“REPORTAGEM DA VEJA: SIMCA – CHRYSLER”
Mensagem original postada em 12/03/2009 por AGB:
Postado no Forum do Museu do Dodge pelo Fábio, que está vasculhando os arquivos eletrônicos da revista Veja:
CLIQUE AQUI ou na imagem para vê-la ampliada.
Mensagem original postada em 12/03/2009 por LEON:
AGB, obrigado pela matéria.
Numa vista d'olhos no Google, li que esse Héctor Brener (da Denison) ainda circula no meio da publicidade, inclusive tendo sido homenageado no ano passado. Seria bom se ele tivesse algum material publicitário de época que pudesse ser copiado para o site...
Aproveitando, como vai sua Regente???
Grande abraço!
Leon
Mensagem original postada em 12/03/2009 por ALEMÃO:
Parabens AGB, eu ja olhei o acervo da veja, mas não achei esta reportagem, muito legal.
Agora vendo a foto, fiquei com um duvida :
Porque ou como a Chrysler colocou a bateria de volta ao cofre do motor, que nos emi-sul havia ido para a traseira?
Abraços
Mensagem original postada em 12/03/2009 por AGB:
Leon,
O Regente continua repousando, no fundo de um galpão, cobertinho com uma capa ....
Não consegui mexer nele ainda, o que é uma pena ....
Alemao,
Não faço a menor idéia ...
Vistem o forum do Museu Dodge pois um de nossos amigos de lá está vasculhando o arquivo da Veja minuciosamente.
Abraços,
Badolato
Mensagem original postada em 12/03/2009 por AGB:
Victor Pike, é vivo ????
Mensagem original postada em 13/03/2009 por GTX:
agb, parabéns pelo resgate.
questões: a bateria voltou para o capô para acabar com a noção de improvizo que havia quando remetida para o porta-malas e para evitar a perda de amperagem em caminho tão extenso até o arranque e a distribuição.
simpático este pike, não ?
e quem sabe o que ele fez de mais marcante na chrysler ?
marcelo, vale um apilarmil para quem acertar ? está no meu livro. aliás, o botsford, citado na veja, também, em entrevista concedida em carmel, quando o convidei para ir ao pebble beach concours d´elegance. e ele foi de toyota !
Mensagem original postada em 13/03/2009 por MARCELO:
MARCELO - Postado em 13/03/2009 08:08:00
GTX, o único jeito com você e esse seu livro top secret vai ser contratar os meus irmãos Flávio e Roberto. Quando pequenos, sempre davam um jeito de roubar os doces que minha mãe fazia (como ninguém) para os aniversários. Abriam a tela do armário e depois fechavam, ficavam escondidos atrás do sofá, sempre se viravam e acabavam conseguindo roubar os doces antes da hora. Uma vez eu ganhei uma caixa de bombons, eles abriram pelo fundo e deixaram no mesmo lugar. O que eles tem a ver com o seu livro? Vou enviá-los a Brasília para arrombarem o seu armário e conseguirem tornar público o conteúdo desse livro fantasma.
Badá, muito legal mesmo essa matéria. Além das muitas informações, é mais objetiva e menos ofensiva do que uma outra que eu tenho, na qual o Mr. Fodão Americano Pike chegou dizendo que não podia acreditar que um de lugar tão sujo pudessem sair bons produtos. Não sei se é vivo. Com a palavra o nosso GTX.
Curioso ver que o Mr. Fodão Americano Pike e a Chrysler estavam cheios de boas intenções. Gostavam tanto do Brasil que partiram duas vezes para dizer depois nos 3 retornos: "voltamos"! Parece que não vão voltar.
GTX, é verdade que a Simca dava prejuízo de 500 mil dólares/mês? O seu livro aborda esse assunto?
Mensagem original postada em 15/03/2009 por GTX:
marcelo, você se escafedeu à questão fulcral: vale um vidro - ampola, flaconete, pastilha, lata, caixa, seja lá qual for a embalagem - do apilarmil a quem responder à questão que propuz, o que de mais marcante fez o pike na chrysler do brasil ?
about mr pike ? i will answer, but it depends on the previous question;
prejuízo: não;
estar no livro ? está - este livro é sintético, porém sério.
Mensagem original postada em 17/03/2009 por MARCELO:
Se a Simca não dava prejuízo, então o Mr. Pike fodão americano falou mais abobrinha do que eu pensava.
Valendo uma ampola de apilarnil para o GTX, o que Mr. Pike fez de mais importante na Chrysler do Brasil?
Detonou a Simca publicamente para elevar o nome da Chrysler? Tipo, antes vocês tinham uma merda, agora vocês tem o melhor carro do mundo?
Enterrou uma caveira de burro quando foi embora para que a Chrysler tupiniquim não fosse bem sucedida sem ele?
Encomendou um GTX com kit continental em 1970 para dar de presente à esposa ?
Mensagem original postada em 17/03/2009 por GTX:
mande a ampola.
o tal de pike fez uma armação, emitiu, pela chrysler, um cheque elevado, tentou descontar. foi em cana.
claro, como tudo em multis. fica o dito pelo não dito, demitido e exportado. morreu de cirrose há anos. parece, tomava licor de apilarmil!
