aproxima para você:





Na minha opinião seria o Vermelho Hainan 91.

Abs

SIMCA TEMPESTADE
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Para pontuar a mudança das cores "francesas" para as cores "brasileiras", ocorrida no lançamento da linha 1960, em solenidade na fábrica em 10/5/1960:

Correio da Manhã (RJ), 8/5/1960, 1° Caderno:
"LANÇAMENTO DO SIMCA 1960
SÃO PAULO, 7 - Em cerimônia que se realizará na próxima terça-feira [nota: 10/5/1960], em S. Bernardo do Campo, será lançado oficialmente o novo modelo do Simca-Chambord 1960".
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Correio da Manhã (RJ), 15/5/1960, 6° Caderno:
"SIMCA 1960 - A Simca do Brasil lançou oficialmente o "Simca Chambord" para 1960, de linhas elegantes, fabricado com 65% de peças nacionais. À solenidade de lançamento nas instalações da indústria em São Bernardo, compareceram autoridades, convidados especiais e a imprensa. Foram apresentados ao público 10 tipos diferentes de combinações de cores, batizados com nomes brasileiros: Itamarati, Frevo, Alvorada, Garoa, Xavante, Iguaçu, Brasília, Alterosa, Guarujá e Farroupilha. Algumas dessas combinações de cores são harmoniosas e destacam muito as linhas modernas do carro".
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil, 10/5/1960, página 20:

SIMCA LANÇOU HOJE MODELO 60: MAIS CONFORTO E MAIS BELEZA

Em suas instalações de São Bernardo do Campo, no km 23 da Via Anchieta, São Paulo, a Simca do Brasil S.A. realizou, na manhã de hoje, a apresentação oficial do modelo 1960 do carro Simca Chambord, em solenidade a que compareceram diretores da Simca, representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento e Grupo Executivo da Indústria Automobilistica, e jornalistas especializados.

O novo Simca tem vários melhoramentos, entre os quais nova escala de cores, em combinações originais, novo volante e novo tipo de estofamento.

EXAMES
Todas as alterações introduzidas no Simca Chambord, segundo informações do Sr. José Guimarães Alves, assistente de Relações Públicas da Simca do Brasil, obedeceram a demorados exames e estudos, inclusive comparações ambientais, testes de resistência e luminosidade (cores).

O volante do Chambord 60 apresenta modificações no desenho e possui cor em harmonia com o interior e exterior de cores.

ESTOFAMENTO
O principal detalhe do novo Chambord está no estofamento, onde se fizeram grandes modificações em favor da beleza, da aparência luxousa do automóvel e do conforto. Os assentos e encostos apresentam as margens em material de perfeita reprodução de couro e as partes centrais em reprodução de nylon, em cores que se harmonizam com o interior.

As molas foram redesenhadas, de maneira que a compressão dos assentos e encostos se realize independentemente para cada passageiro, isoladamente. Os tapetes, no modelo 60, passaram também a acompanhar a cor do interior do carro.

GRANDE ACEITAÇÃO
Segundo o Sr. Guimarães Alves, o Simca Chambord vem tendo grande aceitação no Brasil, graças às suas linhas modernas e atraentes e ao cuidado com que são fabricados os automóveis pela Simca do Brasil. O carro, na sua categoria, é um dos mais elegantes da indústria brasileira.

As novas cores do Chambord, foram escolhidas há pouco tempo, quando a Simca promoveu um desfile de carros especialmente para pessoas entendidas em combinações de cores.

NACIONALIZAÇÃO
O Chambord, lançado hoje em São Bernardo do Campo, possui um índice de nacionalização de 67,65%, devendo atingir, ainda este mês, a taxa de 85% de componentes nacionais. Até o fim do ano, o Simca Chambord terá 95% de suas partes fabricadas inteiramente no Brasil.

