Curiosidades

Re: Curiosidades

Matéria interessante, Leon. No futuro esse tipo de tecnologia vai ser muito útil. Aliás, já o é no presente.

Boa, Rui. Há uns 25 anos atrás eu morava em uma rua da zona sul, perto de uma favela. Tinha como vizinhos alguns cavalos.

Em alguns lugares por aqui ainda hoje a gente vê alguns bichos. No Parque Municipal ainda tem cavalos que levam crianças para passear aos domingos, mas como ele fica no centro está ficando difícil manter essa tradição.

Re: Curiosidades

Enquanto isso a gambiarra corre solta, mas funciona olha só.....kkkkk

https://www.facebook.com/sashmi001/videos/1046474608740754/

Re: Curiosidades

Impressionante a criatividade do ser humano.

Re: Curiosidades

Eu não conhecia este adesivo "Ducal Depto. de Meninos e Rapazes":

Lembrava-me da Ducal como uma famosa rede de lojas de roupas masculinas em São Paulo mas, ao consultar a Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ducal), li que ela fazia parte de um grupo que atuava em vários estados e em diversos negócios, dentre eles a Denison, agência de publicidade que detinha a conta da Simca.

Re: Curiosidades

Oi, Leon.

Eu tenho esse adesivo da Ducal. Lembro que era uma loja de departamentos como Sears, Mapin, Mesbla e tantas outras. Algumas dessas empresas atuavam em ramos diversificados.

Hoje as coisas mudaram tanto que se uma empresa criar um departamento com esse nome vão dizer que é para gays.

Aqui em BH era a Bemoreira Ducal, acho que era uma associação entre a Ducal e um cara forte que tinha aqui chamado Benzion Levy, dono da Inglesa Levy.

A Mesbla tinha loja de departamentos e minha mãe me levou lá algumas vezes para comprar roupas. Eram algumas lojas em BH. Ela atuava também como concessionária Ford. Tinha ainda a Mesbla Náutica.

O que eu não sabia é que a Denison pertencia ao mesmo grupo da Ducal, isso é novidade para mim.

Re: Curiosidades

du cal queria sintetizar sua maneira de vender ternos: com duas calças. era uma loja de roupas, e a house agency se transformou na denison, embora queira me parecer, tinha alguma coisa a ver com o banco nacional/magalhães pinto. no princípio era acionista da simca e mandava muito. manteve diretor indicado mesmo quando a fábrica desistiu de se instalar em minas.

Re: Curiosidades

Como reconstruir um Chrysler Hemi em 5 minutos!

https://youtu.be/LrFC09sOLBE

Re: Curiosidades

Potência: a diferença entre CV, HP, BHP e kW

Tudo começou quando James Watt – o homem que aprimorou a máquina a vapor – definiu 1 Hp (Horse Power) : potência necessária para levantar a 1 metro de altura, por 1 segundo, uma massa de 75 kg.

Cada país, a partir daí, imprimiu sua cara na medida. Unidades parecidas foram inventadas, mas estas podem ser confundidas facilmente.

POTENCIA:

HP: Valor medido no eixo motor com os acessórios necessários para ligá-lo e funcionar de maneira autônoma.

BHP: Brake Horse Power: Normas americanas já obsoletas. Preferência das montadoras que vendiam potência. Foi abandonada em 1972.

PS: abreviação da palavra alemã “Pferdestärke”, que significava cavalo-vapor. Diferia um pouco do hp por ser baseado no sistema métrico ao invés do imperial.

CV: Cheval Vapeur: Como a outra forma de se referir a potência (Pferdestarke) era difícil de falar, os franceses inventaram o CV.

W ou kW: É a unidade padrão do Sistema Operacional de Medidas (SI) definido pela Organização Interna para Normatização (ISO) segundo as normas ISO 31 e ISO 1000.

O kW é a medida utilizada pelas marcas alemãs. Os ingleses e americanos optam pelo HP. Os italianos e franceses, pelo CV, assim como os brasileiros.

Equivalência das medidas:

1 HP = 745,7 W ou 0,7457 kW

1 CV (ou PS) = 0,7355 kW

1 HP = 1,0138 CV (ou PS)

Um erro comum que ocorre é não converter os dados de CV para HP. Os dois não apresentam muita diferença se o valor for baixo. Por exemplo, 80 HP equivalem a 81,109 CV. Se o valor for mais alto, entretanto, a diferença começa a ficar notável. 577 HP equivalem a 585 CV.

Algumas montadores não distinguem os dois, por isso, prefira sempre se basear em kW.

