Arqueologia

Re: Arqueologia

Foi disponibilizado sim, Irapuã. Eu já vi, não me lembro onde e nem de quem. Era da cor do carro dessa propaganda. A diferença básica era mesmo o interior e acho que havia mais um detalhe que diferenciava os dois Rallye, mas não garanto e nem saberia dizer qual seria.

Re: Arqueologia

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por Irapuã
Resgatando um texto deste fórum sobre o Rallye "não Especial", publicado originalmente em A Biela:

SIMPLESMENTE RALLYE, ESTE DESCONHECIDO

Quando se referem à versão com decoração e equipamentos para traduzir performance na linha Simca, a tendência natural é resumir: Rallye. Mas o verdadeiro interessado no produto e na história, perguntará: Simplesmente ou Especial ? ..... ?

Pois é, existiram os dois. O Rallye Especial, marcado pela bandeirinha quadriculada na qual havia um pézinho informando ser o Especial. Foi assim com a carroceria Chambord. Quando, ao segundo trimestre de 1964 iniciou vender o novidadoso e bem sucedido Tufão, ele estava no meio da relação de produtos.

Exigia olhos treinados para identificá-lo. Por fora, igual, incluindo o conjunto capô-para-lamas com as tomadinhas de ar imprensadas, e o letreiro Rallye – sem o Especial. O motor era do Rallye – mais cilindrada, 2.5 litros e potência, 115 hp. A diferença estava no interior. Era do Chambord, sem o refinamento do Rallye Especial.

Custava 5% mais que o Chambord, 10% menos que o Rallye Especial. Durou até janeiro de 1965, uns 9 meses. Ano de crise na indústria, sumiu. Voltou em 1966, junto com o leque de versões do EmiSul, com a mesma fórmula, e vida fugaz. Foi até o final do ano, quando as versões luxuosas foram substituídos pelo novidadoso Esplanada, mantendo a carroceria antiga apenas para Chambord e a camioneta Jangada, logo suprimidos.

Quantas unidades do Simplesmente ... ? Ninguém sabe. A estatística formal da Simca somava-a com as do Especial. E não houve compilação destes dados durante a vida operacional da marca.

Roberto Nasser
Simquista e Curador do Museu do Automóvel, em Brasília

Editando, incluindo a tabela de preços divulgada no Correio da Manhã de 5/9/1965, com a desoneração de impostos (50 anos depois, nada de novo... até o PT copiando a "ditadura militar"!). Tem o Rallye comum, comum com couro e Especial:

Re: Arqueologia

Bem lembrado, Leon. Faziam ginástica para vender. Raro dentro do raro. Uma Rallye "comum" tinha bancos que não eram de couro, nunca vi pessoalmente.
ammatias ammatias

Re: Arqueologia

Nasser, creio que esta foto atenda ao seu pedido. Desculpe a demora. Abraço

Re: Arqueologia

camarada, obrigado.
para simplificar: quem fez a sua pode fazer outra ? pf diga. grato nasser
ammatias ammatias

Re: Arqueologia

Nasser, a placa de couro eu e o Norian compramos em loja que vende artigos de couro. Agora os dizeres foi o Norian quem encontrou o local.  É uma película adesiva transparente. Não sei onde foi.

Re: Arqueologia

ok. norian, se toque.

Re: Arqueologia

Nasser, acredito que se você levar essa imagem a uma boa loja que trabalha com reprodução digital, do tipo faz banners, letreiros, etc, eles tiram de letra ai em Brasília mesmo e assim ficaria mais fácil para você.
Adalberto Adalberto

Re: Arqueologia

Pesquisando no acervo fotográfico do Instituto Moreira Salles, encontrei 2 fotos em preto e branco feitas em Brasília, por ocasião do lançamento da linha Chambord 1960. Essas fotos apareceram à cores em algumas revistas da época, mas essas em P&B estão sensacionais e tem um tamanho enorme. Segue o link: (Ah, precisa colocar a palavra SIMCA em "Search")

http://fotografia.ims.com.br/sites/#1452215559903_1

Abraços,

Adalberto

Re: Arqueologia

belo achado.

