GTX 69 VERDE MONZA: A RESTAURAÇÃO

Simca66 Simca66

GTX 69 VERDE MONZA: A RESTAURAÇÃO

Esta mensagem foi atualizada em .
Boa noite aos amigos Rusiq, Marcelo e todos os demais frequentadores do forum. Bom, adquiri recentemente um ou uma GTX na cor verde ano 69 que estava anunciado no ML. Era um sonho antigo e que já havia deixado passar algumas vezes - pelo menos duas. Estou com algumas dúvidas e gostaria da ajuda de todos:

GTX verde

- O carro possui as letras "GT" na parede frontal, mas tem a letra "E" na plaqueta da Chrysler. Alguém já viu um GTX que possua as letras GT em ambos os locais? Pergunto porque é sabida a posição do Marcelo sobre este assunto no forum antigo, então gostaria de colher maiores informações. Ao que me parece isto seria o padrão da época, embora seja incongruente;

- Alguém tem código e informações sobre a cor verde interlagos deste carro? Se tiver imagens, fotos, propagandas de época já ajudaria. Até hoje só vi as cores vermelha, azul e bronze. Coincidência ou não o carro é exatamente a mesma cor daquele que pertenceu ao Marcelo e hoje está com o AGB, possuindo também o vinil original.

- Alguém sabe quem possui um cambio 4M e um motor EmiSul sabidamente 69 para vender?

Simca66 Simca66

Re: Esplanada GTX

Vamos lá pessoal, Marcelo, GTX, AGB e todos os outros participantes participem deste tópico. Seus conhecimentos são importantes.

Um abraço.

David

Re: Esplanada GTX

Boa Noite David,

Você comprou aquele verde do ML, que está na foto com um outro vermelho na frente, na mesma garagem? Na realidade o Sr. em questão está/estava vendendo 02 GTX.
Olha eu tinha um câmbio de GTX (4M) e vendi no ano passado para o Alexandre Garcia (Brasília). Ao que me consta, este câmbio ainda está por lá. Este câmbio estava na minha Stude 40. No seu caso, teria que trocar a capa seca, pois este câmbio estava acoplado a um motor ford V8 292. Se por ventura você não encontrar mais nada, me de um alô, ou então pode falar diretamente com o Alexandre. Ele mexeu no motor da GTX do GTX ( que trocadilho hein?) e com certeza pode lhe dar alguma dica de onde encontrar alguma coisa destes motores.

Re: Esplanada GTX

incorporando o ectoplasma do chacrinha, a mensagem abaixo não é para esclarecer, mas para confundir.
publiquei-a em outro tópico, copio e colo abaixo. trata da composição alfa - do modelo; - numérica - da produção sequencial.

para aclarar a dúvida do rusiq. havia muita flexibilidade, especialmente nos revendedores no interior, para vender os carros á época, tempo de dúvidas sobre continuidade; intrigas sobre a chegada do dodge dart. receios naturais de um tempo em que automóvel era investimento que devia ter elevado valor de revenda e liquidez imediata. vamos lembrar que o gtx era de produção pequena relativamente á massa comercial da chrysler - vi, em 69 apenas um O km. iniciou-se com demanda e preço cheio, mas logo a voz rouca do mercado atrapalhou o mercado e descontos sinceros eram dados para limpar o pátio. e isto deve ter incluído o atrativo das 4 velocidades e os bancos separados.

a mensagem já em outro título, sobre o regente/esplanada verde, 67:

" eis mais um dos casos em que a numeração de série não coincide com a versão.
trata-se, como indicam as fotos, de um esplanada 1967 - pelas indicações numéricas, produzido em março.
a identificação se inicia com "r", até então na história da simca, significaria "rallye", letra anteriormente indicativa do modelo esportivado, porém um finado em 1967. indicaria "regente", em caso oposto, ainda não lançado comercialmente, porém mais crível.
entretanto, se regente, a decoração externa e de emblemas não coincide com a versão; o interior sugere ser de plástico - como era o regente -; mas na extremidade direita, na tampa do porta-luvas, há um letreiro de esplanada.
assim a não ser que o interior tenha sido simplificado em material ou o exterior tenha passado por um up grading decorativo, é mais uma das evidências de eventuais disprepâncias entre marcação e versão. "

