Simca - manutenção e compatibilidade

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Bom dia Senhores,

Na realidade o assunto não é tão complexo quanto parece, necessita apenas de um bom eletricista e algumas informações dos catálogos modernos. Basicamente você precisa medir a resistência do marcador original nas posições extremas (frio e quente). Feito isto é só consultar um catálogo moderno e verificar qual instrumento apesenta os mesmos valores de resistência (ou o mais próximo possível). A parte mais delicada e que exige um pouco mais de cuidado é justamente transplantar o mostrador original para o instrumento moderno. Este procedimento pode ser adotado para o marcador de combustível também.
Na minha tufão, como utilizei um tanque de corcel/belina, modifiquei também o marcador de combustível para um de corcel/belina, utilizando o procedimento acima. O casamento ficou perfeito, já que ambos os itens referem-se a mesma aplicação.

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

a informação também é aplicável aos bulbos sensores de temperatura ?
loty loty

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Grande GTX, este bulbo de temperatura da simca o procurei em toda BH, ou seja, um que fosse pelo menos a mesma rosca e não encontrei nada parecido, então peguei um de opala (existem dois tipos, um menor e outro de maior comprimento) e levei para um torneiro mecanico retirar a rosca até que ficasse liso.    Para minha surpresa não furou a peça onde partimos para a rosca original da simca e deu certo. Para ligar o fio retirei um terminal da caixa de fusivel original simca apertando com a porca do bulbo, assim ficaria o plug original, mas se vc quizer pode dar um aperto no plug que serve tambem.   Fiz o teste com um medidor infra vermelho muito bom que tenho e ficou perfeito, o meu painel e o bulbo, o de maior comprimento são todos horasa. Espero ter ajudado, quaisquer duvida me liga, um grande abraço loty.

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

formidável. obrigado, abraço, nasser

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Esta mensagem foi atualizada em .
Peter e Loty, ótimos comentários. O Peter descreveu bem como fazer e contou que deu certo, o Loty também se virou bem.

O bulbo original é difícil de achar.

Só não esqueçam de seguir um mandamento básico de carros antigos: conferir os níveis de óleo e de água cada novo dia em que forem sair com a Simca.

Não façam como o Loty, que me emprestou o carro dele para o casamento e não conferiu a água. Então, quanto eu estava subindo o anel rodoviário a 180 km/h para deixar uns babacas para trás eu achei que o carro esquentou um pouco. No dia seguinte, quando fui conferir a água estava bem abaixo do nível.

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Boa Tarde Confrades,

Apenas completando o raciocínio exposto pelo Loty e Marcelo, para simplificar as coisas, basta ter em mente que sensor de temperatura (bulbo) e o relógio do painel devem ser compatíveis. Deste modo e considerando   que o sensor de temperatura da simca não está mais disponível, o mais fácil é colocar algum modelo (que pode ser o do opala, conforme o Loty), e utilizar o mecanismo do mesmo veículo, trocando apenas o mostrador pelo da simca. Aí não tem erro, pois você está utilizando o sensor correto para aquele tipo de marcador. Este procedimento é válido para todos os sensores elétricos (combustível, pressão de óleo, temperatura).

loty loty

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Falou tudo este Peter, não é a toa que ao longo da minha vida já tive 23 opalas e lembro de cada um.   Quanto ao 180 KM/H eu duvido que o Marcelo colocou isto tudo, ele é cagão kkkkkk, mas eu sim e varias vezes inclusive uma delas voltando de um encontro em Congonhas aqui em Minas com o gps medindo a velocidade.   Peter quando tinha motor de opala ela não passava dos 154 km/h, mas com o de simca o ponteiro do velocímetro cola fácil nos 180 e o gps já marcou 187 km/h batendo pega com um boy de voyage rebaixado numa reta chamada aqui de reta da skol.   O boy ficou louco quando viu a simca passando ele, parecia que os olhos dele iriam pular para fora do seu rosto. A mecanica da simca é toda nova, amortecedores, buchas, freios e etc e porque não curtir o carro.   Quanto ao motor, ele  tem algumas alterações sim, tais como pistões ultima medida, volante do motor aliviado, ignição eletronica sem platinado entre outras mais  e muito bem montado, abraços a todos.

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Bom dia Loty,

Olha, taí uma cena que eu gostaria de ter presenciado ! Tô até vendo a cara do playboy não entendendo nada e não se conformando de ter levado "couro" de uma simca "velha" ......kkkkkkk

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

não sei porque, me lembrei de uma frase que li não sei onde nem quando:
"nunca se mente tanto antes de eleições, durante uma guerra, e depois de uma caçada." - von bismark
acho que ele não andou na simca do loty.

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Em resposta à esta mensagem postada por loty
Dúvida: os motores Simca usam apenas um sensor de temperatura?

Estive olhando algumas informações em sítios estadunidenses e, se bem entendi, os flatheads tinham DOIS sensores ("temperature sending"), um deles com apenas um polo ("single wire") e outro com dois polos ("dual wire").