Mensagem original postada em 19/03/2009 por MARCELO:
Ele emitiu um cheque para ele mesmo?
Mensagem original postada em 30/03/2009 por LEO REESE:
AO MARCELO E GTX (Principalmente)
Vocês obviamente não sabem NADA (N-A-D-A)
Sobre carros ou sobre a história do Sr. Pike.
GTX:
-Este cheque que você menciona nunca existiu.
-Foi em cana??? Onde? Quando? Ele nunca foi preso ou mesmo indiciado.
-A Chrysler tentou armar contra o Sr. Pike mas havia provas o suficiente contra a Chrysler. A empresa PERDEU a causa.
-Ele não morreu de cirrose. Morreu de câncer no pulmão no dia 5 de Março de 1995 em São Paulo.
MARCELO:
Respondendo:
O que o Mr. Pike fez de mais importante na Chrysler: Mudou o pensamento e a gerência da empresa em pouco tempo. Leia a matéria novamente e faça pesquisas.
-Não detonou a Simca publicamente. Apenas disse os fatos. Pontos fortes e sim, pontos fracos.
Sem mais,
Leo
Mensagem original postada em 31/03/2009 por TUFÃO:
Por estas e outras estripulias é que estou hoje de molho,"curtindo" há 15 dias 3 mamárias e uma safena.Mas os doces valiam qq sacrifício. Se o armário do GTX tiver telinha, é moleza.sds
Mensagem original postada em 12/03/2009 por LEON:
Tufão, meus votos de plena recuperação para você. Mas não vá se arriscar tendo o Loty como piloto de fogão...
Mensagem original postada em 31/03/2009 por TUFÃO:
Grato,Leon. Como operei dia 13/03 ainda estou meio devagar, saindo aos poucos. Não sei se dará para ir a lindóia, mas recebí um convite do Rogério Fortini, um amigo que não passa de 80 na estrada. É um 6 bocas a 180 ou um 4 bocas(monza ou d 20)a 80. sds
Mensagem original postada em 02/04/2009 por GTX:
leo, estas informações estavam num jornal paulistano da época - folha, jt ou estadão. e me foram confirmadas pessoalmente pelo dr alberto mortara, então diretor da chrysler, que alertado pelo caixa do banco fez contato com ele e provocou a intervenção policial.
um negócio nebuloso entre o pike e um revendedor ex-simca, e que gerou a sua demissão e afastamento. não acompanhei os desdobramentos processuais e soube do passamento do pike mais recentemente, pela causa que citei, por outro ex-diretor da montadora.
para melhor entendimento de todos os interessados, sugiro que você ofereça maior visão sobre o tema.
Mensagem original postada em 02/04/2009 por MARCELO:
MARCELO - Postado em 02/04/2009 15:36:00
Leo, eu não me interesso pelo que Pike fez de bom pela Chrysler, mas sim o que fez de mal para a Simca: falar publicamente dos defeitos dela, o que é sinônimo de detonar. É muito fácil para quem chega cheio da grana e por cima da rapadura falar dos defeitos de tudo o que encontra, quando não esteve ali para enfrentar as dificuldades - enormes - e produzir mais de 50 mil automóveis como fez a Simca, sem grana. Certamente não somos eu e o GTX que não entendemos nada, mas ele é quem não entende nada de boas maneiras e de respeito por quem trabalhou duro, bem ou mal, em ambientes limpos ou sujos.
Mensagem original postada em 02/04/2009 por TUFÃO:
TUFAO - Postado em 02/04/2009 16:16:00
Só entendí que a vida estava por um fio qdo ví, já com os by-pass, o filme do cateterismo (95% entupido). Já comecei os exercícios e dobrarei a atenção aos desafetos posto que sempre os mandei para aquele lugar, cheio de prazer.
Quanto ao tal pike ,concordo com o marcelo e o gtx, pois nunca tinha ouvido falar deste cara. A base acima é pouca para opinar, mas dá para perceber que é amigo dos dodgeros e desafeto dos simqueiros. Acho que cabe a quem iniciou este papo já puxando sua sardinha, apesentar mais detalhes sobre o cara.
Marcelo e GTX com certeza entendem alguma coisa sobre carros. O GTX é uma enciclopédia ambulante no assunto, dedica a maior parte de sua vida a resgatar e preservar nossa história automobilística. Com um detalhe: Tem humildade e toma canja de galinha.
sds
Mensagem original postada em 14/04/2009 por LEON:
Leon - Postado em 14/04/2009 11:31:00
Confrades, estava eu refletindo sobre um comentário do GTX sobre a empáfia dos dirigentes da GM, que teria de ser deixada de lado face à situação catastrófica da empresa. Lembrei-me, então, deste tópico, onde o Mr. Pike "chegou chegando", como se TUDO na Simca estivesse errado.