Simca66 Simca66

Re: Esplanada GTX

Boa noite Peter, realmente fui eu quem comprou o GTX verde do ML. Na verdade o vermelho não é GTX mas uma Esplanada com pintura e interior parecido com o do irmão esportivo. Ambos ano 69, mas apenas o verde tem as letras GT no painel frontal. Você teria o contato do Alexandre Garcia aqui em Brasília para ver se ele ainda tem o câmbio.

Boa noite GTX. Se sua intenção era confudir realmente conseguiu. A final existem GTXs com identificação alfa numérica (a essa altura não sei se ainda tem hifén) no painel e plaqueta? De todos que vi até hoje a plaqueta tem a letra "E".

Algum material propagandístico do tal verde interlagos ou código da cor?

Pela numeração é possíve precisar data de fabricação?

Re: Esplanada GTX

a pretensão não era confundir, mas apenas citar que a identificação alfa numérica não é o único parâmetro para identificação dos simca/chrysler. para quem tem boa lembrança, num teste de 4 rodas, á época em que o marazzi identificava o produto, há uma destas discrepâncias. o carro testado é de um modelo e a letra identificativa, de outro.

vi poucos gtx. o meu, salvo engano, começa por "r".

sim, de acordo com o número e vistas condições de época, posso estimar a semana de produção.

nada tenho do verde interlagos. mas como o badolato adquiriu o tal que o marcelo trocou por uma geladeira quase nova e umas capsulas de apilarmil vencimento a curto prazo, deve ser possível identificar, pois o abd leva isto a sério. quer-me parecer que o tato ou o rubem hay terão uma tabela de cores de época, permitindo assemelhar as amostras de época com as atuais e, daí, descobrir a fórmula.
Simca66 Simca66

Re: Esplanada GTX

Boa noite GTX, agora as coisas ficaram mais claras. Até hoje vi quatro GTXs e todos possuíam o GT na grade frontal e E na plaqueta, então acho que era o padrão da época. Acredito que se trata de um autêntico GTX, embora a cor não me pareça mais a original (o verde é muito chocante). O vinil tenho certeza, o é.

O número do chassis do meu é 63.913. Se possível diga-me a data de fabricação.

Você teria algum contato do Alexandre Garcia, pois um amigo aqui do fórum disse-me que vendeu um câmbio de 4m para ele há algum tempo e eu vou precisar.

Re: Esplanada GTX

Boa Noite David,

Desculpe pela demora no retorno à sua mensagem, mas estava em viagem e os meus contatos estão todos no computador de casa. Segue abaixo os dados para contato do Alexandre Garcia:
tel 61-9987-2364 e comercial 61-3310-6921
e-mail: aslgv8@gmail.com
Pode falar que você conversou comigo e que eu passei os dados dele. O cara é muito gente fina e entende muito de motores e tem muitos contatos para peças...
Simca66 Simca66

Re: Esplanada GTX

Boa noite Peter, valeu pela ajuda. Se souber de algum motor Emi Sul ano de fundição 69 me avisa.

A propósito sua Simca está ficando muito bonita. Tenho uma Emi Sul ano 66 e estou tentanto terminar também. Não é original e estou colocando um 302 com cambio T5 nela.

Abraço.
Simca66 Simca66

Re: Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca

Em resposta à esta mensagem postada por Simca66
Peter com a minha nova aquisição ou dor de cabeça, tenho interesse nas lanternas do esplanada. Já enviei um e-mail para você.

Abraço.