Informou-nos o Sr. José Guimarães Alves que a empresa está sentindo, em curto prazo, os resultados da administração do Sr. Sebastião Dayrell de Lima, Diretor-Geral da Simca do Brasil S.A., eleito em assembleia geral, a 8 de fevereiro, em Belo Horizonte, onde fica a sede da empresa.




Curiosamente, jamais vi uma foto colorida desse lançamento...
gtx gtx
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

sugiro procurar na Manchete. seu proprietário adolfo bloch era aliado do jk, e dava muito apoio às ações e consequências, como in casu.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Esta mensagem foi atualizada em .
GTX, infelizmente não localizei exemplares da revista Manchete da época; li que o acervo iconográfico da massa falida fora furtado, portanto não foram digitalizados pela Biblioteca Nacional como feito com outras publicações.

Por outro lado, achei uma reportagem da Folha de São Paulo que, de certa forma, supre a falta de fotos coloridas, associando padrões e cores:

Folha de São Paulo, 11/5/1960

LANÇA A SIMCA SEU CARRO CHAMBORD, MODELO 1960

Perante numerosos convidados, procedentes de diversos Estados, que reuniu em suas instalações da via Anchieta ontem pela manhã, a Simca do Brasil procedeu à cerimônia do lançamento, no mercado nacional, de seu carro de passageiros Simca Chambord, modelo 1960. Dez carros foram apresentados sucessivamente, tendo cada um recebido designação especial, de caordo com as cores da carroçaria e estofamento. Inicialmente, foi apresentado o modelo "Itamarati", em cor preta. Sucessivamente, desfilaram os modelos "Garoa", em dois tons cinza, "Frevo", em preto e salmão, "Xavante", em dois tons verdes, "Alvorada", marrom em marfim, "Iguaçú", verde e salmão, "Brasília", verde e marfim, "Guarujá", em marfim, "Alterosa", em dois tons de azul e "Farroupilha", em marfim e salmão. Após o desfile, os srs. Sebastião Dayrell de Lima, presidente da empresa, e Jacques Pasteur, diretor-superintendente, procederam ao batismo dos novos carros, com champanha gaúcha.

Finalizando a recepção, falou o sr. Sebastião Dayrell de Lima, que agradeceu a presença dos convidados da Simca e da imprensa, destacando a colaboração que a empresa vem oferecendo aos planos nacionais de implantação da indústria automobilística.

O NOVO SIMCA
O novo Simca, modelo 1960, apresenta inovações na escolha de cores da carroçaria e do estofamento, volante colorido em todos os modelos, painel com dísticos em português, suspensão mais suave, banco dianteiro mais baixo e profundo, nova posição do encosto dianteiro e uma série de pequenos detalhes externos que concorrem para melhorar o conforto que o veículo oferece.

No que diz respeito ao motor, que é o mesmo V8, de 84 HP a 4.800 rotações por minuto, apresenta-se com filtro de ar duplo com banho de óleo, filtros de ar na tampa de colocação e de respiração do carter, um para-lama inferior sob o motor, reforço do carter e melhor ventilação da bobina, colocada junto à tomada de ar no radiador.

A NACIONALIZAÇÃO DO SIMCA
O Simca se apresenta atualmente com 65% de nacionalização em peso, devendo alcançar 85% até junho do corrente ano e 95% até dezembro. Para tanto, a fábrica já iniciou a fundição de blocos de motor, feita pela Sociedade Técnica de Fundições Gerais (SOFUNGE), grande empresa desta capital, especializada em trabalhos de fundição de alta responsabilidade, produtora há quatro anos de blocos de motores Mercedes. Esse bloco nacional está em fase de testes para ser integrado na linha de fabricação Simca. Além disso, o Simca já tem nacionalizados a caixa de mudança, o sistema de freios, os amortecedores traseiros, o radiador, rodas e tambores de freio, tanque de gasolina, para-choques e partes cromadas. Na carroçaria são de fabricação nacional o teto, as longarinas, o assoalho, travas e reforços. Possui ainda como componentes brasileiros molas espirais, feixe de molas, eixo dianteiro, burrinho do freio, tubulação, filtros, bomba de gasolina, transmissão, disco do platô, carter da embreagem, toda a fiação da parte elétrica, bateria, dínamo, bobina, motor de arranque, relés, limpa-parabrisas, vidros, estofamento, todo o material de pintura, isolamento térmico e produtos de borracha em geral.

