Dicas e Dúvidas

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
295 mensagens Opções
1234 ... 15
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Dicas e Dúvidas

Esta mensagem foi atualizada em .
"Válvulas Termostáticas"

"Mensagem original postada em 01/08/2004 por MARCELO "
Já faz um bom tempo que aprendi sobre a utilidade das válvulas termostáticas. Mas sempre ouvi os proprietários de Simca falando que não as usam. "Não precisa, o carro esquenta, e tal". Eu mesmo, há muitos anos atrás, vi minha Chambord ferver no alto de uma serra, na estrada de Caeté, MG. Na própria estrada tirei as válvulas e o problema nunca mais se repetiu.

Mas agora, que estou, digamos, vendo a luz no fim do túnel, com o processo de restauração dos meus carros ameaçando chegar ao fim - e isso inclui muitos passeios na cidade e na estrada, por lazer e para teste - a questão voltou a me incomodar. Principalmente na minha Rallye. O carro custa, mas custa demais a esquentar. E, até esquentar, fica rateando. Quando consigo fazer o bicho chegar à temperatura ideal de funcionamento, fica uma beleza. Mas é só esfriar e começa a ratear de novo. Nas descidas o ponteiro encosta no lado esquerdo, o que não é nada bom para o motor.

Sei que parece história de pescador, mas é a verdade: em relação a muitos proprietários que viam seus carros esquentar, a minha Rallye é um sonho. Prova de que montar motor não é só apertar parafuso, parece que, finalmente, com esse dei sorte. Mas desse jeito o motor não vai demorar a dar problema.

Custei a conseguir válvulas termostáticas originais. Mas, provavelmente por terem passado 40 anos comprimidas, já não têm muita eficiência. O problema continua.

Peço ajuda aos amigos - lembro do Eight, especialista em adaptações: qual válvula de carro moderno poderia resolver o meu problema ?

Marcelo

Em tempo: acabei de me lembrar que, há mais ou menos uns dois meses, um sujeito de Porto Alegre me ligou. Estava enfrentando o mesmo problema com a sua Emi-Sul (a minha Rallye é 63, mas está com motor Super Tufão).
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Válvula termostática

Mensagem original postada em 02/08/2004 por gtx escreveu
Marcelo,

            hipoteticamente alguma válvula com as mesmas dimensões e pressão interna do radiador deve funcionar. a pressão de alívio do radiador está usualmente marcada na tampa. veja nos manuais de serviço quais são as pressões para os Simca e ajude a todos.
abraço nasser
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Válvula termostática

Mensagem original postada em 04/08/2004 por gtx escreveu
válvula, 2, a realidade

velho amigo,

                 prosseguindo na questão sobre válvulas termostáticas - sobre a aplicação, e não sobre o uso, que é mandatório para carros com sistemas primários como o são carburador e distribuidor - há uma variável: você diz, em síntese, que seu carro funciona frio e quando tira o pé, o ponteiro desce a níveis preocupantes ( foi o que me lembro pois, como nada entendo de informática, se voltar daqui para conferir com a sua mensagem, creio que perderei o texto. daí, apelar para o que a memória reteve ).
uma das questões básicas com relação a veículos antigos, diz respeito à precisão dos instrumentos. Um velocímetro que, 40 anos depois de produzido, indique 120 km/h, na verdade corresponderá a que velocidade real ? 100, 110, 115, os tais 120, 130, 140 ? Quem sabe ? Nem o Seu Jaeger, nem o Seu Horasa. Termômetros e manômetros de óleo, idem. A molinha, o cabelinho, a rebimboca já perderam a pressão e marcam a mais; a bóia do tanque já não manda o sinal que já mandou, e marca a menos; o cabo perdeu a lubrificação e dá maior abrasão no conduite, e por isto indica velocidade menor; entrou óleo no compensador de velocidade, e aí ninguém garante o que aconteceu.
Enfim, uma miríade de ocorrências físicas que ao final significam imprecisão.
Seria conveniente que fizéssemos o que não fazemos: aferir os instrumentos através de outros mostradores confiáveis. Mas como isto não é dever de casa, mas diversão, toquemos na base do mais ou menos. E quem tiver mais de um carro, anote isto no caderninho próprio que deve ficar no porta-luvas, para registrar peculiaridades, calibragens, troca de óleo e filtro ... Para lembrar se marca a mais, a menos, e mais ou menos quanto. Por aí.
Pela polêmica. R Nasser
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Válvula termostática

