ESPLANADA, REGENTE & GTX

Esta mensagem foi atualizada em .
"DÚVIDAS"

Mensagem original postada em 10/03/2005 por DODGE:
DODGE - Postado em 10/03/2005 15:36:00
Sou novo no fórum e entusiasta da linha Simca e Dodge nacional,  como estou fazendo um site que conta a estória da linha chrysler (Dart, Charger, Polara, Dodge 1800, D 100, etc), gostaria de algumas informações de vocês:
1 - A Simca iniciou sua produção em 07 de Março de 1959 até 15 de Agosto de 1967?
2 - Quantos veículos foram fabricados com o nome Simca.
3 - Quando a Chrysler encerrou a produção dos Esplanada, Regente e GTX?
4 - A Chrysler fabricou 5.353 veículos, entre Esplanadas, Regente e GTX?
Será que os números acima e datas estão corretas?

Mensagem original postada em 11/03/2005 por MARCELO:
É triste, a Chrysler detonou a Simca, agora a gente tem que aguentar Dodge por aqui ...
Brincadeira à parte, bem vindo, Dodge.
Não tenho agora respostas para todas as suas perguntas. Vou esperar um pouco, há pessoas com esses dados que de vez em quando aparecem por aqui.
O que posso te adiantar é que, segundo o engenheiro goiano José Newton Lopes, que foi o responsável pelos 5 laboratórios de qualidade da Simca, ele foi admitido na Simca do Brasil em 19 de janeiro de 1959,  dia em que teve a oportunidade de contemplar, no final da linha de produção, o primeiro Chambord produzido no Brasil. Lembra-se que o veículo, destinado ao Presidente da República Juscelino Kubitschek, tinha a cor preta e interior vermelho, sendo alvo de grande curiosidade entre os presentes. Sua ficha no departamento de pessoal tinha o número 259.
Se o pessoal não responder às outras perguntas, eu faço uma pesquisa e te informo mais para a frente.
Um abraço.

Mensagem original postada em 11/03/2005 por DODGE:
Realmente vamos esperar outros componentes se manifestarem.
Quanto ao apelido, se quiser eu mudo HAHA. Mas acho que pelo menos a Dodge foi mais digna que a Volkswagen que pra acabar com o estoque de DKW e Dodge, lançou várias propagandas metirosas, além de não tentar atualizar os modelos.
Isto foi o que já li, agora se a Chrysler teve comportamento igual a Volkswagen, gostaria que fosse comentado, até mesmo pra mim não xingar mais a Volkswagen.

Mensagem original postada em 11/03/2005 por MARCELO:
Caro amigo da estrela de cinco pontas: penso que é tudo farinha do mesmo saco, independente do nome da multinacional. O negócio é o lucro, é furar o olho do outro, pisar na concorrência para ganhar mercado.
Um ex-funcionário da Emercan (concessionária Chrysler de Bh) e um mecânico que a frequentava muito me disseram que viram peças de Simca serem destruídas para não permitir a sua manutenção. O tal mecânico me disse que viu uma caixa de GTX e pára-lamas, zerinhos, serem abertos no maçarico. A fábrica estaria incentivando e até premiando isso. Nunca consegui confirmar essa história com outras pessoas, em outras revendas, mas como foram duas pessoas que não se conhecem a me relatar o mesmo caso, sou obrigado a acreditar que isso deve ter um fundo de verdade, mesmo porque o Dart veio para ocupar o lugar do Simca no mesmo segmento de mercado, e a Chrysler não quis, em momento algum, associar a sua imagem a um produto no qual não confiava (tanto que demorou vários meses para colocar o seu nome), cuja imagem já estava desgastada pelos problemas decorrentes do fraco controle de qualidade e pela idade do projeto. Faz sentido.
Bom, a realidade é que não tem muito como comparar o Simca com o Dart.
Pelo pouco que soube, a dispensa do Pasteur e de toda o staff foi sumária. Já me disseram que não ficou nenhum francês, não sei se é verdade. Tenho uma reportagem onde o tal do Pike aparece como "o fodão", dizendo que não acreditava que bons produtos pudessem sair de locais tão sujos como a fábrica da Simca. A tal reportagem fala que ele parou a fábrica por 3 dias para limpeza. Pergunto a todos que por lá estiveram: a fábrica era suja ? Até hoje não obtive um sim, também seria difícil alguém se lembrar disso 40 anos depois.
Sei que o Pasteur sentiu o golpe, afinal deu a vida para tornar um produto problemático em um bom carro, dentro das limitações do projeto e da época. E tudo sem dinheiro como, por exemplo, tinha a Willys. Acho que o fodão na realidade foi o Pasteur.
Lembro bem de algumas mentiras da Volks. Tem até propaganda falando que o Vemag, a meu ver muito superior ao Fusca, continuaria a ser produzido.
Pode continuar metendo o pau em todos ...

Mensagem original postada em 11/03/2005 por DODGE:
Infelizmente é que nem político que é eleito e fala que os problemas atuais é por causa dos outros que ficaram, com certeza a Chrysler não foi cordial mas não foi tão mentirosa como a Volkswagen.
Sobre a destruição de peças já ouvi estória parecida, mas com o Opala, onde algumas concessionárias destruiam peças para que os donos de carros mais antigos, fossem obrigados a comprar carros novos.
Sobre o assunto inicial, espero que outras pessoas comentem também.

Mensagem original postada em 17/03/2005 por Roger:
Caro Dodge,
Sou novo no Forun,
Tenho as respostas para suas perguntas, vou pesquisar em casa e respondo em seguida!
Roger

Mensagem original postada em 24/03/2005 por MARCELO:
Caro Nasser, já que o Rogério está enrolando com as respostas, você não quer fazer as honras da casa e responder as perguntas do Dodge sobre os números da produção da Simca ?
Dodge, posso adiantar mais uma resposta. De acordo com as Revistas 4 Rodas da época, que publicavam a produção mensal da indústria automobilística brasileira, coloquei no site a produção de cada modelo, no texto de cada um. Os números são os seguintes:

42.910 Chambord
848 Présidence
3.992 Rallye
2.705 Jangada
378 Alvorada
Total: 50.833.
Nesse número não estão incluídos os Esplanada e Regente, lançados e vendidos pela Simca. O Nasser já informou sobre isso aqui, mas eu não anotei esperando pelo livro dele.
Um abraço.

Mensagem original postada em 05/04/2005 por Roger:
roger - Postado em 05/04/2005 07:16:00
Pesquisei junto a Anfavea que me deram os seguintes números:

Produção do Esplanada:
1966 - 116 veículos (com a marca Simca)
1967 - 2358 veículos (com a marca Chrysler)
1968 6342 veículos

Produção do Regente:
1966 - O
1967 - 1068 veículos (Chrysler)
1968 - 2212 veículos

Produção GTX:
1968 - 10 veículos

Como podemos ver falta a produção de 1969, estou em contato com a Anfavea para verificar, estou achando um pouco estranho em 68 só ter sido fabricado 10 GTX.
Logo retorno com novos números
Abraços
Rogerio

Mensagem original postada em 07/04/2005 por MARCELO:

Rogério, valeu muito pelas informações. Vou aguardar a publicação do seu livro e com base nele completar as informações que coloquei no site, sobre a linha Esplanada eu não sabia nada. Uma vez o Nasser já havia informado, mas eu não guardei.
Acho que você não vai achar outra informação sobre os 10 GTX de 1968, parece que foi isso mesmo. Parece, inclusive, que foram os 10 produzidos com aquela entrada de ar no capô dianteiro.
Curioso que falta a produção do Regente com a marca Simca, a produção do Esplanada de 1967 com a marca Simca.
Valeu.

Mensagem original postada em 15/04/2005 por Roger:
Segundo a Anfavea, em 1969 a produção do Esplanada foi de 5343 veículos que foram assim divididos:
3224 Esplanada
621 GTX
1498 Regente
Na realidade em 1968 os Esplanadas já eram Chrysler, portanto para saber o total desses carros que foram produzidos em toda sua história, é só juntar os números de hoje com os números da minha resposta anterior.
Rogerio

Mensagem original postada em 26/01/2006 por Grecco:
Pelo que sei (ou até onde este sítio informa), o Esplanada produzido pela Simca era uma restilização do modelo Chambord,com algumas modificações mecânicas estéticas e de acabamento, certo?
Muito bem, quem foi o responsável pelas modificações, a própria Simca ou a equipe de engenharia da Chrysler?
Onde foram parar as Station Wagon feitas com base no Esplanada para substituir a Jangada?
Por que não chegaram a ser produzidas, já que em 1967 a Jangada deu seu último suspiro e não havia outro modelo similar no mercado para substitui-la?
GTX / Marcelo / Norian / Lin ?

Mensagem original postada 27/01/2006 por Roger:
Grecco,
A Esplanada Simca é a mesma base do Chambord EmiSul na parte mecânica, o desenho é Simca com "inspiração" da Chrysler, que já era dona da Simca nesta época, repare que na traseira o estilo lembra muito o Valiant 1964 feito pela Chrysler.
A parte interna (painel, volante etc.) é praticamente idêntico ao Chambord.
As Station Wagon feitas com base no Esplanada não sei onde foram parar. Quem sabe alguem aqui do Forun saiba.
Abraços
Rogerio

Mensagem original postada em 27/01/2006 por Norian:
Rogério
Voce tem alguma foto dela, pois não me lembro de te-la visto.

Mensagem original postada em 27/01/2006 por GTX:
é efetivamente o mesmo under body - e muito mais. aproveitou-se o possível. a mudança chambord - esplanada 67, dois farois, departamento interno. evolução para 4, em 68, designer importado. gtx, outro. não conto. terás que ler no meu livro.
porque não houve substituição da jangada 67 ? porque os norte-americanos exigiram a suspensão da produção da linha antiga. era o início do fim, o que não justificava investimentos.
quantos foram os protótipos esplanada? mais de um, menos de 10. número exato ? lá !
há remanescentes ? há. quantos e onde ? não conto.
gostou ?

Mensagem original postada em 27/01/2006 por Grecco:
Nasser,
Ajudou, mas contou o milagre e não mostrou o santo.
Tudo bem, enquanto o livro não sai penduro mais esta dúvida no meu cabide de questinamentos.
Você poderia ao menos arranjar uma fotozinha (ainda que 3x4), sem muita importância histórica, e mandar pra gente ver, sabe como é, conhecer ao menos o design.
A curiosidade mata....
Sds.

Mensagem original postada em 28/01/2006 por GTX:
grecco,
ando com total impossibilidade de pesquisas e afins. mas tentarei localizar a foto original. do remanescente, guardo.
hoje, aqui ni goiânia, me ofereceram um chambord sem motor. pretendo ve-lo na manhã do próximo sábado, antes de chegar ni anapis.

Mensagem original postada em 28/01/2006 por Roger:
Norian,
Eu não tenho nenhuma foto, mas posso tentar arrumar.
Amigos Simcologos, está ocorrendo uma verdadeira "Simcamania" na imprensa, está saindo em vários veículos de comunicação matérias sobre Simca, ontem saiu no jornal da noite, na Band (TV), hoje fui procurado pelo Jornal do carro do JT, que publicará em breve uma matéria, eles me pediram o telefone de algum propietário aqui em São Paulo, eu dei o do Norian, tudo bem?
Ah, saiu também uma matéria de meia página na Folha de São Paulo do sabado passado.
A Simca agradece!
Abraços

Mensagem original postada em 30/01/2006 por MARCELO:
Grande Rogério, você e o livro se tornaram mesmo uma referência. Merecida, tanto pelo esforço como pelo resultado. A Simca renasce, mesmo após o golpe de clemência nas suas antigas instalações. Galpão das Casas Bahia, é foda ! Se pelo menos fosse a Mesbla. Ih, lembrei agora, minha namorada nunca ouviu falar na Mesbla. Fiquei quase deprimido.
Perua Esplanada: ouvi falar em 3 protótipos. O amigo Luiz me disse que viu uma parada no centro de São Paulo na época. Estava à pé. Parou, voltou, olhou. Onde ele está agora deve estar andando nela, dando carona para São Pedro. Mas sempre acreditei no que ele me disse.

Mensagem original postada em 30/01/2006 por Grecco:
Ora vejam, nunca vou conseguir entender qual era a da Chrysler.
O mais caro (desenvolvimento do projeto) já estava pronto, protótipos já haviam, por que abandonar o negócio pelo meio se não haviam concorrentes no mercado?
Contenção de despesas, tudo bem, e acabou perdendo mercado para a Ford (belina) e Volks (Variant) quando tinha um produto bem melhor....
Vai entender estes americanos....

Mensagem original postada em 30/01/2006 por Norian:
Rogério
Se voce tiver a foto agradeço se me mandar.
Quanto a dar meu telefone, tudo bem, tudo em prol da Simca

Mensagem original postada em 31/01/2006 por MARCELO:
Coisas de americano ! Bem definido. Talvez eles tenham considerado o baixo número de Jangadas produzidas. O mercado brasileiro, durante anos, teve certas particularidades. Como uma inexplicável preferência por carros de duas portas.
E no momento não tem ninguém que entenda alguma coisa de Simca, já que estamos órfãos do nosso finado Tio Lin.

Mensagem original postada em 31/01/2006 por GTX:
é simples entender pela perspectiva do cenário. a chrysler já monitorava a simca há tempos.
o pasteur fazia milagres para o negócio andar. as vendas vinham se retraindo, pois o ciclo do produto estava no fim. desenvolveu a jangada emisul em paralelo ao esplanada e pretendeu vende-la. não tenho à mão os quantitativos mensais, mas sei que a ordem de parar foi em março. e aí, veja os números de venda de janeiro e fevereiro e perceberá que mesmo feita com ferramentas primárias, as vendas não eram instigadas pela demanda - apenas 33 unidades.
os testes com esplanada e desenvolvimento da jangada esplanada continuaram. mas este projeto foi deixado de lado. os protótipos encerraram o ciclo de avaliação, alguns continuaram a ser utilizados pelo pessoal de engenharia - o que conheço e namoro está com o usuário desde a época - e quando houve a definição de se encerrar a produção - o que ocorreu muitos meses antes - optou-se pela novidade do GTX, que não tinha custos adicionais de estamparia.
havia pressa em acabar com tudo que lembrasse a marca antiga, motorização, o estigma da simca. a chrysler estava chegando como fizera na frança. daí em diante o mercado seria ac e dc. nada a ver com o que conhecemos, mas antes da chrysler e depois da chrysler.
como na frança, deu no que deu.

Mensagem original postada em 01/02/2006 por Tio Lin:
Grecco,
Foi justamente esse assunto primeiro que abordei ao ingressar no fórum (veja em http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Curiosidades-td4105636.html)
Tive notícias de que protótipos de "Janglanada" existiram sim, bem como a intenção de se produzir em série a perua. No meu entender, as modificações aplicadas à Jangada 1967 (colunas D mais largas, tampa do porta-malas mais saliente) já eram uma prévia da perua Esplanada.
Bem, não sou engenheiro de carrocerias, mas entendo que para se fazer uma perua Esplanada bastaria: pegar uma Jangada '67, trocar todas as partes estampadas visíveis, da coluna A para frente (pára-lamas, capô etc.), pelas do Esplanada sedã, o mesmo se aplicando aos pára-lamas traseiros. Pronto! Gostou? Então faz uma, vai!
TL

Re: Esplanada GTX

MARCELO - Postado em 07/07/2004 10:12:00 - ForumNow
E aí, pessoal, estou dando notícias sobre a minha família Simca, que cresceu. Agora é um GTX, herdeiro da marca. Realizei dois sonhos antigos, ter um Emi-Sul e um GTX.
O carro está muito, muuuuito podre. Vai dar um trabalhão danado. Chegou a servir de abrigo para mendigos, na rua. Estava em um ferro velho quando o dono anterior o comprou. Mas, curiosamente, tem o teto de vinil em boas condições (um furo e um pequeno rasgo), como também os forros de porta e o forro do teto. Está andando bem, embora a aparência não dê muita certeza disso. Ontem peguei uns 15 km de estrada e ele se saiu razoavelmente bem. O motor Emi-Sul anda fácil, subida não tem problema. No trânsito é esperto. Motor forte, apenas queima um pouco de óleo, provavelmente anéis, porque ficou muito tempo parado. Freios bons, direção razoável. Suspensão a fazer. Cor, a meu ver, rara: verde metálico.
Tenho algumas fotos de época, mas estou aceitando todas as informações e fotos, porque quero deixar o carro 100% original. Ele tem uma vantagem sobre o Simca, que conheço bem: é extremamente mais simples, a Chrslyer foi esperta e simplificou o carro, forma inteligente de simplificar a produção, diminuir o custo e evitar problemas.
Marcelo

Norian - Postado em 07/07/2004 18:48:00 - ForumNow
Grande Marcelo
Como foi de viagem? O tempo estava bom em Porto Alegre? E o almoço em Bragança Paulista valeu a pena? Deixando de lado as brincadeiras, espero que você me desculpe, me responda uma dúvida, as maçanetas interna para abrir as portas, tem alguma semelhante que sirva na Simca? Caso negativo tem alguma sugestão? Marcelo, você está de parabéns pela sua paixão a marca e ainda conseguiu uma GTX para aumentar sua coleção. Estou no final de montagem da minha e já estou cansado, pois a cada etapa uma nova surpresa, e ainda falta a mecânica e elétrica. Más vamos lá, um dia eu consigo terminar.
Um abraço
Norian

gtx - Postado em 07/07/2004 20:11:00 - ForumNow
marcelo,
estou longe do meu quase-livro e não me lembrei do nome da cor. Eram, salvo engano, vermelho interlagos, azul le mans, e o verde com nome de circuito. Indianápolis ?
Teto de vinil ? confira bem. poucos o tiveram e sem é muito melhor.
Quando chegar, bote a funcionar com um destes produtos engine flush e após, tire o óleo e tudo o mais que sair de dentro. depois, retire as tampas de válvulas para conferir se as borrachas de vedação das hastes de válvulas não estão ruins, pois pode ser o caso do vasamento. Caldo de galinha caipira, vire as pontas do escapamento para vizinho de boa paz e dê um longo e delicado purgante com óleo de direção hidráulica, costuma arrumar coisas entranhadas.
tem rodas ? e você, tem as fumagalli cromadas ? conheço quem tem as de gtx e procura estas. sucesso

MARCELO - Postado em 08/07/2004 09:21:00 - ForumNow
Norian,
o almoço em Bragança foi fantástico, na casa do Lauro. Gente boa demais, conheci também a esposa, taí um casal 100%, filhos crescendo, tudo legal - inclusive a comida. Falei com ela que ele está sendo muito bem tratado.
O tempo estava bom no Sul, tirando uma pequena tempestade na chegada em Porto Alegre, primeiro vento, depois chuva. Pensei que o meu Mille teria que mostrar suas qualidades navegando e voando, mas, graças a Deus, não foi um ciclone. Fora isso, aqui em casa está bem mais frio do que por lá.
Maçanetas internas: o Trovão estava com várias novas, do vidro, em Araxá. O Salim também estava com algumas, acho em que Águas de Lindóia. O Carlos Galant está com um projeto de mandar fundir. Não sei de outra que sirva. Mas acho que você acaba encontrando nas feiras.
Apesar da paixão, não foram poucas às vezes que desanimei. Fazer bem feito é difícil, mas no final vale a pena, acredite. Xingar ajuda a desabafar, você pode ameaçar o carro de enviá-lo para o ferro-velho, ajuda. Não tenha pressa nem ansiedade, isso tira o prazer. Outra coisa que descobri: às vezes é bom dar uma pequena parada, deixar para o dia seguinte. A cabeça esfria e a solução vem. Quando precisar de peças de mecânica e elétrica me avise, tenho alguma coisa.