Re: Arqueologia

Adalberto, sem dúvida você e o Leon assumiram mesmo o papel do Tio Lin aqui nessas bandas. Descobrem coisas incríveis. Acho que essa campanha publicitária foi muito bem feita e as fotos são belíssimas.
Adalberto Adalberto

Re: Arqueologia

Marcelo, o Tio Lin é insubstituível. Posso dizer que graças ao antigo fórum conheci pessoalmente uma das pessoas que mais conhece sobre a indústria automobilística brasileira. Ele é um verdadeiro arquivo, fora é claro, da sua biblioteca e seus textos irretocáveis sobre carros que marcaram a história.

Ainda falamos muito sobre SIMCA. Lembro que ele comentou que andou em seu Chambord 63 e o conheceu pessoalmente no lançamento do livro do Rogério. E aí se vão quase 10 anos de amizade!

Abraços de SBC,

Adalberto

Re: Arqueologia

Adalberto, o Tio Lin é membro deste fórum desde 25/04/2012, mas desde então nada postou...
Não sei se ele participa do grupo Simca do Brasil (https://www.facebook.com/groups/897204910293716/?fref=ts) no Facebook, onde  ele tem uma página (https://www.facebook.com/tiolin).
Abraços,
Rui

Re: Arqueologia

Foi mesmo legal conhecer o Tio Lin pessoalmente no inesquescível lançamento do livro da Alaúde. Sem dúvida, um dos melhores momentos Simca da minha vida, inclusive a viagem de volta, rodando com a Chambord os 600 km entre SP e BH debaixo de chuva sem limpador de para brisa. Foi a última vez que vi o Manoel Ricardo e fiquei impressionado com a dedicação dele à marca e ao evento, mesmo já sofrendo efeitos visíveis da doença que o levou.

Sem dúvida o Tio Lin é insubstituível, mas fez a opção de não aparecer mais e quem não tem cão caça com gato, sendo que os nossos gatos estão se saindo muito bem.

Re: Arqueologia

Re: Arqueologia

e aos versados em gastronomia e masterchefs, uma dúvida: como será a salade simca cinq ?

Re: Arqueologia

Deve ser suave e forte ao mesmo tempo, agradável, gostosa, substanciosa, única, majestosa, bonita, elegante, saborosa, incomparável, leve e macia, instigando os melhores devaneios !!!

Re: Arqueologia

a dificuldade, ante o nome, é o fato de você não comer, a ser válido o slogan publicitário do simca: elegante, ela passa ...

Re: Arqueologia

Salade Simca Cinq
(Salade bourguignonne aux escargots)

Une recette simple qui ravira les amateurs d'escagot.

Ingrédients
1 Salade,
36 escargots,
Vinaigrette,
125 g de Lardons,
Croutons,
Petits oignons blancs.

Préparation
Préparez vos escargots au court-bouillon très aromatisé, comme pour les escargots à la Bourguignonne.
Dans un saladier, délayez une cuiller à café de moutarde avec une cuiller de vinaigre de vin, ajouter 2 cuillers d'huile en tournant la sauce. Salez, poivrez. Ajoutez la salade et mélangez.
Dans une poêle, faire dorer des lardons. Quand les lardons sont dorés, ajouter les escargots et des petits oignons blancs au vinaigre. Faites les chauffer. Déglacez la poêle au vinaigre, versez sur la salade

Difficulté : très facile
Temps de préparation : 30 min

Re: Arqueologia

marcelo,
lembre-se, quando for preparar para seduzir alguma incauta, indo ao mercado central, não peça "petit oignons blancs". ás vezes aqui são tratadas como échalotes ou como cebola pérola ...
vamos combinar. o tal de rusiq é enjoado!
123456