Arqueologia

1234 ... 6
Marcelo Viana Marcelo Viana

Arqueologia

Pessoal, criei este tópico em homenagem aos arqueólogos oficiais da Simca, Alex e Norian. Só mesmo esses dois para escavar esse tipo de coisas.

Reproduzo a seguir a troca de e-mails, com adaptações e redução para não ficar muito grande, gerada a partir de uma foto que eles mandaram.

Para reduzir, resumo as minhas falas: desde o inicio achei que essa peça não seria original. Não tive a boa ideia do Alex de consultar o catálogo. Pensei que seria um acessório colocado em alguma concessionária mais cuidadosa.

Norian: Veja nessa foto, tem uma placa embaixo do painel. Já viu alguma assim?

E a etiqueta do fabricante:

Norian: O que eu acho incrível na Simca é que nada é para sempre. Voce encontra uma
coisa, se convence que é verdadeiro e depois descobre outras.

Alex: Sim, também reparei que é o mesmo material, mesmo porque é o mesmo fabricante.
No catálogo de peças não encontrei nenhuma referencia a essa tampa. Vou verificar se minha Emisul também tem os furos para os parafusos. As do Norian tem. Vamos continuar a pesquisa

Norian: Interessante, eu tenho 3 Simcas e todas tem essa furação e a fixação não é algo adaptado, faz parte do conjunto, tem rosca interna no painel. A preta do Alex também tem, essa 65 idem. Será que todas foram feitas na mesma concessionária? Não, porque as minhas não vieram do interior de SP, não lembro exatamente a cidade.

Renato Zirk:  Oi Marcelo , me parece que é a isolação termo-acústica necessária sob o painel , essencial para garantir o conforto interno do veículo , provido de um recorte  elíptico ou oval para a instalação de alto falante de rádio que talvez fosse de série para algum modelo e opcional para outros ou ainda uma saída de ar para a ventilação interna . A Lantieri era a nossa fornecedora de todos os  paineis termo-acústicos . O painel tem aparêrncia e fixações de peça original  . Não foi adaptada por concessionária . Os que não tem o painel devem ter sofrido a sua remoção por mecânico inescrupuloso que o jogou no lixo , ou algum ignorante da fábrica que conseguiu elimina-lo a partir de certo número de série a título de redução de custo . Talvez o modelo " Profissional " não o tivesse . Também , com certeza , não é  nem opcional e nem acessório e sim peça normal de produção.

Enrique Plá: Marcelo, nunca vi e tenho certeza que não saiam de fábrica. Pode ser que seja uma francesa. Que ano é o Simca que o Norian viu? Envie a foto ao Zirk, ele viveu dentro da Sima e vai nos responder com franqueza. Nenhum Simca sai com furos sob o painel para poder fixar a referida peça. Com certeza deve ter sido feito em concessionária. É igual aquela história do Simca que encontrei e o meu amigo Alexandre o comprou nos anos 90. Ele tinha no lugar do relógio um amperímetro e um manômetro para pressão de óleo e este equipamento era igual aos instrumentos de indicação de gasolina e temperatura, ou seja, o mesmo padrão da Horasa ou Jaegger, inclusive a lente acrílica estava gravada idêntica a lente original. Incrível, eram peças originais e o manômetro recebia a pressão por um tubinho que vinha do filtro de óleo. Este cliente deve ter reclamado ou solicitado este equipamento e a Simca o atendeu. Eles (clientes ou mecânicos), deveriam tirar provavelmente para ficar mais fácil a manutenção em algum ponto e se vc já achou em dois veículos.

Alex: Resolvendo a questão, ele pesquisou no catálogo e descobriu a tal forração lá. É o item 26 da ilustração a seguir.

