Diferencial de Simca

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa Noite Leon,

Não sei o que aconteceu com a sua resposta, pois hoje de manhã não a vi, somente agora. Na minha modesta opinião eu acho que os caras usinaram os 10 conjuntos 39 x 10 e fizeram o meu por último. Mas provavelmente o profissional que estava fazendo o serviço não deve ter se apercebido que havia um diferença de um dente no pinhão e fez o meu como fez os dez anteriores e aí deve ter ocorrido a cagada. Até aí não vejo muito problema, se o pessoal da MEVI logo após o meu primeiro contato informando da dificuldade, tivesse investigado o assunto com rigor e falado algo do tipo: Olha, pode ter ocorrido uma falha de usinagem, envia o conjunto para nós que iremos avaliar. Aí eu não teria insistido na montagem, inclusive trocando de mecânico e poderíamos ter economizado um monte de dor de cabeça. Mas agora já foi. Vamos ver no que vai dar.
Hoje liguei para falar com o tal do Roni que assinou o e-mail, pois sinceramente não consigo ver este documento como um laudo. Obviamente que ele não me atendeu, mas até foi bom, pois conversei com uma pessoa da área comercial (algo como um coordenador/supervisor) e finalmente encontrei uma pessoa coerente e sensata dentro desta empresa. O rapaz já sabia do meu caso, aliás acho que quando toca o telefone lá e me identifico, todo mundo deve correr para não atender o telefone. Bom, mas enfim, o rapaz procurou realmente entender o que estava acontecendo e se prontificou a levar o assunto à diretoria e me retornaria sem falta no decorrer do dia. Mas como nem tudo é perfeito, ele não retornou. Na segunda-feira, volto a carga visando resolver o assunto amigavelmente ainda. Porque a paciência está começando a chegar no fim...

Abraços e bom feriadão,

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Uma pessoa bem intencionada e correta que queria te dar uma satisfação, por isso te falou que retornaria. Daí disseram para ele ficar na dele, que as coisas não eram bem assim.

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa Noite Confrades,

Depois de inúmeras tentativas, no final da tarde consegui falar com o Sr. Fabio, que parece ter entrado no ritmo dos demais funcionários da empresa, negando-se a attender o telephone. Bom, ele me informou que havia conversado com o Ronaldo e que passara a posição oficial da MEVI para ele (Ronaldo). Indaguei o porquê, uma vez que o problema é entre Peter e Mevi, não entre Ronaldo e Mevi. Me deu uma desculpa bem esfarrapada e para não me desgastar mais acatei e pronto.
Agora a pouco conversei longamente com o Ronaldo e ele me falou que o máximo que a Mevi está disposta a fazer é assumir 50% do prejuizo, mas que o pagamento seria feito não em espécie, mas com um outro conjunto (coroa/Pinhâo). Ai eu poderia vender este conjunto adicional e receber parte do prejuízo. Questionei a respeito de que garantia eu tenho de montar este meu conjunto que estava com defeito e foi reprocessado pela MEVI. Resposta simples, "pode montar que agora ele tá bom !!!"  E se der zebra novamente, o que eu faço?! Pode montar que agora não vai dar mais problema (Resposta do Fabio da Mevi). Assim sendo amigos, esgotei as possibilidades de acordo e conforme combinado com o Ronaldo, vou me assegurar de alguns pequenos detalhes junto ao meu advogado e tendo o seu aval, vamos brigar nos tribunais de pequenas causas. Infelizmente dada a postura adotada pela Mevi, não me resta outra alternativa .

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Pô, fiquei chateado com tudo isso.

Bem que eu tento ser isento nessas horas, mas essa proposta dos 50% em peças é indescritível.

Torço para que tudo seja resolvido da melhor forma possível.

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

Boa Tarde Leon,

É realmente lastimável esta situação. Mas infelizmente esta é a nossa triste realidade. Vamos ver como a coisa evolui daqui para frente.