Nasser,
segundo o Galant, a cor seria o vermelho indianápolis.
O teto de vinil é original do carro, não há dúvida. Tenho propagando da fábrica, carro vermelho com vinil. Tenho também o teste da Revista Mecânica Popular, carro vermelho com vinil. Em ambas dá pra ver o vinil igual ao do meu carro, cujo exame não deixa dúvida de que o vinil é original - por isso não quero tirar, apesar de danificado. O carro testado pela revista tinha também o avanço manual do distribuidor, como o meu. Pelo que li e vi em fotos da época, nos carros com vinil há o avanço, nos carros sem vinil não há o avanço. No manual diz que os cintos de segurança do banco traseiro eram opcionais, e o meu os possui. Chego então à conclusão de que o meu veio com todos os opcionais de fábrica. Por favor, comente.
O óleo do motor havia sido trocado pelo dono anterior. Seguirei suas dicas mais adiante, obrigado. Após o encontro de Juiz de Fora, ao qual pretendo comparecer com a Rallye, rodando - espero que dessa vez não tenha motor fundido.
O GTX veio com rodas originais, mas tiraram o cromo e colocaram tinta. Eu já tinha um jogo como esse, agora poderei escolher as melhores.
Rodas Fumagalli cromadas: seriam aquelas de competição, mais largas ? Sei onde tem um jogo, mas pretendo ficar com elas para a minha Rallye, caso consiga comprá-las.
Abraços,
Marcelo

jorgepatricio - Postado em 09/07/2004 00:55:00 - ForumNow
"Parabéns prá você
nesta data querida
muitas felicidades
com o GTX na sua vida!"
Prezado Marcelo, com certeza o capeta fez essa cara, ou seja, a do emoticon, no exato momento em que você a recolheu em seus braços, evitando assim, que ela fosse parar nos confins de Dante. É com alegrias que leio a notícia da presença de mais essa preciosidade em sua vida.Herdeira com certeza de futuro promissor. Valeu a pena, em tempo, ví pela inter, o seu tufão 65 e a jangada.Ambos ainda em recuperação ou para. Bençãos!
jorgepatricio.

gtx - Postado em 09/07/2004 18:00:00 - ForumNow
marcelo,
verei número e projetada data de produção no final de semana. teto de vinil nada tinha a ver com avanço manual da distribuição. seu carro possui o botão de acionamento dos faróis na face do painel de instrumentos ou ainda é a alavanca lateral à esquerda da coluna de direção.
rodas do gtx o luis da garagem 570 em curitiba, restaura.
sobre óleos. o engine flush é um super removedor de lacas, incrustrações, vernizes, borras, sedimentos e todas as porcarias que acumuladas por motor de carro velho, usualmente pertencente a donos sem cuidados, que tanto misturam quanto não trocam.
A sugestão é para aplicar e depois tirar a incrível porcariada que será expelida pelas entranhas. Aí, então, óleo e filtro novos.
pelo que entendi, o motor estava sadio em seu test-drive. tire as tampas do cabeçote para ver se o óleo lubrifica e se por acaso desce pelas hastes de válvulas. Outro ponto, verifique os respiros para alívio das pressões internas. Se entupidos, os vapores da combustão pressionam o óleo que permeia por onde conseguir. Assim tanto vaza pela tubulação de descarga quanto pode ser admitido à câmara de combustão.
Depois destas verificações pode ser que não seja necessária uma retífica, onerosa e complicada por falta dos contra pesos para o balanceamento dinâmico.
quanto às faixas, ok, podem servir de base para ser fornecidas por qualquer empresa de sinalização. o cuidado está na fixação, que não é retilínea. Por isto é que desenvolvemos um gabarito e medidas, tomadas sobre a ampliação de foto e desenho.
bronze turbina é a cor do Chrysler Turbine que, como o nome diz, empregava turbina como unidade de força. Produzido em pequena série experimental, teve a cor marcante, utilizada pela Chrysler no Brasil para o GTX.
Com base na informação do Walther P Chrysler Museum, tive acesso ao código e mandei faze-la. cromaticamente é como diz o José Luiz Vieira, decano dos jornalistas especializados em veículos no Brasil "como uma panela de cobre, extremamente polida, colocada sobre fogo forte ... " Em linguagem de gente, um cobre metálico claro.
sobre data de produção, troco pela informação do engenheiro !

gtx - Postado em 10/07/2004 12:48:00 - ForumNow
Marcelo, gtx - eram quatro as cores. vermelho e bronze eram mais normais. verde e azul tentavam ser chocantes - e conseguiram.
sólida - vermelho indianápolis, uma coisa densamente atijolada 1/8 antes da vermelha;
metálicas - azul le mans - média. não é a do gtx do cleomar slaviero, de caxias. é mais claro;
bronze turbina - como expliquei tópico anterior;
verde interlagos - polpa de abacate uns cinco dias antes de chegar ao ponto de ser comido ...
após estas precisas definições, seu carro:
o chassi 63.230 foi numerado com quase certeza, no dia 14 de janeiro de 1 969, uma segunda feira. daí o avanço da distribuição no painel, e com grande possibilidade, o teto de vinil. nas séries mais próximas do fim, ele não era mais oferecido. não sei dizer das tomadas de ar no capô, que existiram somente nos carros '68. sobre os faróis auxiliares, igual dúvida, mas verifique se o pára-choques frontal tem marcas dos dois furos de fixação.
por enquanto, só. divirta-se.

MARCELO - Postado em 12/07/2004 08:59:00 - ForumNow
Nasser,
suas informações sobre cores são, digamos, poéticas. Ainda bem que o meu carro informa, em várias, partes, o tom original. Se assim não fosse, teria que procurar um abacate no ponto em que você falou.
Essa informação sobre a data de numeração é preciosa, obrigado. Você sabe quando o GTX foi lançado ?
Você tem razão quanto à falta de relação do teto de vinil com o avanço do distribuidor. Vi em uma propaganda da época, início de 1969. Ela apresenta várias fotos, presumivelmente do mesmo carro, ele tem vinil, mas não tem o avanço.
Para precisar datas e aumentar a confusão, o teste da 4 Rodas foi feito na edição de março de 1969. O carro, vermelho, não tem vinil, mas tem o avanço. Já no teste da Auto Esporte, efetuado em maio de 1969, o carro, vermelho, tem vinil e avanço. Assim, podemos presumir que até por volta de abril/maio tais opcionais foram oferecidos. Você sabe quando foi encerrada a produção do GTX ? Teria sido junto com a do Esplanada ?
A propaganda que citei acima fala em faróis de milha como opcional.
Abraços,
Marcelo

gtx - Postado em 14/07/2004 12:18:00 - ForumNow
marcelo, gtx - produção iniciada em novembro '68 - 10 unidades nesse ano e 621 até julho '69.
Esplanada - dezembro '67 e como toda a linha herdada à Simca, até julho '69.
encontra-se o velour em bhz ou somente em sao ?
abraço

MARCELO - Postado em 15/07/2004 09:46:00 - ForumNow
Nasser,
Eu não sabia que o GTX tinha iniciado em 68, por que será que as revistas demoraram tanto para testá-lo ? Ele foi um sucesso de vendas, ao que me parece, apesar do preço, vendeu muito mais do que a média obtida pela Simca nos anos anteriores.
Desculpe a ignorância, mas não entendi a sua última pergunta.
Abraço,
Marcelo

gtx - Postado em 15/07/2004 16:20:00 - ForumNow
velho amigo,
você fica aí, olhando as montanhas de minas, pensando em coisas superiores, e se distancia do varejo que nós, pobres mortais, vivenciamos na restauração dos nossos simcas, tão distantes de rallye, jangada, présidence, três sincros, e agora GTX.
Velour é o nome daquele tecido sintético que lembra veludo cotelê, sendo cercado pelo plástico nos bancos dos Simca. No caso do meu Tufão '65, é um cinza claro esverdeado, ou verde claro acinzentado.
Sugestões de localização e compra ? apreço

MARCELO - Postado em 20/07/2004 10:08:00 - ForumNow
Grande Nasser,
essa foi mal, como diriam os meus sobrinhos.
Estou precisando mesmo é curtir mais o lugar e menos as Simcas, apenas para efeitos de descanso. Porque nos últimos anos tem sido um tal de montar e desmontar que deu pra cansar. Mas está valendo a pena, as coisas estão andando - e dois dos carros também. Até o final do ano, provavelmente todos. Neste final de semana vamos fazer a autópsia do motor da Chambord. Após, a retífica. Virá um Super Tufão no seu lugar, a diferença é significativa no desempenho, e o carro nada perde em termos de originalidade.
O velour: se quiser mandar uma pequana amostra, procuro com prazer aqui em BH. Mas, sem dúvida alguma, uma manhã pelo Gasômetro deverá surtir mais efeito.
Depois conte como tem sido este período de Fundação Memória do Transporte com portas abertas.
Um abraço,
Marcelo

gtx - Postado em 12/10/2004 14:42:00 - ForumNow
Marcelo,
alvíssaras - diria o Olavo Bilac depois de se acidentar com o Serpolet do José do Patrocínio, no primeiro acidente automobilístico da história do Brasil, e ao constatar que permanecia vivo, embora o mesmo não ocorresse com o carro.
Grande semana. a pintura do Tufão ficou pronta. Verde escuro sólido na parte de baixo e dourado brahma super metálico no teto e faixa. Transformou-se num problema. Ficou tão discretamente impactante que exige ser tratado como Sr Tufão.
Tentou embaçar a refulgencia do sol sobre a pátina cobre do GTX e ouviu de volta um troar do motor EmiSul em 170 cv que entendeu seu lugar. De relevo, claro, porém com respeito aos de maior antiguidade no local.
Consegui, quero dizer o Vicente conseguiu, descobrir um mau contato no contagiros. Pensamos que era o módulo de ignição, mas por sorte não era. Ele se mantém insandecido mandando cada centelha que o sensor Hall do distribuidor se assusta e se excita.
E hoje, feriado, consegui comprar pneus 205x65x15, com raio dinâmico assemelhado aos originais 185x80x15. Manda-los-ei à montagem amanhã. Tenho a certeza que ficará mais adequado. Os atualmente em uso, rodas Magnum de Charger 71, são aro 14" e o motor logo engole a transmissão.
Resta a fazer, no caso do GTX, uma alinhada de direção e modificar o escapamento. Coloquei dois abafadores Kadron, originais de VW - imagine, uns 20 anos de estoque - sob a coluna B, e daí os canos diretos. Ficou mais ruidoso que desejo. Inverterei. Quero um ronco másculo porém educado.
trabalho de ourives nos pára-choques e a busca pelo velour do estofamento, e também do plástico que o circunda.
Alguma sugestão de localização ?
Apreço  R Nasser

MARCELO - Postado em 13/10/2004 08:58:00 - ForumNow
Grande Nasser, graças a você prosseguirei o meu dia feliz da vida, com a sensação de que não sou louco. Ou, pelo menos, de que não sou o único louco. Na noite em que o GTX chegou aqui em casa, colocamos o carro na garagem. Ficamos conversando, os amigos que vieram comigo na primeira viagem dele de Bh até aqui em casa subiram não me lembro porquê. Desci de volta à garagem, liguei o GTX e a Rallye, cada hora acelerava os dois. Os 4 canos ficaram conversando e eu babando. Nesta hora eles desceram e me pegaram admirando aquela conversa rouca de motores, até hoje me gozam a cara.
Assim, fiquei imaginando a sua história da Chambord com o GTX, cada um utilizando as melhores armas: ela, a beleza. Ele, o ronco possante do motor. E você, pai vaidoso, com a sensação de que tudo valeu e está valendo a pena. Assim que conseguir uma brecha (está difícil) vou a Brasília ver os dois.
Pneus e conta-giros: duas etapas vencidas, mande um abraço para o São Vicente.
Quanto ao estofamento, apenas posso repetir a sugestão anterior: gasômetro, lojas do ramos de plásticos, vinil, couros e assemelhados. Não descarte o couro, pode ser que você consiga material semelhante ao original mais facilmente, como ocorreu com a minha Jangada.
Abraços,
Marcelo

gtx - Postado em 13/10/2004 11:57:00 - ForumNow
marcelo,
vrrrrummm p'ra você também.

Re: Esplanada GTX

AGB - Postado em 04/11/2004 22:46:00 - ForumNow
Olá!
Li num dos posts anteriores que as cores disponíveis para o GTX eram vermelho, azul, bronze e verde.
Nas minhas lembranças de infância, passam apenas azuis e vermelhos ... Me lembro de ter visto um único bronze, mas verde nunca vi mesmo ...
E branco, tinha ?
O que vc acham deste exemplar à venda em Curitiba :

As faixas parecem um pouco grossas, não ?
Abraços,
Alexandre Badolato

gtx - Postado em 05/11/2004 12:27:00 - ForumNow
Nas pesquisas que realizei para a feitura de um livro sobre Simca, a relação das cores foi ponto comum, junto com duas afirmativas:não existiram GTX nas cores branca ou preta.
A primeira pela falta de identificação esportiva; a preta, por inconveniencias industriais.
Sobre o GTX branco anunciado em Curitiba, as faixas foram feitas de maneira linear, retas, quando na verdade sofrem pequena ondulação.

AGB - Postado em 05/11/2004 12:36:00 - ForumNow
Nasser,
Obrigado pela resposta ...
Outra pergunta: o GTX tinha uma letra específica antes da numeração sequencial no número do chassi ?
Obrigado,
Alexandre

gtx - Postado em 05/11/2004 15:08:00 - ForumNow
sim. a seqüência alfa-numérica se iniciava com as letras GT

MARCELO - Postado em 07/11/2004 16:15:00 - ForumNow
NASSER: pode escolher as armas e o local, não se esqueça de indicar os padrinhos. Porque:
GTX branco, dá pra procurar a cor original do carro debaixo do painel, na parede de fogo, etc.
Segundo: quais seriam o(s) ponto(s) da lateral do GTX em que as faixas não seriam retileneas ?
ALEXANDRE: realmente o Nasser já havia pesquisado sobre essas cores. O vermelho foi o mais comum, seguido do azul e do bronze, nesta ordem. O verde realmente só tenho notícia do meu, mas a cor é original, não há dúvida. Em alguns lugares do carro inclusive a pintura é original de fábrica, como no painel e no teto, abaixo do vinil. Se alguém rasgasse o vinil desse branco poderia obter uma resposta.
IDENTIFICAÇÃO: outra coisa esquisita, e aí a culpa não é da Simca, mas da sua sucessora. Realmente o GTX traz as letras "GT" antecedendo a numeração, isso na gravação feita na grade do radiador. Porque na plaqueta de identificação, que vai na parede lateral do motor do lado do motorista, a letra que precede a mesma numeração é o "E", de Esplanada ...
GTX BRANCO: o carro me parece muito bom, embora foto às vezes engane. Mas ele tem tudo, todos os detalhes certinhos, pelas fotos não vejo qualquer defeito ou incorreção (não significa que eles não existam). Fica mesmo a dúvida sobre a cor.
Abraços.

MARCELO - Postado em 07/11/2004 16:22:00 - ForumNow
Faixas laterais grossas ? Olhar de lince, realmente não consigo garantir, mesmo tendo comparado com fotos originais. Se estiverem fora, será por pouca coisa.

AGB - Postado em 07/11/2004 16:47:00 - ForumNow
Marcelo,
As faixas me pareceram um pouco grossas sim ... Pelo menos as duas externas ... Mas talvez seja impressão devido ao forte contraste do preto com o branco ... No vermelho a faixa preta fica mais apagada ...
Eu vi o carro pessoalmente, mas a loja estava fechada ... Tinha chegado em Curitiba cedo para uma reunião e quando passamos em frente a loja, por acaso, pedi para o taxista voltar e parar ... A loja estava fechada e vi o carro por uma vitrine ... Me pareceu MUITO bom ... Anotei o telefone e tive que voltar para São Paulo meio correndo ...
Liguei lá dias depois e a pedida é R$ 26.000 ... Se o carro estiver muito bom, me parece honesto ...
Agora, será que era branco mesmo ?? Pelo menos isso a Chrysler arrumou nos Dodges ... Botou o código de cor na plaqueta de identificação ...
Com relação ao GTX verde : Parabéns !!! Acho que deve ser o único sobrevivente ...
Não devia ter encontrado vocês ... Já passei o final de semana inteiro perturbado por imagens de GTXs indo e vindo ... Vou ter que achar um para mim também .. he he ...
Forte abrço,
Alexandre Badolato

hsv - Postado em 07/11/2004 21:25:00 - ForumNow
Caro amigo.
Segundo matéria publicada na revista Automóveis Antigos nº01, ano 01; o Esplanada GTX surgiu no Salão do Automóvel de *1965. Em 1968 foram feitos apenas 10 GTX e em 1969, 600.
Segundo o Sr. Eugene Caffiero, diretor da Chrysler, as longas faixas pretas decorativas era para passar a impressão de uma corroceria mais baixa que a do Esplanada, destacando assim a sua esportividade, e ainda foi copiada do modelo GT40.
Um forte abraço.
Helinho

MARCELO - Postado em 08/11/2004 09:16:00 - ForumNow
HELINHO: grandes informações, eu não sabia desse macete sobre as faixas. Salão de *1965? É isso mesmo ? Confirmando a data, mais uma que aprendo.
Tinha um cara chamado Jorge Conrado Kersnner Filho, que morava em São Paulo e mudou para o interior. Ele andou colaborando com essa revista em matérias sobre Simca (tenho um número que vem uma Jangada Emi-Sul azul). Ele sabia muito, mas muito mesmo sobre Simca. Tinha o GTX mais novo que já vi, muito difícil ver igual. Era azul e tinha participado do filme do Roberto Carlos. A informação pode ter procedência, se não tiver ocorrido erro de impressão.

ALEXANDRE: sobre o seu sono perdido, trata-se de um famoso vírus. O mesmo que me fez comprar o meu GTX, não sosseguei desde que fiquei sabendo que ele estava à venda. Mas o preço foi R$ 6.000,00 , proporcional ao estado da lata: podre. Sempre tem que negociar, ainda mais no caso desse branco. Eu acho que vale (espero que o vendedor não apareça aqui), por esse preço você compra uma Chambord no mesmo estado. Com R$ 20.000,00 de diferença ficaria díficil fazer o meu como manda o figurino.

FAIXAS: ontem à noite eu estava mexendo nas minhas peças, vi as faixas saindo da gaveta e resolvi medir: a mais grossa tem 3,6 cm, a mais fina 1,2. A distância entre as duas finas (lado externo) é de 8,9 cm. Quando você comprar o carro, confira e avise pra gente. Essas faixas eu comprei em uma revenda Simca, estão até na embalagem, que na realidade é um papel verde grosso no qual elas estão coladas. São protegidas por um papel tipo seda, cor amarela. Mas quando fizer o meu carro servirão apenas de modelo, para que mande fazer novas. O lance do contraste de cores pode ter a ver.
Abraços.

OBS: * Erro de digitação do Helinho... Não tivemos Salão do Automóvel no ano de 1965 e o GTX só foi mostrado no Salão do Automovel de 1968.