Norian: Primeiro o ponto vai para o Alex que viu primeiro na preta. Segundo ponto vai para mim que fico enchendo o saco do Alex, rsrsrssrs. Legal, agora sabemos que tinha e não preciso escutar dos sinqueiros de plantão “não lembro disso”. O Catalogo de Peças que tenho já é da Chrysler e essa não é a primeira vez que vejo uma peça no carro e não tem no catalogo. Acredito que não tem pois na época eles nem suspeitavam que após tantos anos apareceriam pessoas como “nos” para ficar verificando isso. Até acredito que todas usavam, era uma carro de luxo para ficar aparecendo fios expostos, más coisas de Simca não da para discutir, vale para uma e não vale para a outra.

Alex: Mais um detalhe que aprendemos sobre Simca. Até aparecer essa segunda Tufão com esse acabamento sob o painel, eu acreditava que era um acessório de época, mas depois eu e Norian fomos juntando informações e agora, com a ajuda de vocês, acho que revelamos parte do mistério.

Norian: Essa tampa que o Alex colocou a foto vai na Chambord, Rallye e Presidence de 64 a 66.

Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Arqueologia

Alex e Norian, vocês comentaram que estavam no encalço de algo que parecia ser uma plaqueta de identificação na travessa do lado direito do cofre do motor do Emi-Sul.

Eu nunca tinha ouvido falar nisso, mas na hora pensei imediatamente no Sebastião, do Rio de Janeiro. Ele tem um excelente carro. As fotos abaixo são desse carro e mostram a tal plaqueta.

Mais uma que fiquei sabendo através de vocês.

Ele está na minha lista de futuros convidados para o nosso Encontro. Espero que aceite, não é possível que não vai aparecer ninguém do Rio. Quando ligar para ele vou pedir para tirar fotos melhores da plaqueta.

Norian Norian

Re: Arqueologia

Marcelo é essa mesmo. Tenho mais fotos dela e no Manual do Proprietário também aparece, más não é possível ler a frase inteira. Da para ver que toda frase começa com "Não". Se ele puder fornecer uma foto melhor seria ótimo.
ammatias ammatias

Re: Arqueologia

Legal Marcelo. Minha Emisul tinha uma seta branca nitidamente original abaixo do local onde ficam essas instruções e desde então fiquei intrigado com essa seta. Então o Norian apareceu com a foto dessa Simca e não temos idéia do que vem escrito. Tomara que você consiga as fotos.
gtx gtx

Re: Arqueologia

olhei hoje.
no tufão '65 - nada havia, nem sinal;
no gtx  e esplanada '68. sinal de três pares de pontos. não eram furos; nem arrebites.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Arqueologia

Nasser, como eu nunca tinha reparado nessa plaqueta, não sei dizer se teria ou não na linha Esplanada.

Mas sugiro verificar se os furos não teriam sido tampados por alguma eventual pintura. Penso que devem ter seguido o padrão, se a tradicional plaqueta do lado esquerdo era presa por arrebites (não sei se seria o nome correto, mas é o que me ocorre; possuem cabeça arredondada e o corpo fresado), imagino que essa do lado direito seria da mesma forma.

Entrarei em contato com o Sebastião em breve, dai o mistério será esclarecido e, espero, vamos ter a primeira inscrição do RJ.
Norian Norian

Re: Arqueologia

Em resposta à esta mensagem postada por gtx
Até onde descobrimos, só saia na Emisul. É referente a ignição transistorizada. Na Tufão tem uma plaqueta na travessa, que já não existia na Emisul.
ammatias ammatias

Re: Arqueologia

Norian, na Emisul também tem a plaqueta na travessa.
Norian Norian

Re: Arqueologia

É mesmo, más já é no painel frontal. Então não sei o que está escrito é coisa para o Marcelo descobrir.
gtx gtx

Re: Arqueologia

marcelo,
os firos não foram tampados nem lixados, ate'porque um do regente é sucata de um automóvel ex quase novo, e as marcas são idênticas à do gtx. ou seja, havia uma preparação, mas nada foi fixado ali. assim, ficamos com a possibilidade exclusiva do emisul, pois no tufão 65, com ignição transistorizada, não há sinal de ter tido alguma coisa na travessa esquerda.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Arqueologia

