Simca - manutenção e compatibilidade

Re: Borboletas e cavaletes

Puxa vida ,hoje mesmo ia te escrever sobre isso GTX.
Comprei uma calota por causa do cavalete ,que vinha junto .
Vou mandar reproduzir ....quantos voce precisa ?

Re: Borboletas e cavaletes

Nobres confrades,

Na higienópolis veículos de Londrina/PR, vocês encontram tanto os cavaletes quanto as calotas.

O site é :

http://www.higienopolisveiculos.com.br/

Daí basta clicar na aba do simca, que vocês encontram estes itens.

Re: Borboletas e cavaletes

Peter bom dia .
Bem que tentei mas o produto esta esgotado ,por isso comprei uma para servir de molde.
Abs

Re: Borboletas e cavaletes

Em resposta à esta mensagem postada por alemao1
boa notícia. preciso de 4 x 4. todas as borboletas e todos os cavaletes ... pf cote e me diga

Re: Borboletas e cavaletes

GTX me corriga por favor ,mas os cavaletes ,são presos por parafusos e não por borboletas ,vou montar um,fotografar e te mandar.
Tato ,Marcelo ou Norian ,me corrijam por favor .

Re: Borboletas e cavaletes

Boa Noite Alemão,

Pelo que me lembro das minhas rodas originais, o cavalete é preso junto com o aro, através do parafuso da roda. A calota, por sua vez é presa com outro parafuso cuja rosca está no centro do cavalete.

Abraços,

Peter Evandro haake

Re: Borboletas e cavaletes

Perfeito Peter ,é assim mesmo .
A borboleta é apenas na fixação do estepe .
Abs

Re: Borboletas e cavaletes

Em resposta à esta mensagem postada por alemao1
a base do cavalete é presa em dois parafusos da roda. no centro do cavalete vai o parafuso que atravesse a borboleta e prensa a calota contra o aro da roda e o imobiliza pelo centro.

Re: Borboletas e cavaletes

quanto falo em borboleta refiro-me à peça de tres pontas externa à calota, tentando imitar as borboletas de cubo rápido dos esportivos da época

Re: Borboletas e cavaletes

Entendi ,a " borboleta " é mais rara ,eu entendo como um sobre aro ...mas os cavaletes são fixados com um parafuso externo e um "prisioneiro " que fica fixo na roda .
Vou ver os cavaletes e te aviso ,abs

Re: Borboletas e cavaletes

Esta mensagem foi atualizada em .
alemão,
não consegui explicar, e me valho da foto hoje postada pelo rusiq no tópico simca.
veja a roda do simca do carlão. numa sequencia, de fora para dentro: parafuso, arruela, borboleta ( a peça com três pontas ), calota, roda.

Borboleta, em preto

porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

simquistas e simqueiros,
achei - ou por não encontrar rubrica adequada - criar esta para assunto importante: a intercambialidade de peças. ou que de outros carros substitui alguma parte dos nossos simca.

começo com a dúvida que me ocorreu:
qual bulbo sensor de temperatura, a cebolinha, substitui a peça original ? nasser

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

GTX, já temos um tópico que cuida destes assuntos:
Dicas e Dúvidas (http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Dicas-e-Duvidas-td4205968.html)
Será que lá teremos resposta à sua pergunta?

Re: Borboletas e cavaletes

Nasser, se quiser fazer 100% original, observe que o cavalete é preso por apenas um dos 5 parafusos que prendem a roda.

Na outra extremidade do cavalete há um pequeno ressalto arredondado que fica pressionado contra um furo que existe na roda justamente para receber o tal ressalto.

Por questões óbvias, o sistema não é o ideal. Se houver um pequeno empeno no cavalete, você simplesmente não consegue fazer a calota ficar centrada. Quando aperta demais, o tal ressalto se solta do furo. Na minha Jangada 66, quando recuperava as rodas, mandei soldar parafusos onde vão os tais furos. Assim, com dois pontos de apoio, o problema se resolve.

Outros detalhes a serem observados: a altura do cavalete e o tamanho do parafuso. Dependendo do ano, havia diferenças. Não me pergunte porque não saberei responder sem consultar a nossa Bíblia, mas imagino que o parafuso curto e o cavalete mais alto são dos mais novos, talvez Emi-Sul. No caso do seu Rallye 3 Andorinhas acho bem provável que sejam parafusos mais longos e cavaletes mais baixos.

Por fim, há porcas soldadas na parte inferior dos cavaletes e porcas soldadas na parte superior.

Como vocês podem perceber, fica a gosto do freguês.

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

não há tal indicação, mas valeu a pena reler.

Re: Borboletas e cavaletes

é, percebi a variedade. mandei cromar as calotas e uma borboleta na phoenix. serviço ótimo, mas a borboleta tem um copinho inferior que a afasta das calotas e deixa as presilhas no ar.
ao que parece se transformará em caro enfeite de garagem,...

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

GTX, eu sabia que em Dicas e Dúvidas vc nada encontraria, pois a pergunta, sobre este mesmo assunto, que fiz ao Marcello ou Loty, em 2011, jamais foi respondida.

Re: porcas, parafusos, e a intercambiável rebimbela da parafuseta

Nasser, o Loty adaptou um sensor de outro carro. Pedi a ele para dizer qual e depois de meia hora tomando o meu tempo no telefone eu finalmente o convenci a dar a explicação aqui, o que ele disse que fará em breve.

Re: Borboletas e cavaletes

Nasser, não sei o que seria esse copinho inferior nas borboletas.

Você chama de borboleta o adorno que fica preso nas calotas por 3 presilhas que se dobram?

As rodas da sua Rallye possuem os rebaixos para receber as calotas raiadas?

Re: Borboletas e cavaletes

estas calotas, borboletas e cavaletes vão para o jangada.
no rallye utilizarei as rodas cromadas fumagalli, com tala mais larga e os buracos ovais e com as bordas viradas para fora. quero colocar as borboletas e os cavaletes.
neste processo de cromagem do jangada acabei comprando calotas de dois modelos. e o que chamo de borboleta é a peça com três orelhas passantes nas calotas. elas ainda me faltam, assim como os cavaletes.
123456