AGB - Postado em 08/11/2004 09:58:00 - ForumNow
Marcelo,
Que bom vc ter as faixas originais ... Guarda com carinho que vamos precisar delas no futuro para copiar ! :)
Quanto a comprar o carro, só poderia fazer algo neste sentido no começo do ano, daqui há uns 2 meses ... Tomara que fique lá por mais algum tempo ...
Mas a doença está cada vez maior ... :)
Abraço,
Alexandre

gtx - Postado em 09/11/2004 18:55:00 - ForumNow
marcelo,
a boiada está no curral. Assim, adentro na polêmica.
O descompromisso com a retidão nos processos industriais, ou no popular a esculhambação industrial, ao que parece, não atingia a Chrysler. Assim, não havia isto de mandar pintar este ou aquele desta ou daquela cor - ou de fazer um GTX depois de descontinuado, como folcloricamente há um curitibano que afirma isto.
O que pode ocorrer é o GTX ter sido na realidade um Esplanada ou Regente branco com o conjunto opcional GTX, formado pela transmissão, bancos dianteiros individuais, console com relógio e conta-giros. Daí a uma produção doméstica, é só colocar as faixas e emblemas. É uma possibilidade.
Regente com kit GTX ? Já vi.
Pelo direito de polemizar, R Nasser

Sobre a afirmativa do Jim Cafiero, muito apreciaria conhecer a fonte

AGB - Postado em 11/11/2004 11:06:00 - ForumNow
Falei com o dono da loja onde o carro está. Segundo ele o GTX branco era originalmente azul.
Abraços,
Alexandre

GuToX - Postado em 11/11/2004 20:10:00 - ForumNow
AMIGOS AFICCIONADOS POR SIMCAS,
ESTOU ESTREANDO NESTE FORUM.
NÃO ME ACHO MUITO EXPERT, MAS TENHO BOA MEMÓRIA.
EM 1969, QUANDO EU TINHA SETE ANOS DE IDADE, MEU PAI REALIZOU UM SONHO. ADQUIRIR UM SIMCA ZERO KM.
MAS JÁ NAQUELA ÉPOCA, A DONA DA SIMCA ERA A CHRYSLER.
LEMBRO-ME DA CONFUSÃO QUE FOI A ESCOLHA DA COR DO CARRO NA AUTORIZADA: A NOVA TEXAS, LOCALIZADA NA AV. MARECHAL RONDON, PRÓXIMO AO MORRO DA MANGUEIRA E AO MARACANÃ, ONDE HOJE FUNCIONA AUTORIZADA VW (AUTOBOM).
O MODELO ERA O GTX. PAIXÃO DE TODOS. EU, MEU PAI, MINHA MÃE, MEU IRMÃO, MAS A COR...
EU QUERIA UM MODELO AZUL METÁLICO, DE TETO DE VINIL PRETO.
MEU PAI LOGO SE APAIXONOU POR UM MODELO VERMELHO, SEM TETO DE VINIL. SÓ QUE TINHA UM PROBLEMA...ELE ERA, E É, UM FANÁTICO TORCEDOR DO BOTAFOGO !!!!!!!!! IMAGINA ANDAR COM UM CARRO VERMELHO E PRETO !!!!!!!!!
A SOLUÇÃO ESTAVA LÁ MESMO NA AUTORIZADA: OU ELE EVITAVA O GTX E LEVAVA UM LINDO E CONSERVADOR ESPLANADA, OU ENCOMENDAVA UM GTX BRANCO.
DITO E FEITO, LEVAMOS MAIS ALGUNS DIAS E O GERENTE DA LOJA PEDIU QUE O MEU VELHO FOSSE ATÉ LÁ, ELE VIU, MAS NÃO GOSTOU. ERA SIM UM GTX ORIGINAL BRANCO, MAS COM O TETO DE VINIL PRETO QUE ELE TANTO ODIAVA.
LEVOU O GTX VERMELHO, ADORANDO O CARRO, MAS MEIO PREOCUPADO, ENFIOU LOGO UM ESCUDÃO DO BOTAFOGO NO VIDRO TRASEIRO PARA NÃO SUSCITAR DÚVIDAS NOS SACANAS DOS AMIGOS.
TEMPOS DEPOIS, EU MESMO VI UM GTX BRANCO DESFILANDO PELAS RUAS DA TIJUCA, ONDE MORAVA. SE ERA ORIGINAL EU NÃO SEI, MAS ME PARECIA UM AUTÊNTICO GTX.
MEU PAI FICOU COM O CARRO ATÉ 1981, POIS O IDIOTA AQUI NÃO QUERIA FICAR COM O CARRO E PARA DAR ESPAÇO PARA O MEU CORCEL II NOVINHO, TINHA DE SE DESFAZER DO GTX, POIS ELE JÁ TINHA OUTRO CARRÃO PARA A ÉPOCA, UM DODGE CHARGER R/T, DETALHE: BRANCO, COM TETO DE VINIL (????????) VINHO, FAIXAS LATERAIS VINHO, BANCOS DE COURO VINHO, ANO 1977.
ESTOU A PROCURA DESSE CARRO. ESPLANADA GTX, ANO 1969, VERMELHO, ORIGINÁRIO DO RIO DE JANEIRO, COMPRADO POR UM TAL DE MALCOLM (MEU PAI ME DISSE QUE SERIA UM COLECIONADOR). A PLACA ORIGINAL DO CARRO, AMARELA AINDA, ERA PS-3503. PELO MENOS PARA QUE EU VISSE O CARRO, SÓ !!!
ATÉ MAIS.
MEU NOME É ALVARO AUGUSTO, MAS PODEM ME CHAMAR DE GUTO OU GuTo X.

MARCELO - Postado em 12/11/2004 09:27:00 - ForumNow
Nasser, a polêmica é sempre bem vinda, principalmente quando ela movimenta o site. Se ela morrer, o site esvazia.
A informação do Alexandre, penso, põe fim ao assunto, você tem razão. Terminou o mistério do GTX branco, que nasceu azul. Mas que a Chrysler cochilou em um ponto cochilou, fazer um carro com dois números de série diferentes deve ser algo único da indústria automobilística mundial (mesmo número precedido das letras "GT" e "E", um gravado na lata, outro na plaqueta de identificação).
Esse caso do GUTO ilustra bem a história. Ao que parece, os caras pintaram o carro na concessionária da cor que o cliente queria, ou introduziram um kit GTX em algum Esplanada, que saía de fábrica na cor branca com teto de vinil. Mas se deram mal, pois ele acabou comprando outro carro.
Nova Texas: estive por lá há muitos anos atrás, mas quando ela era Fiat, se não me falha a mémória. Era na Lagoa Rodrigo de Freitas. O cara ainda tinha vidros de Simca e um motor Emi-Sul encaixotado, lembro até do engradado de madeira. Tinha também um cartão que acusava um problema, não me lembro se havia sido reparado pela fábrica ou foi embalado para ser enviado para reparos na fábrica. Ele tinha também, em um galpão próximo, muita, mas muita forração de Dodge, principalmente dos últimos modelos (forros de porta, bancos, carpetes).
Guto: essa sua história é bem interessante, por favor a envie para o simca@simca.com.br para que eu a coloque no site. Uma pena essa de você não ter ficado com o GTX, nas décadas de 70 e 80 muitos Simcas foram jogados fora e até abandonados na rua. Eu mesmo depenei alguns abandonados. Com o dinheiro da venda da Jangada o meu pai comprou uma televisão a cores. Pelo menos você trocou por um carrão, esse Charger. Infelizmente nunca ouvi falar desse Malcom.

AGB - Postado em 12/11/2004 10:06:00 - ForumNow
Guto, muito interessante a tua história ...
Há uns 15 anos atrás a Nova Texas era tida como o pote de ouro no final do arco-íris ,,, Dizia a lenda que ainda tinha rodas de R/T 79 0Km na caixa e outras guloseimas cuja projeção das imagens torturavam as nossas lombrigas ...
Ontem escrevi rapidinho porque estava enrolado, e acabei omitindo um pedaço da conversa ...
O carro está consignado e o proprietário anterior disse que pintou o carro de branco, pois na época tinha visto GTX branco e ele achava muito raro e bonito ... E que o proprietário teria algum material da época (o vendedor não lembrava o que) que mostrava GTX branco.
Meus pontos:
1) Detesto quando trocam a cor de um carro. Se um pretenso GTX branco é raro, um GTX azul Le Mans hoje também é !
O pior é que no caso do Esplanada, quem comete tal barbaridade sai ileso, pois não há código de cor na plaqueta ...
2) Realmente parece ter havido GTX brancos, ou de fábrica, ou Esplanadas transformados, pois mais de uma pessoa lembra deles. Falei com o meu tio#3 (citado no post Esplanada 4m) e ele disse se recordar vagamente de GTX branco tb ...
3) A Chrysler deve ter mudado radicalmente de idéia com relação à esportividade da cor branca, já que em 1972 (3 anos depois) a cor mais comum nos Charger R/T era branco. Idem para 1973.
4) Se ninguém tivesse esta mania de ficar mudando os carros, seria muito mais fácil de contar a história ... Seria só perguntar para o carro ... É porisso que defendo a BOO ! (Busca Obsessiva pela Originalidade) ...
Nasser, vamos lançar o manifesto BOO !!! :)
Abraços,
Alexandre Badolato
PS – Marcelo, cuidado ... Os dodgeiros estão invandindo o site ... he he .. eu, aquele que escreveu recentemente e tem um R/T 77, agora o Guto X ... he he ..

gtx - Postado em 12/11/2004 18:21:00 - ForumNow
Guto,
talvez o GTX branco visto por você nas ruas tijucanas tenha sido, exatamente, o que a Nova Texas preparou e foi recusado pelo seu pai.
Item dois: colecionador paulistano chamado Malcom ?
Hummmm, tente o Malcolm Forrest, embora eu não tenha registro que ele tenha comprado, alguma vez, um GTX. Entretanto, homem de arguta visão, pode ter-se interessado pelos nacionais ao tempo em que todos nós os desprezávamos - incluindo donos de Corcel II.
O Malcolm preenche as duas qualidades.
Sucesso. Nasser

MARCELO - Postado em 12/11/2004 19:58:00 - ForumNow
Nova Texas e Malcon Forrest + invasão de dodgeiros = mudança nas coisas por aqui. Mas resistirei, a Simca não resistiu ?
Essa lenda das rodas pode ter um fundo de verdade, porque a visita que fiz à empresa tem mais ou menos 15 anos, e ainda tinha muita coisa de Dodge por lá.

VILLA - Postado em 03/12/2004 22:56:00 - ForumNow
Prezados Amigos amantes da marca Simca.
Sou de Curitiba e estive na loja onde estava esposto o GTX BRANCO.
A atendente me falou que o veículo era azul e foi reformado sendo pintado de branco.
O carro está em excelente estado apesar de ter algumas pequenas falhas.
Quando criança lembro que meu Pai me levava ao Jardim de Infância (eu tinha por volta dos 5 anos) e seguia para a escolinha a bordo de um Esplanada 1969 branco com interior verde que combinava com o melhor e mais glorioso time de Curitiba (Coritiba Fotball Club) e no caminho sempre estava estacionado em frente a uma gráfica um Esplanada GTX verde com teto de vinil preto (o carro sempre me chamou a atenção porém a anos a gráfica fechou e o veículo sumiu).
Conheci a coleção do Rubens Hay e gostaria de parabenizá-lo pela quantidade e qualidade dos seus carros.
Vejam como é o destino.
Fui padrinho de casamento de meu melhor amigo que me pediu para levar a noiva em um van alugada (disse a ele em van não levo vou alugar um carro).
Conversa vai, conversa vem ele disse que o marido de uma cliente dele (possue uma loja de calçados) tinha uma locadora de veículos.
Meu amigo pediu que conversasse com ela. Liguei e para minha surpresa a Sra. havia me falado que tinham mais carros populares e para casamento tinham um Passat Alemão e as Simcas de Coleção.
Quando ela disse a palavra mágica "Simca" disse a meu amigo (ou alugo um Toyota Corolla 0km ou a noiva irá na Simca).
Como o Pai e a Mãe do meu amigo utilizaram uma Simca quando casaram a escolha não poderia ser outra e os noivos utilizaram uma Simca Presidence 1963 da coleção do Rubens Hay.
Outra coincidência: O apelido do meu Amigo (Milton) é Mimi e a placa do carro que levou ele e a noiva era MIM 1963 utilizando o 1 como I fica MIMI.
Na festa conheci o Rubens e posteriormente o seu museu que saiu em reportagem na revista classic show (quem não viu veja).
Abraços.
Daniel Villa

AGB - Postado em 03/12/2004 23:59:00 - ForumNow
Vamos lá, muita coisa interessante ....
1) O GTX verde com teto preto que o Daniel via tem grandes probabilidades de ser o do Marcelo .... GTX verde e EM Curitiba não deve dar outra ...
Marcelo, mandei "revelar" umas fotos digitais que tirei e junto com elas mandei 2 do teu GTX verde ... Você não imagina quanto tempo eu já fiquei olhando para o teu carro !!! Sou fã incondicional dele !
2) O GTX "branco" ex-Curitiba estava no mentiródromo (sambódromo de SP) nesta terça-feira ... O carro é realmente muito inteiro, mas insisto que as faixas estão muito grossas ... O gozado
é que não fiquei muito chateado de não ter comprado ele não ... Sei lá, não me chamou tanta a atenção no sambódromo como chamou na vitrine da loja de Curitiba.
Quem comprou ele é um cara de SP, muito legal por sinal, que comprou também o GTX de Lauro de Freitas (BA).
3) A coleção de SIMCAS do Rubens é de cair o queixo ... Esta coleção foi dos incentivos que tive a VERTICALIZAR a minha coleção de Dodges nacionais ... Coleções VERTICAIS (de uma marca/carroceria só) me atraem muito. NA última Classic Show tem um cara que só tem Skoda, em uma 4 Rodas Clássicos apareceu um médico que só tem Corcel, etc ...
Uma coleção vertical tem menos diversidade e menos atrativo para o seu dono, mas acredito que agrega MUITO mais em termos de preservação da história. Isto porque o colecionador se especializa ao extremo naquele modelo em particular, preservando ao máximo todas as características e peculiaridades de cada modelo / versão. É o que tento fazer com os meus Dodges (o meu Regente 69 - estranho no ninho - faz sentido na coleção por ser o carro que antecedeu os meninos)
Só não entendi porque é que o Rubens não tem Esplanadas na coleção (pelo menos a reportagem da revista não mostrou).
Abraços ferruginosos,
Alexandre Badolato

MARCELO - Postado em 04/12/2004 11:04:00 - ForumNow
Bem vindo, Daniel, finalmente você aparece por aqui. Espero que apareça sempre. A história do Simca do seu pai deverá ir ao ar por volta do dia 05 de janeiro de 2005, é a que mais gosto de todas que já ouvi.
O Rubens Hay é uma peça raríssima. Essa coincidência foi mesmo incrível. Acompanhei a história da Présidence 63 dele, é um carro para encher os olhos. Ele teve obstinação e muita dedicação para conseguir fazer o carro tão original, descobriu detalhes como uma molinha que vem no puta-merda da coluna central. Mandou fundir a capa cromada desse puta-merda. E eu lucrei com isso, pois ele mandou fazer pra mim também, a minha já havia perdido o tal sistema de mola e a tal capinha. Descobriu que a Présidence vinha com luz na tampa do cinzeiro. Com certeza o carro ficou muito bem no casamento. Ele detesta a linha Esplanada, chama de "esparramada". Por isso não comprou o GTX que acabou sendo meu. É mesmo uma possibilidade de ser o mesmo que você viu há tantos anos atrás, pois verde com teto de vinil é o único que tenho notícia. Pra falar a verdade, eu também nem sabia que existia essa cor (e nem o bronze turbina), quem me contou foi o Nasser, grande especialista do modelo.
Alexandre, legal você ser fã do meu GTX só por fotos. Eu fiquei fã pelo modelo em si e pelo estado de pau-velho, podre, e ao mesmo tempo sedutor, quando você liga o motor (está direto), quando você acelera, quando você dirige (4 marchas em baixo, lembro do meu Charger), quando você repara nos detalhes ainda de fábrica, apesar da história do carro. Eu passo na rua e o pessoal ri, uma piada. No momento ele está preso no fundo da garagem, dois quilos de poeira em cima, por causa da obra de reestruturação da minha casa. Sobre o GTX branco: acho que te entendo, alguns carros restaurados causam a sensação na gente do tipo "ficou bom mas não é assim que eu faria". Talvez com o de Salvador você ficasse melhor. Bom saber que foi um sujeito de São Paulo que comprou, e não os tais daqui.
Mais Rubens: ele não agüenta ficar parado. Vai continuar com a coleção de Simca, mas atualmente está com uns 35 carros no total (tinha um Charger e um Le Baron, cadilac, SP-2, etc) Mas está nesse novo ramo pelo lado comercial, assumidamente, sem prejuízo da paixão por Simca.
Abraços.

AGB - Postado em 04/12/2004 11:40:00 - ForumNow
"Esparramada" é ótimo ... :) cada louco com a sua mania ... :)
O GTX de Salvador é um carro-desafio ... Faltam enormes pedaços do carro, o painel traseio quase inteiro ... Acho que caiu nas mãos da pessoa certa ... O cara que comprou me parece bem determinado a fazê-lo, tanto que comprou junto um Regente 68, bem liso de lata nas laterais, mais totalmente sem assoalho ! O carro ficou no mato, as laterais resistiram, mas o mato subiu por baixo ... Impressionante o efeito ...

MARCELO - Postado em 05/12/2004 12:57:00 - ForumNow
É isso aí, cada um na sua. Não tem coleção de tanques de guerra, de tratores ? Eu também não gostava muito do Esplanada, mas alguns deles acho bonitos.
Esse negócio de uma marca só é difícil de definir. Alguns são assim por paixão, mas a grande maioria, creio, tem só uma marca por questões financeiras e operacionais (espaço disponível, permissão da esposa, e por aí vai).
Alexandre, quem sabe você não consegue trazer esse cara dos GTX pra cá ? São tão poucos proprietários, um a mais seria muito bem vindo.
Por volta do dia 05 o site vai apresentar mais novidades, estou criando uma seção chamada "sucata". Não daria pra colocar as fotos desse Regente ?

AGB - Postado em 05/12/2004 16:46:00 - ForumNow
Marcelo,
Quando conheci o proprietário dos GTX indiquei o site para ele. Falei também que conhecia alguém que poderia ajudá-lo com as faixas dos GTX (você, é óbvio .... he he ...) Da próxima vez que encontrá-lo vou reforçar o convite ...
Sessào Sucata é ótimo ! he he ... Eu tenho umas fotos deste Regente que o povo daí me mandou quando me ofereceu o menino ... Além disso tenho uma foto dele sendo guinchado ... Vou mandar tudo para o teu e-mail !
[ ]s,
Badolato

MARCELO - Postado em 06/12/2004 07:39:00 - ForumNow
Alexandre, não entendi bem. Você está falando do seu Regente ou do Regente do cara que comprou o GTX ? Ou você tem dois Regentes ? Porque o seu Regente, o da foto que você me mandou, tem lugar garantido no tópico "proprietários atuais", a ser ativado.