Mensagem original postada em 05/08/2004 por MARCELO escreveu
Nasser,

o Simca trabalha com 7 libras. Mas, graças ao nosso amigo Manoel Tristão, descobri que eu estava reclamando disso à-toa. Quando estive em Juiz de Fora, com a Chambord, ele mediu a pressão da minha tampa, era quase 0 libras. Por isso a água vazava direto pelo ladrão. E olha que ela veio em um estoque de concessionária, novinha. Para você ver, mais uma vez, como está correta aquela tese de que a assistência técnica era sofrível e uma das grandes responsáveis pela fama de Belo Antônio.

O meu GTX veio com uma tampa de 7 libras e não vaza nada. Parece que alguma pick-up da linha Crevrolet trabalha com 9 libras. 13 libras é muito e costuma dar problema, vaza água, estoura mangueira e selos.

Boas suas considerações sobre imprecisões decorrentes do tempo - que ocorrem em todas as máquinas, inclusive humanas, infelizmente. Mas, em se tratando de Simca, acho que o sistema de marcação da temperatura é por demais simples e, pela lógica, seria difícil que todos os marcadores de todos os carros (digo os meus) apresentem as mesmas características.

Difícil de explicar, mas com tanto uso, em tantos anos, a gente vai aprendendo a conhecer, a fazer uma leitura mais íntima. Ainda que exista uma imprecisão - e deve mesmo existir - ela não poderia ser tão grande. Mesmo porque vou à frente, no motor, e faço um teste visual e manual. Ele fica frio mesmo - como não ocorria, por exemplo, com a Chambord. Vou continuar na busca de uma solução, quando souber, aviso. Mas há um elemento a mais: esse motor foi montado um pouco mais folgado: menos atrito, menos calor. Na soma dos fatores, isso com certeza tem um peso.

Marcelo
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Válvula termostática

Mensagem original postada por gtx escreveu
marcelo,

            como se diz aí, ni minas, assim é se lhe parece. abraço e cuide-se para não pegar um resfriado quando for olhar a água do radiador ...
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Válvula termostática

Mensagem original postada em 06/08/2004 por MARCELO escreveu
"Assim é, se lhe parece".

Grande Nasser, grande frase, grande lição. Não me saiu da cabeça.

Fez com eu me lembrasse de um discípulo que, lá pelas bandas do Oriente, um dia resolveu procurar um mosteiro. Mais por insistência dos amigos do que por sua própria convicção, pois não via muito o que aprender entre pessoas que viviam isoladas e longe do mundo que ele conhecia, afastadas das coisas importantes, no meio do mato.  

Lá chegando, bateu os olhos nos demais discípulos, rapidamente percebeu que não tinha páreo. Era, sem dúvida, o melhor. Com o passar do tempo, sua impressão inicial foi se confirmando. Era o primeiro em tudo. Os demais não conseguiam acompanhar o seu ritmo, sua rapidez de raciocínio, sua agilidade. Chegava a ajudar os mestres para que as aulas tivessem andassem mais rápido, já que a demora dos outros em aprender o irritava.

Um dia o mestre principal mandou chamá-lo. E ele pensou: puxa, é agora, ele nunca mandou chamar ninguém. Eu consegui tanto destaque que, sem dúvida, agora ele vai me oferecer alguma coisa melhor aqui dentro, quem sabe até vai me indicar para o seu lugar, já que está meio velhinho.

Chegando aos aposentos do grande mestre , o promissor discípulo foi entrando, já que a porta estava entreaberta. Não viu ninguém. Havia apenas uma mesa, com uma jarra e uma xícara. Passado um tempo, o mestre chegou e, com um gesto, ofereceu-lhe chá. Ele interpretou o ato como uma grande deferência e, rapidamente, colocou sua xícara em posição.