Re: Projeto Custom - Simca Tufão 1965

É realmente uma pena. Nesse caso, as aparências enganaram. Lembro bem do Ronaldo relatando as impressões iniciais sobre a MEVI, inclusive postando fotos que mostraram o que parecia ser uma boa empresa. Lastimável. É o famoso jogo de empurra, não é comigo. Se aceitaram os 50% é porque reconheceram o erro. Veja se consegue essa proposta deles por escrito, vai te ajudar no Juizado.

Re: Diferencial de Simca

Peter, eu não vou me meter neste teu problemão, mas sabias que DANA esta fabricando o DANA 44 - Vintage Fever...
Veja:

Dana44 - Vintage Fever
Você pediu e a Dana escutou: agora você pode comprar uma série limitada de uma referência em torque e tração na história do automobilismo mundial e brasileiro!

https://youtu.be/Nn9xGhqYlU4

Re: Diferencial de Simca

Boa noite Amigos Simqueiros,

Passando por aqui hoje apenas para reportar o final da história, ou talvez fosse mais adequado falar em  o final da novela do conjunto de coroa/pinhão 39 x 11 (Fabricação MEVI). Os capítulos iniciais ocorreram em Fev/17 (04 meses). Após a MEVI ter recebido o conjunto de volta e ter constatado que realmente o conjunto estava com problemas, reprocessaram o mesmo com o objetivo de adequá-lo à aplicação. Nesta última segunda-feira, instalamos mais uma vez o conjunto (agora devidamente reprocessado/adequado, segundo a MEVI). Pois bem, bateu na trave novamente. Marcha a frente, ficou ok, sem roncos/choros. Já a marcha a ré (reduzindo), ficou um lixo. Ronca na bancada, antes de colocar no carro. O mecânico fez mais algumas tentativas de regulagens, sem sucesso.  Aí ele me pediu autorização para fazer os ajustes que ele, baseado na sua experiência, julgava necessários para adequar as peças. Como para mim, agora o conjunto já havia sido dado por perdido mesmo, dei carta branca para fazer o que achava necessário.
Ele foi manualmente ajustando dente por dente, instalou e regulou a tralha toda mais uma vez e me ligou agora no final da tarde para dar o veredicto. Não ficou perfeito, mas ficou usável, segundo ele. Marcha a frente está Ok. Marcha a ré (reduzindo), percebe-se um pequeno chorinho em determinadas rotações. Ele acredita que com o andar do carro, este pequeno choro deva desaparecer. Na sexta-feira quando retornar para Blumenau, pego o carro e vou testar/avaliar o resultado. Mas pelo relato dele, acredito que valha a pena, deixar o conjunto instalado e ver se melhora com o passar do temo. Enfim parece que vamos conseguir usufruir deste conjunto.
Mas o que me deixa mais frustrado nisto tudo, é a falta de profissionalismo/competência da empresa responsável pela confecção do conjunto (MEVI).  A gente compra um negócio que é feito especificamente para uma função, vai colocar e não funciona. O cliente é obrigado a "fazer a peça servir" no carro. Um verdadeiro absurdo !!

Re: Diferencial de Simca

Em meio a tantos problemas, até que se pode considerar ser uma "boa notícia".

Mas é lamentável uma empresa (conceituada ou não) fabricar um conjunto desses que "chora" mesmo na bancada, evidenciando falta de cuidado no processo, ainda mais levando-se em conta tudo o que se passou, o que exigiria zelo redobrado na remanufatura das peças.

Se você usar óleo mineral, coloque um Molykote, que ajuda a reduzir o ruído.

Boa sorte (e obrigado por seu relato, fica a dica para quem estiver pensando em trocar a relação).

Abração!

Re: Diferencial de Simca

Peter, acho que você aplicou ao caso a solução mais inteligente. Assumiu o prejuízo, mas salvou pelo menos parte da lavoura. O importante agora é você usufruir do carro com a relação que queria.

Interessante o seu mecânico testar na bancada e perceber ronco na ré. Como isso foi feito? Tem alguma máquina especial?