Simca BSB - Postado em 06/12/2004 19:17:00 - ForumNow
E aí Marcelo, tudo bem? Primeiramente devo-lhe agradecer pela luz de placa que tu me deste no Carro Brasil em Brasília, lembra? Eu já a instalei e ficou muito boa. Estou precisando da tua ajuda novamente. Desta vez gostaria de saber quem faz os forros internos originais das portas para você? Se puder enviar por email agradeço desde já. davidservulo@zipmail.com.br

AGB - Postado em 06/12/2004 21:04:00 - ForumNow
Marcelo,
As fotos do GTX que me referi são daquele podre, que ficou com as laterais boas mas o assoalho sumiu .... O carro era aí de Minas, acho que de SJ Del Rey ...
Abraço,
Alexandre

MARCELO - Postado em 07/12/2004 08:12:00 - ForumNow
Alexandre, então as fotos para a seção "sucata" serão muito bem vindas.
David, bem vindo ao fórum. Claro que lembro, fico feliz sabendo que a luz de placa ficou boa. Ótima lembrança, a daquele Carro do Brasil, tanto pelo evento em si como também pela oportunidade de ter encontrado um pessoal tão bacana. Sobre as laterais é o seguinte: as únicas que fiz até hoje são as da Rallye que você viu. Acho que ficaram boas. Quem fez foi o Henrique, de Curitiba (tel. 273 3024 - resid., 372 2362 - oficina), sob orientação do Rubens Hay (tel. 244 6785) - DDD 041. O Rubens é que tem mais condições de te orientar para você fazer as laterais bem originais, acho até que ele tinha trocado de tapeceiro. As laterais variam de acordo com o modelo e com o ano do carro.
Um abraço.

Re: Esplanada GTX

gtx - Postado em 04/01/2005 17:30:00 - ForumNow
Helinho,
você pode me informar a fonte com a declaração do Eugene Cafiero sobre as faixas do GTX ? Não me lembro dele palpitando a respeito. grato nasser

gtx - Postado em 04/01/2005 17:48:00 - ForumNow
marcelo,
para enfiar o pé no balde depois de ter chutado o pau da barraca.
Na questão das letras que antecediam a numeração, meu carro é GTX mas o número estampado na travessa vem antecedido com um R.
Complicado ? Médio. Ontem à noite, tabulando dados comparativos entre Esplanada, Aero e Itamaraty, vi que o Esplanada testado por 4 Rodas, setembro 1 967,unidade da série inicial revisada pela Chrysler, quando especificada mostrava como R - erre - 52.418 letra que a nós, leigos e interessados, seria privativa de Regentes.
Mais. Antes que você, cumprindo os prazos que atazanam sua vida, cumpra a promessa de modificar o sítio no dia 5, uma sugestão. Não chame a seção de Sucata. Dá impressão de coisa desvalorizada e desprezada, o que efetivamente não são à nossa ótica de antigomobilistas.
Sugiro " Galeria de Veículos Antigos de Potencial e Esperançosa Restauração ". Coisa simples.
Finalmente. Prometi a Allah, clemente e misericordioso, a ser generoso com os meus pares. Mas não posso me furtar a contar como foram agradáveis os 60 km que rodei com o GTX no domingo.
O conta-giros está funcionando, lendo o motor, forte e viril.
Estou no amaciamento. O motor engole o câmbio, mesmo com os pneus de raio dinâmico idêntico ao original. Fiquei entre 3.ooo rpm - 70 km/h - e 4.ooo rpm. Ia e voltava. Peguei longa descida em freio motor e iniciei acelerar na subida, em 4a., a 2.500, até chegar no topo, a 4.ooo rpm.
Pensei que o contagiros estivesse inflacionado, ou o velocímetro com escala nos índices oficiais de inflação. Mas nada, estavam corretos. O automóvel é muito reduzido: 27,5 km/h a cada 1.000 rpm em 4a.
Suposições ? fará de 0 a 100 km/h nuns 11, 11,5 segundos.
Classic Cars deixará de ser encarte em Auto & Técnica e estou preparando um texto sobre a retífica e os melhoramentos operacionais deste motor. Espero sirvam.
Votos de um 2 005 de sucesso, saúde, construções terminadas.
Finalmente, dada a demora em passar em BHZ, consulto-o sobre mandar os escritos do início do livro ao Paulo Gontijo para que acresça com informações de sua vivência. Me ajuda nisto ?
Apreço e admiração. Mantenha as entradas de ar apontadas para o futuro, e acelere este Rallye ! Nasser

MARCELO - Postado em 05/01/2005 08:20:00 - ForumNow
Grande Nasser, essa do GTX ser reduzido demais me incomoda muito. Não que o meu tenha condições de atingir maiores velocidades, se passar de 60 acho que os pedaços ficam pela estrada. Mas dá pra sentir não só nele, mas principalmente na Chambord e também na Rallye, mesmo com diferencial mais longo. Incrível como esses carros participaram de corridas em Interlagos e venceram, por exemplo, as 24 Horas em 1963, acho que é um sinal de que o motor é muito bom ...
É mole essa da numeração do GTX. Sei que você não vai concordar, mas essa desorganização da Chrysler é pior que tudo que a Simca fez, ou não fez, em termos de desorganização. Fazer uma mesma série de carros com critérios de numeração diversos, e fazer um mesmo carro com dois números de série diferentes (como o meu GTX) não dá.
0 a 100 do GTX: vale conferir o teste da 4 Rodas e da Auto Esporte, agora não lembro de cabeça.
Sobre o Paulo Gontijo: estou às ordens para irmos lá. Mandar os escritos talvez seja perda de tempo, quando estive com ele, há uns dois anos, já estava apresentando sinais inerentes aos seus 92 anos - ou 91, pois entrou em discussão com a esposa sobre a própria idade. Mas fica a seu critério, é só dar o retorno.
Sobre a Rallye: ontem, depois de muita, mas muita luta mesmo, finalmente pude acelerar com vontade e, ao invés de decepção, sentir prazer. O eixo do distribuidor estava arredondado nos cames, em alta ela embolava. Eu havia trocado tudo o que é possível e imaginável. Só carburador foram umas três trocas (isso inclui preparar cada um ...). Sem falar nas vezes em que abri para desentumpir gigleurs. Finalmente, resolvemos isolar o tanque de gasolina e trocar o distribuidor (que eu já havia mexido sem trocar o eixo). O carro virou um avião. Não dá pra imaginar a sujeira que estava no tanque: ferrugem, tinta e muita, muita, muita terra. Vou refazer a tubulação.
Sugestão para o tanque de gasolina, que faz muito antigomobilista sofrer com sujeira no carburador: mande um especialista abrir, na linha acima da costura de fábrica. Se possível, recupere a lata. Se não, faça outra. Em qualquer das hipóteses, passe a mesma tinta usada em postos de gasolina, naqueles reservatórios imensos. É cara, mas vale a pena. Feche bem com solda e passe novamente a tinta, para proteger onde vai a solda.
Sobre o nome da seção sucata: acho que está apropriado, pelo humor e pelas fotos em si. Mas a sua consideração procede e, em sua homenagem, já inseri a mudança do nome, que será "veículos de recuperação duvidosa". O seu título é interessante, mas ficaria muito grande. Apenas por volta de 05 de fevereiro.
Nasser, que 2005 premie a todos nós com o seu livro sobre a Simca !

gtx - Postado em 05/01/2005 18:06:00 - ForumNow
Marcelo,
obrigado pelos elogios. espero que nosso universo periférico ao simca compre e goste.
tanque. esqueça. adotei há algum tempo uma solução prática do beto cerri, lá de ribeirão preto.
desligo o tubo que vai tanque-bomba. na extremidade próxima ao tanque, coloco um pedaço de mangueira com engate rápido. faço o mesmo com um tanque de plástico para barco. crio dois pontos de ancoragem para fixá-lo dentro do porta-malas; ligo-os; abasteço com gasolina podium e mais um aditivo para partes altas do motor.
o tanque comporta 25 litros, o que permite manejar sem sacrifício.
Dá razoável autonomia. Acabou o passeio, encosto o automóvel, deixo o motor funcionando. Desconecto o tanque, guardo para usá-lo neste ou em outro antigo. A Podium ficará pouco tempo guardada mas, durará até um ano, dado fundamental para nós, antigomobilistas.
Parado o carro, desligada a mangueira do tanque, ligo outra, conectada ao que podemos chamar mamadeira com gasolina e muito óleo dois tempos. deixo funcionando para que o óleo mele tudo o que estiver pelo caminho.
Pelas tantas, desplugo a mamadeira e deixo o motor morrer por falta de combustível.
Ele terá secado carburador, bomba, tubulação, mantendo os resíduos do lubrificante, cujo poder de capilarização reveste e protege toda a linha de alimentação, impedindo reações adversas.
Na hora de funcionar, nada de pânico. Algumas partidas e a linha de alimenta, e o motor pega. Faz fumaça nos primeiros giros - sinal de agradecimento.
Há vantagens grandes: primeira, combustível sempre novo. Outras, acaba com os resíduos que ficam na linha de alimentação e reagem com tubos, bomba, carburador. Maior deles, cessa o drama com tanques que perderam o tratamento interno e reagem ao álcool da gasolina, soltando pedaços, vernizes, borras ...
Enfim, é assim. Dá trabalho ? dá, mais que nossos carros de uso. E muito menos que o sistema original com entupimentos, corrosões ...
Paulo Gontijo - continuo achando difícil acertar minha agenda para ida a bhz em breve. Daí, tentar a solução escrita, mas me preocupo com a sua informação. Re-analise. Ou, se for possível,pergunte para mim. Em caso positivo, faço um pequeno cenário e as perguntas. São poucas.
Lembrei-me de uma história com um velhinho - nada a ver com o PG.
Encontra-se com um amigo na rua, aí perto do Edifício Acaiaca ... e o amigo pergunta:
" - E aí, João, como vai a memória ? "
"- Ótima, responde. Estou tomando um remédio que é formidável. "
" - É ? E como se chama ?", indaga o curioso amigo.
Paulo pensa um pouco e tenta a resposta: "- Como é mesmo o nome daquela flor bonita, cheirosa, que tem espinhos. Todo jardim tem ... "
"- Rosa ? acode o amigo. "
"- Isto mesmo ! ".
E voltando-se para uma senhora que sapeia uma vitrine enquanto se dá o diálogo,
" - Ô Rosa, como é mesmo o nome do meu remédio para memória ? "
Pois é, amigo velho. Que em 2005 a gente se lembre de acelerar a recuperação e os motores dos nossos Simca. (Aliás, vim para o escritório com o GTX. Imponente, faz tudo em 4a. A partir de 1.800 rpm não precisa cambiar, vai em frente. Continua meio bôbo de suspensão. Cada amortecedor reage com pressão diferente.
Como se corrige isto? Abraço Nasser

MARCELO - Postado em 06/01/2005 12:00:00 - ForumNow
Essa do Edifício Acaiaca e da memória foi muito boa. Tem a ver com a discussão travada entre o Paulo Gontijo e sua esposa, a respeito da idade dele. Bom, mande as perguntas, vou lá com prazer, com Simca e com o Baeta. Na última visita fiquei devendo voltar com uma Simca, ele certamente não se lembra disso, mas eu sim.
Sugestão para o tanque de gasolina, que faz muito antigomobilista sofrer com sujeira no carburador: mande um  profissional para abrir e fechar o tanque, e desde que a limpeza e a proteção da lata com o tal produto também sejam bem feitas. Na Rallye, Présidence, Jangada e GTX, vou refazer a tubulação. A sua solução é mais definitiva, não há dúvida, e muito boa para quem anda com o carro de vez em quando, deve ser divulgada. Mas eu ando pelo menos uma vez por semana com cada um deles e, confesso, não gosto de fazer nenhum tipo de alteração (já bastam as forçadas). Também uso a Podium.
Você falando do GTX me dá uma vontade danada de arrumar o meu. Mas tem outros na fila.
Sobre os amortecedores: pelo que entendo, devem ser feitos em dupla. Usando o mesmo óleo e verificando que os diversos componentes tenham as mesmas condições. Se as molas de um lado estiverem mais cansadas do que as outras, se uma válvula interna estiver permitindo mais passagem de óleo do que a outra, pode ocorrer o que você descreve. O mesmo ocorrerá se os componentes da suspensão de um lado (braços, buchas) estiverem folgados e os do outro não (mais provável). Confira também o nível de óleo em cada um dos amortecedores (e nisso você já poderá conferir o estado deles e comparar os dois lados).
Você teria o telefone do Jaime Silva ?
Abraços.

gtx - Postado em 10/01/2005 13:59:00 - ForumNow
Marcelo,
tenho o telefone do Jayme Silva. Mas ao momento escrevo de Detroit. Os graus abaixo de zero e uma intensa agenda de trabalho me imobilizam os neurônios. Assim, voltando, transmito.
Se urgente, tente com informações S Paulo, como Silva e Silva. Creio ser esta a razão social.
Sobre GTX.
Fui reler os testes publicados em 4Rodas e Mecânica Popular `a época. Pequenas discrepâncias. Final verdadeira - e maior dentre os nacionais - cerca 160 km/h. Aceleração variando, de acordo com as publicações, em 12,1 s ou 13,2 s para fazer de 0 a 100 km/h. (Você se lembra, isto era tempo para Opala 4100 e Dodge Dart com 3 marchas!)
Conclusões é que mesmo passados 40 anos os carros se mantém atualizados para acompanhar o fluxo do trânsito que, a meu ver de usuário de Ford T, se constitui na principal dificuldade para o uso dos carros, conduzidos com prazer em meio à macega dos carros novos ou semi, apenas utilizados como veículos de transporte.
Keep in touch. 'till Friday. Nasser

MARCELO - Postado em 12/01/2005 09:40:00 - ForumNow
Nasser, você é mesmo ímpar: falando de Simca na internet diretamente da capital do automóvel, Detroit. É para entrar para a história.
Um dos primeiros simcamaníacos que conheci, Jorge Conrado Kersnerr Filho, de SP, que sumiu no mundo e possuiu um GTX azul absolutamente impecável, o qual fez uma ponta em dos filmes do Roberto Carlos, disse uma vez: minha Chambord não atrapalha o trânsito. Pelo contrário, muitas vezes quero acelerar e tem carro na frente me atrapalhando. Essa frase se aplica muito mais quando se trata do GTX. Ainda vamos desfilar lado a lado com os nossos, pela Esplanada dos Ministérios

Tufão 64 - Postado em 02/06/2005 11:48:00 - ForumNow
Prezados Antigomobilistas, principalmente o Marcelo, em primeiro lugar parabéns pelo site.
Marcelo, parabéns também pela aquisição do GTX e da Jangada.
Sempre tive algumas dúvidas a respeito do GTX.
As engrenagens do diferencial do GTX são 10:39 ou 10:43?
Os bancos do GTX são de couro?
Os bancos do GTX, mesmo quando a cor do carro é verde, são pretos? Marcelo, qual é a cor original dos bancos do seu carro?
O console do GTX tem conta-giros ou voltímetro?
Obrigado pela atenção.

MARCELO - Postado em 07/06/2005 08:51:00 - ForumNow
Caro Tufão 64, com a colaboração de todos o site está ficando cada vez melhor.
Infelizmente, o diferencial é mesmo 10:43 (segundo o manual, a "relação entre a coroa e o pinhão é de 4,30:1". O carro pede uma 5a do mesmo jeito que os outros pedem uma 4a, já que a relação da 3a dos outros é a mesma da 4a do GTX (direto). Acho uma pena isso, o carro poderia andar na estrada mais solto. O Gilberto Baeta, funcionário da Simca, contou uma vez que o Fernando Machado de Almeida, responsável pela linha de produção da Simca, chegou a desenvolver uma caixa para o Chambord com 4 marchas, mas o projeto não foi para frente. Se tivesse ido, talvez o GTX tivesse se beneficiado disso.
Os bancos do GTX são de couro preto, independentemente da cor externa do carro. O meu carro possui os bancos originais e praticamente todo o interior também (teto, painel e boa parte dos bancos, não sei exatamente porque não tirei as capas). Falando dele e puxando a sardinha para a minha brasa, ele tem também teto de vinil de fábrica, os primeiros vieram assim. Vai me dar dor de cabeça, porque não vou querer reformar, mas ele está mostrando que tem podres por baixo.
O GTX vinha com conta-giros, voltímetro não.
Em breve vou colocar os testes dos carros no site, inclusive o do GTX.
Um abraço.

Tufão 64 - Postado em 15/06/2005 23:56:00 - ForumNow
Marcelo, obrigado pelas respostas.
O conta-giros é igual ao de algum outro carro nacional?
Lembro-me que vi em algum lugar que o volante do GTX também é igual a de outros carros.
Boa sorte no seu GTX.

MARCELO - Postado em 19/06/2005 09:54:00 - ForumNow
Infelizmente não sei se o conta-giros é igual a de outro carro, o Nasser seria a pessoa mais indicada para responder isso. O mesmo quanto ao volante.
Já vi gente falando que a Simca Rallye chegou a sair com o volante igual do do GTX, mas não acredito nisso.
Um abraço.

gtx - Postado em 20/06/2005 10:17:00 - ForumNow
como se diz na comissão de ética do mensalão, citado requeiro vênia para manifestar-me, e o faço nestes termos:
volante - fabricado pela Walrod, com centro especial para GTX. O volante em si, de massa preta aplicada sobre folha de alumínio, três raios com ilhoses, foi aplicado em muitos veículos. o centro, era especial.
conta-giros. salvo engano - estou viajando e se houve dúvidas sana-las-ei ( ! ) 'a volta. creio num veglia, fundo preto, grafismo branco, diâmetro de 85 mm. É fabricável sob encomenda em Buenos Aires - de um dia para o outro. Lá, barato. Basta aproveitar um turista descuidado para pegar, eis que encomenda pode ser feita via fax. nasser

Tufão 64 - Postado em 14/08/2005 19:40:00 - ForumNow
Gtx, obrigado pelas respostas.
Parabéns pelo carro e pela matéria publicada na Revista Auto & Técnica.

Anibal - Postado em 10/02/2006 12:24:00 - ForumNow
oi pessoal aqui é humberto eu queria saber qual empresa
que fabricava caixa de marchas da simca quais era relação
de marchas principalmenta da simca chambord de 3 marchas
e o câmbio 4marchas simca gtx e qual era suas relações
de marchas isso que tinha pra falar e mando grande abraço
Humberto sãojosé-sc

gtx - Postado em 10/02/2006 14:48:00 - ForumNow
humberto,
anote aí:
                         1a.         2a.         3a.        4a.       dif
chambord        3,114:1    1,772:1    1:1       ----     10/39
tufão              2,825:1    1,605:1    1:1       ----    10/39 e 43
rallye, rallye 6m e presidence ( *)
esplanada       2,825:1    1,605:1     1:1       ----    10/43
GTX               3,190:1    1,970:1  1,380:1   1:1     10/43
( * ) rallye e chambord - 10/43; rallye 6m e presidence 10/39
quanto à fabricação: importadas; mac-campinas; simca;  gtx pela clark

Grecco - Postado em 19/01/2007 10:14 am  - FNVA
Bom dia a todos.
Realmente o GTX é muito raro, ficou pouco tempo em linha e foram fabricadas poucas unidades, não sei de cabeça a quantidade exata, mas vou verificar e posto aqui.
As cores são somente 4, porém, tenho notícias que em certa época, muito provavelmente na transição entre a linha Esplanada e Dart, algumas concessionárias faziam uma transformação do Esplanada em GTX, colocando os acessórios e mecânica do GTX em esplanada a fim de "desovar" o estoque existente já sabendo da mudança da linha Esplanada para Dart em pouco tempo.
Estes carros, porém, tinham em sua documentação somente Chrysler Esplanada, e só se poderia identificar os modelos pelo número do Chassi.
Isto talvez explique os GTX branco ou de outras cores que apesar de nunca terem sido pintados estão por aí.
Uma prova disto é um carro adquirido pelo Marcelo, do site Simca, que está esperando restauração, adquirido no Paraná (se não me engano) e que também é branco, mas verificando abaixo do painel chegou-se ao verde original, o que indica que o carro foi pintado, tratando-se de um GTX original.
Conta a história, que um senhor certa vez foi a uma concessionária do Rio de Janeiro comprar um GTX, porém as cores não o agradaram, e ele pediu ao vendedor que pintasse o carro da cor que ele queria (não me lembro mais qual era, mas era uma cor de linha do Esplanada).
O vendedor lhe disse que não era possível pois neste caso ele perderia a garantia de fábrica, mas ficou de resolver o problema.
Uma semana depois o comprador recebeu um telefonema da concessionária dizendo que tinham o carro (GTX) da cor que ele desejava.
O comprador foi até a concessionária e comprou o carro, e adquiriu um GTX com cor fora do padrão normal do modelo e com meio teto de vinil, sinal que era um esplanada transformado (não se sabe se pela concessionária ou pela própria Chrysler, o que acho improvável) em GTX, e com todas as características normais do modelo, ou seja, motor, câmbio no assoalho, bancos, faixas, rodas, etc.
Sinal de que naquela época, em se tratando de final de linha, tudo era possível.
Exemplares de GTX original são muito poucos atualmente, mas se alguém tiver a curiosidade, ou a oportunidade visite o Museu do carro nacional em Brasília, cujo curador é nosso amigo Roberto Nasser e vai poder ver um exemplar original de GTX da cor Bronze turbina totalmente original, além de outras relíquias como Itamaraty limousine e FNM Onça que ali estão em exposição permanente.
Abraços.