O mestre começou a servir o chá, mas não parou, mesmo após a xícara do rapaz transbordar. Assustado, ele pensou que o mestre já não enxergava bem e disse: "Mestre, o chá está entornando". Calmamente, o velhinho parou de servir o chá e disse:

"Assim é você. Sabe tudo. Um poço de sabedoria. Tão cheio de conhecimentos, que não cabe mais nada ..."

Essa obviamente não é minha, mas eu não podia perder a oportunidade.

Marcelo
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Válvula termostática

Mensagem original postada por gtx escreveu
marcelo,

            como diriam minhas primas de Nanuque, " de fato ... "
saudações simquistas ou simqueiras. como queiras.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Válvula termostática

Mensagem original postada em 07/08/2004 por MARCELO escreveu
Falando em "primas de Nanuque", a gerente do meu Banco é de lá. Meu amigo, é de tirar o fôlego. Você anda bem de primas ...
Marcelo
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Válvula termostática

Mensagem original postada em 09/08/2004 por gtx escreveu
marcelo,

            você parece que fez curso de economia em faculdade brasileira, saindo a projetar o futuro sem se dar conta da realidade do presente.
Transmitirei as suas observações sobre as moças de Nanuque às minhas primas. As septuagenárias ficarão muito felizes ...
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Válvula termostática

Mensagem original postada por MARCELO escreveu
Quase você acertou, meu amigo, pois vi Economia tanto no curso de Administração como no curso de Direito. Faculdades brasileiras, nenhuma delas me deixou saudades, analisando a parte acadêmica. Confesso, não fui um bom aluno.

Mas as suas septuagenárias primas devem ser gente boa, tirando por você. E com certeza fizeram sucesso na época da Simca, de uma forma, e devem fazer hoje, de outra forma. Com certeza, morando na simpática Nanuque, possuem algo que nos falta nestes tempos modernos, um tempinho para um papo assentados na varanda, ou no alpendre, como devem ainda dizer por lá. Tomando um cafezinho, uma broa de fubá, até um cigarrinho de palha. E muita prosa jogada fora.

Em Nanuque, da última passagem, visitei uma fábrica de sinos, bem interessante o processo de fabricação. São enterrados no solo, em uma areia especial que vai aqui das redondezas de Bh. Algumas grandes indústrias fechadas, como a Parmalat (antes do problemão que atingiu o resto das unidades). Rotas aéreas, antes até movimentadas, não mais existiam. Muitos homens assentados nas ruas e nas praças, sem ter o que fazer. As mulheres buscando a difícil vida fácil nas cidades maiores. O quadro, pintado pelo dono da fábrica de sinos, não era dos melhores. Espero que tenha melhorado.

Abraços, Marcelo
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Válvula termostática

Mensagem original postada em 22/10/2004 por 8ba escreveu
 Marcelo, essa dica é da cartilha pisteira. Arranje uma arruela do tamanho externo da válvula termostática e com um furo pequeno. Instale no local e veja se a temperatura de funcionamento é a adequada a seu motor. Se ficar esquentando aumente o furo até que fique a contento. Use um Permatex elimina junta para ficar nesse tira e põe sem detonar as juntas. Vou ver se te mando um croqui (ou algo similar)
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Válvula termostática

Mensagem original postada em 23/10/2004 por MARCELO escreveu
Grande Eight, essa eu não sabia. Valeu a dica, vou experimentar se as válvulas que já comprei (Corcel) não derem certo. Mais uma vez as experiências dos deuses das pistas ajudam os simples usuários mortais ...
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

DICAS - Filtro de Ar

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por Leon
"Filtro de Ar"

Mensagem original postada em 13/07/2007 por MARCELO
Sou tão chato - assumidamente - que até mesmo os parafusos gosto de colocar originais: fenda onde é fenda, philips onde é philips. Idem para as arruelas que ficam à mostra: estrelada onde é estrelada. E ai por diante.

Ignição eletrônica nem pensar. Nos meus carros ficam os platinados.