Até dezembro a empresa espera nacionalizar o carburador, o distribuidor e partes da carroçaria. Tendo iniciado sua produção em março de 1959, a empresa já lançou no mercado 1.252 carros e a previsão para o corrente ano é de 3.300 unidades, cujo preço está agora fixado em Cr$ 1.058.000,00.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

P.S.: Como especulado no tópico sobre o Chambord do Jorge Patrício, há evidências de que está errada a informação de que 1.252 carros foram ao mercado nessa época: segundo matéria do Diário de Notícias de 7/8/1960, até 31/12/1959 foram produzidos 1.264 Simcas e até 30/4/1960 foram produzidos 2.142 veículos.

Assim, há de se pesquisar ainda quando teria sido efetivamente iniciada a produção do novo modelo 1960: teria sido após 30/4/1960 (+- C02150) , menos de 10 dias úteis antes do lanaçamento oficial em 10/5/1960?
Marcelo Viana Marcelo Viana
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Leon, esse seu trabalho de pesquisar nos jornais da época é muito importante. Você teve uma ótima ideia e isso está contribuindo demais para esclarecermos muitas coisas, obtermos novas informações e entrarmos em outro nível de questionamentos, mais aprofundados.

Quando peguei os originais dessas fotos do lançamento da linha 60 com a Hélène Pasteur, após a euforia inicial (fiquei alucinado) veio a ideia de cores e então procurei que nem um louco, mas infelizmente, infelizmente mesmo, era tudo em preto e branco. Uma pena!
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Como diria o Comandante Hamilton, "pois é, Marcelo", num lançamento em que o maior destaque foi atribuído às combinações de cores, não fazem sentido fotos em preto e branco.

Creio que, naqueles tempos, fotos coloridas eram caras e (ou) não tinham boa qualidade de reprodução das cores. Num dos anúncios coloridos de revistas, com uma visão aérea do Chambord, fiquei com a impressão de a parte externa ter sido colorizada manualmente, enquanto o interior foi mantido (ou esquecido) em tonalidades de cinza.

Por ora, tenho a convicção de que as características do modelo 1960 mantiveram-se desde meados de maio de 1960 até os fins de abril de 1961, quando surgem os primeiros anúncios de revendedores com menção à 2ª série do modelo 1961; quanto aos números de série, há ainda muita controvérsia sobre qual representaria o início do modelo 1960, mas acho que seu final seria em torno da série 06000.

Das poucas fotos que vi dos veículos abrangidos nesse período, o único que me parece compatível seria a combinação "Alterosa", do Chambord do Milto Ruffato:



Esse carro deve ter uma história interessante, chuto que deve ser "de família"...
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Em resposta à esta mensagem postada por Leon
Corroborando informação do GTX a respeito de um evento anterior ao lançamento oficial do modelo 1960, segue reportagem:

Folha de São Paulo, 9/3/1960

PROMOVE A SIMCA UM DESFILE PARA SELEÇÃO DE CORES DOS SEUS CARROS

Uma cerimônia inédita em nosso país, que somente se tornou possível com a implantação da indústria automobilística, e pareceria francamente impossível há apenas dois ou três anos, realizou-se quinta-feira última [nota: 3/3/1960] nas instalações da Simca do Brasil, à margem da via Anchieta: um desfile de veículos da empresa, especialmente preparados para demonstração de combinações de cores de carroçaria e estofamento e apreciação do aspecto geral dos veículos, a fim de se proceder à escolha de nove carros, de cores e estofamento diversos, que deverão entrar em na linha de produção da referida fábrica, durante o corrente ano.