Ronaldo – Postado em  04/08/2008 - QueBarato
Câmbio de Esplanada GTX/Simca

Câmbio com caixa seca, para Esplanada GTX. Este câmbio é de 4 marchas no chão e está em bom estado. Raridade, dificil de se encontrar.
Preço: R$ 1.200,00
http://sp.quebarato.com.br/sao-caetano-do-sul/cambio-de-esplanada-gtxsimca__13B2B4.html

J.Clark - Postado em 30/08/2008 19:14:00 - ForumNow
Olá pessoal, perdoem se o assunto é repetido, mas não encontrei nada a respeito.
Encontrei um Esplanada tido como GTX e gostaria de saber se, na plaqueta de identificação, tem algum dígito em particular que caracterize a versão.
Por exemplo, no Maverick GT, no número de chassi, o quarto dígito é a letra "E", se não tiver não é GT.
obrigado!

MARCELO - Postado em 31/08/2008 10:35:00 - ForumNow
Caro campeão, o assunto desperta alguma controvérsia. Cada um tem a sua opinião a respeito.
A minha é que GTX puro sangue é somente aquele que tem gravado na grade do radiador o GT acrescido de cinco dígitos. Esse era um padrão da Simca que foi mantido pela Chrysler. O Esplanada vinha com E + 00000, o Regente com R + 00000, da mesma forma que, na linha anterior, a Chambord era C + 00000, a Rallye R + 00000, a Présidence P + 00000 e a Jangada J + 00000.
O lance esquisito do negócio é que no GTX, eu digo no mesmo carro, na grade do radiador vinha o GT, mas na plaqueta de identificação preta que vai do lado esquerdo do cofre do motor, presa por 4 rebites, o mesmo número vinha precedido pelo "E". Eu vi somente dois GTX assim, o meu e um outro. Não quero dizer que isso não acontecia nos outros GTX, mas que eu somente passei a reparar nisso depois que comprei o meu.
A minha única dúvida sobre o assunto é em relação às primeiras Présidence, acho possível que elas tenham vindo com o C. Mas tem gente que conhece muito de Simca e não admite nem esse deslize.

alemao - Postado em 15/06/2009 21:47:00 - ForumNow
Marcelo, o GTX usa(va) rodas Fumagali cromada com calota central? esta era a configuração padrão?
Abraços

MARCELO - Postado em 16/06/2009 08:00:00 - ForumNow
Alemão, o nosso especialista em GTX é o GTX. Mas até onde sei as rodas são mesmo como você descreve, nunca vi fotos de fábrica com outro tipo de rodas.

MARCELO - Postado em 23/07/2009 08:15:00 - ForumNow
Vendo as fotos oficiais de propaganda da fábrica (tem no nosso site), só vejo rodas cromadas no GTX. Não sei se são as famosas Fumagalli, mas não me lembro de ter visto qualquer coisa de fábrica com rodas pretas no GTX.

gtx - Postado em 25/07/2009 10:14:00 - ForumNow
para organizar:
nos esplanadas e regentes as rodas eram pintadas em preto e iam sob as calotas. só nos regente até 68 eram visíveis. o gtx não tinha opções de rodas. eram cromadas, com desenho e calotas específicas, tala 5,5. se eram fumagalli? não sei. as desta marca marcavam-se pelos furos ovalados, com acabamento virado para fora. foram fabricadas desde o início dos anos '60.

Re: Esplanada GTX

AGB - Postado em 06/08/2009 17:34:00 - ForumNow
Amigolhes,
Comprei um carro do jeito que a gente comprava antigamente ... Do segundo dono, meio desmontado, largado numa oficina há 30 anos, indicação de um amigo do amigo ... Internet ? O que é que é isso mesmo ...
Para ver que ainda tem coisa escondida por aí....
No caso trata-se de uma GTX vermelha, 30 anos do segundo dono, um senhor que estava restaurando o carro....
O carro, semi-desmontado, é muito sólido, poucos podres, com peças não muito surradas.... E o melhor,,,, veio um segundo motor Emi-Sul completo no pacote,,, Toneladas (literalmente mais de 1.000 kgs) de peças, parte do carro, o resto sobressalente...
O motor extra também é Chrysler vai para o meu Regente...

Fotos... de hoje....

Pretendo acelerar a restauração dele ...
Já vou abrir os dois motores para avaliação e, conforme for, já monto o adicional (que está na foto) no Regente ...
Abraços,
Badolato

Ammatias - Postado em 06/08/2009 18:12:00 - ForumNow
Parabéns pela aquisição. Ao que parece, teremos excelentes novidades na próxima edição do livro.

MARCELO - Postado em 06/08/2009 21:53:00 - ForumNow
Badá, parabéns com força. Sua felicidade, minha felicidade. O carro certo nas mãos da pessoa certa, na hora certa.
Bem vindo à restrita família dos GTX puro sangue, com "GT" na grade do radiador e "E" na plaqueta de identificação. Essa nem a Simca foi capaz de fazer.
Tem vermelho demais nesse motor. Quando chegar a hora de montar veja as fotos e acione a gente para que o carro possa ficar original padrão Museu do Badá.
Claro que vamos colocar no cadastro já.
Bem interessante a história dele, bom demais saber que ainda rola coisa boa sem internet.

AGB - Postado em 06/08/2009 22:03:00 - ForumNow
Belesma ....
O motor tá com vermelho até na hélice ....
Faltam as rodas do GTX... Eu tenho 3 calotinhas, uma boa, uma média e uma 0 km .... Em Lindóia tinha uma para vender mas eu fiquei com preguiça de perguntar o preço ....
Vamos achar... Deixar assim, ó !!

Guinle - Postado em 06/08/2009 23:38:00 - ForumNow
Badolato, que boa notícia!
Regente e GTX... mais uma Esplanada e você bate o jogo. Nada difícil pra quem tem todos os anos do Charger R/T e com algumas unidades sobressalentes. Tô certo?
Por favor, só não diga que pagou barato pra não aumentar a minha inveja (admiração, entenda bem).
A sua GTX é muito íntegra, na sua mão, volta a ser zero facinho, tenho certeza. Meus parabéns por mais um resgate, eu fico muito contente.
PS: depois da trinca de Chrysler com DNA simca, pode ter Dodge 69...
Abraço,

gtx - Postado em 06/08/2009 23:53:00 - ForumNow
agb, parabéns. mole para você.
haviam calotas novas de gtx anunciadas no mercado livre nestes dias.
sucesso nasser

AGB - Postado em 07/08/2009 00:22:00 - ForumNow
GT,
Peguei a calota 0km que o $alim anunciou no ML .... Com 2 que eu tinha, agora falta uma ...
Vou arrepiar para fazer este carro rápido ...
Guinle,
Não tenho todos os R/Ts ainda ... Falta um bem fácil, o 76 ...É que estou esperando aparecer um bom, com bom preço e - principalmente - numa configuração de cor diferente ... Sei de um preto de fábrica, ouvi relatos de um turquesa mônaco ... Queria fugir do branco / dourado / marrom ...
Me falta também um LS 72 .... Mesma situação do R/T 76 ... Esperando aparecer um bão ...
Barato ? Acho que pelas peças extras que vieram, foi relativamente barato .. Na verdade acho que foi honesto ... Neste caso, pela situação do ex-dono, tentei buscar mais um negócio honesto do que um excelente negócio ...
Abraços,
Badolato

AGB - Postado em 07/08/2009 00:23:00 - ForumNow
Ah, essa bilha de câmbio amarela com um siri dentro, que se vê na foto, será doada para o Museu do Automóvel de Brasília... ha ha ha
Abraços fraternos,
Badolato

AGB - Postado em 07/08/2009 00:25:00 - ForumNow
Ah... e a mulher que está no saguão do Santos Dumont ao lado do GTX já foi localizada para repetir a foto... A mocinha encontra-se no Centro Geriátrico de Belford Roxo...

8ba - Postado em 07/08/2009 04:36:00 - ForumNow
AGB,
dentre as peças da "tonelada" a que vc se referiu acima, acaso não haveriam duas tampas de válvulas e um coletor de admissão do Emi-Sul extras que vc talvez pudesse dispor?
As rodas que vieram são as tipo Rally ou triangular que aparecem junto ao carro na segunda foto?
As originais parecem ser as primeiras rodas de liga-leve feitas pela Scorro, verei se o Roosevelt tem alguma delas.

roger - Postado em 07/08/2009 07:59:00 - ForumNow
Badolato.
Fico feliz em saber de mais um carro salvo.
Tenho muitas fotos do GTX que fiz na época do livro do Simca, se quizer lhe envio, quem sabe possa ser útil na restauração.
Abraços
Rogerio

AGB - Postado em 07/08/2009 09:59:00 - ForumNow
8ba,
As peças vão ter que sair das catacumbas do velho ... Ontem comprei umas caixasd plásticas para ir organizando a suruba ... Se tiver alguma peça de motor além dos motores completos, eu te aviso ... E posto aqui para a turma tb ...
Roger,
Fotos são sempre bem vindas e úteis ... Como não entraram no livro, seria legal sim !
Abraços,
Badolato

AGB - Postado em 07/08/2009 10:00:00 - ForumNow
O carro está com 4 rodas rallye de Dodge ...

gtx - Postado em 07/08/2009 10:59:00 - ForumNow
8, ba ou rt, sossega. o gtx não vinha com rodas em liga leve, mas modelo especial em chapa cromada.
agb, o museu aceita, penhorado, a doação. irá para a estante das inutilidades criativas e futilidades inúteis, na classificação i.a. - inutilidades automobilísticas ...
mandei-lhe um e.mail à época do lançamento do livro. leu-o durante a lua de mel ?

AGB - Postado em 07/08/2009 11:05:00 - ForumNow
gtx,
Agora que vc disse que eu fui procurar e vi teus e-mails mandados à ocasião das minhas bodas ... :)
Estou usando um webmail morfético que vai colocando as msg novas dependuradas nas antigas de mesmo rementente ...
Estou respondendo ...
Aliás, por falar em Bodas, não postei a foto né ?
Abraços,
Badolato

norian - Postado em 07/08/2009 16:29:00 - ForumNow
Badolato, parabéns pela aquisição. Logo,logo a veremos rodando por aí.
É um carro que já pensei em ter, más primeiro vou cuidar das outras prioridades que quero.

AGB - Postado em 11/02/2010 01:43:00 - ForumNow
Caríssimos,
Arrumei 4 rodas zeradas para o GTX ... Agora a pergunta: que pneus eu ponho nele ??????
Abraços

8ba - Postado em 12/02/2010 09:26:00 - ForumNow
AGB,
depende da finalidade. Se for para exposição estática no museu coloque uns Cinturato Pirelli CN ?? 185/70-15, agora se for para rodar tranquilo para encontros de antigos em outras cidades, coloque 195/65-15 Michelin, Yokohama ou Bridgestone atuais.
Dos Michelin os das séries Pilot são muito bons e dos Yokohama minha escolha cairia nos A-539 que tem um desenho agressivo e tb é muito bom de chão.

gtx - Postado em 14/02/2010 19:45:00 - ForumNow
a dificuldade está em compatibilizar largura e altura. o original era 185x80x15. ou seja, um pneu com aro de 15"; 148 mm de altura e 185 mm de área de contato com o solo.
pneus 195 x 70 resultam mais baixos. e não há muitas medidas nacionais. sugiro que você faça um périplo nestas bocas que vendem pneus remanescentes de importações ecologicamente ilegais e tente alguma assemelhada, levando em consideração que não devem ser muito largas, eis que superando a calha onde o pneu se encaixa, haverá muita flexibilidade lateral, comportamento perigoso.
colecionar originalidades é, acima de tudo, emocionante. divirta-se.

8ba - Postado em 15/02/2010 09:17:00 - ForumNow
AGB e GTX,
então tenho à disposição um Dunlop D4 185R15 (sendo o R igual a 80 %) que é a rodagem original dos GTX.
Para compor, enquanto não forem encontrados mais 3 Dunlop D4 185R15, tenho dois D4 205/50-15 que podem ser cedidos por empréstimo pois não tenho aplicação imediata para os mesmos (fotos às 11:00)

MARCELO - Postado em 17/02/2010 09:08:00 - ForumNow
Salvo engano, o Loty colocou pneu de kombi na Simca dele, e ficou bem razoável.

8ba - Postado em 27/02/2010 01:00:00 - ForumNow
AGB,
http://www.towelcityracingtires.com/

Re: Esplanada GTX

Esta mensagem foi atualizada em .
MARCELO - Postado em 21/04/2010 19:26:00 - ForumNow
Leon, quanto ao meu GTX a situação não mudou muito.
Quando o trouxe de Curitiba, ele foi direto para o oficina do Loty. Ele arrumou algumas coisas e viemos rodando até a minha casa, 40 km de estrada. Hoje eu não arriscaria novamente.
Nesses anos todos - como o tempo passa rápido - não coloquei a mão nele. Enquanto me dedico aos outros, trouxe um mecânico que trocou a bomba de gasolina, deu uma mexida no carburador, no distribuidor, trocou o reparo do cilindro de embreagem. Rodo com ele aqui perto de casa, só para não ficar parado.
É o último da fila para ser restaurado. Talvez até o final do ano eu tire o motor porque o Tião da Retífica pode se aposentar a qualquer momento, e quando isso acontecer eu ficarei à pé. A idéia é retificar e montar, aproveitando a oportunidade para fazer o cofre do motor, cuja pintura ainda é de fábrica. Coloco o motor de volta, faço a suspensão e a direção, que estão terríveis, e daí pra frente é ficar mais um bom tempo sem mexer nele.

Leon - Postado em 23/04/2010 08:45:00 - ForumNow
Pois é, Marcelo. Às vezes, quando pesquiso por algo (procurava por fotos do acervo do Hay), acabo topando com postagens mais antigas. E, na linha da "filosofia de botequim", fico matutando sobre a vida.
Cinco anos atrás, você tinha uma situação bem diferente da atual. Aqueles planos, desejos, no transcorrer dos anos foram se modificando, priorizados ou "despriorizados"... a vida acaba nos reservando surpresas a cada momento e fico pensando se vale a pena projetar um futuro de longo prazo ou se é melhor viver (e procurar aproveitar da melhor forma) o dia-a-dia.
Ah, mas o Tião é insubstituível!  Aí sim, melhor fazer "correndinho" o motor...
Grande abraço!

8ba - Postado em 23/04/2010 08:58:00 - ForumNow
Marcelo,
caso o Tião não esteja disponível, a Retifica Mineira, em Brasília, faz motores de Simca com muita perfeição (é difícil encontrar quem tenha um mandril que pegue o bloco do Simca) e com um preço convidativo.
Mandei meu bloco daqui para lá de táxi/lotação (pagando o preço de uma viagem normal) e qdo ficou pronto veio no mesmo táxi e ainda ficou mais barato que nas retíficas daqui de Goiânia.
E ainda fizeram o GTX do GTX, que tb ficou muito bom (segundo relatos do próprio).

Betão - Postado em 23/04/2010 17:51:00 - ForumNow
Marcelo, concordo com você... Não sei o "Tião alegria" é insubstituível, mas que é uma peça muito fina, isto é... e um grande profissional e, que conhece do riscado! Já fiz muito motor bravo com ele!
De qualquer forma, concordo com o LEON. Acho que a grande maioria dos frequentadores deste grande "consultório terapêutico" já passaram dos 4.0 (eu tô com 5.4). É importante planejar, mas não se pode perder o "tempo da carruagem"... Senão o "Zezinho" vem e nos abraça antes de "satisfazermos" as nossas "aspirações terrenas". E SIMCA (pra quem conseguiu ter uns dos mais belos exemplares de um automóvel), tem de ser uma prioridade amigão... (as "donas Marias que não nos escutem!!!...). Não pode ficar pra depois...
Põe a GTX pra andar amigão privilegiado!!!

MARCELO - Postado em 09/05/2010 09:53:00 - ForumNow
Leon, Eight e Betão, concordo com todos.
A gente às vezes fica por aqui matutando, coisa que os mineiros fazem enquanto os outros pensam !!!
Temos certa liberdade de escolher os nossos caminhos, pelos quais muitos sonhos vão ficando enquanto os anos passam. O meu grande problema com os carros é o tempo que levo nas restaurações, o que ocorre por vários motivo$. Daí eu olho no espelho e presto atenção no aviso que se renova a cada dia: não demore tanto assim em uma só atividade, esse mundo tem muitos outros mundos para você conhecer, não se prenda a um só. E o tempo continua passando.
Ontem mesmo passamos a tarde em uma fazenda que fica a uns 100 km aqui de casa. A minha esposa está fazendo um trabalho para a Faculdade dela em um Haras mais do que especial, pois lá a proprietária, pessoa fantástica, faz um trabalho de equinoterapia filantrópica com crianças com problemas mentais. É uma atividade fascinante desenvolvida em um lugar mágico, que dá um retorno espetacular em termos de crescimento espiritual porque ela dedica a vida para ajudar os outros. E daí eu fico constatando mais uma vez que estou demorando muito para terminar os meus carros, para que eu tenha mais disponibilidade para viver mais esses outros mundos que me atraem tanto - claro, isso inclui voltar a passear e viajar muito de Simca, sinto uma falta danada disso. Peguei o motor da Rallye na Retífica já tem umas 3 semanas (bom falar nisso pois me fez lembrar que não voltei lá para pagar). E ainda não tive tempo de começar a montar.
O GTX coloquei para andar mais ou menos, o motor está ruim, tem que fazer tudo.
A Jangada e a Présidence estão rodando normalmente pelas imediações. Estou fazendo um friso e duas molduras que faltam, com esse friso posso fazer o forro do teto e finalmente colocar os vidros.
Vou ter que interromper por um período a restauração dos meus carros. Uma amiga advogada tem uma Simca com motor de Opala, eu vou entregar um motor original pronto para ela, como forma de pagamento de honorários advocatícios.

gtx - Postado em 09/05/2010 18:53:00 - ForumNow
marcelo,
conviver com você é um aprendizado. co-opta as pessoas em torno de coisas que não mais existem e chega ao ponto de pagar a uma advogada com um motor simca. quer dizer, co-optou a profissional do direito para adensar as fileiras dos preservadores da marca e do sítio; vendeu o conceito da originalidade; forneceu o motor para tomar a trilha da originalidade.
tenho apreço e admiração para lembrar ter mais experiência temporal e material no assunto, sugiro sopesar o quantum de importancia em sua rotina de vida tem o refrescante hábito de usar carros antigos no final de semana e nos pequenos trechos. a vida é uma só - e não tem recurso ou segundo tempo. dê-se o direito de ser feliz 'a sua maneira - com a dona do apilarmil e usando seus simca.