Re: Esplanada GTX

Em resposta à esta mensagem postada por Simca66
Bom dia David,

Opa, bem vindo ao clube então ! Pelo visto agora não estou mais sozinho no estilo "street rod" !! Manda fotos da sua emisul. Já está com toda a mecânica no lugar? Mais para frente eu devo mudar a mecânica da minha também. A idéia é colocar um conjunto da Cherokee (só para ficar dentro da mesma marca (Chrysler/Chrysler), V8, 5.7 ou 5.9 injetado e câmbio automático. Mas vai demorar até chegar lá, pois ainda estou acabando de fazer o restante. Agora quero fazer o interior e curtir o carro um pouco, já que ele praticamente só ficou em oficina até agora.
Na década de 90, eu tive uma esplanada com 302 + câmbio de maverick. Até hoje foi o melhor Street Rod que eu tive. A posição de dirigir e da alavanca de câmbio eram perfeitas. O carro era macio (suspensão original) e muito bom para andar.

Re: Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca

Em resposta à esta mensagem postada por Simca66
Blz David,

Acabei de responder o seu e-mail.
Eu tinha um monte de peças de esplanada novas, estoque antigo. Tinha grade, emblemas GTX, arcos de farol, frisos, etc... Mas há uns 5 anos, em função de uma mudança de residência, fiz uma fachina e dei tudo para um amigo. Sobrou apenas este jogo de lanternas traseiras. Na minha tufão, como estava com motor e câmbio de opala, veio junto um console da GTX. Mas como estava bem surradinho se esfarelando todo, acabou indo para o lixo. Uma pena.

Re: Esplanada GTX

Em resposta à esta mensagem postada por Simca66
isto é para voltar á originalidade ou será hot, steet e assemelhados ?
Simca66 Simca66

Re: Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca

Peter será que esse amigo seu não teria algumas peças ainda, especialmente a grade dianteira.

abraço

Re: Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca

Boa Noite David,

Não, com certeza ele não tem mais nada. Estas peças ele acabou vendendo junto com o carro que estava em fase final de restauração.
Simca66 Simca66

Re: Esplanada GTX

São dois carros com propósitos diferentes GTX. A Simca Emi Sul 66 você já a conheceu, porque estive no museu quando os franceses por aqui estiveram, vermelha com teto branco, lembra. Esse eu tenho há 17 anos e sempre foi um hot. Mas com relação ao Esplanada GTX, eu buscarei a originalidade, não sei se com a mesma perfeição do nosso amigo Marcelo, mas a placa preta será a meta. A propósito , busco um motor Emi Sul com data de fundição sabidamente de 69 para colocar neste último. Se alguém souber!!!

Peter, ainda estou adaptando o 302 e o T5, depois te mando fotos quando estiver mais próximo do final.

Obrigado pelo par de lanternas que me vendeu.

Re: Esplanada GTX

Valeu David,

Sucesso aí nas duas empreitadas (GTX/Emisul 66). Depois me envie as fotos e os detalhes da simca. Agora você já tem o meu e-mail, pode enviar para lá diretamente.

Re: Esplanada GTX

Em resposta à esta mensagem postada por Simca66
fim da 2a. semana ou 1o. dia útil da 3a. semana de fevereiro 69
Simca66 Simca66

Re: Esplanada GTX

Valeu Peter, com certeza. Vou mandar algumas fotos de como ela está agora. Realmente, eu não pretendo mexer mais com adaptação. Você arruma uma coisa e mexe em outra e nunca acaba. Por isso o projeto da GTX será 100% original, até em razão da raridade do carro que não merece outro tratamento senão a volta à sua originalidade. Conversei com o Alexandre hoje e pareceu-me um cara honesto e me passou boas dicas sobre o Emi Sul. Pediu um preço razoável no câmbio do GTX e acho que vou ficar com a peça. Você mexeu no eixo piloto para utilizá-lo no 292.

GTX obrigado duplamente pela atenção. Primeiro, porque estive no museu e fui muito bem atendido pelo rapaz que lá trabalha. Pedi para ver como era o cambio original do GTX e ele prontamente me ajudou. Segundo, pelas informações da data de fabricação do carro.

Estou colhendo informações sobre o padrão do verde original do GTX. Você teria alguma informação sobre esta cor (ainda que por comparação com outro veículo de época, tipo dodge ou algo assim).

Simca66 Simca66

Re: Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca

Valeu meu amigo, obrigado.
123