|
1234
|
Você não vê possibilidade de eles reconhecerem algum erro e fabricarem um novo conjunto?
|
|
Bom dia Marcelo,
Honestamente acho pouco provável. Veja o e-mail que eu recebi na semana passada, mesmo sem ainda ter enviado o conjunto de volta na data do envio do referido e-mail:
Para mim está muito clara a posição da Mevi, mesmo com todos os relatos dos problemas de performance (ruído), eles continuam afirmando que as peças estão ok, mesmo antes de analisá-las. Acho pouco provável que após recebê-las, eles reconheçam alguma falha.
Abraços,
Peter Evandro Haake
(HotStude40 - Blumenau/SC)
|
|
Que chato! (Para não dizer outra coisa...)
Dois mecânicos, horas de trabalho, seguindo instruções do fabricante e... nada. Mas os conjuntos "estão em perfeitas condições de montagem e ajuste".
Aí você comenta sobre os gastos que teve, suficientes para a instalação de um Dana 44 com freios a disco... no último domingo, vi um Simca desse jeito (não me pergunte como foi feito, só consegui identificar a tampa traseira do diferencial com vários parafusos, diferente da original Simca) e não percebi alteração na bitola. Aliás, segundo os dados originais do Cadastro Nacional, esse tem motor Opala L6. Segue foto:
|
|
Boa tarde Leon,
Este daí eu nunca tinha visto. Tem mais fotos dele? Gostei do que vi. Parece ter sido feito no capricho. Você não percebeu diferença na bitola porque provavelmente o dono deva estar utilizando uma roda mais estreita e com off set (+).
Em relação ao Dana 44, não é difícil fazer a modificação. O meu único receio é na redução do comprimento das pontas de eixo. Por esta razão na época, não o fiz. Mas hoje em dia, já tem muita coisa feita para os 4 x4, onde a aplicação tem um nível de exigência muito maior do que na simca e não quebra. Depois deste episódio da Mevi, estou repensando o assunto. Por hora preciso refazer o caixa, antes de pensar neste assunto.
Abraços,
Peter Evandro Haake
(HotStude40 - Blumenau/SC)
|
|
Peter, mesmo antecipando que não há problemas eles admitiram que podem "até relapidar o conjunto", vejo aí uma brecha para fazerem algum ajuste que possa resolver.
|
|
sou de opinião que não é para escriturar o prejuízo e contabilizar como azar.
eles não montariam sob demanda para mostrar não haver incorreções ?
lembre-se que pela legislação de defesa do consumidor eles tem 30 dias para sanar os problemas apontados , substituir ou, creio melhor, devolver a importância relativa. um advogado local poderia te auxiliar computando todos os gastos inclusive os dias de carro imobilizado.
|
|
Também acho que se o problema for evidente demais seria o caso de pensar em uma ação judicial, ou apenas uma conversa amigável com aviso nesse sentido.
Falo em o problema ser evidente demais porque o juiz designaria uma perícia.
|
|
Caros Nasser e Marcelo e demais amigos do "site".
. Lamentável o que ocorreu com o diferencial do ora em tela, parece que 11x39.
Porém é aconselhável ter "diplomacia" em como resolver a questão com o fabricante haja vista que:-
1. Ter tido informação de que do mesmo fabricante, no mesmo lote do diferencial acima, porém montado com a relação 10x39, ter ficado perfeito o andar do carro, sem "roncar. O que me disseram é que a montagem foi muito trabalhosa, com muitos testes antes da montagem definitiva.
2. O preço cobrado foi muito abaixo de orçamento inicial, sendo que tal preço foi possível após esforço pessoal de conceituado participante do "sitio", que foi diversas vezes à empresa negociar orçamento compatível.
3. Hoje a empresa fabricante tem matriz pronta ao que parece de qualquer relação, 10x39, 10x43 ou 11x39.
. Portanto, sugere-se, mais uma vez, que o fato seja resolvido com diplomacia em respeito a conceituado participante que se empenhou no projeto e para que o fabricante não desanime e não forneça diferencial para mais ninguém.
|
|
Sem dúvida o diálogo é a melhor solução, Aldo.
A sugestão de pensar em ação judicial é somente no caso de não se chegar a um acordo, que passa obrigatoriamente pela solução do problema sem custo algum para o Peter, inclusive ressarcimento do que ele gastou de frete para enviar a peça de Blumenau para São Paulo. Em última análise, ele deveria ser ressarcido até da despesa extra com o monta e desmonta do diferencial.
Esse diferencial que deu problema não tem nenhuma das duas configurações originais do Simca, os que tinham até agora não deram problema.