Chambord 60 - Postado em 09/05/2010 22:16:00 - ForumNow
Marcelo, a vida passa em tempo celere para todos nós. Viver os nossos sonhos é obrigação que temos para conosco. Como as coisas são deveras apertadas para mim vou deliciando as oportunidades de sair por dois kms pelo menos com meu simca todo escangalhado com a esperança de logo ve-lo plo menos um décimo da beleza originalidade dos seus visto que prezo a originalidade. E no mais é "viver e não ter a vergonha de ser feliz.." abçs, em tempo não postei nada por que tenho us miolo moli i num sei mexê nesse tar de cumputador direitu não. rsrsrsrsrsr

Leon - Postado em 10/05/2010 09:44:00 - ForumNow
Tem aquela velha história de que "antigamente, se eu soubesse o que sei hoje, minha vida teria sido diferente...".
Mas isso não é caso para "neuras": nós passamos o que temos de passar, ajustando nossos caminhos conforme as circunstâncias de momento e o que projetamos para o futuro. Ser comentarista de jogo depois que ele acaba é tão fácil...
Bem disseram o GTX e o JP, o negócio é - se possível - curtir a vida, sem abusos, é claro!!!

MARCELO - Postado em 11/05/2010 08:07:00 - ForumNow
É isso mesmo, moçada. Vamos planejando, voltando atras, andando para frente, readaptando e, principalmente, passeando de Simca. Agora, quando a Rallye estiver novamente andando não vou me satisfazer com pequenos trechos, vou preparar o talão de cheques, ou cartão de crédito, e rodar, rodar, rodar, então fica tudo 100%.
Chambinho 60, esse negócio de escangalhado é relativo. Se a gente estaciona um Simca ao lado de um Rolls a gente tem a impressão que o nosso carro é uma furreca. Então, o que manda é o estado de espírito. Pense sempre que o seu carro é o melhor do mundo, já que é seu!

spcg - Postado em 11/05/2010 09:12:00 - ForumNow
Amigo Marcelo....Permita-me reforçar o seu dito "Pense sempre que o seu carro é o melhor do mundo, já que é seu.....PENSO QUE O MEU É O MELHOR SIMCA DO MUNDO, POIS ALÉM DE SER MEU, É O SIMCA QUE ME CARREGA PRA BAIXO E PRA CIMA.

MARCELO - Postado em 21/06/2010 08:22:00 - ForumNow
Sérgio, esse é mesmo um dos pensamentos que a gente deve ter na nossa cabeça habitualmente.
Quando criei esse tópico estava muito feliz. Agora volto aqui não tão feliz para dizer a todos que a minha família diminuiu, pois o GTX está mudando de dono. Vendi a Chambord para estabilizar a situação financeira deteriorada por conta de Simcas, mas o GTX está indo embora para possibilitar o investimento na empresa e a realização de outro sonho. Então, é trocar um sonho por outro, o que não é fácil pois realmente sou muito apegado aos meus carros, quando os comprei pensava que era para sempre.
O que ajuda a me consolar é saber que o carro vai para as mãos de uma pessoa do nível do Badolato. Isso significa, no mínimo, que vai ficar pronto logo, belo e reluzente ao lado de outros dois irmãos, um azul e outro vermelho.

Leon - Postado em 21/06/2010 09:00:00 - ForumNow
Marcelo, embora nestes momentos algum sentimento de perda fique agulhando o coração, tente ver pelo lado positivo:
- agora, você está trocando sonho por sonho. E, provavelmente, este novo sonho poderá proporcionar-lhe novos velhos sonhos;
- você tem a certeza de que o GTX ficará bem cuidado.
E pense naquele velho ditado de que "os filhos são criados para o mundo": imagine o GTX como uma filha sua e, por conseguinte, o Badolato se tornando seu genro... sei lá, talvez seja melhor não imaginar isso...
De todo modo, desejo que ambos fiquem felizes com o acontecido.
Grande abraço!

gtx - Postado em 21/06/2010 15:43:00 - ForumNow
vivendo e aprendendo com estes mineirins.
sujeito compra uns carrinhos, vende-os a preços de carrões, e ainda lastima a sorte:
- ah, meu são estáquio, vendi gtx adquirido em troca de uma geladeira meia-boca, e agora investirei o valor numa câmara hiperbárica e num caminhãozinho. mas e o que fazer com o resto ? uma jacuzzi familiar para colocar no deck da casa nova ? comprar o bmw m6 que o nelson piquet está vendendo ?
ó dúvida, ó santo padroeiro dos mineiros ...

MARCELO - Postado em 22/06/2010 22:35:00 - ForumNow
Eight, seria uma ótima, mas o que falta ainda é muito. Estou na dependência de uma moldura da coluna “C” que mandei fazer em São Paulo. Com ela posso colocar os vidros e a forração do teto e da coluna. Nesse pé, a Présidence ainda não pode rodar longe aqui de casa. Dou umas voltinhas por perto e volto para a garagem.
Leon, até agora eu te estimava muito e pensava que esse sentimento era recíproco. Mas estou vendo que me enganei redondamente, pois não é um sentimento de amigo me desejar o Badolato como genro e traçando a milha filha querida todas as noites, uma noite no banco dianteiro reclinável do Charger 77, outra noite no banco traseiro poltrona do Le Baron, no outro dia à tarde dentro do porta-malas de um GTX. Pô, isso a gente não deseja nem para o pior inimigo!
MCS, as tratativas foram bem rápidas. Limitaram-se a uns dois ou três e-mails trocados em pouco espaço de tempo. O parto para decidir a venda é que foi bem difícil e longo, praticamente solitário porque substituir o sonho da goiabada foi um processo interno mesmo.
GTX, foi apenas desabafo com amigos, não tem choro, mesmo porque ele não teria espaço diante da contagiante alegria do Badolato com a aquisição do carro.

Betão - Postado em 12/08/2010 07:43:00 - ForumNow
GTX à venda no ML:

VIRGILEXNER - Postado em 13/08/2010 20:56:00 - ForumNow
Olá pessoal , uma boa noite .
Betão , ótima dica !
Vai que ontem fiz uma pesquisa de peças e ainda não constava o GTX .
Parece ser legítimo e o preço é para "refabricação" !
Também parece que o essencial está aí !Agora é , para quem se interessa , paciência de anjo, equipe de milagreiros e muita chapa e solda .
E um bom rancho no ML, que tem paralamas ditos novos , entre diversos outros itens de interesse do carro .
Taí uma das últimas chances da raspa do tacho !
É factível , se não esmorecer o sonho .
Belo carro , pela numeração , lá pelo finzinho da produção .
Sucesso ao pretendente que chegar primeiro !
Abraços a todos vocês , já andava com saudades de todos ...........TATO

MARCELO - Postado em 15/08/2010 13:42:00 - ForumNow
Tato, saudosos e felizes estamos nós. Sua contribuição é sempre bem vinda, você faz falta por aqui.
O carro parece mesmo bom para ser restaurado. O Badolato já estava de olho para adquirir o seu quarto exemplar …

AGB - Postado em 15/12/2010 01:05:00 - ForumNow
Caros,
Ando meio sumido deste fórum ... Trabalhando que nem um camelo velho ...
Mas as coisas estão caminhando:

1) Regente 69 já está com o Emi Sul de volta

A parte elétrica está sendo feita no momento ... Mas já dei uma volta com ele semanas atrás ...
2) GTX 69 vermelho indianápolis
A funilaria toda pronta, deve pintar no começo de Janeiro ...

O mais legal foi ter o volante dela restaurado por quem o fabricou há mais de 40 anos atrás... WalRod...

3) GTX Azul Le Mans
A funilaria grossa pronta, ainda vai ser estanhada ... Viva o Sr. Zé !!!

4) GTX Verde Interlagos
O GTX do Marcelo tá guardadinho em seu novo lar... Não vou mexer tão cedo pois vai servir de referência para a montagem dos outros 2... Afinal eu entendo é de Dodge ..

5) Outros
Tenho andado bastante de carro antigo no dia a dia ... Até algumas semanas atrás eu estava circulando com um Dart 67 Sedan de 2 portas que trouxe dos EUA:

Recentemente levei o Dart 67 para o Museu e estou rodando esporadicamente (quando não chove) com o Plymouth Duster 79 ...

Neste ano de 2010, como o Marcelo, vendi alguns carros repetidos da coleção ... é bom dar uma oxigenada de vez em quando ...
Acompanhem o Blog do Museu do Dodge:  http://www.museudodge.blogspot.com
Abraços,
Badolato

Peter - Postado em 15/12/2010 14:02:00 - ForumNow
Legal Badolato,
Pelo visto a GTX está dando bastante serviço!! Mas com certeza depois do trabalho           concluído, a satisfação é garantida.....

Irapuã - Postado em 15/12/2010 16:17:00 - ForumNow
Parabéns!
Está amealhando um acervo de respeito!
Acompanhar seu blog tem sido de "encher os olhos".
O Museu do Dodge é sem dúvida um lugar a ser visitado. Aguardamos a abertura para agendar, conciliando com as possibilidades e disponibilidades.
Abraços
Irapuã

rusiq - Postado em 15/12/2010 16:52:00 - ForumNow
Badolato, gostei do que vi, os primeiros Chrysler brasileiros ostentando, como nos outros carros de sua coleção, os motores originais.
Agora, como eu vi "mais" do que os outros vou postar as fotos que faltam na tua mensagem:

Volante restaurado pela WalRod

Plymouth Duster 79, também mostrado na sua ultima mensagem.
Só não consegui abrir uma das fotos (a 1ª das que faltavam), pois até a imageshack desconhece...
http://img810.imageshack.us/img810/628... (??)
Abs.
Rui

alemao - Postado em 15/12/2010 23:39:00 - ForumNow
Bado, a GTX azul ,que sou padrinho, "quem te viu .quem te ve" como diz a musica do chico. Depois de pronta vou mostrar as fotos aos incrédulos que descarregaram ela em Poa ......
Boa sorte .

AGB - Postado em 18/12/2010 13:56:00 - ForumNow
Caros,
Estou juntando as peças para a montagem dos GTX vermelho e azul ...
Uma dúvida ...
As ponteiras dos parachoques do Esplanada 69, são 4 peças diferentes (como do 68: dianteira esquerda, dianteira direita, traseira esquerda e traseira direita) ou as da frente são iguais às de trás (dianteira esquerda = traseira direita e dianteira direita = traseira esquerda) ???
Abraços,
Badolato

VIRGILEXNER - Postado em 24/12/2010 21:07:00 - ForumNow
Olá AGB
Minhas desculpas pela demora .
AGB , as ponteiras dos Esplanadas/ GTX são simétricas , duas a duas , as dianteiras mais curtas , as traseiras mais longas : nestas últimas , as dos modelos específicos Simca Esplanada (1967) e Chrysler Esplanada (1967 - já consideradas 1968 1a serie ) são mais compridas , nisso é preciso ter cuidado.
Coloquei aqui diferente de sua pergunta , mas espero que essa seja sua dúvida .
Qualquer outra dúvida e me contacte no e-mail, que lhe envio fotos . Será um prazer .
Buenas para todos........do TATO

MARCELO - Postado em 02/01/2011 09:57:00 - ForumNow
Caro Badola, mesmo dizendo que não entende de GTX, você está fazendo um trabalho nota 10, como nos seus Dodge.
O mundo dá mesmo voltas. Antes de comprar o carro e enquanto o mantive recebi algumas opiniões de que o "nosso" GTX verde não valia nada, era um caco e outras opiniões bem desmerecedoras. Obviamente sempre discordei. E agora olha ele aí servindo de modelo para restauração de outros dois, servindo de amparo para o que será a maior coleção de GTX do mundo! Você nem imagina a minha felicidade com isso. Bom, acho que imagina porque a sua é igual. Parabéns e continue o seu belíssimo trabalho.

AGB - Postado em 17/05/2011 22:40:00
Caros,
21 meses após abrir este post  com a compra do GTX vermelho indianápolis, seguem fotos dele já devidamente pintado. Agora começa um processo lento de montagem, mas o pior já passou !!!

Abraços,
Badolato

Leon -  Postado em 18/05/2011 09:10:00 - ForumNow
Que legal, AGB! O sonho vai tomando forma!
E parabéns pela "caça à cor original". Aliás, como vai o seu azul-verde-turquesa???
Abração!

alemao - Postado em 18/05/2011 15:20:00 - ForumNow
Ale ,e o meu " afilhado " o Azul como vai, ta na chapa ainda ?
Abs

AGB - Postado em 19/05/2011 19:44:00 - ForumNow
Ainda está ....
Está esperando a vez de começar a ser preparada para pintura !
Nos próximos dias estamos pintando um Dodge, aí o próximo deve ser a azul !
Abração
Badolato

MARCELO - Postado em 22/05/2011 09:42:00 - ForumNow
  Parabéns, Badola! Muito bom ver você seguindo em frente e fazendo um senhor trabalho de restauração. A comparação com a tampa do porta-luvas demonstra o seu cuidado. E as fotos denunciam o quanto são bons os profissionais a seu serviço. Esse carro vai ficar maravilhoso. Parabéns de verdade.

AGB - Postado em 23/05/2011 23:12:00 - ForumNow
Estamos trabalhando embaixo do bicho agora !!!

Re: Esplanada GTX

AGB - Postado em 13/10/2011 21:50:00 - ForumNow
Caros,
A família GTX se completa...

A história completa está em :
http://museudodge.blogspot.com/2011/10/gtx-bronze-turbina.html
http://showroomimagensdopassado.blogspot.com.br/2011/10/na-garagem-da-redacao-simca-esplanada.html
Abraços,
Badolato

alemao - Postado em 13/10/2011 22:37:00 - ForumNow
Xara, voce ja checou no Detran, se o carro esteve mesmo no nome do motorista do Brizola? a historia parece bem coerente… posso te ajudar a pesquisar...
Abs

AGB - Postado em 13/10/2011 22:49:00 - ForumNow
Xará,
Os registros deste carro no Detran existem a partir de Setembro/70... O que aconteceu de 69 até esta data é incerto...
Acho bastante improvável que este carro tenha sido do Brizola... Exilado no Uruguai não me parece astuto ficar entrando no Brasil depois de ter tido tanto trabalho para escapar ...
O ex-dono disse que existem fotos, mas que não sabe onde estão...
Não duvido, mas nessas horas sou bem discípulo de São Tomé (São Tomé que por coincidência faz fronteira com São Borja, terra natal do mesmo... kkkk)
Abraços,
Badolato

Peter - Postado em 13/10/2011 22:55:00 - ForumNow
Parabéns pela aquisição Badolato !
Muito legal a história do carro. Eu confesso que nunca vi, ao vivo e a cores, um GTX nesta cor "Bronze Turbina". Só havia visto em vermelho e azul. Eu tive um verde, mas não era GTX, mas um esplanada.

Betão - Postado em 14/10/2011 09:51:00 - ForumNow
Espetacular exemplar! Parabens!

Leon - Postado em 14/10/2011 14:15:00 - ForumNow
Badolato, muito bom o que você tem feito, em especial com a coleção de GTXs, e parabéns também àqueles que contribuíram para a concretização desse sonho.
Aproveito para perguntar: só havia um "vermelho" para o GTX?
Pergunto pois já vi desde um vermelho escuro até um "alaranjado", lembrando o vermelho do Escort XR3 '85...

alemao - Postado em 14/10/2011 20:48:00 - ForumNow
Xara ,as " historias " do Brizola ,entrando e saindo do RS no periodo do exilio são famosas aqui.A fronteira para nós as vezes é so um limite imaginario....
Manda por favor o numero do chassis e a placa amarela para o meu mail alegoerl@uol.com.br
vou procurar ajuda junto aos amigos " universitarios " .....se a lenda for verdade ,é mais uma estoria para contar aos netos .....rsrrs

AGB - Postado em 15/10/2011 13:53:00 - ForumNow
Alemao,
Chassi: GT64650
placa amarela: 306567 e depois HA-1524
Abração,
Badolato

gtx - Postado em 16/10/2011 23:35:00 - ForumNow
agb,
parabéns, bela aquisição.
rastreie a lenda. mulher e filho do brizolla sobrevivem no rio de janeiro. ele deve ter um sitio eletronico porque foi deputado estadual e, se não me engano, federal.
devem ter lembrança.
peter,
o museu do automóvel abriga um gtx bronze turbina.

ammatias - Postado em 17/10/2011 06:47:00 - ForumNow
Linda GTX. Linda cor. Parabéns pela aquisição. O Brizola Neto tem um blog (www.tijolaco.com). Por sinal, muito interessante.

AGB - Postado em 17/10/2011 23:25:00 - ForumNow
Caros,
Acabei de mandar a mensagem abaixo para o Brizola Neto:

Olá.
Brizola Neto, sou colecionador de carros antigos e recentemente adquiri na cidade de Rio Grande-RS, um carro que me disseram ter sido do teu avô Leonel Brizola.
Achei a história um tanto improvável, haja visto que o Brizola estava no exílio nesta época (o carro é de 1969). Porém o que o ex-dono do carro me disse é que teu avô teria usado este carro para circular na região de fronteira Brasil-Uruguai.
Vc teria como confirmar (ou desmistificar de vez) a história ? Trata-se de um Esplanada GTX 1969 de cor bronze.
Abraço,
Alexandre Badolato – SP

Vamos ver se vem alguma resposta interessante ...
Leon,
Só havia o Vermelho Indianápolis, alaranjado na luz, mais escuro na sombra.
Abraços,
Badolato

alemao - Postado em 17/10/2011 23:37:00 - ForumNow
Xara,  muito bom, isso é antigomobilismo também, imagina esse teu GTX inserido na historia do Brasil. Hoje minha pesquisa não avançou pelas vias normais, e a noite tive que vir para tua terra a negócios.
Quinta vou retomar um contato com um centro de documentação ,aonde estão guardados todos os documentos de carros do RS ,desde a NF de zero ..se ainda não tiveres resposta ali deve ter a chave .
Abraços

AGB - Postado em 20/10/2011 21:35:00 - ForumNow
Nem respondeu...

alemao - Postado em 20/10/2011 22:18:00 - ForumNow
Xara, esse pessoal é assim, ele nem lembra de algo do avô… a não ser usar o nome. tenho um contato bom aqui no Detran, me da alguns dias e eu te consigo a NF original do GTX.
Mais difícil ,vai ser ter o nome do motorista, mas ja fiz coisa mais dificil... rsrs

Re: ESPLANADA, REGENTE & GTX

4 Rodas - Clássicos | Grandes brasileiros
Chrysler Esplanada GTX
http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/chrysler-esplanada-gtx-617768.shtml#galeria

Esplanada & Regente

"RODAS CROMADAS"

Mensagem original postada em 20/07/2009 por ALEMÃO:
Pessoal ,as rodas Fumagali (cromadas) eram usadas também nos Esplanadas?