Também entendi (acho) que o aterramento é fundamental para a boa operação dos sensores ("ground the wire at the sending unit on the block, if the gauge goes all the way to hot the gauge is good, the sending unit is bad, works the same way with fuel gauges, ground the wire at the tank, if gauge goes to full sending unit is bad if the gauge doesn't read with the sending unit hooked up I would say the gauge is bad").

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Loty ,uma duvida ( talvez devesse publicar em Arqueologia ):
Porque existiam( existem) dois tipos de sensor ...eletrico e hidraulico( por pressão )?
Foi coisa de ano ,modelo ou falta de padrão da Simca ?
Meu mecanico hoje me alertou e fui ver ....dos meus 4 motores 3 são eletricos e um hidraulico....
E ai ?rsrsrsr

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Nasser, só mesmo você para fazer comentários como esse. Eu acrescentaria: "e também depois de uma pescaria".

Se o von Bismark tivesse andado na Simca do Loty, acharia os submarinos que levam o seu nome completamente obsoletos, enfadonhos, pesados, lentos e sem graça.

Se o Rolando Lero estivesse por aqui iria sugerir um convite para o von Bismark andar na Simca do Loty, ele ia ficar doidinho - literalmente.

Ao longo dos meus anos já vivi e vi muito sofrimento, muito mesmo, por causa de pessoas que possuem necessidade de afirmação ao volante dos carros. É um desperdício de vidas, delas e dos infelizes inocentes que tem a falta de sorte de estarem por perto no momento dos acidentes.

Infelizmente não adianta falar, esse sentimento de afirmação e de competição é mais forte do que o bom senso que, no caso, passa longe.

Sempre me lembro que o melhor piloto de todos foi embora prematuramente por causa da quebra da barra da coluna de direção e teve o capacete perfurado por um dos braços que sustentam a roda. Por centímetros essa barra não o teria atingido, mas ...

É muito bom saber que continuamos a ter bom pilotos por aqui, sem dúvida isso é muito importante!

Leon, o Simca tem apenas um sensor de temperatura, localizado no lado esquerdo do motor, abrindo-se o capuz do motor. Ele fica aterrado no próprio motor. Para melhorar o terra eu sempre coloco uma malha nos parafusos do suporte do motor.

Peter, não sei sobre a comparação sensores hidráulicos x elétricos.

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

para entender.
"malha" é um flexível feito por fios de cobre, e com ele você faz um aterramento ligando o motor ao monobloco. é isto ? e há outra ligação destas ?
loty loty

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Grande Nasser, quando vc vier aqui em BH já está convidado a dar uma volta na minha simca e sentir a potencia do motor a mais de 180 KM/H.    Nasser, veja como ficou o sensor no carro, abraços loty.
Norian Norian

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

CarLoty, eu já ví também utilizando o sensor original e através de um torneiro embutir o sensor menor. Nos dois casos dão certo.

Nasser, esse aterramento você encontra em qualquer loja de auto peças. Pode-se fazer o aterramento pelo coxim do motor, prendendo dos dois lados.
loty loty

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Norian, quando coloquei o bulbo menor ficou marcando no ponteiro 3/4 a 85 graus, com o maior ficou certo, ponteiro no meio também a 85 graus medindo pelo aparelho.   Retirei o que está no meu carro para te mostrar e também o terminal  de uma caixa fusíveis quebrada.

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Em resposta à esta mensagem postada por Norian
uma coisa assemelhada ao que os dkw vemag utilizavam ?

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Em resposta à esta mensagem postada por loty
O Loty não disse, mas esse sensor dele está estragado porque não foi projetado para dar informações a 180 km/h.

Falando em Loty, ontem ele mandou um mecânico colocar um coletor do Simca no assoalho do carro dele. Antes, ele mesmo tinha colocado uma lanterna de Simca Tufão no banco do motorista e, logo em seguida, colocou os seus quase 70 kg sobre a lanterna.

Moral da história: o Loty não gosta de se assentar sobre coisas duras, prefere coisas macias. Podem ficar tranquilos, ele é Espada.

Agora, eu dou um doce para quem adivinhar de que lado era a lanterna de Simca Tufão sobre a qual o Loty se assentou.

Nasser, não precisa ser fio de cobre. Como o Norian disse, peça em qualquer "auto elétrico", como se diz em São Paulo. A seguir dois modelos. Eu procurei mais e encontrei malha que dá o tamanho exato para ficar entre os parafusos que fixam o suporte do motor no monobloco e os parafusos do suporte que vão no bloco. É isso, como você falou, é bom fazer essa ponte.

Há coisas que os antigos (mecânicos) me ensinaram e para mim são como mandamentos. Uma delas é que o Simca precisa ter a parte elérica 100% para render bem. Isso inclui uma bateria boa e segurando bem a carga. E também um aterramento muito bom, principalmente se considerarmos que normalmente os pontos de aterramento fazem ferrugem.

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

ok, foi o que imaginei. grato

Re: RECUPERAÇÃO DE PEÇAS SIMCA

Pessoal ,se correr tudo bem com o transporte ,acho que amanha poderei dar uma boa noticia sobre peças ,que vem sendo aguardada por muito tempo .
Se chegarem ( ai vou acreditar ) eu posto as fotos amanha e qual o caminho a seguir ......
123456