ERAM SIMCAS...

Corcel Bino Corcel Bino

Antigos Modificados

Este é um assunto que realmente incomoda. Não chego a ser xiita à ponto de não admitir qualquer alteração em um antigo, mas acho que algum critério deve haver. Tendo a dividi-las por ordem de tolerância:

1) Pequenas alterações que permitam ao proprietário usar seu veículo antigo com maior regularidade e segurança e que sejam facilmente reversíveis em caso de futura placa preta não devem ser criticadas. Seria o caso, por exemplo, de pneus radiais, ignição eletronica, sistema elétrico de 12 volts, farois auxiliares, cintos de segurança, hidrovácuo, etc. Acessórios e venenos da época do veículo são sempre aceitos, mas devem ser usados com parcimônia.

2) Alterações mecânicas um pouco mais profundas, mas que ainda não chegam a descaracterizar o veículo, se feitas com critério, poderiam ser toleradas. Exemplo, veneno leve, aumento de cilindrada ou troca de motor por outro do mesmo modelo, em versão mais moderna ou potente, exemplo, VW para 1600cc, Corcel para CHT 1.6, Chevette para 1.6, Passat para AP, cambios de 5 marchas, etc. Melhor seria se quem o fizesse procurasse pelo menos manter a aparencia externa do motor e cambio à moda da época em que o veículo foi fabricado, evitando fios e plásticos coloridos, bolas de cambio modernas, filtros moderninhos e outras trapizongas.  Conjuntos de rodas "de época" também seriam tolerados.

3) Alterações Mecânicas profundas, como troca de motor e cambio por outros de outro tipo, e outras alterações que modifiquem substancialmente o projeto, só são admissíveis se o carro é assumidamente um Hot Rod. Mesmo assim, motor e cambio deveriam ao menos ter a mesma configuração e origem dos originais. Assim, em Simcas Hot Rod só seriam admitidos V8 302 de Origem Ford substituindo os Aquilon, e penso que seria admissível ainda o 318 Chrysler na era Emi-Sul. Equipamentos, todos os de segurança, necessários para que o veículo não se torne um esquife, e acessórios, somente os de época. Assim teríamos um Belo Hot Rod, e não um Frankstein desfigurado. Poderia excepcionalmente admitir ainda um Simca todo original rodando provisoriamente com um GM Opala 4 cilindros, até o dono conseguir um motor Aquilon ou Emi-sul.

4) Alteraçoes do tipo Simpala, Simbaru, Simonza, rodas modernas, equipamentos modernos e Tunning em carros antigos deveriam ser simplesmente banidos da face da terra.

Re: Antigos Modificados

corcelius locutta, causa finita. a quem com menos de 50, sem oportunidade de latim na grade ginasial, a grosso modo, falou, 'tá falado.

Re: ERAM SIMCAS...

Simca Chambord 1961 toda restaurada, motor 6 cilindros, bancos em couro, rodas aro 20.
Alex Sandro - fone:  (44) 9925-4415

Nota: O teto é de uma tufão...

Re: ERAM SIMCAS...

Engraçado que, também em Maringá, há um Simca documentado como 1964, com número de série compatível (C33607), mas com teto baixo.

Esse das fotos tem placa começando com J (portanto não teve seu "primeiro" emplacamento no Paraná), série C10164.

Um transplante de "chassi" cairia bem aos dois...

Re: ERAM SIMCAS...

Esta mensagem foi atualizada em .
Leon,

Revendo este tópico me deparei com o seu questionamento a respeito de uma emisul IAS 7268, do RGS que estava registrada em Blumenau. Pois bem, este exemplar após muito anos retornou para cá e já na ativa novamente. O dono, de Pomerode, cidade vizinha à Blumenau, está fazendo a transferência esta semana. Assim que possível, eu tiro algumas fotos e anoto os detalhes para que você possa fazer a inclusão no simcadastro. O carro está todo original e em perfeito estado de conservação.

Re: ERAM SIMCAS...

Valeu, Peter! Obrigado.

Re: ERAM SIMCAS...

Peter, esta Simca, em 1968, já tinha um outro motor? Explica isso...
Ou vc postou a foto no tópico errado.

Re: ERAM SIMCAS...

HUMMMM, Rusiq,

Muito provavelmente eu postei no tópico errado, pois estes 02 exemplares aí, além de originais eram praticamente 0 km. Eram a novidade na cidade na ocasião.

Re: ERAM SIMCAS...

Peter, eu transferi a foto para o tópico "Imagens Simca", um tópico onde ninguém publica uma foto há muito tempo.
A maior parte do texto foi mantido neste mesmo tópico.

Re: ERAM SIMCAS...

Em Bragança Paulista, à esquerda de quem ruma à Tuiuti:

Todos sabem que prezo em muito a originalidade de um carro, mas esse Chambord parece-me estar em condições para quem gosta de encarar um dito "projeto"...

Não faço ideia do que seria mais viável, se aplicar componentes de outros carros no monobloco do Simca ou "vestir" a carroceria noutra plataforma, como no Simbaru e no Simbenz de Campinas.

Nesta hipótese, também não sei quais seriam os requisitos necessários mas, em se tratando de distância entre-eixos, largura, tração traseira e pequeno balanço dianteiro, aliados à existência de chassi, parece-me ser possível criar um Simcherokee, baseado no Jeep Grand Cherokee 1996. Loucura?

Re: ERAM SIMCAS...

Leon ,a despeito do que diz o Marcelo ,sobre meu gosto por ferrugem ,ja vi Simcas piores serem salvos.
O aço ,a lataria ,longarinas etc ,são simples de alinhar ,o problema são os itens originais de borrachas e baquelite e antimonio ...o resto se resolve ....

Re: ERAM SIMCAS...

leon,
só para entender: cruzamento de simca com cherokee é um chimrokee ?

Re: ERAM SIMCAS...

He, he, he... boa essa, Chimrokee!

Se usar um kit Continental, pode ser EcoSimca, CrosSimca, Simca Adventure...

Fiz uma colagem de imagens do Chambord e do Grand Cherokee, pena que não consegui sobrepô-las. Confesso que fiquei impressionado com a semelhança de algumas dimensões.

Quanto à parte mecânica, talvez haja alguma restrição no posicionamento do radiador, mas imagino haver mais espaço para isso em versões com motor V8, em vez do L6 da Laredo. Como as rodas da Cherokee têm maior diâmetro e as bitolas devem ser mais largas que as do Chambord, um alongamento do(s) diferencial(is) e rodas com offset negativo podem ajudar no resultado final.

Para quem gostaria de um Simca com 220 hp...

Re: ERAM SIMCAS...

Trinidad and Tobago V8 projects

Re: ERAM SIMCAS...

aqui no goiás há uma expressão que esmaga, acachapa, destrói qualquer reputação. basta chamá-lo de "imundícia". parece o caso - válida a curiosidade da direção ao lado direito. trinidad et tobago tem direção inglesa/japonesa/australiana ?

Re: ERAM SIMCAS...

Sim, trinidad et tobago tem direção inglesa/japonesa/australiana.