|
1 ...
789101112
|
Alemão, antes que o Juka responda vou falar por ele: não pode ser, pois o carro dele é um Chrysler. A não ser que seja ali em julho/agosto de 1967, fim de uma marca, início da outra, a fábrica cochilou ou só tinha no estoque tampa com andorinha, mas acho muuuuito difícil.
Mas o fato é que os americanos mataram todas as andorinhas com cartucheira, não sobrou nenhuma!
Juka, você podia mandar foto detalhada da parte que fala para eu ter certeza e não falar bobagem. Você se refere às extremidades dos balancins?
Você está fazendo uma obra de arte. Cuidados extremos. Plástico cobrindo o motor, que está como se estivesse saindo da Via Anchieta. Gostei de ver o arame desentupindo o canal, é o tipo de serviço que se você deixar para a retífica fazer o motor funde!
|
|
Alemão
As tampas são de um motor 66 (e não tive coragem de retirá-las, apesar de o modelo 69 já não as ter)...
|
|
Marcelo, como já disse ao Alemão, não tive coragem de "abater", como os americanos, as andorinhas das tampas de válvulas (que eram de um motor 66). Se um dia eu resolver, é só lixá-la...
Reparou que o "arame" é galvanizado, rs, rs, rs (era o que eu tinha em mãos - mas serviu direitinho e retirou, com a ajuda de ar comprimido e diesel, toda a sujeira e óleo endurecido)
Hoje fui dar um trato no filtro de óleo. O óleo do interior tava quase todo petrificado. Devia ter resto de mais de 40 anos...
O "buraco" (tomada de óleo) que falei é a que fica no cabeçote (na parte da frente). Na parte traseira tem o mesmo buraco onde vai o parafuso com cano que abastece o balancim. Como os cabeçote são intercambiáveis, eles vem com dois furos onde podem ser colocados os parafusos com cano que abastece o balancim. Como o cabeçote tem dois furos (para poder ser colocado tanto no lado direito como no esquerdo), um buraco sempre vai sobrar (o que ficar na frente). Minha dúvida é se este da frente é fechado com algum parafuso tampão (pela lógica creio que sim, mas não tenho certeza, e não encontrei em nenhuma literatura). E não tenho foto de um cabeçote para poder ver.
|
|
Qual a vela que é compatível para usar neste motor (Emisul), já que não se encontram mais as 5H ou 6H. Seriam as mesmas do motor Chevrolet 6S (curta) ou Jeep?
Grato
|
|
Juka, a NGK continua fabricando a vela B5HS normalmente, pois ela, além das Simcas é utilizada em ciclmotores.
http://www.ngkntk.com.br/automotivoNota: Esta vela e outras peças são encontradas no tópico "Relação de Endereços - Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca"
SIMCA TEMPESTADE
|
|
Boa Juka ,manter a Andorinha ,nāo deixa de ser uma homenagem a Simca .
Parabens pelo esmero !
|
|
Agradeço a todos pelas palavras... E, principalmente, pela ajuda.
Aproveitando, alguém sabe a medida (comprimento) da haste de metal que aciona a bomba de gasolina? A minha ta com 17,7 (mas tem desgaste aparente).
|
|
Esta mensagem foi atualizada em .
Essa tabela que o Rui achou é interessante. Como acontecia na época, em várias situações a identificação nas embalagens feitas pelos fornecedores é diferente da recomendação da própria Simca.
Além disso, a Simca recomendava abertura dos eletrodos de 0,70 mm para todos os Tufão, mas de 0,80 a 0,90 para o Emi-Sul. A Chrysler recomendava 0,70 a 0,75 para o GTX. A NGK "normatizou" tudo em 0,70.
Não tenho conhecimento de a Simca indicar grau térmico 5 para as velas, como consta nessa tabela da NGK. No Chambord e na Jangada, a Simca indicava a vela 4H. Para a Rallye, Présidence e Emi-Sul com 130 HP, 6H. E para o Emi-Sul com 140 HP, 7H.
A 5H veio indicada pela Chrysler para o GTX e, acredito, mas não garanto porque não tenho o manual, provavelmente para o Esplanada.
Parece que a NGK adotou um meio termo nessa tabela modernizada.
Na minha Présidence, com motor Super Tufão na última retífica, uso a B6S e vai muito bem. Na Jangada, com motor Tufão 0,30, B5S. São facilmente encontradas nas lojas do ramo.
Salvo engano, o Guedes, que conhece muito de Simca e tem vários de clientes sob os seus cuidados, usa a BP5HS (eletrodo projetado) nos motores Emi-Sul. Se o Alex Matias aparecer por aqui pode confirmar, ou não. Pessoalmente, eu tentaria outra antes.
Juka, se você puder esperar até o final de semana olho para você, agora estou pra lá de apertado por aqui. Dai olharei também a questão do tampão no cabeçote, era onde eu imaginava. Não lembro de cabeça, mas acho que ali vai um parafuso servindo de tampão. Vou tirar foto e te mando, só mais alguns dias e olho as duas coisas para você.
Com esse serviço nota 1.000 no distribuidor e no filtro de óleo, qualidade de primeiro mundo, você comprovou que o Simca usava mesmo um combustível fóssil ...
Juka, um pedido: acredito que você não vai detonar essas andorinhas nunca, mas se algum dia for fazer isso me avise, eu troco duas tampas originais sem andorinha com você. Não que eu precise, pois tenho para a minha Jangada 67, mas é para preservar.
|
|
juka,
ad palpitandum.
há que saber se o seu motor é simca ou chrysler. se da última extração e ao qual agregaram as tampas de válvulas com as andorinhas por decoração, homenagem, ou necessidade, utilize, se encontráveis, a medida indicada para o gtx. como referência, este, quando lançado se incluía na padronização dos motores, todos com 130hp/+- cv. como emi sul simca os motores variavam, assim como a gama térmica das velas.
não brinque com gama térmica de 4, 5, 6. isto é para baixas razões de compressão, o que não é o caso destes motores.
|
|
GTX
O motor é Chrysler. A Taxa de compressão, salvo engano, é 8.5 x 1. O motor tava usando velas de fusca (BP5HS). Em um manual da Chrysler é indicada a 6H.