Sem dúvida alguma o enorme empenho do Ronaldo só merece elogios, sendo que a ideia partiu dele inclusive. Muito legal tudo isso que ele fez. Teve um enorme trabalho.
|
|
Boa noite Confrades,
Primeiramente gostaria de mais uma vez agradecer o interesse e as manifestações de apoio e solidariedade dos amigos, em relação aos percalços deste desenvolvimento.
Antonio,
Sem sombra de dúvidas o melhor caminho para uma solução pacífica e razoável para ambos os lados, é o diálogo. Tenho por regra, sempre usar da boa educação e cordialidade no trato com as pessoas, mesmo quando o assunto é delicado como este. Tanto que até o momento, decorridos mais de 40 dias do recebimento do conjunto e mesmo amargando um grande prejuízo, estou mantendo o canal de conversação com a MEVI Engrenagens e Redutores aberto. Assim como tenho conversado quase que diariamente com o Ronaldo, a cerca de todos as conversas e e-mails trocados com o referido fornecedor. Já manifestei a minha opinião ao Ronaldo e assim como todos nós do grupo da simca, tenho o maior respeito e admiração por ele como pessoa e como profissional do ramo. Ele fez o trabalho dele de maneira extremamente profissional e correta. Infelizmente, o que ocorreu depois, foge ao controle dele. Acredito ser importante ressaltar alguns fatos a respeito deste caso, na tentativa de evitar que outros colegas passem pelo mesmo dissabor.
"1. Ter tido informação de que do mesmo fabricante, no mesmo lote do diferencial acima, porém montado com a relação 10x39, ter ficado perfeito o andar do carro, sem "roncar. O que me disseram é que a montagem foi muito trabalhosa, com muitos testes antes da montagem definitiva."
Seu ponto de vista está corretíssimo. E como você bem colocou, o fato de um mecânico com vasta reputação/experiência como o Guedes, ter sofrido para regular o conjunto que ele instalou, já é um forte indicativo de que a qualidade do conjunto é no mínimo questionável. Pois se fosse perfeita conforme alegado pelo fabricante, esta montagem seria simples e rápida. Como toda a montagem deste tipo de conjunto é, quando utilizadas peças originais.
O meu mecânico (que não é especializado em simcas, como o Guedes é), retirou o conjunto feito pela MEVI e montou de volta o conjunto original (com mais de 52 anos de uso) num piscar de olhos e está funcionando no carro perfeitamente, sem ruídos ou "choros".
Em relação aos valores cobrados, houve sim uma diferença (a menor), devido ao volume/quantidade feita (11 conjuntos, ao invés de um único). Mas esta diferença não foi tão significativa assim.
Como eu não sou um especialista no assunto (coroa/pinhão), tomei a liberdade de solicitar a opinião de quem o é. Ambos os indagados foram categóricos em afirmar que existe um erro crasso de usinagem das peças, razão pelas quais o ruído não desaparece. Por esta razão, fiz questão de arcar com mais um custo de frete para devolução do meu conjunto para dar a oportunidade à MEVI, de inspecionar/analisar o conjunto e constatar a falha. Resta saber, se ela está disposta a reconhecer o erro. Lamentavelmente pelo que tenho visto até o momento, não me parece que isto irá acontecer.
O fato é que existe um problema e ele precisa ser resolvido. Faço votos que o mesmo tenha ocorrido somente no meu conjunto e não nos 10 restantes. Se após esgotadas todas as tratativas amigáveis a solução não vier a tona, sinto dizer, mas teremos sim que apelar às instâncias jurídicas, visando o ressarcimento parcial ou total dos prejuízos sofridos. Mas, na minha maneira de ver o ocorrido, isto em nada denigre a imagem ou o esforço do nosso amigo Ronaldo.
Conforme já havia mencionado em um dos comentários anteriores, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Abraços,
Peter Evandro Haake
(HotStude40 - Blumenau/SC
|
|
peter e grupo,
embora creia que o meu comentário tenha ficado restrito ao não reconhecimento do fabricante da ponte traseira do eventual defeito ou incorreção, e o questionamento compensatório a ser feito, ele se limita ao produtor de tal conjunto. a mim pareceu óbvio o entendimento, mas para não restar a menor dúvida, a meu ver o ronaldo está fora desta relação de consumo ligando fornecedor e consumidor. e não poderia ser de outra maneira, pois ele é da melhor qualidade pessoal e profissional. r nasser
|
|
Bom dia GTX,
Corretíssimo. Compactuo da mesma opinião, que inclusive já externei ao próprio Ronaldo.