Mensagem original postada em 21/07/2009 por 8ba:
Alemao,
ao menos no GTX rubro-negro em que viajei para Anápolis, para assistir uma corrida no Jundiaí elas eram Fumagalli cromadas.

Mensagem original postada em 21/07/2009 por GTX:
até podiam, mas como oem, pretas.

Mensagem original postada em 21/07/2009 por ALEMÃO:
Ou seja, o original, eram rodas pretas (de Esplanada, com desenho diferente da Simca ) e calotas (com detalhes pretos, no 69) em cima.
Pelo menos é o que temos em fotografias de época .

Mensagem original postada em 23/07/2009 por MARCELO:
[...]

Mensagem original postada em 23/07/2009 por 8ba:
Marcelo,
Já as rodas do Esplanada GTX do Vasco eram mesmo cromadas.
Que ironia hein? Um cara chamado Vasco com um GTX rubro-negro.

Mensagem original postada em 23/07/2009 por ALEMÃO:
Pessoal, as rodas do GTX são cromadas e tem um desenho bem diferente das do Esplanada. As Fumagalli são cromadas e eram usadas nos ultimos modelos da Simca.
Minha duvida é se os Esplanada também usavam Fumagalli ou so as pretinhas básicas, com as calotas .
Abraços

Mensagem original postada em 23/07/2009 por MARCELO:
Alemão, no que depender de mim você vai continuar com a sua dúvida, porque essa eu não sei te responder. Acho até meio estranho todas as últimas Simcas terem vindo com rodas fumagalli.

Mensagem original postada em 23/07/2009 por ALEMÃO:
Marcelo, desculpa. Eu quis dizer que nas ultimas Simca era uma "bossa" conforme relatado pelo Tato .Eu imagino que nos modelos 66 e 67 o pessoal botava as Fumagalli (ate aonde eu sei, uma versão cromada das originais).
como bossa e não de fabrica.
Abraços

Mensagem original postada em 25/07/2009 por GTX:
Gtx - Postado em 25/07/2009 10:14:00
alemão, para organizar:
[...]

Mensagem original postada em 26/07/2009 por ALEMÃO:
Perfeito GTX .Descobri que as rodas do GTX eram exclusivas (e bem raras hoje ) recentemente .
Obrigado

Mensagem original postada em 27/07/2009 por MARCELO:
Agora sim, acho que todos chegamos a um acordo.
Seriam essas Fumagalli aquelas conhecidas como "rodas de competição"?

Mensagem original postada em 29/07/2009 por ALEMÃO:
Pessoal ,para os que nunca viram ,olha elas ai .....

Mensagem original postada em 30/07/2009 por GTX:
não sei o que denominam rodas de competição. do que sei, para competir, usava-se processo comum: colocava-se tala mais larga. a simca pedia ao fornecedor. os particulares enxertavam uma fatia por um torneiro.
as rodas fumagalli que eram moda à época tinham os furos ovais e com as beiradas expostas, como as do willys 1093. eram acessórios revendidos em lojas de pneus.
estas das fotos são originais - não consigo, por elas, identificar o ano com precisão.

Mensagem original postada em 02/08/2009 por ALEMÃO:
Pessoal ,aqui vai uma mais complicada: A Classic Show num 35 de 2007, afirma que a Linha 69 do Esplanada ganhou uma faixa cinza alumínio nas laterais, delimitada do resto do carro por um friso, como esta representado na foto de um Esplanada branco .
Duvida: nos vermelhos com teto de vinil a faixa continuava cinza ou era preta para, digamos assim "acompanhar " ?
Ou isso aqui esta virando um forum da Chrysler?  rsrsr

Mensagem original postada em 03/08/2009 por MARCELO:
Alemão, as rodas estão "tinindo".
Quando você fala em Esplanadas vermelhos com teto de vinil, está se referindo ao GTX? Se for, só conheço com faixa preta. Pelo que sei essa tal faixa dourada só vinha nos Esplanadas, e acho que deram um charme diferente ao carro.

Mensagem original postada em 03/08/2009 por ALEMÃO:
Alemao - Postado em 03/08/2009 10:48:00
Marcelo ,na verdade o teto de vinil era um opcional, mesmo no Esplanada.
A faixa cinza, parece que vinha em todos os Esplanada 69. Na lateral e na tampa do porta-malas.
Acho que teto de vinil e faixa, não tinha nada a ver.

Mensagem original postada em 04/08/2009 por MARCELO:
Com certeza o teto de vinil era opcional desde que o Esplanada foi lançado pela Simca, inclusive há uma foto clássica de um Esplanada com meio teto de vinil de gosto duvidoso.
O que eu quis dizer é que acho (e não afirmo) que não teve Esplanada vermelho com teto de vinil preto, justamente para não competir com o visual do GTX. Acredito até que não teve Esplanada vermelho (também não afirmo) mesmo sem teto de vinil, seria o caso de perguntarmos ao Tato.

Esplanada & Regente

Esta mensagem foi atualizada em .
”PARABÉNS, CHRYSLER DO BRASIL & REGENTE 69”

Mensagem original postada em 03/11/2004 por AGB:
Perdi, ou melhor, investi preciosas horas de sono por ter descoberto este site ! Absolutamente encantador ! Valoriza exatamente os pontos que eu adoro: originalidade, datas, modelos, detalhes, fábricas, estatísticas, pessoas envolvidas ...
Sou um fã ardoroso da Chrysler do Brasil e tenho uma pequena coleção de Dodges nacionais. Apesar de gostar de todos os modelos, tenho forte preferência pelas últimas unidades.
Meus xodós são um R/T 79, um R/T 80 e um Le Baron 81 ...
Gostaria muito que houvesse um espaço e pessoas que se interessassem em trocar informações (ou trocar dúvidas) sobre números de chassi, padronagem de tecidos, cores, detalhes pitorescos e polêmicos ... como vocês tem aqui. Mas na grande maioria dos espaços frequentados por donos de Dodge, o assunto não sai de quadrijets Holley (arghhhh...), coletores Edelbrok(eca !), comandos Iskanderian(iiccc!), rodas 17" (blearghhh ) e faixas copiadas de distantes modelos americanos ...
Um dia isso muda e os poucos remanescentes serão valorizados ... Vou juntando os meus, enquanto isso ...
O motivo que me traz aqui é que, para deixar a minha coleção Chrysler do Brasil um pouquinho mais competa, adquiri recentemente um Chrysler Regente `69 ...
Tenho grande atração pela linha Esplanada, talvez por ter sido trazido da maternidade para casa em um reluzente GTX azul Le Mans, com poucos meses de uso, e que ficou na família de 0 km até 1982 ...
O meu Regente é bastante bom, branco, completíssimo de frisos e detalhes, mas com uma nefasta mecânica de Opala 151. Já comprei um Emi-Sul e o câmbio original, que deverá ir para o carro nas próximas semanas.
Ao contrário dos Dodges, não conheço a fundo detalhes do carro (como, por exemplo, a padronagem dos bancos, carpetes, as laterais de porta, etc...). Conto com a ajuda de vocês...
Abraços e parabéns novamente pelo site!
Alexandre Badolato

Mensagem original postada em 06/11/2004 por GTX:
Alexandre,
não havia mistério para as combinações interna / externa dos Regente ´69. Verifique se realmente seu carro foi branco quando produzido. Tendo sido, poderia ter tudo estofamento bege, azul claro ou preto. Sempre em plástico liso embora com alguns relevos.
Modelo simples, visualizável nos anúncios impressos 'a época. Caso contrário, posso fazer um desenho dos gomos, disposição, estas coisas.
Das questões. Não se sabe que versão foi a derradeira unidade. Nunca encontrei quem testemunhou o fim do fim. Como a numeração era seqüencial, fica difícil raciocinar documentalmente.
O chassi 63.051 foi produzido no sétimo ou oitavo dia útil de março de 1 969. Não tive tempo de saber exatamente o que isto significa aplicado sobre o calendário gregoriano, mas já dá uma noção.
Outra coisa. Verifique este negócio de motor de EmiSul. Entre estes e os motores aplicados aos carros 86/69, há larga distância: balanceamento, acertos, comando de válvulas. E alguns casos, até cilindrada.
Melhor negócio é procurar um motor do ano do carro, muito mais suave, dócil e durável. Motor 151 ? brincadeira de dono incauto e mecânico porco, em serviços que a única compatibilidade é entre porcas e parafusos. Esta droga mecânica, 2/3 do motor de 6 ciilindros projetado em 1 928 - e consegue ser anterior ao V8 60 do Simca - é ótimo ... para ser gerador de luz em fazenda, alimentado por gás de esterco.
Neste negócio de antigomobilismo, permita-me a atrevimento propelido pela responsabilidade de quem tem quilometragem no assunto, não há meio termo. Ou você se aplica a um original, fazendo amizades, assumindo a aura de mecenas salvador de um pedaço da história, ou terá um carro arrumadinho, meio-hot, meio-street, meio-nada. Sem valor e sem liquidez.
Divirta-se  R Nasser

Mensagem original postada em 07/11/2004 por MARCELO:

O FIM DO FIM: eu já informei nesse espaço antes, o último veículo produzido, originário da linha Simca, foi um Esplanada azul, que não tinha 6M. Foi comprado pelo dono de uma revenda Simca, que ficou com ele alguns anos. Um dia bateu à porta da casa dele um colecionador de São Paulo, ele não se lembra o nome. Perguntou se o carro era pra venda, a resposta foi não (através do caseiro, o proprietário não estava). Sem avisar, o mesmo colecionador voltou algum tempo depois, com um motorista em um carrão importado (ele não se lembra qual). Estava com uma montanha de dinheiro, nota sobre nota. Proposta irrecusável, levou o carro, todos o viram ir embora, às lágrimas.
ORIGINALIDADE: penso que vale a pena fazer o carro original, meia-boca é fria. Acho melhor hot 100% assumido do que carro apenas com pinta de original.
SITE E DODGE: Alexandre, bem vindo. Traga todos que pensam como você, acho que somos cada vez menos. Dodge era a minha paixão anterior, cheguei a ter um Charger 73. Nem gosto muito de ver Dodge bom, dá uma certa saudade, uma sensação de algo mal resolvido. Igual mulher, a gente escolhe uma pra casar, não dá certo ficar pensando nas outras que passaram. Bem que o meu casamento é muito feliz - com a Simca, quero dizer. Você tem carros que também aprecio muito. Traga os seus amigos que têm os mesmos valores que a gente. O site vai apresentar novidades mensalmente, até que eu coloque nele tudo o que possuo ou tenho conhecimento. Também não me atraem essas mexidas que o pessoal faz em V-8. Pelo que percebo, os Dodge originais têm sido valorizados, fique mesmo com os seus. Olhe o GTX branco de Curitiba do qual foi dada notícia em outra parte deste fórum, o carro parece muito bom.Pena que o GTX não ficou na sua família.
Aqui em Bh tinha um Regente verde muito, mas muito bom mesmo. Foi do mesmo dono da minha Chambord 63. O cara ficou vendendo, no mínimo, por uns seis anos. O preço era R$ 18.000,00 e ele não aceitava troca nem tirava um centavo, não sei que fim levou. Cheguei a tirar fotos do interior dele, caso você precise me avise. Era bege. Conheço um azul cuja forração interior do teto também é azul, e original. Tenho peças 0 km para o Regente, como as garras do pára-choque e outras coisas mais.
Abraços.

Mensagem original postada em 07/11/2004 por AGB:
Nasser e Marcelo,
Obrigado pelas respostas...
Realmente a intenção de pegar este Regente foi a de trazê-lo 100% para a originalidade, com são todos os meus Dodges...
Tenhos Dodges há 15 anos, e já as maiores aberrações do planeta serem cometidas contra eles...
Uma das coisas que mais me irritam são mudanças de cores ...
O motor Emi-Sul que comprei saiu de um Esplanada 69 verde, que a ferrugem partiu no meio, segundo o vendedor do motor... Assim sendo, é o mesmo motor que deveria estar no meu carro... Até onde sei, só existem 2 versões do Emi-Sul: o 2.5 pre-detroit e o 2.4 pos-detroit... Certo ?
Com relação a cor do Regente, revirei o carro inteiro e parece que realmente era branco ... Não tirei o painel, mas no assoalho, dentro do porta-malas e no cofre sempre se encontra algum vestígio ... e não achei nada...
O interior é preto. As forrações de porta aparentemente são originais, mas estão bem capengas... O apoio de braço está esquisito ... Os bancos estão forrados com um tecido brilhante, parecido com o que forrava os bancos dos Opalas Gran-Luxo 72-73...
Aparentemente foram recapados há muito tempo ...
O motivo que me levou a comprar um Regente (e não um Esplanada) é um tanto inusitado ... Ao comprar restos de uma concessionária Chrysler no interior de São Paulo (há uns 14-15 anos atrás), peguei um luminoso gigante , de mais de 2 metros x 60-70 cm, com um penta-star branco num fundo azul num dos lados, e no restante escrito "Regente - Qualidade Chrysler" em letras vermelhas sobre um fundo branco ... Desde então decidi que, quando tivesse um Esplanada ou Regente, teria que ser um Regente ... O luminoso agora será restaurado e ficará pendurado em cima do Regente no galpão onde guardo os carros ... :)
Nasser, 7 ou 8 dia útil de março ... SENSACIONAL esta tua informação ... Vou ver num calendário que dia caía, e assoprar as velinhas todos os anos ...
Obrigado e um forte abraço,
Alexandre Badolato

Mensagem original postada em 08/11/2004 por MARCELO:
Alexandre, a Simca lançou o Emi-Sul com duas motorizações, 130 e 140 HP. A Chrysler suprimiu a de 140. Deve ser o que você chama de 2,4 e 2,5 pós e pré-Detroit. O motor do Esplanada e do Regente Chrysler era o mesmo, igual também ao do GTX. Vá em frente com o projeto do seu Regente. Sobre a placa, sensacional. Quando for mandar fazer, avise. Eu tenho algumas placas e banners da época também, talvez um banner do Regente. Minha idéia é a mesma sua. Na entrada do galpão vou colocar a placa da Simca, a mesma que ficava nas revendas.
Um abraço.

Mensagem original postada em 05/09/2006 por ADALBERTO:

Badolato, muito legal esse Regente branco. Tem colecionadores que torcem um pouco o nariz para a linha Regente/Esplanada, preferindo os antigos Simca tradicionais. Entretanto eu acho alguns detalhes do Regente mais bonitos, como as laterais lisas, as calotas mais simples e os pára-choques (muito bonitos na minha opinião). Só não gosto muito do friso lateral, que dá a impressão do carro ser meio torto. Acho que a Chrysler deveria ter colocado um friso mais reto, tipo do GTX.
Badolato, quando terminar a restauração, coloque mais fotos. Aliás, qual é a história desse seu Regente? Conte aí "prá nóis"!
Um abraço a todos,
Adalberto
São Bernardo do Campo

Mensagem original postada em 13/09/2006 por AGB:

Adalberto,
O Regente não tem história muito pitoresca não...
Era dia de eleição (acho que para presidente em 2002) eu votei e fui levar a então minha namorada para votar na cidade dela, Campinas-SP...
Chegando lá, transgredi a lei seca, tomei uma a mais e liguei para o dono deste Regente, que havia anunciado o carro dias antes...
Meio de fogo, comprei o carro... Para comprar uma jaca dessas, só bêbado mesmo... ha ha ha...
Na verdade sempre gostei dos Regente / Esplanada ... Meu avô teve um Esplanada 69 verde e meu tio um GTX azul le mans, ambos comprados 0km no feirão de fim de feira da linha, no final de 69 (após a produção ter sido interrompida).
O carro é bem originalzão, disse o vendedor que o carro foi a vida toda de um ex-prefeito da cidade de Itaú de Minas - MG. A única atrocidade é a mecânica Chevrolet 151. Logo em seguida comprei um motor Emi-Sul, aparentemente em bom estado, mais caixa seca e câmbio .... MAs até hoje não priorizei a troca das mecânicas.
O legal (ou pelo menos, o menos-mal) é que o cara só trocou motor e câmbio ... Radiador, diferencial e até cardan (a confirma quando da restauração da mecânica original) continuam os originais ...
O carro é completíssimo de detalhes, as laterais são bem honestas (com nítida utilização de massa plástica em alguns pontos), tem 4 calotas perfeitas, painel perfeito, forro interno perfeito, etc ...
Só falta coragem para colocar ele na fila, tirando o lugar dos Dodges, cujos salvamentos estão em velocidade de cruzeiro.
O estofamento foi refeito (aparentemente há muito tempo atrás) com jersey ... O original era curvim, (certo folks ???) mas o desenho da costura parece ter sido preservado ...
Como diz o Nasser, este carro vai ser uma importante referência temporal para o acervo do Museu do Dodge, pois era o carro que o Dodge dart substituiu em 1969 ... Assim como o Dart 67 americano é a referência do modelo original lançado com a "nossa" carroceria ... E o Dart 81 "firenight" como a última unidade produzida...
Espero ter $aúde para tocar a obra...
Não é fácil...
Abraços,
Badolato

Mensagem original postada em 14/09/2006 por ADALBERTO:

Badolato, você é novo ainda. Mais uns anos você termina esse trabalho. Muita $aúde para você . Pode ter certeza que o pessoal aqui irá visitar o Museu do Dodge muito em breve.
Legal você ter salvado esse Regente. Poderia já ter sido sucateado se fosse parar em mãos erradas. Esse Simca modernizado também faz parte da história automobilística brasileira e com certeza merece ser preservado. Só falta mesmo o transplante de coração...
Um grande abraço,
Adalberto
São Bernardo do Campo

Mensagem original postada em 14/12/2007 por TIO LIN:
Retomando o assunto do tópico, eis mais uma encontrada na net: Regente "tunado", pertencente a Carlo Portaleoni. Foto tirada por volta de 1972, em Santos (acho). Chambord verde-Norian's estacionado logo atrás.

Esse Regente cor-de-laranja, com um "tuning" light, até que está bonito, 'tá não?
Fonte: www.fnv.com.br/historia.htm
Beijos
TL

Mensagem original postada em 14/12/2007 por GTX:

como eu explico aos visitantes do museu, carro [e a figura principal, mas o restante do cenário nos mostra as condiçoes da época> moda, momento social, economico tecnologico.
a foto é didática. exibe isto tudo e mais as nossas limitaçoes para fazer modificaçoes e preparacao de carros> entrada de ar de corcel gt, espelho daytona, volante formula 1, rodas alargadas, de ferro, pneus cinturato, farois auxiliares de trator.
tl, diga o principal. o carro ainda existe ?

Mensagem original postada em 14/12/2007 por GTX:
ah, e aletas aerodinamicas nos braços dos limpadores de parabrisas, para que o fluxo dinamico forçasse as palhetas contra o vidro, garantindo contato integral e limpeza total para os bólidos - o que incluia fusquinhas em sua monumental velocidade de 118 kmh

Mensagem original postada em 14/12/2007 por RONALDO:
Tio Lin, belíssima foto do Regente cor-de-laranja. Eu também achei bonito. Na época esta era a chamada caranga incrementada. Devia fazer maior sucesso.

Mensagem original postada em 14/12/2007 por TIO LIN:
Olá, Tio Ronaldo!
"Caranga incrementada"???
Putzgrila!!!, de onde exumou essa?
Pois é, também achei a Regente Isporti bem prafrentex.
Abração.
Tio Lin
Tradução para os mais jovens:
Caranga: carro, automóvel, veículo
Incrementada: melhorada, enfeitada, diferenciada,
Putzgrila: puxa vida, nossa!!!, taqueuspa, k-ralho!, orra meu!!!
Prafrentex: d'avant garde, moderno, da hora.