Retentor no mancal traseiro: a idéia é ótima, mas prefiro as gaxetas e os vazamentos de óleo na garagem.

Mas com o filtro de ar não teve jeito.

Depois de anos lutando contra entupimento no carburador, tive que ceder. Por mais que limpo o elemento filtrante, com banho em gasolina e querosene, ar comprimido à vontade, não tem jeito. Aquele "bombril" do elemento filtrante acaba soltando alguma sujeira retida, ou até mesmo um fiapo dele mesmo. E pronto, taí o carburador entupindo.

O Manoel Tristão, gerente da revenda Simca de Juiz de Fora enquanto ela existiu, contou que mesmo na época o elemento filtrante já dava dor de cabeça, porque soltava fiapos que entupiam o carburador.

Então, o Loty resolveu justificar o tamanho da sua privilegiada massa encefálica: bolou e executou o nosso filtro de ar moderno para Simca. Vejam as fotos a seguir.

Ele já requereu a patente, é bom que se diga. Mas disse que permitirá aos amigos que eles copiem a ideia.




 São necessário os dois filtros da kombi.


Mensagem original postada em 20/07/2007 por loty
GTX, todo mineiro é muito desconfiado em tudo, mas o marcelo é o + dos + desconfiados que já conheci na minha vida, para ele não adianta só matar a cobra e mostrar o pau tem que mostrar a cobra morta tambem. A simca 63 verde sempre ficava com a marcha lenta ruim até um dia onde provei a ele que não era sujeira na gasolina e sim no ar que entrava pelo carburador. Tirei todos os "giclê" que passam gasolina e não tinham nenhuma sujeiras neles, montei de novo e o carro continuava com a lenta ruim. A todo carburador tem dois parafusos com 2 molas no pé deles p/ regulagem do ar, se vc girar este parafuso no sentido aperto a marcha lenta tem de abaixar caindo logicamente a rotação do motor podendo as vezes ate morrer o motor, com isto significa que este corpo do carburador esta ok, caso contrario ele está entupido. bom, retirei o filtro de ar e os dois parafusos, liguei o motor dando umas aceleradas mais forte e tampando com a mão a entrada do carburador fazendo assim com que entrasse ar pelos buracos desses parafusos desentupindo os dutos de ar do carburador. Voltei com os parafusos regulando a marcha lenta e o motor ficou ok, o marcelo só depois disso começou a preocupar com os filtros. Ele tinha uma sucata de filtro e me deu p/ fazer o que eu bem entendesse com o filtro. Procurei um cartucho que coubesse dentro da carcaça e não encontrei.
Usei os dois filtros da kombi vw, que são um pouco maiores que os demais.
Estes furos (conforme mostra a fotografia) feitos nas laterais são melhorar o fluxo de ar, acho que talvez não sejam necessários e a quem quiser faze-los cuidado, não furem na frente do filtro porque em tempo de chuva a hélice do motor poderá mandar água p/ dentro do filtro. Um outro furo muito pequeno tem de ser feito atrás e embaixo da carcaça do filtro do lado de fora do elemento porque, se entrar água, ela terá por onde sair.

A quem interessar. Esta transformação no filtro de ar do motor só foi feita porque o elemento filtrante estava completamente podre e soltando pedaços (malhas ou fios de ferro) p/ dentro do motor.
Eu não faria esta transformação em um filtro com boas condições de uso. Esta montagem, vista de fora, não mostra a modificação interna; os dois elementos foram colados com cola de silicone e simplesmente colocados na carcaça. A tampa, ao ser apertada, provoca uma pressão entre o fundo e ela evitando a entrada de sujeira. Se o elemento filtrante original estiver soltando pedaços ocasionará arranhões nas camisas e pistões. Para quem entende um pouco de mecânica, sabe o que estou falando e como consequência teríamos a perda do motor. Espero com isto ter ajudado alguém.  
ABRAÇOS A TODOS.



Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Adaptações: filtro de ar

Mensagem original postada por gtx escreveu
a vida é complicada. sujeito não elimina aquele freio que é o mancal por cordão melado, anciliaria dos anos '20, não troca platinado por sensor hall. mas substituir filtro, pode - porquanto criação do loty.
daqui a uns dias o privilegiado e citado fará um novo motor v8 para simca soldando dois motores de opala 4 cilindros pela base.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Adaptações: filtro de ar

Mensagem original postada em 15/07/2007 por VIRGILEXNER escreveu
Marcelo, um bom dia

Nada mais desagradável do que ser levado ao acostamento em passeio de domingo ensolarado pelas lindas estradas mineiras por falha já largamente antecipável !
Se consegues esconder estes filtros secos dentro da carcaça do original , tens meu apoio ( como se preciso fosse ).
Para perfecionista , spray preto térmico sobre o "doirado " radiador seria recomendável .
Simcalement ,                                                      TATO
PS:parabéns à bolação do Loty .
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Adaptações: filtro de ar

Em resposta à esta mensagem postada por Leon
Mensagem original postada por MARCELO escreveu
Tato, sem dúvida essas “coisas”modernas e horrorosas ficam muito bem escondidas dentro da nossa “peneira” original do filtro. Não dá para ver. Outra vantagem é que, segundo o inventor, o carro respira melhor. O que me parece lógico.

MCS: acredito que você nunca teve problemas por uma questão de sorte. Talvez os seus filtros de ar estejam em melhor estado. Na realidade uso o mesmo elemento filtrante que veio no carro desde que o comprei, lá por volta de 1985. Sempre limpando como manda o figurino. Talvez ele já esteja condenado, não sei. Mas da próxima vez que for limpar os seus, veja bem os fiapos de bombril querendo pular fora. Pode ser que os carros aí da turma não dêem problema porque vocês nunca andam a menos de 170 km/h, então já puxa direto e vai lá pra baixo riscar os cilindros. No caso do Carlão, já passa direto para a descarga e cai a uns 20 metros lá atrás ...

Lembre-se que o Manoel Tristão comentou que já na época isso acontecia. Então talvez não seja só idade, talvez controle de qualidade, sei lá.

Acelera que limpa: nem sempre. Mas se limpar, vai lá pra baixo riscar os cilindros. Tô fora!

Anísio Campos e encontro de Simca: alimento o sonho desde o primeiro Carro do Brasil. Não só autorizo, mas quero ingresso de camarote.

Vemag dava trabalho. Sem dúvida a pequena notável maravilha. Não é essa a tradução da sigla DKW?

Radiador: tirei a tinta preta para aumentar a troca de calor. Por questões óbvias, o nosso amado motor de Simca tem tendência a esquentar. Essa tendência pode se tornar um nada dependendo de vários fatores. Um deles é a eficiência do radiador. Embora já tenham me falado que não é significativo, a minha experiência empírica demonstra o contrário. Por isso tirei a tinta do radiador do Chambord, que além das válvulas no bloco só tem um cano de descarga e tem o coletor de escape subdimensionado. Então aquela tendência fica mais forte. Ferver não fervia, mas o carro trabalhava em temperatura acima do que eu queria. Isso significa menos eficiência e menor tempo de vida. Tirar a tinta preta facilitou a troca de calor. Somando outros fatores, isso permitiu subir a forte serra aqui de casa, andar em trechos longos a 110 e ás vezes 120 km/h e, ainda, pegar o trânsito das marginais em São Paulo sem me preocupar com a temperatura, só vigiar. Um dia, quando eu não tiver muito mais o que fazer, vou jogar um spray preto de leve, para ver o que dá.

Com a Rallye, o meu outro carro que rodo, o problema é inverso: o carro só anda frio, porque o radiador ganhou uma fileira extra de colméias e a hélice é mais eficiente do que a da Chambord (essa diferença não é de fábrica).

Para mim, o que está pior na minha Chambord e será corrigido é a tampa do filtro de ar cromada e as buzinas cromadas (não fui eu !!!)
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Adaptações: filtro de ar

Mensagem original postada em 18/07/2007 por MCS escreveu
Marcelo,

bom dia!

Lembre-se: na sua Rallye são dois escapamentos, na Chambord um só! Descarga mais livre, menos calor.