Abraços,
Peter Evandro Haake
(HotStude40 - Blumenau/SC)
|
|
Peter, se no final a MEVI não assumir o erro, pegue o conjunto de volta sem avisar que você teria a intenção de apelar para a Justiça.
Acredito que esse caso se resolve em juizado de pequenas causas, o que te garante mais rapidez.
|
|
Bom dia Amigos,
Na sexta-feira a tarde o Ronaldo foi até a MEVI, acompanhar o teste (em máquina) do meu conjunto. Pelo que ele me falou, o pessoal identificou algum problema nas peças e fizeram algum tipo de retrabalho nas mesmas (mas ele não sabia informar exatamente o que foi feito). Isto no dia anterior a visita dele. O fato é que realmente o conjunto estava com problemas. Agora, depois do retrabalho, supostamente deve estar Ok. O conjunto está com o Ronaldo e estamos aguardando o laudo da MEVI sobre o que foi constatado e o que foi retrabalhado nas peças. Vamos ver se eles irão reconhecer oficialmente (no laudo), o defeito das peças. Combinei com o Ronaldo que iremos aguardar o laudo, para somente então decidir os próximos passos.
Abraços,
Peter Evandro Haake
(HotStude40 - Blumenau/SC)
|
|
o perfeccionismo e o bom trato do ricardo com certeza permitiram testar, reconhecer e corrigir as divergências entre o encomendado e o recebido. votos de êxito
|
|
Peter, pelo seu relato achei que as coisas se encaminharam bem nessa fase. Estou aqui na torcida. E mais uma vez parabéns ao Ronaldo pela dedicação, apoio, responsabilidade, persistência e paciência.
|
|
Boa Noite Pessoal,
Notícias do caso coroa/pinhão da MEVI Engrenagens e Redutores.
Como já era esperado (da minha parte), o laudo enviado hoje (19/04) pela MEVI foi bastante superficial, inconclusivo e manteve a postura adotada inicialmente de não assumir erro algum.Vide transcrição abaixo:
O conjunto (coroa/pinhão) continua com o Ronaldo em SP e amanhã devo fazer contato com o Sr. Roni que assinou o referido documento para verificar os vários pontos obscuros encontrados. Se não houver uma contra-partida da MEVI, vou solicitar ao Ronaldo que devolva o conjunto ao fabricante, já que não tenho garantia nenhuma de que as peças irão funcionar desta vez e não pretendo mais gastar vela boa com defunto ruim. Ou seja, não vou botar mais dinheiro em cima de alguma coisa que desde o início não funcionou e que o fabricante não assume responsabilidade alguma.
Abraços,
Peter Evandro Haake
(HotStude40 - Blumenau/SC)
|
|
This is Brazil...
É o tipo de resposta comum dada pela imensa maioria das empresas: não admitem que erraram e ainda alegam "mau uso". Não esperaria nada além disso. Ademais, os tais "calos e deformações oriundos de tentativas de montagem anteriores", se verdadeiros, não seriam "oriundos das tentativas de montagem anteriores" que seguiram as instruções da Mevi?
De qualquer forma, mesmo não admitindo o erro, sublinharam a palavra "desenvolvimento" e fizeram o "Relapidado/Cazeado" (sic). É possível que, na realidade, eles tenham constatado o problema e tentado corrigi-lo.
Eu não quis botar lenha na fogueira antes mas, consultando-se fóruns dos apzeiros, fica evidente que os conjuntos da Mevi não são os "mais cotados".
Torço para uma solução satisfatória.
Abraços!
|
|
Peter, sem dúvida o item nº 1 do laudo joga a culpa para você e, como leigo no assunto, eu apenas me pergunto: será que o seu Simca repetiu a história e fez o Raid 3 Continentes para estragar as peças como relatam?
É claro que não, né.
Mas como no item nº 6 do laudo dizem que o conjunto está em condições de montagem, não seria o caso de montar novamente? Ou você diz sobre gastar vela com defunto porque gastaria mais dinheiro em nova montagem, seria isso?
|
|
Bom dia Marcelo,
Exatamente. Vou ter que gastar com mais um frete de SP para BNU, e mais M.O. para retirar o conjunto original e colocar este dai. E se continuar a roncar?? Com certeza a MEVI vai afirmar novamente que o mecânico é que não está sabendo montar. Aí vou ter que desmontar tudo novamente, montar o original de volta... E este custo, fica na minha conta outra vez, somados aos custos da primeira tentativa?
Lamentavelmente esta empresa está muito longe de ser uma empresa séria e idônea.
Abraços,
Peter Evandro Haake
(HotStude40 - Blumenau/SC)
|
1234
|