Embora não seja minha seara, acho que isso merece uma reflexão sociológica (e vou deixando claro que não sou comunista, socialista, esquerdista ou outros "istas", mas apenas um cético pragmático ), que classifico como o declínio da cultura W.A.S.P. (branco, anglo-saxão e protestante) americana, de que o ex-presidente George W. Bush tenha, talvez sido seu último representante, declínio este agora evidenciado pela crise econômica, o que tem feito os americanos se humilharem ou, por vezes, até mesmo se tornarem subservientes a outros países ou culturas. Senão, vejamos:
- O Oscar de melhor filme, em detrimento ao bom "O Curioso Caso de Benjamin Button", é conferido a um fraco filme indiano, "Quem Quer Ser Um Milionário";
- O atual presidente norte-americano (um "afro-americano", não um W.A.S.P.) chama o presidente de um certo país sul-americano, mais conhecido por Lula, de "esse é O CARA!";
- E o "crème de la crème", o presidente da Chrysler (onde Mr. Pike trabalhou) aparece num salão a bordo de um Fiat 500!!!
É, os EUA estão mudando...
Mensagem original postada em 15/04/2009 por MARCELO:
MARCELO - Postado em 15/04/2009 07:40:00
Leon, bem observado, como sempre. A mudança de postura dos EUA está evidente. Estou me lembrando que uma amiga espírita diz que os imperialistas norte americanos são a reencarnação dos romanos. E se olharmos o final do império romano vamos ver que eles, ao contrário das conquistas que fizeram durante o seu apogeu, tornaram-se mestres em fazer alianças. O filme "Átila, o rei dos Hunos" mostra isso muito bem. É bem provável que tudo se repita na história, sendo poucas as novidades.
Mensagem original postada em 20/05/2009 por GTX:
procuro par das lanternas plásticas traseiras de esplanada/regente 68-69.
(as amarela-vermelha com ângulo central e curvaturas laterais.)
propostas por mensagem privada.
Mensagem original postada em 22/05/2009 por GTX:
Não descarte a possibilidade de comprar um carro inteiro para aproveitar as lanternas. Pode ficar mais em conta.
Mensagem original postada em 22/05/2009 por GTX:
marcelo, pelo conselho, me lembre em nosso próximo encontro entregar sua carteirinha de sacana, expedida pelo substituto do auxiliar do vigia do posto policial de moeda, aí nas breubas de minas.
aliás, como referência: o regente a que se destinam as lanternas foi comprado para ser exibido aos sócios do club vedette de france, quando visitaram o informal museu há dez anos. à época o carro custou R$ 635,00.
Mensagem original postada em 24/05/2009 por MARCELO:
MARCELO - Postado em 24/05/2009 10:29:00
Não fui sacana. Veja bem, vc pagou 650,00 em um carro inteiro há vários anos.
Eu paguei um pouco mais em um Esplanada inteiro o ano passado, e o carro estava completo. Já vi gente pedindo R$ 600,00 por um par de lanternas traseiras completas.
Mensagem original postada em 25/05/2009 por 8ba:
GTX,
não sei se vc recebeu um e-mail do ml, mas o Trovão está vendendo umas lanternas de Regente (e acho que é pelo valor que o Marcelo disse)
Mensagem original postada em 25/05/2009 por GTX:
vi, mas são de 67 e 1a. série de 1968.
Mensagem original postada em 07/06/2010 por AGB:
Caros,
Estou colocando de volta a mecânica Emi-Sul no meu Regente 69 ... Ele estava com motor chevrolet 2.5 quando comprei ...
No painel dele não tem o avanço da distribuição e nem o lugar dele vazio ...
Saia Regente em 1969 sem o avanço ?
Abraços,
Badolato
Mensagem original postada em 23/09/2011 por AGB:
Caros,
Achei estas fotos na internê, claramente de protótipos.
Ainda são SIMCA, no Regente tem o logo SIMCA no paralama esquerdo bem nítido, mas os carros já tem 4 faróis e as laternas novas ...
Ou seja, ainda sob gestão Simca o "nôvo" Esplanada foi desenhado ...
É isso ?
GTX, cade o teu livro??? Recebeu meu e-mail ?
Nessa última foto se vê um Esplanada com as molduras da lanterna na cor do carro, coisa que só se viu em alguns Regentes 68, nunca em Esplanada ...
Pitoresquíssimas não ???
Abraços,
Badolato
Mensagem original postada em 24/09/2011 por GTX:
pelo cenário parece a matriz da chrysler e laboratórios em auburn hills e alhures, por onde andaram esplanada e regente logo ao início da gestão pike na chrysler. podem ter voltado para aprovação das mudanças, incluindo a ruptura com os franceses, com a abolição do tubo doas funções elétricas, trocado pelo sistema de botões simplórios e independentes.
como diz o agb, nitidamente protótipo, combinando os faróis 68 2a, as lanternas traseiras idem, apenas com parte da base pintada e não cromada como vieram ao mercado. as partes antigas, 67 e 68 1a. série para choques e o friso inferior, combinação que não colou.
interessante o emblema com a pentastar com paralama dianteiro direito do regente.
agb recebi. em providencias.
SIMCA TEMPESTADE