UM DESFILE DE PADRÕES
Para proceder a escolhas das combinações de cores, estofamento e outros detalhes de acabamento dos carros que produzirá no corrente ano, a direção da Simca do Brasil convidou trinta elementos, entre distribuidores e agentes de todo o país que se encontravam nesta capital, senhoras e senhoritas de nossa sociedade e um grupo de interessados nos problemas automobilísticos nacionais, inclusive o redator desta reportagem. Essa comissão reuniu-se na fábrica no último dia 3, tendo recebido papeletas especiais para anotação de sua opinião sobre a apresentação geral de cada carro, as cores da carroçaria, o estofamento e outras sugestões. Vinte veículos foram especialmente preparados fora de série, com as mais variadas combinações de cores, seja na carroçaria, seja no estofamento, cor do volante etc.

O desfile se prolongou por cerca de três horas, sendo cada carro examinado pelos julgadores, que consignavam nas papeletas especiais seus pontos de vista, sem consulta entre os elementos da comissão. Tais opiniões serão reunidas e cotejadas pela diretoria da empresa, que escolherá os nove modelos de maior aceitação para comporem a série de cores de seus carros no corrente ano.

DOIS E TRÊS TONS DIFERENTES
Os veículos foram todos apresentados com rodas de arame e pneumáticos faixa branca, que equipam normalmente os carros da Simca. Afora o carro de cor preta, uniforme, todos os demais apresentavam na carroçaria combinações de duas cores, predominando de modo geral os tons de azul, cinza e creme. As mais diversas combinações de cores foram tentadas, algumas com excelente efeito. No que respeita ao estofamento, em geral apresentou três tonalidades diversas, em dois tipos de plástico, com variações no feitio, notando-se ainda a alternativa entre os volantes pérola e preto, conforme os modelos expostos.

O SIMCA CHAMBORD
O Simca Chambord, produzido em nosso país, é o carro de produção em série, na indústria automobilística francesa, que se apresenta com acabamento mais luxuoso. O modelo 1960 deverá manter as mesmas características técnicas e especificações do anterior, com variação apenas na apresentação de cores e estofamento. O Simca Chambord é um carro de quatro portas, de 4 m 75 de comprimento total, para seis passageiros, com largura máxima de 1 m 77 e bitola dianteira de 1 m 37; a bitola traseira é de 1 m 34, e o veículo pesa, completamente equipado, 1.245 quilos, com capacidade de carga de cerca de 480 quilos. O motor, de oito cilindros em V, de 84 cavalos, dispõe de carburador duplo Zenith, tendo taxa de compressão de 7,5:1.

O Simca, que se encontra em linha de produção desde o ano passado, é até agora o maior e mais luxuoso carro de passageiros fabricado em nosso país.

[legenda de foto: “O primeiro carro, que abriu a série de vinte, foi um modelo de cor preta, com estofamento em três tons: cinza claro, cinza escuro e pérola”]
Marcelo Viana Marcelo Viana
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Muito interessante essa matéria. Ela descreve bem o que as fotos mostram: vários carros expostos na área externa da fábrica, combinação de cores, muita gente ao redor.

O bom dessas matérias de jornal é que as datas, a princípio, não tem erro. Então essa sua conclusão sobre o fim da plaqueta na coluna central deverá estar bem próxima da realidade e demonstra mais uma vez que as mudanças normalmente ocorriam perto da Páscoa.

Esse carro do Milton Rufatto é um belo exemplar, com certeza.
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Relação das cores dos Chrysler Simca 1969, enviadas pelo amigo Eduardo Batelli, ex funcionário da Chrysler e participante "ausente" deste fórum


SIMCA TEMPESTADE
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Pintura

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Tentativamente, elaborei uma coletânea com as informações das circulares de fábrica (incompletas) a que tive acesso, com as tonalidades aproximadas de cada cor disponível originalmente:

1234