Aguardo opiniões de qual vela usar ( dos que as usam , sem problemas, há um bom tempo)
Aproveitando, qual a ordem de ignição? 15486372
Os números dos cilindros seriam 1a 4 no lado direito do motor e 5 6 7 8 no lado esquerdo...?
|
|
Olá Juka,
As velas que estavam no meu motor emisul quando o comprei eram BP6HS, já estavam no motor a muito tempo, portanto não posso afirmar se são corretas. No manual diz que 6H é até a serie 54.299 de 64 a 67, a 5H seria a partir da série 54.300 de 66 em diante. Talvez seja mais indicado é 5H mesmo.
Abraço Juarez
|
|
não arriscaria o grau térmico "5". iria de, pelo menos, "6". como diz o juka, a taxa do motor padronizado era 8,5:1. e na história pregressa de nossos carros alguma vez passaram por uma retífica de cabeçote, uma aplainada, medida que se lhes aumenta a razão de compressão ? isto justificaria ainda mais a escolha de vela com gama térmica elevada.
|
|
Boa tarde, Juka.
Eu estava vendo o belo trabalho que você está fazendo com o motor Emisul.
Recentemente eu comprei um motor Emisul, para retifica lo e posteriormente coloca lo em minha Simca Emisul 1966. Atualmente ela está com um motor de dodge 318 e pretendo voltar o motor original Emisul.
O bloco do motor que comprei está datado em 01/04/69 e curiosamente tem o mesmo dia e mes de nascimento.
Reparei que as suas tampas de valvulas tem a andorinha, que seriam originais no simca. O motor que comprei não tem a andorinha nas tampas.
Não sei se a esta altura, voce teria o interesse de fazermos uma troca, pois assim ambos os carros ficariam mais originais?
Se voce tiver interesse, podemos conversar.
Obrigado
Ronaldo
|
|
Ronaldo, se entendi bem você nasceu em 1º de abril e o bloco do motor fui fundido nessa data, é isso mesmo?
A minha Jangada 67 veio com motor de Opala. Quando estava escolhendo um bloco de Emi-Sul para ser o dela vi um com a minha data de nascimento, menos o ano.
Juka, a ordem de ignição está correta, mas o lado não. O cilindro n. 1 é o mais próximo do distribuidor, à esquerda de quem olha o motor com o capuz do cofre aberto. O cilindro n. 5 é o primeiro à direita.
|
|
Oi Marcelo
É que no Manual cita o lado considerando que você está sentado no banco do carro (esqueci de citar este fato).
Você teria alguma foto domotor onde mostra o distribuidor? Quero tirar uma dúvida em relação à fixação e braço de avanço...
|
|
Oi Ronaldo
No momento não estou pensando em mexer nas tampas (é que tá tudo montadinho). O Marcelo também já havia manifestado o interesse em troca.
O motor vai ficar guardado um tempo (até que o carro fique em condições de recebê-lo), se eu mudar de ideia eu aviso.
Um abraço
|
|
Sim, Marcelo é isso mesmo.
Eu nasci dia 01/04 e o bloco do motor Emisul que eu comprei coincidentemente nasceu dia 01/04.
Já fazia bastante tempo que eu estava procurando um motor de Emisul para comprar, ai quando apareceu este na internet eu não pensei duas vezes, negociei o valor e comprei.
Só depois que o motor chegou, que eu fui olhar a data da fundição do bloco e para minha feliz surpresa era o mesmo dia e mês da data do meu nascimento, com exceção do ano.
Foi muita coincidência.
Eu comprei este motor pensando em um dia, em voltar a minha simca Emisul 66 para original, mas ainda estava na duvida já que ela está com um belo motor 318 de dodge, mas depois desta coincidência acho que não resta mais duvidas do que eu devo fazer.
Juka, eu entendo a sua opção de não querer mexer naquilo que já está pronto, mas se mudar de ideia é só me falar.
abraço
|
|
Ronaldo, a coincidência é mesmo muito grande. O meu aniversário é em 27 de março e o bloco foi fundido nessa data. Você bem próximo, em 1º de abril. Somos dois privilegiados porque isso não é uma coisa muito fácil de encontrar.
Juka, o seu comentário sobre o tamanho dos parafusos procede. Um ex-proprietário de Présidence Tufão de São Paulo chegou a bolar e a implementar um sistema de travar os cabeçotes porque não confiava nos parafusos originais.
Olhei agora o catálogo e vi que os tuchos da bomba de gasolina são diferentes (Emi-Sul e anteriores), então me dê mais um tempo para encontrar aqui em casa um de Emi-Sul e te passar o tamanho dele.
Veja as fotos a seguir, se é essa peça que você se refere:
Fique à vontade se precisar de outras fotos, é só falar.
|
|
Oi Marcelo, grato
A peça é essa mesma que aparece na foto do cabeçote. Este "parafuso com cano de óleo" pode ser colocado na traseira (como na foto) ou na parte da frente, na mesma posição (se você pegar este mesmo cabeçote e montá-lo do outro lado).
Como tem dois "buracos" no cabeçote (um na traseira e outro na parte da frente do cabeçote - pois os cabeçotes são intercambiáveis) minha dúvida é se o buraco da frente é fechado com outro parafuso (bujão) ou fica aberto sem nada.
|
1 ...
789101112
|