Finalmente consegui contato com o Sebastião, do Rio. Ele deu boas risadas com a tal história da plaqueta, eu disse que é o único que a possui e ele explicou porque: quando ela caiu, ele a guardou. Disse que é de papelão e a tinha porque o pai comprou o carro O km na concessionária. Depois mandou fazer outras e ficou de me enviar uma como modelo, quando fizer isso eu repasso para vocês.
Sobre o Encontro em Poços de Caldas, a princípio não se animou muito, mas também não descartou.
Norian Norian

Re: Arqueologia

Ótimo Marcelo, agora poderemos saber do que se trata essa plaqueta. Se ele preferir pode mandar uma foto mesmo.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Arqueologia

Ele até disse do que se tratava o assunto da plaqueta, mas confesso que não lembro porque ficamos um tempão ao telefone após vários anos sem nos falarmos.
Ele se ofereceu para mandar uma pronta porque mandou fazer mais de uma, então vou aguardar.
A descoberta é muito valiosa. Ele comentou sobre um amigo do Sul que esteve lá, conhece muito de Simca, mas disse que nunca tinha visto aquilo.
O interessante é como a Simca faz uma plaqueta de papelão para ficar no cofre do motor. Como imagino que tem muito tempo que ele não mexe com esse assunto, por enquanto vou acreditar que essa plaqueta não seria exatamente de papelão, mas sim do mesmo material da forração que você e o Alex descobriram debaixo do painel. Isso tem mais lógica. Ele comentou que a dele tinha também essa forração abaixo do painel, mas com o tempo começou a cair e incomodar, então ele tirou.
Sei que o cara é um felizardo: ter uma Simca tirada pelo pai na concessionária. É para morrermos de inveja !!!
Norian Norian

Re: Arqueologia

A impressão que dá é que ela é de couro ou algo parecido, concordo com você quanto ao papelão. É por causa dessas Simcas ainda originais que conseguimos tirar algumas dúvidas.
Vamos aguardar então.
gtx gtx

Re: Arqueologia

Em resposta à esta mensagem postada por Marcelo Viana
só para recordar. salvo engano do que me relatou na primeira edição do "carro do brasil", o simca do sebastião é o que pertenceu ao pai. apenas não foi objeto de herança ou transmissão familiar de um automóvel imaculado. o carro foi vendido, sumiu e o sebastião teve muito trabalho para localizar, comprar e restaurar em minúcias. a meu ver, valor maior
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Arqueologia

Isso é que dá lidar com pessoas mais jovens, cuja memória é melhor do que a minha: fico dando informações erradas. Nasser, desse detalhe de o carro ter saido da família e retornado eu não me lembrava. Pelas fotos, o estado do carro, que não me lembro de ter visto pessoalmente, passou a impressão de nunca ter sofrido uma restauração tão ampla como as que fazemos.

Mas é ele sim, o Sebastião de Rio Bonito, cujo pai fez o pioneiro Jipe Tupi.

Acrescentando, ele disse não saber de outro Simca no estado do Rio. Isso é absolutamente incrível. Perguntei sobre o Marco Antônio, o Sebastião se lembra dele, mas disse que sumiu.
ammatias ammatias

Re: Arqueologia

Excelente notícia Marcelo. Pela foto parece ser de couro crú. Mas não tenho a mínima idéia do que possa estar escrito. Abaixo dela há uma seta branca pintada na mesma travessa e apontando para essa "plaqueta".
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Arqueologia

O Sebastião falou qual era o "assunto" da tal plaqueta, mas como conversamos demais eu acabei me esquecendo. Ele se prontificou a me enviar um e-mail, dai eu retornaria com o meu endereço e ele enviaria uma plaqueta pronta. Vamos aguardar.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Arqueologia

Alex e Norian, assim que definirmos o local e a data do evento vou ligar para o Sebastião reiterando o convite para se tornar o primeiro e único, até agora, representante do estado do Rio, e para cobrar a tal plaqueta. Muito em breve.
gtx gtx

Re: Arqueologia

marcelo,
salvo engano haviam simcas em campos dos goytacazes, muriaé, por ali. os clubes locais devem saber.
1234 ... 6