Pelo menos o problema veio na ré e não nas marchas à frente. Isso me parece contenção de custos da Mevi, ou mais uma "distração", tô achando que se "esqueceram" de revisar a ré.

Em um país um pouco mais sério eles teriam que te repor tudo o que você gastou + indenização pela chateação, tempo gasto com essa empreitada, etc, etc. Mas, bola pra frente. Sugiro esquecer esse episódio e aproveitar bem o seu Simca, deixar a chateação pra lá porque a vida continua e você tem muitos e muitos quilômetros para rodar com satisfação com o seu Chambord. Virar a página.

Re: Re: Diferencial de Simca

Esta mensagem foi atualizada em .
Bom dia Marcelo,
O troço veio tão ruim, que ao montar o conjunto na bancada, girando com as mãos somente, já fazia barulho. Imagina em rotação no carro. Por esta razão o mecânico pediu o Ok para mexer do jeito que ele achava que deveria ser feito. Ele teve que lixar dente por dente para acertar o engrenamento do conjunto.....

Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
-------- Mensagem original --------De: "Marcelo Viana [via FÓRUM SIMCA]" <ml+s2308807n4647878h12@n4.nabble.com> Data: 28/06/17  07:59  (GMT-03:00) Para: Peter <hotstude40@uol.com.br> Assunto: Re: Diferencial de Simca

[...]

                http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Diferencial-de-Simca-tp4640897p4647878.html

                Para remover sua inscrição de Diferencial de Simca, clique aqui.

Re: Re: Diferencial de Simca

Com certeza Leon.
Simplesmente um absurdo. Depois o pessoal não sabe porque a empresas não duram aqui no Brasil!!! Taí uma das razões.
Mas fica o alerta para os demais.
Abraços

[...]

http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Diferencial-de-Simca-tp4640897p4647875.html
Para remover sua inscrição de Diferencial de Simca, clique aqui.
NAML
antonio aldo antonio aldo

Re: Re: Diferencial de Simca

Peter

   . Felicito-lhe por ser o pioneiro da iniciativa da relação 11x39,
nova, fora dos padrões da Simca, que espero que atenda ao de-
sempenho desejado. Tal relação, a um motor de opala ou mesmo
emi-sul, em tese, é apropriada. Em estrada, em 3ª, com motor
emi-sul e relação 10x39, observa-se que o carro "pede" um alon-
gamento. S.M.J, o desempenho não será prejudicado além da
provável economia de combustível

Re: Re: Diferencial de Simca

Boa noite Antonio Aldo,

Inicialmente gostaria de agradecer as felicitações do amigo. Talvez por ter sido pioneiro neste projeto, tenha enfrentado tantas dificuldades. Mas enfim, superados todos os percalços, agora estamos chegando aonde queríamos. Na realidade a opção por este conjunto 39 x 11, foi visando ter a mesma relação do opala com motor 04 cilindros, que é 3,54:1. Agora o meu carro está com o conjunto motor/câmbio e diferencial dimensionado adequadamente ao projeto inicial dos engenheiros da GM. Concordo plenamente com você, acredito que esta relação em um simca original com motor Emisul, deva ficar bastante interessante. Inclusive outro dia estava conversando com o Ronaldo Pal e ele estava bem interessado em fazer um conjunto destes para colocar em um dos carros deles. Porém depois de todas as dores de cabeça que eu tive, não sei se ele está disposto a arriscar.

Re: Diferencial de Simca

Boa Tarde Rui,

Na época eu já havia consultado este pessoal da Difresa. Para carros eles não fazem. Trabalham focados na linha de tratores e implementos agrícolas.

Re: Diferencial de Simca

Peter, a sua mensagem foi recebida pelo fórum com sendo um Spam e é a 1ª vez que isto ocorre. A Nabble alterou algumas coisas no seu aplicativo e esta deve ter sido uma delas. Não me pergunte o porque...
Como eu afirmei não ser um spam a sua mensagem foi aceita como "mensagem atualizada".