Filtro de ar, consultei o velho aqui (meu pai) e ele me diz que nunca hovue este problema com o filtro de ar nos 7 ou 8 simcas que teve.
Filtro de ar a seco, sim o carro "respira" um pouco melhor.

P.S. um galinho de arruda atrás do filtro pode ajudar....

Um abarço,
MCS
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Adaptações: filtro de ar

Mensagem original postada por VIRGILEXNER escreveu
Oi Marcelo ,
Acho que você "passou por cima "do TERMICO preto , para dar uma rápida mão ( isolando o quarteirão ): experimente , senão limpe fora !
Meus experimentos com tintas térmicas foram animadores .
Verdade ,que na época que Simca era meu carro do dia a dia , nunca tive problema disso ( talvez por ser pouco usado , fim dos anos sessenta e início dos setenta ).
Aliás , tive um mínimo de problemas , e aí , de qualidade de material .
As ótimas recordações que tenho destes tempos com Simca instigam a uma pergunta que pode responder muito da má fama do carro :quem eram os compradores , principalmente dos primeiros Simca ? Que carro possuiam antes ? E , a que modo de dirigir estavam acostumados ? Heim ?
Simcalement
                                                     TATO
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Adaptações: filtro de ar

Em resposta à esta mensagem postada por Leon
Mensagem original postada por gtx escreveu
loty,

       dou a maior força. a tecnologia evolui e os antigos dela podem se aproveitar deste que não existam máculas e agressões visuais. melhora, está fora da vista, e não confunde a quem for procurar referências, está ótimo.
meus modelo t, por exemplo, usam cabeçotes esportivos feitos nos usa. alumínio t6, câmaras de combustão desenhadas por computador, maiores janelas d'água e 7:1 de taxa de compressão.
uma agressão ? não. a forma é idêntica e à época havia material esportivo feito em alumínio. assim, está dentro das regras de originalidade fiva.
e porque do uso ? necessidade pura. a taxa de compressão dos t é 3,4:1. não existe centelha capaz de vencer e superar a resistência da gasolina a se inflamar. e a gasolina alcoolizada de hoje é feita para 9 a 11:1 de compressão.
assim, como disse no princípio, adaptação à evolução tecnológica.
parabéns, saudades nasser
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Adaptações: filtro de ar

Esta mensagem foi atualizada em .
"Mensagem original postada por MARCELO "
Tato, sempre lavei o filtro fora. Completamente submerso em vasilhame com querosene, depois querosene (outro, que não o sujo do banho) exaustivamente pulverizado, depois lavagem também à exaustão. Quem sabe até o bombril não se soltou devido ao excesso de pulverização do querosene?

Esses seus questionamentos sobre os primeiros compradores e a manutenção que deram são bastante oportunos. A minha Chambord rodou muito pouco. Comprei por volta de 1985. O cara me disse que eu havia dado sorte, pois o falecido irmão havia restaurado o estofamento de fábrica meses antes. Dei sorte ???

A pintura da lata ainda era original em vários pontos, com o fundo de fábrica aparecendo em portas e teto. A forração do painel e do teto ainda são de fábrica. O motor abri por volta de 1994/95, tudo std. Isso significa que o carro ficou muito parado. Pode ser que o elemento filtrante possa ter enferrujado sem óleo, por exemplo.

Tanta notícias de que o filtro de ar não dava problema, uma de fonte confiável que dava problema. Acho que deve prevalecer, então, a experiência de cada um. Em carro antigo, também como no futebol, não se deve mexer em time que está ganhando. Mas no nosso caso aqui não dava mais para aguentar. Não sei o que era pior, o carburador entupindo ou o Loty berrando toda hora na minha orelha para eu deixar ele fazer isso.

O principal destinatário deste tópico é o nosso preclaro e ilustrado GTX, que estava arrancando os cabelos à procura de elementos filtrantes para a sua Rallye. Agora ele tem a solução à mão. De nada.

Elemento filtrante "completamente podre": exagero do nosso Professor Pardal. Mas que tinha muito pedaço de bombril querendo sair e alguns já saídos, isso tinha.
1234 ... 15