Mensagem original postada em 20/08/2010 por AGB:
Caros,
Com a ajuda do Paoluccio e do Guedes, ontem, 6 anos após comprar o Regente 69, consegui dar uma volta nele como se deve: de Emi Sul !!!!
Viva !!!

Abraços a todos,
Badolato

Mensagem original postada em 20/08/2010 por RONALDO:
Que beleza, parabéns.

Mensagem original postada em 20/08/2010 por RATINHO:
Ola Badolato
Parabens pelo seu Esplanada, se precisar do manual tenho um editado em 1969 muito novo e original ainda nao foi preenchido.
Ele esta a venda no Mercado Livre.
Abracos
Att
Carlos

Mensagem original postada em 20/08/2010 por LEON:

Lindo, lindo!
Vi no seu blog a "saga" desse Regente... e uma história com final feliz!
Parabéns, Badolato, extensivo ao Guedes e ao Paoluccio.
Abração!
Leon

Mensagem original postada em 20/08/2010 por ADALBERTO:
Tudo certo Badolato???
Opa! Também tinha lido no seu Blog, mas lá não consigo postar...
Nada como o motor original lá no cofre . Até o selinho na tampa do filtro está lá. Isso que é perfeccionismo!
Lembro muito bem de quando você colocou o primeiro Post sobre o Regente aqui no fórum e a procura de um motor Emi-Sul já da era Chrysler para colocar nele. A propósito, vocês sabem quando o motor passou a ser pintado nesse cor vermelha???
Abraços,
Adalberto

Mensagem original postada em 20/08/2010 por PETER:
Parabéns pela conquista Badolato !
É sempre bom ver um sonho realizado. Você tem mais fotos do seu regente para que possamos apreciar?

Mensagem original postada em 20/08/2010 por RUSIQ:
Badolato meus Parabéns!
Aguardamos a postagem de mais algumas fotos.

Mensagem original postada em 20/08/2010 por NORIAN:
Badolato, parabéns pelo carro. O motor ficou legal, agora para ver o carro todo é só voce convidando para ve-lo pessoalmente.

Mensagem original postada em 20/08/2010 por ALEMÃO:

Xara, parabens. Gostei muito da cor do filtro, sou pela maioria, filtro de Emisul é azul... como meu time, como o cruzeiro... etc...  rsrs.
Abraços

Mensagem original postada em 20/08/2010 por MARCELO:
Super Badolato, sinônimo de fazer bem feito e em pouco tempo, o que é quase impossível em termos de carros antigos. Parabéns de verdade. Andar de Emi-Sul é muito gostoso. Você está muito bem acompanhado, Paoluccio e Guedes formam uma dupla de primeira.
Alemão, minha admiração por você aumentou ainda mais agora que você disse torcer para o Cruzeiro. E o filtro azul para a linha Emi-Sul Chrysler, bem, pra mim não há dúvidas de que era o normal. Um ou outro preto que aparece não entra na conta. É mais ou menos a mesma coisa que comparar os títulos pretos de Minas (Atlético) com os azuis (Cruzeiro), a diferença é avassaladora e não tem comparação: é azul na cabeça, quero dizer, no filtro.

Re: Esplanada GTX

Boa Noite Grossinho,

Há quanto tempo hein?
Esta GTX aí é sua? Nova Aquisição?
carlos grossinho carlos grossinho

Re: novo fórum

quen dera Peter, essa gtx é do museu do automovel de brasilia, pertece ao grande nasser, mas como eu sou louco por uma dessas  bati a foto pra ficar babando, um dia ainda consigo uma heheheh.

Esplanada & Regente

"CHRYSLER ESPLANADA DO TATOS GARAGE"

Postado em 26/10/2010 por Guinle:
Pessoal,
o AntigosVerdeAmarelo tem a honra e o prazer em divulgar mais uma restauração do Tato. Dessa vez é a Esplanada 1969, que pode (deve!) ser vista em: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2010/10/chrysler-esplanada-1969-restauracao.html
e também
http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2010/10/chrysler-esplanada-1969-em-exposicao-no.html
Abraços,

Postado em 26/10/2010 por Peter:

Muito legal a matéria Guinle.
A qualidade da restauração também parece ter sido de 1o mundo, aliás dentro do padrão Tato's Garage. Parabéns a todos que trabalharam no projeto.

Postado em 27/10/2010 por Leon:
Parabéns ao Tato!!! Melhor que 0 km!

Postado em 02/11/2010 por MARCELO:
Em se tratando de Tato, falar de qualidade no restauro é retundância. Simplesmente bom demais, vale a pena conferir.

Postado em 13/04/2011 por Guinle:
Aproveitando o tópico, vejam a Simca Emi-Sul 1967 no AntigosVerdeAmarelo em
http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2011/04/simca-emi-sul-1967-equipada.html
Abraços,

Postado em 13/04/2011 por MARCELO:
Guinle, você é mesmo um abre-baú. Nunca passou pela minha cabeça que o Tato teria um carro, digamos, "incrementado" como esse. Mas como tudo o que ele faz tem a marca da excelência, do bom gosto e do perfeccionismo, esse carro não foge à regra. Bem interessante.

Postado em 20/04/2011 por VIRGILEXNER:
Gente ,
muito grato Guinle e Marcelo .
No começo , tudo criatividade ............sonhos !
Passa o tempo....
De repente a gente acorda ....aí achou o caminho !
Abraço a todos e meu agradecimento pelo incentivo !
Ele serve para toda uma equipe . Viva eles também !
TATO

Postado em 21/04/2011 por PATRULHEIRO:
TATO
Essa Simca tinha o Chassi C50444 e não chegou a ter chapa cinza.
Pela chapa amarela AF3128 constatei que vc a vendeu em 1975 para um tal Jose ........., aqui de Porto.
Passei na frente do endereço que consta nos registros do detran para ver se ela ainda existe, mas hoje o lugar é meio "ruim de negócio".
Persiste a dúvida: será que sobreviveu?
Abraço.

Postado em 22/04/2011 por VIRGILEXNER:
PATRULHEIRO ,
ilustre testemunho de nosso tempo e de nossos amados Simcas .
Bem , a Emisul 1967 foi , de fato, vendida em 1973 , no máximo......
Porque logo em seguida comprei o K-Ghia TC que aparece no AVA.....e em 1975 troquei o "fusca em traje de gala" por um Dodge Dart Sedan Luxo .
Então , parece que , naqueles tempos de recibo de recibo de recibo , andaram em meu nome por um bom tempo.......
Se não recebeu as placas cinza , aí , nos seguintes cerca de 18 anos , o carro deve ter se tornado ....o que vocês sabem !
Daquele tempo em que ainda não colecionava , carros de uso próprio anteriores jamais reencontrei !
Já em 1974 adquiria meu primeiro antigo, " para ficar "!
Bom, ficaram as imagens, pelo menos.....
Ilustre PATRULHEIRO , que prazer trocar algumas palavras consigo !
Honrado, leve um grande abraço...extensível aos demais amigos ..do TATO

Postado em 24/04/2011 por Peter:
Bom dia Tato,
Você não tem mais fotos desta emisul 1967? O carro parecia estar muito interessante....

Postado em 24/04/2011 por VIRGILEXNER:
Olá Peter , como vai ?
Bem , do mesmo carro , no período pré- repintura do carro , postei já alguma coisa em P&B no AVA: desta época postaremos mais algum material adiante .
Também da Emisul Rallye Especial 1966 e outras que tive antes...
Entre elas , sempre um fusca prá respirar aliviado... e de novo outra Simca porque era uma paixão irrefreável e irracional...!
Então despertei para os primeiros antigos e daí esqueci Simca, que nem se via mais na rua... até que , de repente , topo de cara com um Tufão Chambord 1965 c/ 58.000 km preto , sem NADA prá fazer... mas essa é uma estória longa... que também será trazida ao AVA , isso se a Patroa permitir , pois foi ela que vendeu seu recém comprado Corcel GT.para financiar a operação e o carro lhe pertence por consequência .
Grande abraço a todos... TATO

Postado em 24/04/2011 por Guinle:
Guinle - Postado em 24/04/2011 17:11:00
  Peter e demais entusiastas, o link para todas as histórias do Tatos Garage é: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/search/label/Tatos%20Garage
Aí estão as fotos da semana de inauguração do Tatos Garage, as restaurações do Buick 53, Cadillac 55, Pontiac 53, Esplanada 69, fotos da inauguração do Veteran -PR, fotos antigas de encontros e os carros que passaram pela vida do Tato e que contribuíram pra toda essa história, como, Karmann-Ghia TC, Citroen, essa Simca Emi-Sul... e acreditem em mim, ainda tem muito assunto por vir, tanto do passado, quanto do presente!!
Abraços,

Postado em 24/04/2011 por Peter:
Legal Tato,
Muito bacana estas histórias....
Valeu a dica Guinle, já acessei o Link e pude me deliciar com as belas fotos.

Postado em 26/04/2011 por MARCELO:
Guinle, sem dúvida o seu blog é o que há de melhor na internet. Parabéns!

Postado em 26/04/2011 por Guinle:
Guinle - Postado em 26/04/2011 22:28:00
Obrigado Marcelo, mas o melhor de tudo é que o blog não é só meu, é de todos os que gostam dos antigos!
Mais novidade sobre o museu Tatos Garage:
Oldsmobile Cutlass Supreme 1968!
http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2011/04/oldsmobile-cutlass-supreme-1968-tatos.html
Abraços,

Postado em 27/04/2011 por Irapuã:
Esta parceria tem nos trazido grandes momentos e imagens maravilhosas.
Parabéns ao Tato e ao Guinle por seu trabalho de excelência.
Abraços

Postado em 28/04/2011 por MARCELO:

Sem dúvida uma das qualidades do Tato é que ele não para, sempre tem algo bom a apresentar.
Guinle, é justamente esse espírito que torna o blog tão bom. Vá em frente!

Esplanada & Regente

Esta mensagem foi atualizada em .
MAIS UMA POLÊMICA: "ESPLANADA 4M NO LEVE 2, PAGUE 1 DA CHRYSLER”...

Mensagem original postada em 08/11/2004 por AGB:
Vai aí mais uma polêmica, afinal parte da diversão é essa ... :)
Essa história eu escuto na família acho que há uns 20 anos ... Preciso confirmar algumas datas ...
Em 1969 (penso que no final do ano, vou confirmar o mês), meu tio # 2 passou no vestibular para a Faculdade Paulista de Medicina. O prêmio prometido pelo meu avô era um carro ... Meu tio # 2 queria um GTX ...
Meu avô argumentou que o carro estava saindo (ou havia recém saído) de linha, e que seria melhor ele comprar um Corcel ou até um Opala ... Mas o futuro médico era irredutível ...
Como não havia jeito, meu avô foi com ele até a concessionária (preciso confirmar qual delas aqui de SP) para comprar o GTX .... Chegando lá, o preço dos carros eram tão baratos, com tantos descontos, que chegava a ser inusitado. Resultado: ao invés de comprar 1, compraram 2 ... O GTX azul Le Mans do meu tio # 2 (já citado em outros posts) e um Esplanada verde para o meu avô ...
Ao chegar em casa, meu tio # 1 ficou sabendo e se interessou também ... Voltaram à concessionária e o vendedor ofereceu um carro absolutamente exclusivo, por um preço também muito bom: um Esplanada branco, 0km, com câmbio de 4 marchas, console e bancos individuais de GTX ... Segundo o vendedor havia sido uma das últimas unidades fabricadas e talvez teriam usado sobras de fábrica ...
Meu tio # 1, mais conservador, achou mais prudente não comprar o carro e optar por um Corcel .... (imbecil !!!) ...
Meu tio # 3, que ainda não tinha carta de motorista e era apaixonado pela linha Esplanada, ficou muito decepcionado ...
E de lá para cá, reparando em todos os Esplanadas que ele via, nunca mais viu outro Esplanada 4m ... O tio # 3 herdou o GTX do tio # 2, quando esse comprou uma Brasília cor de pão. O GTX ficou na família até 1982, quando foi vendido a preço de sucata ...
O Esplanada verde foi aposentado em 1971, quando meu avô comprou um Dart coupe 71, verde minuano, 0 km ... O detalhe é que o Esplanada 69 valia tào pouco em 1971 que meu avô preferiu deixá-lo guardado na fábrica, sendo eventualmente utilizado por funcionários, ou até por ele quando o Dart ia para alguma revisão ...Tenho lembranças de infância de ficar encantado quando meu avô, muito eventualmente, vinha almoçar em casa com o Esplanada, à aquela altura muito velho ...
Esta é a história daquele que pretensamente foi o único Esplanada 4m ... Meu avô que poderia contá-la com mais detalhes, já está do lado de lá, junto com todos os Esplanadas, GTX e Dodges que já foram desmanchados e sucateados ...
Vou perguntar mais detalhes para os tios #1, #2 e #3 e volto a postar ...
Alguém já ouviu falar de Esplanada 4m ?
Abraço,
Alexandre Badolato

Mensagem original postada em 09/11/2004 por MARCELO:
Alexandre, muito legal mesmo essa sua história. Peço para você mandá-la para mim por e-mail, vou criar no site um espaço para histórias da época.
Sobre o Esplanada com 4 marchas e bancos separados do GTX, foram feitos alguns ou vários, lamento informar que o da sua história não foi o único. Já soube de outros dois, agora não me lembro onde. O Nasser pode esclarecer, quando voltar da caça às viúvas, ele sabe bem dos detalhes, já me falou sobre isso. O meu medo é que ele seja caçado e comido e não dê mais as caras por aqui, aì estaremos ferrados ...

Mensagem original postada em 09/11/2004 por GTX
A afirmação do Marcelo é irritantemente correta.
Definido o mês de encerramento da produção, valiam todas as iniciativas para criar versões com componentes pré-existentes. Assim o kit GTX era disponível para Esplanadas e Regentes. Não se sabe exatamente o volume efetivado, mas acredito em algumas centenas - umas três ? corresponderiam a 4% do volume total da produção até o meio do ano.
Ando procurando uma fonte que gostava de automóveis e trabalhou na passagem Simca-Chrysler. Se localizar, será boa fonte.
Marcelo, obrigado pelo votos. a relação não existiu e por isto, escapei ileso, sem ser ativo ou passivo. Interesse antigomobilístico acima de tudo, persisto.
Meu irmão, negociante fenício e grande observador de costumes costuma dizer que em nossa idade, mulher é igual moeda: Ou é cara, ou é coroa ... Apreço a um e outro. Nasser

Mensagem original postada em 09/11/2004 por AGB:
Marcelo,
Que bom que já viram outros Esplanadas 4m ... Estava com receio da minha história virar outra lenda urbana ... :)
O que mais me irrita, é que metade dos Dodges porcamente modificados que eu vou ver, são de uma suposta Edição Especial Limitadíssima... ha ha ha...
Pior que Edição Especial Limitadíssima, só mesmo a frota de carros que o Juscelino devia ter... he he...
Abraço,
Alexandre

Mensagem original postada em 12/11/2004 por MARCELO:
Bem, Nasser, no seu caso então acho que você fica com a cara, pois sua relação com a viúva - estritamente automobilística, claro - vai ter um custo que possibilite a mudança de endereço da Simca. Estamos na torcida pelo baixo custo da transação e pelo alto grau de satisfação.
Puxando a brasa para a minha sardinha, acho mais interessante a produção de versão Esplanada com componentes pré-existentes do GTX do que a edição limitadíssima dos Dodge e outros que se seguiram - tipo Gol Copa e por aí vai. A minha Jangada Tufão foi produzida nos primeiros meses de 1966. Lançada a linha Emi-Sul, na Páscoa, a produção da Jangada foi suspensa. Os banquinhos dela saíram com a parte inferior, que aparece quando eles estão em posição de descanso, da cor do resto do estofamento, verde. Quando abaixados, eles mostram o assento marron, do mesmo material que já vi em banco de Jangada Emi-Sul (1967). A ordem era economizar...

Re: Mais uma polêmica: "Esplanada 4m no Leve 2, Pague 1 da Chrysler" ...

espeleologia a la façon de m'sieur cavour:

fui atrás da história - veja, com "h" porquanto não gosto das invenções sem base, tão a gosto da cultura brasileira. e é a seguinte: as sobras de transmissão de 4 marchas encomendadas à clark para formar o gtx geraram uma opção do esplanada, a 4M. empregava o estofamento deste chrysler esportivado, a transmissão. o restante era esplanada, significando dizer que o painel não continha tacômetro, mas apenas o relógio e o volante não era o esportivo walrod, mas o convencional em massa preta, mantendo a novidade do ano anterior, o aro de buzina com 360 graus. a produção não foi não foi raspa do tacho, do último mês de produção, mas opção da linha de produtos em 1969.
há uns três anos vi exemplar - aliás revi, porquanto á época apreciei-os em show room chrysler, quando apenas o gtx chamava atenção, pois o mercado tinham febre com a possibilidade da próxima produção do dart.
foi em vitória, durante o belo encontro que disputa data com a argentina autoclasica, e o proprietário já foi aqui então citado, um médico com nome árabe, que quase foi à comemoração dos 50 anos simca em araxá. desde já peço perdão a allah e ao brimo pela desconexão dos neurônios.

leon, rusiq. reconheço minha incompetência para perceber o mínimo desta conversa de aspas e que-tais. mas gostaria de saber de onde vocês estão sacando estes registros antigos.

Re: Mais uma polêmica: "Esplanada 4m no Leve 2, Pague 1 da Chrysler" ...

Olá, caro GTX!

Gostei de seu esclarecimento sobre o 4M ser opção do Esplanada, e não apenas um catadão limpa-estoque, como seria razoável de se supor.

Então esse médico tem um Esplanada 4M (além de outros Simcas, se não me engano)... invejo - no bom sentido - a visão de futuro dele sobre a quanto chegaria o mercado de antigos, além de seu reconhecido gosto pelo antigomobilismo.

Quanto às "aspas", tendo em vista a volta do ForumNow, embora de maneira precária, temos tentado resgatar tópicos que cada um ache de algum interesse geral e "transplantando-os" para este novo fórum.

Caso tenha alguma indicação de postagem antiga, é só falar: tentaremos resgatá-la.

Grande abraço!

Re: GTX à Venda - RGS (Passo Fundo)

Boa noite Amigos,
Para quem estiver interessado na aquisição de uma Esplanada GTX:

GTX - Mercado Livre

Grossinho,
Esta é especialmente para você ...
Peter
carlos grossinho carlos grossinho

Re: GTX à Venda - RGS (Passo Fundo)

amigo

agora vou ter que dar uma parada nas compras, meus filhos nasceram, e como meu pai falava que eu era um bom lusitano criado nas melhores estrebarias de lisboa e porto um verdadeiro garanhão  português, eu só faço filho de gang,  são 2 que nasceram  ha 3 dias atrás, a Paola e o Augusto.
e vc ja viu né o preço de fralda, leite, enfermeira  ai ai ai é melhor eu parar por aqui senão nunca mias eu compro pastilha de freios , bendix, tanque e etc             kakakakakakaka
abraços
amigo

Re: GTX à Venda - RGS (Passo Fundo)

Boa Tarde Grossinho,

Parabéns pelo nascimento dos herdeiros ! Muita saúde aos novos membros da família.

Re: GTX à Venda - RGS (Passo Fundo)

Parabéns, Grossinho, pelo nascimento de suas crianças!

Mas continue de olho nas Simcas: afinal, cada herdeiro merece uma...rs
1234 ... 12