Todos os direitos reservados a Balconista S/A - um projeto SK Automotive

Re: Curiosidades

com os respeitos ao balconista s/a, pequenas considerações:

utilizamos a norma iso - de acordo universal. assim, a potência deve ser medida em kW.

a medida em hp varia de acordo com o método se for sae - society of automotive engineers -, dos eua, será o motor sem os agregados - bomba d'água, gerador, coisas que consumam potência. busca-se um número publicitariamente maior. o método din, alemão, faz a medição com tais acessórios. assim, a potência medida é menor. nos tempos do início de nossa industria, o vw 1200 era informado como tendo 36 hp. na alemanha, din, 30 hp.

pfeder, cavalo, starke, força, quer dizer cavalo de força, e não cavalo vapor;

finalmente, na frança o cv não indica medida de potência, mas classificação fiscal. exemplo, os citroën 11, 15, 19 e 21. foi por conta de tal classificação que o vedette III veio para o brasil

Re: Curiosidades

Interessantíssimo, Rui.

Os norte americanos sabem mesmo fazer as coisas: organização, limpeza, ferramentas, tudo muito bom.

Mostra muito bem o trabalho que dá fazer um motor bem feito.

E o resultado valeu a pena.

Re: Curiosidades

ANÍSIO CAMPOS...  (14 nov 2009)

https://youtu.be/qnamfG-XoLc

Re: Curiosidades

Será que o PT roubou alguma Simca?

Essa quem poderá responder é o Nasser, pois foi ele quem descobriu.

Re: Curiosidades

Aqui ao lado de Porto Alegre ,em Canoas ,tem um Sindicato dos Municiparios ,cuja sigla é Simca.
Eu tinha um socio ,certa feita ,e ele morava nessa cidade.Durante a restauracao do Chambord ,passei a noite pelo centro da cidade e vi pixado num muro "Simca de merda ,quem vai pagar as nossas contas ?"
De pronto pensei que era alguma queixa sobre os gastos excessivos com a restauracao ,ate que descobri que era um afiliado do referido Sindicato que estava indignado com a administracao do mesmo.
Ate porque ele nunca escreveria Simca com "M ".....

Re: Curiosidades

Alemão, se um dia passar por lá tire foto da fachada ou qualquer informação diferente pra gente se divertir.

Sem dúvida essa mensagem que você viu poderia ser direcionada ao sindicato ou ao carro, em algum momento que o carro se recusou a funcionar ou deixou o dono na rua.

E pagar as contas também pode ter dupla interpretação, como você muito bem observou.

Re: Curiosidades

Alguma vez vc já viu a combustão de um motor ao vivo?
Veja-a em câmara lenta (Vale a pena ver com som).

https://youtu.be/jdW1t8r8qYc

Ford Flathead V8 funcionando com um cabeçote.

https://youtu.be/kkHZyjiT_wk

Nota: Vídeos postados pelo Euclécio Kich no Facebook.

Re: Curiosidades

Muito legal, Rui. A velocidade dos pistons é impressionante, e isso em marcha lenta ...

Re: Curiosidades

muito interessante.
duas curiosidades para mim: no motor monocilíndrico não há vela de ignição, mas apenas a ligação de um fio delgado vindo possivelmente de um magneto. será um pino de metal atravessando a parede de vidro ?

outra, no motor flathead não vi torquímetro sequer para apertar os cabeçotes ...

Re: Curiosidades

Nasser, a sua primeira pergunta não sei responder, mas a segunda eu não entendi: você queria ver um torquímetro com o motor em funcionamento?

Observe que esse flat head do vídeo é mais antigo do que o do nosso Simca. Tem uma diferença básica entre os dois: no motor do vídeo os parafusos que prendem os cabeçotes são fixos no bloco, enquanto nos nossos Aquillon e Tufão os parafusos são soltos, você coloca os cabeçotes e em seguida os parafusos.

Um ex proprietário de Simca de São Paulo, o Ângelo Sartorelli, dono de uma Présidence Tufão preta, não se conformava com os parafusos soltos e queria arrumar um jeito de fixá-los no bloco para ficar como no motor do vídeo. Não sei se chegou a fazer isso.

Re: Curiosidades

marcelo,
falo do torquímetro para o aperto das capas de bielas e dos cabeçotes do motor V8

Re: Curiosidades

Sim, uso aqui quando monto os motores, mas eu não entendi quando você disse que "no motor flathead não vi torquímetro sequer para apertar os cabeçotes".
1 ... 111213141516